Ciliatus

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo jan 10, 2010 6:26 pm

Obrigada. :)

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

segunda jan 11, 2010 12:07 pm

Tal como o Gecofilo referiu, o site do Anthony Caponetto é um dos mais respeitados e respeitáveis sobre ciliatus. Dispõe de toda a informação necessária para os mantermos, escrita de uma forma facilmente acessível e compreensível, com dicas bem colocadas.

Em relação à manutenção e criação de ciliatus em Portugal ainda temos MUITO para progredir, embora seja um projecto em que me vá empenhar.

Em termos de manutenção chamo a particular atenção para a sua alimentação, aliás como o Anthony o faz. Não obstante a ideia generalizada que se podem alimentar à base de papas tipo bledine (para bebés), a que se adiciona aditivos minerais e vitamínicos (entre outras coisas), a verdade é que essa alimentação requer um controlo muito mais rigoroso e uma análise mais experiente do desenvolvimento dos animais, nomeadamente em termos de cálcio. Pode ser feita, e foi feita durante muito tempo, mas a verdade é que temos no mercado produtos que, de uma forma controlada, asseguram os requisitos nutricionais da espécie.

Pessoalmente optei por esta via, e a partir de 6ª feira já comecei a dar Repashy (de figo e morango) aos meus. Até a encomenda ter chegado preparava-lhe a supra mencionada papa, no meu caso bledine de pêra e maçã à qual adicionava um aditivo mineral e vitamínico e um pouco de mel, que eles aceitavam bem, e pontualmente (muito pontualmente) irei continuar a dar-lhes algumas refeições preparadas em casa (por vezes fruta exótica deixada amadurecer ao ponto (juntando-lhe um pouco de minerais/vitaminas), mas o alimento base irá passar a ser Repashy.

A esta base adiciono um ou duas refeições de grilos (ou outros insectos adequados) por semana. Já tive a oportunidade de ver que os meus exemplares são particularmente interessados e agressivos no que toca à caça dos grilos, em especial o mais pequeno (sacode-se todo para matar a presa :twisted: ). Os insectos deverão ser devidamente tratados com uma aplicação dos minerais e vitaminas.

Um outro ponto de não menos importância é o cuidado a ter com as temperaturas, neste caso com as temperaturas máximas, já que o nosso verão pode ser problemático para esta espécie. Temos que garantir que as temperaturas máximas não subam acima dos 28 graus dentro do terrário...
gecofilo
Membro Veterano
Registado: quarta ago 13, 2008 5:49 pm

quarta jan 13, 2010 9:58 am

Não quero estar a invadir este tópico, mas acho que é importante falar disto, agora que parece que alguns membros activos deste fórum vão divulgar mais estes animais.

Eu sinceramente não me lembro do que a marca Bledine tem lá dentro.

Mas o que se usa é, preferencialmente, polpa de fruta sem açucar. Já existe no mercado à venda. Antes as pessoas usavam as que têm açucar porque não havia o que há hoje. Eu uso, para além de esmagar fruta fresca, aquela que diz 100% fruta.

Em relação às papas do Repashy, devo dizer que eu sou um grande fã dos produtos deles. Eu uso isso e uso papas frescas, feitas por mim, com a receita em baixo.

No entanto, como acho que cada um deve ajuizar por si, devo dizer que existem criadores que dizem que fazer a papa a partir de fruta fresca é sempre melhor. Provavelmente têm razão, mas talvez só se torne mais relevante quando queremos efectuar a reprodução destes animais, o que eu, neste momento, não quero.

Para quem se quiser aventurar nessas coisas, deixo aqui uma mensagem que tinha posto noutro fórum, o ano passado, com a permissão do autor, Kevin Cantrell, um criador experimente de gecos. Basicamente o que ele defende é que se obtêm melhores resultados com esta dieta do que com as papas próprias para gecos, compradas já feitas.

"
Home Made Fruit Mix (Frugivorus Gecko Diet)
http://www.geckosunlimited.com/communit ... -diet.html

Alright, I've never really posted this recipe publicly, but I know there's a few of you that have been asking me for it so here it is. This is just a general guideline, the final recipe will need to be adjusted based on your actual gecko's tastes.

fruit mix recipe:

Equal parts of these fresh ripe-overripe (but not rotten) fruits:
-banana
-mango
-papaya
-guava

Add smaller quantities of the following for flavor:
-kiwi
-strawberry
-peach
-apricot
-fig

Blend well and add 1 part plain unsweetened yogurt, Greek yogurt works best (yes, yogurt, trust me on this one) and a season to taste with a multi vitamin powder. DON'T USE CITRUS. For fast growing juveniles and actively breeding adults you can add a bit of raw honey (about 1 Tb per cup of fruit mix).

you can mix and match the above flavors depending on what the store has or your gecko's tastes.

