por acaso até servem para aquecer, mas têm uma emissão de calor bastante baixa quando comparada com cerâmicas ou cabos de aquecimentoAlunoBioGeo Escreveu:Pedro, as lâmpadas UV não servem para aquecer.. Mas sim, para emitirem UV, que são, neste caso importantes para a fotossíntese das plantas...PedroC10 Escreveu:No meio de todos os post não encontrei o que procurava, o aquecimento é feito pelas lâmpadas uv? É suficiente, ou tiveste de colocar mais algum aquecimento extra? Agora que estamos em pleno Verão esse problema deve ser insignificante, mas de Inverno é de certeza relevante.
Por acaso não sei o que é que ele usa para aquecimento, mas deverá usar cabo na água e talvez uma lâmpada... Segundo a caresheet dele:
NhamNham Escreveu:O aquecimento poderá ser feito por cabo, tapete ou pelas lâmpadas que se utilizaram para fazer o ciclo dia/noite, que acabam por produzir calor.

E perguntei precisamente por isso, tenho um contacto que faz o aquecimento apenas com estas lâmpadas, e por isso perguntei ao Nham para me dizer a experiência própria.
Para terrários grandes, como o dele, o factor de temperatura causado pelas lâmpadas que tem, deve ser baixo, mas em terrários mais pequenos é capaz de ser o suficiente.