Brigantia(E. obsoleta white-sided) Actualização

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

terça set 01, 2009 12:50 am

chelonia Escreveu:duma obsoleta é de estranhar não morder, hehehehehehe são tão fofassssss, também se não mordessem onde estava a piada? :twisted:
Nem mais, nem mais :lol:
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

terça set 01, 2009 12:53 am

Acho que também faz parte da experiência.

Se eu mantivesse cobras à anos e nunca tivesse sido mordido, a minha experiência ficava logo à partida reduzida. :roll: Há que saber como são as coisas 8)
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

quinta set 03, 2009 4:56 am

Parabéns Fred pela escolha de elementos. Para além de funcional, está complexo o suficiente para a cobra poder exibir o seu comportamento e poder estar escondida ao mesmo tempo. Os testes de temperatura e humidade tem tido bons resultados?

Sugestões: não sou muito apologista dos recipientes da água no centro, a não ser que se tenha um objectivo muito concreto com a humidade. Iria dizer também aquilo que o Thor referiu, da demasiada simetria, pois também torno os terrários mais assimétricos, alinhando diferentes temperaturas a diferentes ambientes...mas se tiveres bons resultados assim 8)
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

quinta set 03, 2009 7:15 am

chelonia Escreveu:duma obsoleta é de estranhar não morder, hehehehehehe são tão fofassssss, também se não mordessem onde estava a piada? :twisted:
A ultima que me mordeu está em casa do Naz... :twisted: :twisted: :twisted:
Nazgul93
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:12 pm

quinta set 03, 2009 12:17 pm

jpmf Escreveu:
Ai que mentiraaa 8), é uma paz de alma a minha osgaperneta :twisted:
Mas por acaso ontem quase que tentou, como está na pré-muda, não anda muito satisfeita, mas eu perdoo-a 8)
<strong>

__"Dias de luta, Dias de gl&oacute;ria"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
jpmf
Membro Veterano
Contacto:

quinta set 03, 2009 12:21 pm

Nazgul93 Escreveu:
jpmf Escreveu:
Mas por acaso ontem quase que tentou, como está na pré-muda, não anda muito satisfeita, mas eu perdoo-a 8)
Apertaste-lhe as bochechas não foi?
Nazgul93
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:12 pm

quinta set 03, 2009 12:26 pm

jpmf Escreveu:
Nazgul93 Escreveu:
jpmf Escreveu:
Apertaste-lhe as bochechas não foi?
Foi :oops: Mas isso não é para se dizer 8) :twisted:
<strong>

__"Dias de luta, Dias de gl&oacute;ria"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
AlunoBioGeo
Membro Veterano

quinta set 03, 2009 2:21 pm

Psynapse Escreveu:Parabéns Fred pela escolha de elementos. Para além de funcional, está complexo o suficiente para a cobra poder exibir o seu comportamento e poder estar escondida ao mesmo tempo. Os testes de temperatura e humidade tem tido bons resultados?

Sugestões: não sou muito apologista dos recipientes da água no centro, a não ser que se tenha um objectivo muito concreto com a humidade. Iria dizer também aquilo que o Thor referiu, da demasiada simetria, pois também torno os terrários mais assimétricos, alinhando diferentes temperaturas a diferentes ambientes...mas se tiveres bons resultados assim 8)
Sim, as temperaturas diárias estão perfeitas. Consigo 29º,5C na parte quente e 24ºC na parte fria.

As temperaturas nocturnas é que me têm dado algumas dores de cabeça... No lado quente consigo os 24ºC facilmente, mas no lado frio a coisa complica-se porque o mínimo que tenho registado é 23ºC.
Mas vou tentar resolver isso com um pedaço de mármore (estará com ºT abaixo da ambiente, obrigado NATIVE) e devo colocar uma cuvete de geleira no lado de fora do terrário para ajudar a baixar um pouco a temperatura nessa zona e tento aumentar o lado quente para os 25ºC (agora no verão porque confio que no inverno não terei este problema) e assim a termorregulação pode ser feita com maior qualidade.

Quanto à humidade, com o recipiente vazio tenho registado humidade de 58%, portanto estou em querer que com o recipiente cheio atingirei os 65-70% e caso não atinja, sempre tenho o pulverizador. Mas farei o teste durante o dia de hoje e este fim de semana.

