Tartas semiaqua Uvb/a, termostato esclarecimento-actualizado

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

jorginho11
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 4:51 pm
Localização: 1 Falsa Coral ,2 Corn, 1 Corcunda Mississipi, 2 Gatos SabeDeusoquê, 1 cadela Purestreet.

quarta ago 19, 2009 11:44 pm

Nazgul93 Escreveu:
AlunoBioGeo Escreveu:são dos raios mais fortes que existem... Apenas não atravessam vidro, mas olhem que mesmo assim existe vidro que é atravessado...

Não é bem assim Fred, dizer que os UV não atravessam o vidro está errado.

Um vidro de 3mm a 6mm reflete apenas 23% a 28% da radiação, ou seja, 77% a 72% atravessa o vidro.
O vidro isolante apenas reflecte 36% a 41%, deixando passar uma boa quantidade também.
Sendo vidros duplos, que há na maioria das casas, costumam ser 2 vidros de 4mm cada, é só fazer as contas, basicamente, passa uma quantidade muito grande comparada com a radiação das lampadas, uma vez que 12horas de lampada equivale a 1hora de sol directo.

Assino por baixo do Fred e do Cris, quanto á utilização da lampada.

PS: No inverno o tempo não está sempre nublado 8)
Que dizer dos vidros dos paineis solares que de um lado-exterior- têem tratamento / absorver o maximo de radiação, e pelo interior têem tratamento para reter a mesma criando inclusive efeito de estufa?
Quanto á piada já te acusei directamente de ter sentido de humor unidireccional, +or isso vou pedir um favor, mostra-me o contrario, mais poder de encaixe ou abstem-te de piadinhas comigo, repito pf, Foi com o que li nas regras de utilização deste forum e convosco que fiquei a pensar que o intuito maximo disto era partilhar ajudar e divertir, ah, é verdade aquela parte da pedagogia com os users mais recentes acho qua era so um pedido...por isso entrar no topico que não é meu mas de todos p/ assinar opiniões contrarias á minha... a comissão agradece... :wink:
<p>Sejam v&oacute;s proprios</p>
<p>Paulo Jorge</p>
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

quinta ago 20, 2009 12:01 am

jorginho11 Escreveu:
Nazgul93 Escreveu:
AlunoBioGeo Escreveu:são dos raios mais fortes que existem... Apenas não atravessam vidro, mas olhem que mesmo assim existe vidro que é atravessado...

Não é bem assim Fred, dizer que os UV não atravessam o vidro está errado.

Um vidro de 3mm a 6mm reflete apenas 23% a 28% da radiação, ou seja, 77% a 72% atravessa o vidro.
O vidro isolante apenas reflecte 36% a 41%, deixando passar uma boa quantidade também.
Sendo vidros duplos, que há na maioria das casas, costumam ser 2 vidros de 4mm cada, é só fazer as contas, basicamente, passa uma quantidade muito grande comparada com a radiação das lampadas, uma vez que 12horas de lampada equivale a 1hora de sol directo.

Assino por baixo do Fred e do Cris, quanto á utilização da lampada.

PS: No inverno o tempo não está sempre nublado 8)
Que dizer dos vidros dos paineis solares que de um lado-exterior- têem tratamento / absorver o maximo de radiação, e pelo interior têem tratamento para reter a mesma criando inclusive efeito de estufa?
Quanto á piada já te acusei directamente de ter sentido de humor unidireccional, +or isso vou pedir um favor, mostra-me o contrario, mais poder de encaixe ou abstem-te de piadinhas comigo, repito pf, Foi com o que li nas regras de utilização deste forum e convosco que fiquei a pensar que o intuito maximo disto era partilhar ajudar e divertir, ah, é verdade aquela parte da pedagogia com os users mais recentes acho qua era so um pedido...por isso entrar no topico que não é meu mas de todos p/ assinar opiniões contrarias á minha... a comissão agradece... :wink:
Volto a dizer: se estavas errado querias o quê? Palmadinhas nas costas? Ou queres que deixe que alguém menos informado tenha acesso a informação incorrecta?
Tenho sentido de humor unidireccional? Esta é de rir... Vais dizer que os erros que tens dado são apenas para divertir o pessoal?

