Finalmente, Agalychnis callidryas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

PedroC10
Membro Veterano
Registado: quarta dez 31, 2008 9:12 am

segunda ago 31, 2009 12:46 pm

AlunoBioGeo Escreveu:
PedroC10 Escreveu:No meio de todos os post não encontrei o que procurava, o aquecimento é feito pelas lâmpadas uv? É suficiente, ou tiveste de colocar mais algum aquecimento extra? Agora que estamos em pleno Verão esse problema deve ser insignificante, mas de Inverno é de certeza relevante.
Pedro, as lâmpadas UV não servem para aquecer.. Mas sim, para emitirem UV, que são, neste caso importantes para a fotossíntese das plantas...

Por acaso não sei o que é que ele usa para aquecimento, mas deverá usar cabo na água e talvez uma lâmpada... Segundo a caresheet dele:
NhamNham Escreveu:O aquecimento poderá ser feito por cabo, tapete ou pelas lâmpadas que se utilizaram para fazer o ciclo dia/noite, que acabam por produzir calor.
por acaso até servem para aquecer, mas têm uma emissão de calor bastante baixa quando comparada com cerâmicas ou cabos de aquecimento ;)

E perguntei precisamente por isso, tenho um contacto que faz o aquecimento apenas com estas lâmpadas, e por isso perguntei ao Nham para me dizer a experiência própria.

Para terrários grandes, como o dele, o factor de temperatura causado pelas lâmpadas que tem, deve ser baixo, mas em terrários mais pequenos é capaz de ser o suficiente.
http://faunaselvagem.blogs.sapo.pt/ Blog sobre animais selvagens e animais de companhia
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

segunda ago 31, 2009 12:49 pm

Pois vai no sentido do que tenho visto em relação às luzes.... parece que de facto as 2.0 são opções bem mais adequadas para o crescimento e manutenção da flora (leia-se a maioria da flora utilizada).

Pelas fotos parece-me que não tens a rede, no topo do terrário. Se de factos consegues manter os niveis de humidade pretendidos dessa forma é uma solução que permite dar mais garantias ao nível de fungos e complicações respiratórias.

Como as temperaturas que pretendes são relativamente baixas, consegues manter um clima bem mais tolerante para com as plantas, e de facto isso nota-se bem na verdura que apresentam.
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

segunda ago 31, 2009 12:49 pm

PedroC10 Escreveu: por acaso até servem para aquecer, mas têm uma emissão de calor bastante baixa quando comparada com cerâmicas ou cabos de aquecimento ;)

E perguntei precisamente por isso, tenho um contacto que faz o aquecimento apenas com estas lâmpadas, e por isso perguntei ao Nham para me dizer a experiência própria.

Para terrários grandes, como o dele, o factor de temperatura causado pelas lâmpadas que tem, deve ser baixo, mas em terrários mais pequenos é capaz de ser o suficiente.
Por isso estou surpreendido, sei que emitem calor (como seria de esperar) mas num aqua grande nunca pensei que fosse suficiente, se bem que tem estado muito calor e atingir 27ºC não é dificil :)
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
PedroC10
Membro Veterano
Registado: quarta dez 31, 2008 9:12 am

segunda ago 31, 2009 12:51 pm

Pois, por isso é que perguntar isto de verão é suspeito, a temperatura dentro de minha casa anda a volta dos 25/26º durante os dias como hoje, não é dificil qualquer lâmpada colocar a temperatura nos 27/28º.

Queria era saber se de inverno ou nos dias mais frios, só a lâmpada consegue manter as temperaturas à volta disso.
http://faunaselvagem.blogs.sapo.pt/ Blog sobre animais selvagens e animais de companhia
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

segunda ago 31, 2009 1:02 pm

Tudo depende da temperatura no interior da habitação, mas dificilmente conseguirá manter os 27º/28º durante o inverno apenas com as UVB, mas tal como ele disse com um tapete de aquecimento as coisas devem ficar resolvidas.
NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

segunda ago 31, 2009 1:04 pm

Neste momento o aquecimento está a ser feito unicamente com as lampadas que fazem o ciclo dia/noite, as lampadas UVB.

