Sei que já é tópico antigo, mas ando a aprender ao máximo como criar o habitat ideal para um camaleão dilepis.
Ao ler o mesmo tópico surgiu a seguinte dúvida, alem da lâmpada de cerâmica juntamente com um termostato, que lâmpada utilizo para criar o tal spot no flexarium (neste caso)? Pensava que bastava a de cerâmica de aquecimento para dar temperatura a todo o flexarium, mas falam nesse tal spot com temperatura superior.
As lâmpadas que me aconselharam após discussão num tópico foi:
- LÂMPADA DE AQUECIMENTO CERÂMICA
- EXO TERRA REPTI GLO 5.0
Obrigado
camaleão calyptratus acho que esta doente
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta out 01, 2008 1:47 pm
0.0.1 pantherophis guttata
Badoni, o spot (basking spot) será o ponto mais quente do terrário, e dependendo do tipo de terrário, das suas dimensões e da temperatura que se quer atingir no spot pode-se precisar de 1 ou 2 lâmpadas para o efeito. No seu caso, para um dilepis, cuja temp no spot deve ser á volta de 32 ºC, e a ambiente 25/26 ºC, basta-lhe a lâmpada de cerâmica para o efeito. Isto facilmente se consegue colocando a lâmpada de cerâmica num dos lados (no topo, obviamente) do terrário, com a sonda do termostato logo abaixo, regulado para os 32 ºC, o q vai fazer com q haja várias temperaturas diferentes no terrário (no lado oposto e junto ao chão a temp é bem mais baixa) para que ele se possa termorregular. Agora aconselho a ir posicionando a lampada e medindo as temperaturas nos diferentes locais do terrário para perceber a localizaçao ideal da lampada. Nos dias mais frios do ano talvez n consiga atingir os 25 ºC de temp ambiente e talvez seja necessário uma fonte adicional de calor, uma lampada IV, por exemplo.
Cumps
Cumps
Entendi. Obrigado.
Mas, quando for de noite, tenho de regular de novo o termostato para a temperatura nocturna? E então se estiver ausente de casa, como costumam fazer...pois até já pensei como vou borrifar 3 vezes ao dia se não estou em casa
Mas, quando for de noite, tenho de regular de novo o termostato para a temperatura nocturna? E então se estiver ausente de casa, como costumam fazer...pois até já pensei como vou borrifar 3 vezes ao dia se não estou em casa

Não querendo ser muito rude, mas se não tem tempo para o animal... Para quê tê-lo?Badoni Escreveu:Entendi. Obrigado.
Falando por mim, não iria adquirir um animal se não tivesse tempo para manter as suas necessidades mais básicas.
Cumprimentos
HamsterVille - Criação e selecção de hamsters sírios http://hamsterville.no-ip.org/
Não está a ser rude, é a sua opinião e aceito-a como tal, mas penso que todos nós trabalhamos diariamente, ou seja pelo menos 8h por dia estamos ausentes, eu até por acaso devido à profissão que tenho até estou muitos dias em casa, mas mesmo assim o comum cidadão não está ao lado do animal só para o borrifar 3x dia!
E será que o comum cidadão não vai passar um dia fora com a família ao fim de semana ou terá de levar os repteis atrás.....
Penso que existem soluções e são essas mesmas que espero encontra aqui e com já até referi só compro o réptil após ter tudo a 100%, seja acessórios seja a rotina que ele necessita, mas para tal necessito de saber como fazem quem tem esses tipos de repteis!
Obrigado
E será que o comum cidadão não vai passar um dia fora com a família ao fim de semana ou terá de levar os repteis atrás.....
Penso que existem soluções e são essas mesmas que espero encontra aqui e com já até referi só compro o réptil após ter tudo a 100%, seja acessórios seja a rotina que ele necessita, mas para tal necessito de saber como fazem quem tem esses tipos de repteis!
Obrigado
O borrifar 3 vezes ao dia não é propriamente uma "ciência exacta", depende muito da humidade ambiente no local onde o camaleão se situará; por exemplo se tiver a humidade ambiente alta até poderá ser desnecessário (ou prejudicial) borrifar.