Aqui acaba a minha participação neste tópico!
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
AlunoBioGeo
Membro Veterano

quinta ago 20, 2009 5:25 pm

Vou quebrar a promessa que não postava mais aqui, mas vou colocar isto só para esclarecer uma coisa ao Ianarosh:
AlunoBioGeo Escreveu:
Ianarosh Escreveu:uma questao quanto ao termostato eu tenho um aquario de 50litros se comprar um de 100W aquece a agua em menos tempo? Ou causa problemas de aquecimento em demasia? e que pelo que li fiquei com a sensaçao que iria aquecer demais o.O
Estás a confundir alhos com bugalhos...

Termostato: Regula a temperatura da água, ligando e desligando a resistência. Se tiveres o termostato regulado para a temperatura certa, ela nunca aquece demais...

Resistência: É esta que te aquece a água, e não o termostato.

Se tiveres uma de 100W claro que te aquece mais rapidamente a água, só que talvez seja mesmo desnecessário tanta potência, pois talvez vás gastar mais electricidade para atingires a temperatura desejada...

Ou talvez não, só fazendo as contas que muito sinceramente era necessário um físico ou um electricista capaz de te fazer o calculo, uma vez que o tempo necessário para a aquecer seria menor!

A calcular... Brake, uma ajudinha? :lol:
AlunoBioGeo Escreveu: Ou seja, se um aparelho com 100W de potência estiver ligado durante uma hora, como Energia=potencia x tempo, vai gastar 100w de energia nessa hora, ou seja... esse aparelho vai gastar cerca de 0,1kw/h de energia.
Depois de uma conversa bem elucidativa com o Brake (obrigado pela aula, estamos sempre a aprender :lol: ) conclui-se que entre uma resistência de 100W e uma de 50W, desde que ligadas a termostato, vão gastar a mesma quantidade de energia para aquecer a mesma quantidade de água.

Suponhamos que a resistência de 50W demora 2h a colocar a água a 25ºC... A resistência de 100W demorará apenas 1h a fazer esse mesmo trabalho.
Calculando, a resistência de 50W gastará 100W de energia (potência x tempo= 50x2) e a resistência de 100W gastará o mesmo (potência x tempo= 100x1);

Na verdade a única diferença é que a de 50W demorará mais um pouco a aquecer essa mesma água, porque em termos de gasto de energia, ela será a mesma.

Mas, atenção: Se uma resistência de 50W for o suficiente para aquecer a litragem de água necessária é preferível usar a de 50W em vez da de 100W, pela simples razão que a usarem a de 100W como esta é mais rápida a aquecer a água, vai estar sempre a ligar e desligar o que não é bom para o tempo de vida da mesma, acabando por se estragar mais rapidamente, enquanto que a de 50W vai fazer um aquecimento mais uniforme uma vez que não vai estar a ligar e desligar tantas vezes.

Obrigado, Brake :wink: (alguma coisa que não esteja precisa, corrige... eheh)
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
Brake
Membro Veterano
Registado: sexta jun 13, 2008 1:31 pm

quinta ago 20, 2009 7:13 pm

è isso mesmo Fred, nao preciso acrescentar nada porque o teu post nao deixa margem para duvidas.

jorginho11 Escreveu: Potência: o sol atinge-nos, num dia sem nuvens de verão com 1000W/m2 o que significa, não sendo a rigor assim, que cada metro quadrado é atingido por 70W de UV...
Gostava apenas de fazer um pequeno reparo, se me é permitido, penso ser uma duvida muito comum pois já por varias veses vi alguns users a fazerem este tipo de confunsao. Jorginho, penso que na sitaçao anterior voce está a fazer confusao com potencia e frequencia luminosa/espectro luminoso. O sol atinge-nos com 1000 W/m^2 (isto num daqueles dias de 40º, e mesmo assim nao sei...) isto é a Potencia da radiaçao solar. As percentagens de UVB que existem no espetro solar sao percentagens que voce pode aplicar ao especto, ou seja pode dividir o espetro luminoso em percentagem como vem especificado na embalagem de uma lampada. O mesmo nao pode aplicar á potencia, sao caracteristicas diferentes. logo é errado diser que 70 W sao de UBV. Nao se pode induzir qual a potencia de UBV.