I've found the following to go over very well:
strawberry, guava, kiwi, banana
peach, apricot, mango, banana
banana, papaya, fig

It stores well in the fridge for up to a week. Some of my geckos (Eurydactylodes in particular) prefer it once it's sat in the cage for a day and gotten stinky.

Most of my geckos will eat it, including my Phelsuma and Gekko. All of my Rhacs, Eurys, Anolis, and my buddy's Bavayia and Gheyra love it. My Oedura will even snack on the peach one, but only if I leave the banana out."

Outras pessoas usam ainda maior variedade de frutos. O preparado pode ser feito em quantidade e congelado como se preparássemos cubos de gelo. Assim podemos dar um cubinho de dois em dois dias ou algo assim. Muitos gecos só comem a fruta no segundo dia porque preferem ela bem madura, mas não podre, claro.

Eu uso frequentemente esta receita e eles adoram...
Thorgarth
Membro Veterano

quinta jan 14, 2010 6:15 pm

Na verdade existem vários criadores que defendem que estas papas preparadas proporcionam um maior desenvolvimento dos animais (nomeadamente resultando em animais com uma dimensão e peso maior). O problema a meu ver, sobretudo para os menos experientes, é saber qual a % do suplemento vitamínico/mineral a adicionar ao preparado, que garanta o correcto desenvolvimento.

Por outro lado vários sites referem a sua preferência pelas "papas comerciais" especificamente preparadas para estas espécies afirmando no entanto que pontualmente (e.g. uma vez a cada 15 ou 30 dias) oferecem aos seus Rachos. preparados especiais feitos por eles à base de fruta, pólen, mel, etc.

Pessoalmente, e por uma questão de segurança, vou adoptar o regime que explanei num post anterior. O sistema que adoptarei “amanha”, à medida que vou ganhando mais experiência e conhecimento, e que resulte da partilha de informação com outros “keepers/breeders”, não o posso determinar mas creio que, sendo aliás um adepto da disponibilização de uma ementa variada aos nossos animais, a utilização das papas tipo Repashy oferece um elevado nível de garantia de uma alimentação equilibrada.
gecofilo
Membro Veterano
Registado: quarta ago 13, 2008 5:49 pm

sexta jan 15, 2010 11:21 pm

O argumento que é mais convincente para se usar estas receitas de fruta fresca não é tanto o do peso/dimensão. É o de terem maior número de ovos, com boa calcificação, maior número de ovos férteis e menor número de gecos com problemas de falta de cálcio após as posturas. Já que é na reprodução que os animais são mesmo postos à prova.

Mas o que eu acho é que cada um deve seguir o método que achar melhor, de acordo com aquilo que se sente seguro. Começando por um número pequeno de animais e indo ver o que dá melhor para ele. Aquilo que funciona para um criador pode não funcionar para outro.

Eu sinceramente duvido muito que o método do Repashy não funcione, se bem utilizado, mesmo que talvez implique maior lentidão nos resultados. Afinal, se ele retocou a fórmula era porque havia espaço de melhoramento e ainda deve existir mais.
GECKA
Membro Júnior
Registado: terça jan 12, 2010 9:21 pm

segunda jan 18, 2010 6:04 pm

alguem sabe onde adquirir um crested gecko ??

ja algum tempo este bichinho fascinou.me, mas nao ta facil comprar a um preço acessivel , uns que vi custavam 90 euros :?
trustz
Membro Veterano
Registado: sexta jun 06, 2008 2:45 pm
Localização: BOLD STRIPED BANDIT DIABLO BLANCO SNOW GIANT SUNGLOW JUNGLE ECLIPSE EMERINE DESIGNERS

segunda jan 18, 2010 6:14 pm

90 euros, apesar de não ser o mais barato do mundo nem da peninsula ibérica, é um preço acessível :wink:
Ricardo Leitão
Calsonic
GECKA
Membro Júnior
Registado: terça jan 12, 2010 9:21 pm

segunda jan 18, 2010 6:19 pm

nao percebeu ??