O topo é de rede, mas tenho os 2 suportes para as lampadas que a cobrem, fazendo com que não fique tão ao descoberto... se é que me faço entender.

O terrário está num sitio quente da casa, em conjunto com outro terrário, um aquário, e ainda um computador que está ligado umas 20H/dia.
Como disseram as temperaturas necessárias não são muito altas. Acho que a própria divisão as atinge praticamente (nesta altura do ano).

Tenho o termómetro colocado numa zona bem alta do terrário, próximo das lampadas, e neste momento marca 28.4ºC. Como posso ter uma variação de temperatura diurna 25ºC aos 29ºC (aproximadamente), se tenho 28.4ºC na zona mais quente (mais próxima das lampadas), facilmente se conclui que a zona mais fria (mais longe das lampadas) não está a menos de 25ºC, nem lá perto... acredito que esteja à volta de 27ºC na zona mais fria.

Nesta altura do ano não preciso de qualquer aquecimento, basta ter as lampadas UVB ligadas que matenho as temperaturas correctas, mesmo num terrário destas dimensões (45*45*60).
Acho que se deve mesmo ao facto da divisão onde mantenho o terrário ser já por si quente. Claro, que quando vier o inverno vou ter de ligar o tapete e eventualmente também a night glo, mas por agora, não tenho qualquer problema a nível de aquecimento.

Mesmo no terrário da beliana por exemplo. Marca agora 29.6ºC e só tenho uma tubular UVB 5.0 de 20W ligada.

EDIT: No inverno, com o tapete ligado e com a night glo 15W a coisa fica resolvida. Claro que não vou atingir as mesmas temperaturas que atingo agora. Em vez de 27ºC/29ºC , fico com um gradiente de 25.5ºC/27.5ºC, por exemplo, que é igualmente aceitável.
Embora eu esteja a pensar em arranjar outra night glo de 15W, e assim já devo conseguir as mesmas temperaturas que tenho agora, mesmo no Inverno
Nazgul93
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:12 pm

segunda ago 31, 2009 1:14 pm

AlunoBioGeo Escreveu:
NhamNham Escreveu: Não é muito dificil atingir as temperaturas, pois com as lampadas UVB a temperatura sobe bem até aos 27ºC.
Agora como está muito calor tou é com problemas de temperaturas muito altas.

Tenho também um fogger da eurozoo para aumentar a humidade, que liga pouco antes de desligarem as luzes. Fiz um "trabalho" engraçado com o fogger, quando tiver possibilidade ponho fotos a mostrar como está colocado :wink:
As UV provocam assim tanto calor num aqua tão grande? É estranho, sei que aquecem, mas nunca ao ponto de conseguirem manter temperaturas
Não aquecem muito, mas sempre ligadas, num espaço confinado, chega e sobra para atingir essas temps :wink:.
<strong>

__"Dias de luta, Dias de gl&oacute;ria"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
Bfddone
Membro
Registado: quarta jan 07, 2009 10:24 pm

segunda ago 31, 2009 10:17 pm

Tava a ver que nunca mais metias fotos da tua RETF, realmente é "Finalmente, Agalychnis callidryas" :lol: :twisted:

Mas passando ao terrario e à habitante, os meus sinceros parabéns tanto o terrario como a RETF 5*.
Adoro o layout do terrario, está bem natural e verdinho tal como gosto e então essa menina... nem te digo... Se a inveja matasse... :twisted:

cumps
fcneto
Membro Veterano
Registado: terça ago 04, 2009 7:39 pm

segunda ago 31, 2009 10:24 pm

fog muito linda mesmo parabens...
NhamNham
Membro Veterano

segunda ago 31, 2009 10:52 pm

Desta vez dei numa de superstições 8)

Ela realmente tem me impressionado deste o 1º dia, devido à forma como se adaptou. Chegou durante a tarde, metia no terrário, e ela foi dormir para uma folha. Quando as luzes desligaram acordou rapidamente e começou os passeios. Tem sido assim desde o 1º dia.