Da mesma forma nao se pode diser que uma lampada 10.0 ao fim de 6 meses está equiparada a uma 5.0, que eu tenha conhecimento ninguem nunca disse que o espectro tinha um comportamento desse tipo.
Agora se alguem quiser discurdar de mim, e estiver interessado em comprar lampadas 5.0, eu tenho varias lampadas 10.0 com 6 meses, que posso vender por 2/3 do preço de uma 5.0. 8) :twisted:
Brake
jorginho11
Membro Veterano
Localização: 1 Falsa Coral ,2 Corn, 1 Corcunda Mississipi, 2 Gatos SabeDeusoquê, 1 cadela Purestreet.

quinta ago 20, 2009 7:25 pm

Brake Escreveu:è isso mesmo Fred, nao preciso acrescentar nada porque o teu post nao deixa margem para duvidas.

jorginho11 Escreveu: Potência: o sol atinge-nos, num dia sem nuvens de verão com 1000W/m2 o que significa, não sendo a rigor assim, que cada metro quadrado é atingido por 70W de UV...
Gostava apenas de fazer um pequeno reparo, se me é permitido, penso ser uma duvida muito comum pois já por varias veses vi alguns users a fazerem este tipo de confunsao. Jorginho, penso que na sitaçao anterior voce está a fazer confusao com potencia e frequencia luminosa/espectro luminoso. O sol atinge-nos com 1000 W/m^2 (isto num daqueles dias de 40º, e mesmo assim nao sei...) isto é a Potencia da radiaçao solar. As percentagens de UVB que existem no espetro solar sao percentagens que voce pode aplicar ao especto, ou seja pode dividir o espetro luminoso em percentagem como vem especificado na embalagem de uma lampada. O mesmo nao pode aplicar á potencia, sao caracteristicas diferentes. logo é errado diser que 70 W sao de UBV. Nao se pode induzir qual a potencia de UBV.

Da mesma forma nao se pode diser que uma lampada 10.0 ao fim de 6 meses está equiparada a uma 5.0, que eu tenha conhecimento ninguem nunca disse que o espectro tinha um comportamento desse tipo.
Agora se alguem quiser discurdar de mim, e estiver interessado em comprar lampadas 5.0, eu tenho varias lampadas 10.0 com 6 meses, que posso vender por 2/3 do preço de uma 5.0. 8) :twisted:
Não discordo rigorosamente nada, como escrevi e está citado não é rigorosamente assim, não pretende dar rigor cientifico á coisa mas só como podes ler no inicio do post "colocar em perspectiva", se um user menos informado fôr á loja e tiver a sorte de lhe darem a UVB correcta-compacta- possivelmente vão-lhe impingir a de 20W e a de 13W chega e sobra até porque a desgraçada da ceramica da de 20 é de diametro tão grande que não há ( quase) suporte que a leve.
<p>Paulo Jorge</p>
jorginho11
Membro Veterano

quinta ago 20, 2009 7:45 pm

formula base p/ calculo respectivo: 1.16W aquecem 1 litro de agua em 1ºcelsius (de 14.5º p/ 15.5ºc) em 1 hora, ok?, esqueçam, vale o que diz o fabricante ou 1 regra da pratica, 1W p/1L +-.
Bolas, francamente, escrevo um singelo dum post com o intuito de tentar ajudar quem menos sabe, sem pretensões cientificas, uma formula base onde basta fazer variar variantes p/ ter respostas evidentes sem ser matematico, a seguir mando-a ás urtigas c/ uma regra pratica e obvia, ler as instrucções da embalagem, e ainda andamos á volta disto?
Será que isto está errado, não cumpre o meu proposito, não ajuda? quantas vezes vamos dizer o mesmo e confundir mais algus user´s?
<p>Paulo Jorge</p>
jorginho11
Membro Veterano

