Nazgul93 Escreveu:trustz Escreveu:Bgamer Escreveu:a que temperatura os tapetes de aquecimento chegam?? da para utilizar nas caixas certo??
Eu tinha uns tapetes de pouco Watts numa espécie de rack com vidros, e quando deixei de utilizar o rack, mudei-o para a garagem onde alguém se lembrou de ligar os tapetes À corrente " porque sim".
Mesmo sendo tapetes de baixa potencia, estavam ligados a "nada" e aqueceram o suficiente para , num dos terrarios, pegar fogo ao papel que estava por cima.
Por isso nunca fiando.
Não tinha lido bem isto.
Após reflectir um pouco, cheguei a conclusão que:
É muito estranho o papel ter ardido, digo isto porque, o ponto de ebulição do papel é de 233ºC aproximadamente, o ponto de ebulição do plástico (termoplástico, que é o caso) é de 200ºC aproximadamente e o ponto de fusão do plástico é aos 130-140 °C aproximadamente, e dizes que o papel apenas ardeu, não referes mais nenhum dano.
Portanto, para o papel ter ardido, é preciso o tapete ter atingido os 233ºC +\-, ora, ao chegar aos 233ºC, o plático já se tinha que ter derretido todo, pois o seu ponto de fusão é aos 130-140ºC, e ai o fio que passa ao longo do tapete (resitência), ficou exposto inevitavelmente, e a temperatura do mesmo, deve ascender ás largas centenas, queimando o papel e a madeira exposta, e colocando em ebulição o próprio plástico derretido pois já tinha sido fundido, por isso, não sei, ou foi um fenômeno ou o rack ardeu todo e não deste conta Cal
Agora dava jeito o Brake, ele é que é o Man dos materiais .
Não sei como é que o Cal tinha o cabo disposto, se por dentro da caixa, directamente sobre o papel, mas se o cabo estiver directamente sobre o papel, uma das faces do papel estará em contacto com o cabo e a outra podemos supor que está a 30º temperatura ambiente, vamos também supor que a espessura do papel é 0,0005 m=0,5mm, K=0,0003 que é uma constante do papel. Q=50W potencia do cabo, A=Area de papel=0,3 m^2 (valor assumindo que o terrario tem 55 cm por 55cm de área aquecida.)
Q=KxAx(T-Tamb)/espessura do papel
50=0,0003x0,3x(T-30)/0,0005
T=277,7º esta é a temperatura máxima que o papel poderá chegar, mas friso , que fizemos algumas suposições.
A temperatura da fase que está á temperatura ambiente pode subir muito, muito mais que 30º. tal como o papel pode ser mais fino, ou o cabo mais potente,ou até a area do papel ser maior ou menor, seja o que for o calculo está aí apresentado, agora podem substituir valores e simular a pior e a melhor das hipóteses.
Estes cabos podem atingir temperaturas impensáveis, numa das minhas experiências tentei fazer uma pedra de aquecimento homemade, envolvi uma lâmpada de 25 w normal em argila e meti tudo dentro de uma lata de coca cola, depois da lâmpada ligada, ninguém conseguia pegar na lata.