Existem sistemas de misting ou de chuva que (acoplados a um simples temporizador na tomada) o poderão fazer por si, e sendo um facto que os comprados de "marca" são bastante caros, os home-made como já vi por cá algures no fórum saem relativamente baratos.
Tem também as "cascatas" que além de já providenciarem água para beber ao camaleão também aumentam a humidade do espaço, pelo que se necessitar de acrescentar pouca humidade esta também poderá ser uma opção.
Ainda assim, para o seu caso seria ideal saber a humidade ambiente do sítio antes de entrar por outros caminhos que lhe poderão ser desnecessários.
A saída de fim-de-semana por exemplo não será problemática, poderá fornecer os grilos ao sair e de novo à volta, e falta de humidade (desde que não seja extrema) também não será por um dia que afectará a saúde do animal.
Cumprimentos
Existem sistemas de misting ou de chuva que (acoplados a um simples temporizador na tomada) o poderão fazer por si, e sendo um facto que os comprados de "marca" são bastante caros, os home-made como já vi por cá algures no fórum saem relativamente baratos.
Tem também as "cascatas" que além de já providenciarem água para beber ao camaleão também aumentam a humidade do espaço, pelo que se necessitar de acrescentar pouca humidade esta também poderá ser uma opção.
Ainda assim, para o seu caso seria ideal saber a humidade ambiente do sítio antes de entrar por outros caminhos que lhe poderão ser desnecessários.
A saída de fim-de-semana por exemplo não será problemática, poderá fornecer os grilos ao sair e de novo à volta, e falta de humidade (desde que não seja extrema) também não será por um dia que afectará a saúde do animal.
Cumprimentos
HamsterVille - Criação e selecção de hamsters sírios http://hamsterville.no-ip.org/
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm
e em relaçao ao estar todos os dias de manha e a noite a alterar a temperatura, basta comprar um cronotermostato. Ou seja é um termostato que da para programar 2 temperaturas : uma diurna e outra nocturna e ele automaticamente muda a temperatura.
Aconselho este que é o que tenho no meu lagartinho.
http://www.reptiles.swelluk.com/reptile ... 12899.html
cumps
Aconselho este que é o que tenho no meu lagartinho.
http://www.reptiles.swelluk.com/reptile ... 12899.html
cumps
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p> </p>
<p> </p>
Boas,
Em relação à humidade, tenho de testar e ver os valores, por acaso já vi aqui um user que fez uma manual, barato e até util. Tenho também a opção de uma fonte onde mude a água semanalmente, tenho de testar as opções. Agradeço a ajuda.
Em relação aos grilos, vi um acessório que é tipo uma casa de grilos onde podemos regular a forma de saída dos mesmos para alimentação da exo terra o feeding rock, conhecem? Será que substitui a presença da pessoa durante a nossa ausência!?
Quanto ao cronotermostato, é mesmo isso que necessito, muito útil, obrigado.
Em relação à humidade, tenho de testar e ver os valores, por acaso já vi aqui um user que fez uma manual, barato e até util. Tenho também a opção de uma fonte onde mude a água semanalmente, tenho de testar as opções. Agradeço a ajuda.
Em relação aos grilos, vi um acessório que é tipo uma casa de grilos onde podemos regular a forma de saída dos mesmos para alimentação da exo terra o feeding rock, conhecem? Será que substitui a presença da pessoa durante a nossa ausência!?
Quanto ao cronotermostato, é mesmo isso que necessito, muito útil, obrigado.
Não acho que a feeding rock substitua na nossa ausência pela simples razão que não é possível controlar a saída dos grilos (quantidade e tempo), como tal eles podem tentar sair logo ou podem demorar bastante a sair e ao voltar do fim-de-semana ainda ter alguns lá dentro.
Na minha opinião é mais um produto para fazer vista, pelo menos mais do que a sua utilidade.
Cumprimentos
Na minha opinião é mais um produto para fazer vista, pelo menos mais do que a sua utilidade.
Cumprimentos
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta out 01, 2008 1:47 pm
0.0.1 pantherophis guttata
Normalmente o q se faz para os grilos não andarem à solta pelo terrério é deixá-los numa caixinha transparente alta os suficiente para q não consigam escapar mas de modo a que os grilos estejam ao alcance do camaleão. Para um fim-de-semana fora não hás problema nenhum.