terça ago 25, 2009 6:30 pm

Após toda a polemica no que toca á longevidade das lampadas de uvb, nomeadamente p/ tartas, fui pesquisar o mais que pude e questionar o fabricante em que acreditei para escrever o que escrevi, neste momenyo estou realmente preocupado porque acho realmente que estava errado, só não sei ainda p/ que lado, mas a discussão parece-me necassaria e transcende completamente o meu objectivo inicial.
Só uma nota: disse que a terra era atingida (aqui) c/ 70W/m2 de UV, sendo 1% de uvb daria 0,7W/m2 passando p/cm2 daria 7mW/cm2;a exo-terra refere no Equador 270mW/cm2, dif substancial...
Convido-vos a ler o abaixo:
Imagem
Imagem
Imagem
Peço igualmente que dêem um salto a www.reptileuv.com
Obrigado.
<p>Paulo Jorge</p>
jorginho11
Membro Veterano

segunda ago 31, 2009 3:09 pm

jorginho11 Escreveu:Após toda a polemica no que toca á longevidade das lampadas de uvb, nomeadamente p/ tartas, fui pesquisar o mais que pude e questionar o fabricante em que acreditei para escrever o que escrevi, neste momenyo estou realmente preocupado porque acho realmente que estava errado, só não sei ainda p/ que lado, mas a discussão parece-me necassaria e transcende completamente o meu objectivo inicial.
Só uma nota: disse que a terra era atingida (aqui) c/ 70W/m2 de UV, sendo 1% de uvb daria 0,7W/m2 passando p/cm2 daria 7mW/cm2;a exo-terra refere no Equador 270mW/cm2, dif substancial...
Convido-vos a ler o abaixo:
Imagem
Imagem
Imagem
Peço igualmente que dêem um salto a www.reptileuv.com
Obrigado.
Pedia comentarios, pf...
<p>Paulo Jorge</p>
jorginho11
Membro Veterano

quinta set 10, 2009 9:16 am

Aluno coloca aqui pf as tabelas que meteste no outro topico, pois disseete precisamente o que me deixou preocupado em relação a um possivel excesso de UVB´s.Lê tambem a rectificação que fiz retirando os elementos subjectivos e ajuda-me(nos) a perceber o mais correcto...
Dá por favor um salto ao site no link.
<p>Paulo Jorge</p>
jorginho11
Membro Veterano

quinta set 10, 2009 9:20 am

Aluno coloca aqui pf as tabelas que meteste no outro topico, pois disseete precisamente o que me deixou preocupado em relação a um possivel excesso de UVB´s.Lê tambem a rectificação que fiz retirando os elementos subjectivos e ajuda-me(nos) a perceber o mais correcto...
Dá por favor um salto ao site no link.
Aqui sim creio ser o sitio certo p/ relançar a discussão.
<p>Paulo Jorge</p>
AlunoBioGeo
Membro Veterano

quinta set 10, 2009 9:53 pm

Eu não tenho mais nada para discutir.

Vou colocar, com todo o gosto, os gráficos. Mas, que me perdoem os outros useres, mas não contes comigo para uma discussão!

Imagem

Imagem

Imagem

jorginho11
Membro Veterano

domingo jan 17, 2010 12:44 am

Chamada de atenção á pag. de abertura---UVB. :wink:
<p>Paulo Jorge</p>
PedroC10
Membro Veterano
Registado: quarta dez 31, 2008 9:12 am

domingo jan 17, 2010 1:28 am

Belo tópico de Física por aqui anda e eu nem tinha reparado :o
http://faunaselvagem.blogs.sapo.pt/ Blog sobre animais selvagens e animais de companhia
Nazgul93
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:12 pm

domingo jan 17, 2010 1:34 am

Eheh, lembro-me disto.

É um bom tópico que devia ser desenvolvido, em todos os niveis, não so para as tartas, mas sim no geral, em relação aos UVB.
<strong>

__"Dias de luta, Dias de gl&oacute;ria"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
jorginho11
Membro Veterano

segunda jan 18, 2010 12:01 pm

Nazgul93 Escreveu:Eheh, lembro-me disto.

É um bom tópico que devia ser desenvolvido, em todos os niveis, não so para as tartas, mas sim no geral, em relação aos UVB.
pois lembras, ganda guerra, tentei entretanto tirar o que era subjectivo, nomeadamente os 6/12 meses.
Eu nas minhas Tartas, mudo anualmente, no entanto já compreendo melhor o ponto de vista de quem muda semestralmente, enfim, continua a não haver receitas mágicas e absolutas... :wink:
<p>Paulo Jorge</p>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”