camaleoes

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

quarta mar 03, 2010 8:27 pm

Apalone Escreveu: Estão aqui alguns preços que não dá para acreditar http://www.lostlakechameleons.com/panther.html
As cores são espectaculares mas as que tenho visto por cá são sempre muito esbatidas. A maioria dessas mutações não desaparecem na descendência?
Vamos la ver uma coisa, isso não são propriamente «mutações» como podemos ver nos geckos, cobras etc, isso são morphs das devidas localidades, com o nome da devida localidade. Nosy be, ambilobe, ankaramy, e aí por diante. É como dizer que uma viridis é biak por mutação, percebem o contrasenso?

Desmistificada esta parte, realmente furcifer pardalis não é uma coisa que abunde em Portugal, e os que abundam, a qualidade dos «morphs» não é grande coisa, pois não passam de misturas das misturas, sendo animais completamente irreconhecíveis quanto á sua fase de origem. Não é que tudo seja mau, pois podemos ter exemplares espantosos 25% nosy be 75% ambanja, ( e bastante, mas bastante caros) bem como podemos ter cores mais dissipadas e desvanecidas que é que mais se vê por aí.
Se ao comprar uma linha quase pura, temos provavelmente um animal próximo daquilo que estamos a espera do seu morph, bem como a sua descendência, tal não se passa com uma mistura, embora esta possa ser um autêntico «kinder surpresa».

Em Espanha existem já alguns criadores de confiança, com posturas anuais de qualidade, mas se querem ir á meca dos FP na Europa, é mesmo Alemanha e Holanda. Mesmo nas expoterrárias, para quem tem a esperança de encontrar vários, são poucos os que estão a venda, e a maior parte são adultos (o que encarece e muito). Não são animais para comprar por impulso, tanto pelos seus cuidados requeridos, como pelo seu preço elevado (e respectiva esperança média de vida curta). Contudo, não quero desanimar ninguém, pois são animais espantosos e pelos quais tenho um fascínio de há muito tempo. :wink:
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”