No fundo acabei também por ter sorte por adquirir um exemplar em perfeita saúde, o que fez com que tivesse uma rápida adaptação.
Já me andava a preparar para as possiveis complicações que poderiam aparecer nos primeiros dias, mas acabou por correr muito bem, o que me deixa, sem dúvida, muito contente com ela. :)
jorginho11
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 4:51 pm
Localização: 1 Falsa Coral ,2 Corn, 1 Corcunda Mississipi, 2 Gatos SabeDeusoquê, 1 cadela Purestreet.

segunda ago 31, 2009 11:29 pm

Nhamnham, quanto ao terrario só posso dizer que está tão bonito como o animal que alberga... não pude deixar de reparar que esta junto a um radiador, por isso tens caldeira, o terrario é algo ventilado ou mais p/ o estanque?
<p>Sejam v&oacute;s proprios</p>
<p>Paulo Jorge</p>
NhamNham
Membro Veterano

segunda ago 31, 2009 11:43 pm

jorginho11 Escreveu:Nhamnham, quanto ao terrario só posso dizer que está tão bonito como o animal que alberga... não pude deixar de reparar que esta junto a um radiador, por isso tens caldeira, o terrario é algo ventilado ou mais p/ o estanque?
Ehehe, sim, foi bem observado, tenho um radiador do lado esquerdo do terrário. Como se o ligar, será no inverno quando faz mais frio, até me ajuda a manter as temperaturas no terrário (embora não tenha sido com essa intenção que coloquei ali o terrário, foi mesmo mero acaso :roll: )

O terrário tem o topo todo em rede e também respiração frontal por baixo das portas. É ventilado o quanto baste, na minha opinião.
jorginho11
Membro Veterano
Localização: 1 Falsa Coral ,2 Corn, 1 Corcunda Mississipi, 2 Gatos SabeDeusoquê, 1 cadela Purestreet.

segunda ago 31, 2009 11:53 pm

NhamNham Escreveu:
jorginho11 Escreveu:Nhamnham, quanto ao terrario só posso dizer que está tão bonito como o animal que alberga... não pude deixar de reparar que esta junto a um radiador, por isso tens caldeira, o terrario é algo ventilado ou mais p/ o estanque?
Ehehe, sim, foi bem observado, tenho um radiador do lado esquerdo do terrário. Como se o ligar, será no inverno quando faz mais frio, até me ajuda a manter as temperaturas no terrário (embora não tenha sido com essa intenção que coloquei ali o terrário, foi mesmo mero acaso :roll: )

O terrário tem o topo todo em rede e também respiração frontal por baixo das portas. É ventilado o quanto baste, na minha opinião.
Quanto ao terrario não me pronuncio pq é muita ignorancia junta, mas com o radiador e agua a ser evaporada pelo mesmo, isto no inverno, talvez e dependendo da temp e hum relativa que precises possas criar um micro clima só p/ ele, isto se os valores não forem muito dispares do teu proprio conforto, o radiador pode facilmente ter uma temperatura media de 60º, 70º, 80ºc e com um higrometro podes ir ate aos 75% de hum nas calmas, sem grandes coisas mais...é so gastar um pouco de gas ou gasoleo...
<p>Paulo Jorge</p>
NhamNham
Membro Veterano

terça set 01, 2009 12:06 am

jorginho11 Escreveu:
NhamNham Escreveu:

Quanto ao terrario não me pronuncio pq é muita ignorancia junta, mas com o radiador e agua a ser evaporada pelo mesmo, isto no inverno, talvez e dependendo da temp e hum relativa que precises possas criar um micro clima só p/ ele, isto se os valores não forem muito dispares do teu proprio conforto, o radiador pode facilmente ter uma temperatura media de 60º, 70º, 80ºc e com um higrometro podes ir ate aos 75% de hum nas calmas, sem grandes coisas mais...é so gastar um pouco de gas ou gasoleo...
Se te conseguires explicar melhor agradecia...

Talves possa criar um micro clima só para ele? (para o radiador?!)
Não consegui perceber bem a sugestão :roll:
jorginho11
Membro Veterano

terça set 01, 2009 12:30 am

Não, para ele, o terrario...
Se aqueces o quarto no inverno, talvez possas usar a caldeira p/ aquecer o radiador que por sua vez e por convecção aquece e humidifica a zona do terrario, claro, se por norma usam o aquecimento central uma boa parte do inverno.
<p>Paulo Jorge</p>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”