E aqui vem a justificação da banheira estar no centro:

Metade da banheira estará na parte aquecida pelo tapete, logo ajudará a que o gradiente térmico no faunário seja feito de uma forma mais eficiente, uma vez que a água absorverá calor e esse calor fará com que ajude a evaporar aumentando assim a humidade do faunário. Mas não coloco a banheira totalmente na parte aquecida por uma simples razão, assim a água não aquecerá demasiado e o animal poderá usá-la para, além de se humedecer, ajudar a diminuir a sua temperatura corporal. Ou seja, na teoria passar-se-à desta forma, na prática teremos que ver se resultará ou não. :twisted:
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
Psynapse
Membro Veterano

quinta set 03, 2009 2:56 pm

Mas não achas que terás demasiada humidade no faunário, a longo prazo, e que a água estará quase sempre quente/morna? Para cobras obstipadas ainda percebo :twisted:

Um local onde está sempre com uma temperatura inferior ao resto do terrário é exactamente debaixo do bebedouro se este estiver na zona fria. Basta colocar lá qualquer coisa debaixo para a cobra se poder lá enfiar e acabas por ter uma toca fria e mais húmida. As minhas adoram.
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
AlunoBioGeo
Membro Veterano

quinta set 03, 2009 3:03 pm

Psynapse Escreveu:Mas não achas que terás demasiada humidade no faunário, a longo prazo, e que a água estará quase sempre quente/morna? Para cobras obstipadas ainda percebo :twisted:

Um local onde está sempre com uma temperatura inferior ao resto do terrário é exactamente debaixo do bebedouro se este estiver na zona fria. Basta colocar lá qualquer coisa debaixo para a cobra se poder lá enfiar e acabas por ter uma toca fria e mais húmida. As minhas adoram.

Hmmm... Acho que vou seguir a tua opinião... Não sei porquê, mas agradou-me. Colocar a banheira num nível acima do solo e por baixo ter um abrigo, agrada-me mesmo. Parece que este fim de semana, o decorador vai voltar ao trabalho :lol: Obrigado

EDIT:Ah, a humidade... O meu objectivo são os 65% em vez dos 58% que tenho registado e durante as mudas colocar nos 75%. Achas que é demasiado na tua opinião?

Psynapse
Membro Veterano

quinta set 03, 2009 3:28 pm

Eu acho que uma humidade de 50-60% dentro do faunário já é bastante bom, especialmente se estivermos a falar de usar papel de cozinha. Acho que 65%, especialmente no Inverno, onde as variações de temperatura tendem a ser maiores no exterior do faunário, apresenta um risco mínimo, mas um risco (associado a humidades mais altas). Mesmo que ela pretenda mais humidade, tem sempre o bebedouro para se banhar. Nos dias da muda, aí sim, aumentar a humidade para valores de 70-75% parece-me bem.

Quanto ao bebedouro, eu como uso um tipo de bark, elas conseguem sempre arranjar forma de escavar e meterem-se lá por baixo, onde está mais fresco e mais húmido que as outras tocas. Se usares papel de cozinha, podes sempre por umas bases de madeira para o bebedouro ganhar altura em relação ao papel ou podes ainda aliar isto à ideia do Native, colocando uma placa de mármore debaixo das bases de madeira. Normalmente apenas uso o mármore no Verão noutra toca, para terem mais tocas frescas ao dispor, mas isso é porque aqui em casa faz muito calor.
jpmf
Membro Veterano
Contacto:

quinta set 03, 2009 3:46 pm

Atenção que depois da introdução do animal, as alterações de temperaturas comportam-se de maneira diferente.
AlunoBioGeo
Membro Veterano

quinta set 03, 2009 3:56 pm

jpmf Escreveu:Atenção que depois da introdução do animal, as alterações de temperaturas comportam-se de maneira diferente.
Como assim?

Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

quinta set 03, 2009 4:02 pm

Pegando na deixa do Psy atento à utilização do recipiente de água como elemento termoregulador, nomeadamente podendo constituir uma boa "toca", de facto com substrato solto é bem mais fácil já que elas escavam e colocam-se bem por baixo. Por outro lado, e tendo em conta a dimensão do exemplar em questão, podes sempre utilizar um recipiente parecido ao que tenho na holbrooki e lamprophis (embora a holbrooki o utilize bastante mais, só não sou é durante quando mais tempo :twisted: ), que mais não é que uma gamela de plástico para gato ou cão que comprei no IKEA, e que lhes permite enroscar-se, permanecendo escondidas, em volta e por baixo da zona onde se encontra a água. http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/00134231
AlunoBioGeo
Membro Veterano

quinta set 03, 2009 4:21 pm

Thorgarth Escreveu:Pegando na deixa do Psy atento à utilização do recipiente de água como elemento termoregulador, nomeadamente podendo constituir uma boa "toca", de facto com substrato solto é bem mais fácil já que elas escavam e colocam-se bem por baixo. Por outro lado, e tendo em conta a dimensão do exemplar em questão, podes sempre utilizar um recipiente parecido ao que tenho na holbrooki e lamprophis (embora a holbrooki o utilize bastante mais, só não sou é durante quando mais tempo :twisted: ), que mais não é que uma gamela de plástico para gato ou cão que comprei no IKEA, e que lhes permite enroscar-se, permanecendo escondidas, em volta e por baixo da zona onde se encontra a água. http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/00134231
O que ainda tenho que aprender convosco em desenrascanço e sentido prático :lol: Excelente ideia... Tenho que dar um salto ao ikea, mas como devo ir a Braga amanha, vou ao Aki... Talvez tenha uma peça parecida. Gostei imenso :D

Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”