QERIA ADQUIRIR MAIS BARATINHOOO! :wink:
PedroC10
Membro Veterano
Registado: quarta dez 31, 2008 9:12 am

segunda jan 18, 2010 6:40 pm

Não percebeu? Que por cá 90e é dos melhores preços? :roll: :roll:

Em Espanha os mais baratos devem andar pelos 60€, a não ser que vás lá busca-lo, fica-te praticamente o mesmo que comprar no sitio onde os encontras-te à venda, com a vantagem de o bicho não andar a fazer viagens desnecessárias..
http://faunaselvagem.blogs.sapo.pt/ Blog sobre animais selvagens e animais de companhia
Thorgarth
Membro Veterano

segunda jan 18, 2010 6:57 pm

GECKA Escreveu:nao percebeu ??

QERIA ADQUIRIR MAIS BARATINHOOO! :wink:
É o problema de muita gente, querer tudo a preço mais baixo, ou mais "baratinhooo", sem ponderar a qualidade do que se está a comprar.... O que interessa é ser baratinho....

Obviamente deve ser feita, como em qualquer negócio, uma ponderação do preço/qualidade, tendo em conta a oferta no mercado o que é bem diferente do forma como pontualmente a questão é colocad neste fórum.... O que se pretende mesmo é que seja baratinho, independentemente de o animal poder morrer 24 horas depois de chegar a casa!!!
PedroC10
Membro Veterano

quarta jan 27, 2010 11:58 am

Eu que não percebo nada da alimentação destes animais, pergunto-vos até que ponto as frutas da compal (os vulgares "Compal essêncial"), ministradas com as necessárias vitaminas e minerais dos complementos que usualmente utilizamos na alimentação dos répteis, podem ser viáveis como alimentação dos ciliatus??
http://faunaselvagem.blogs.sapo.pt/ Blog sobre animais selvagens e animais de companhia
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

quarta jan 27, 2010 12:25 pm

PedroC10 Escreveu:Eu que não percebo nada da alimentação destes animais, pergunto-vos até que ponto as frutas da compal (os vulgares "Compal essêncial"), ministradas com as necessárias vitaminas e minerais dos complementos que usualmente utilizamos na alimentação dos répteis, podem ser viáveis como alimentação dos ciliatus??
Pedro
Hoje em dia e como li acima, os hipers na secção dos congelados já dispõem de polpa de fruta congelada.
Creio que ficará mais barato comprar esta polpa já congelada e fazer a mistura acima mencionada.

Isto só para não complicar.
trustz
Membro Veterano
Registado: sexta jun 06, 2008 2:45 pm
Localização: BOLD STRIPED BANDIT DIABLO BLANCO SNOW GIANT SUNGLOW JUNGLE ECLIPSE EMERINE DESIGNERS

quarta jan 27, 2010 12:45 pm

Mesmo não sendo a melhor alimentação do mundo ( se houver uma), a que eu dou varia conforme a minha disponibilidade e depende também da que tiver dado nos 2 ou 3 dias anteriores. Tanto dou as papinhas da nastlé sem açúcar, bledinas, como dou fruta esmagada como por exemplo banana. Nesta fase ainda é um pouco difícil saber ao certo o que comem e quanto comem, mas as vezes basta dar um jeitinho com o dedo e eles começam a dar as suas lambidelas. Já com os insectos é mais facil. soltando um grilo ou uma traça das larvas da cêra no terrário é como se tivesse tocado a campainha para o jantar, mas estou a tentar habituá-los mais às papas por razões obvias e tenho reduzido nos insectos, chegando a estar uma semana sem dar.

Axo que podemos também dizer que é uma questão de bom senso. Ha quem encare os insectos como goloseima e dê apenas papas e frutas dando ocasionalmente insectos como grilos por exemplo.
Ricardo Leitão
Calsonic
PedroC10
Membro Veterano

quarta jan 27, 2010 1:39 pm

Só perguntei, pois essas frutas da compal são bastante comuns, e das polpas de fruta congelada não é tão fácil ver à venda (eu nunca as procurei em especial, mas nunca as vi abundantemente).

Mas tens razão jpmf, é escusado complicar.
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

quarta jan 27, 2010 1:41 pm

PedroC10 Escreveu:Só perguntei, pois essas frutas da compal são bastante comuns, e das polpas de fruta congelada não é tão fácil ver à venda (eu nunca as procurei em especial, mas nunca as vi abundantemente).

Mas tens razão jpmf, é escusado complicar.
Pedro, mas há. Na zona dos congelados em qualquer hipermercado há.
Quando lá fores, tenta procurar e vais ver que há alguma variedade.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”