É verdade que por muito que se leia nunca será o mesmo que a própria convivencia com o animal em questão.
No meu caso, que só tenho um, o meu primeiro, li durante meses, vi videos e fotos. Nada nos prepara para o contacto real com o animal, por mais elucidativo que seja o texto ou o video. No meu caso, tive 5 a 6 meses a ler caresheets e passar horas no youtube a ver os mais diversos videos sobre o animal.
No entanto, o hobbysta iniciante também tem que ter um enorme poder de encaixe no que toca ao seu primeiro animal. Eu próprio nunca tinha tocado num reptil, não sabia o que esperar. Mas meti na cabeça que quando ele chegasse, por mais ou menos impressão que me pudesse fazer o seu toque [por exemplo] teria que o superar. Claro que o mesmo não se passa com animais agressivos, isso já não depende do hobbysta.

Com isto tudo o que queria dizer é que, fazendo um estudo aprofundado é importantissimo, para todos os que se iniciam numa nova especie. Mas que isso não prepara a 100% o hobbysta. Tem que haver predisposição da pessoa em aceitar o seu animal como ele possa ser. E é obvio que há animais mais fáceis para primeiro animal, mas nenhum animal deverá ser colocado de parte para ser o primeiro. No meu caso eu coloquei, visto que me iniciei no estudo dos repteis porque queria um camaleão. No entanto percebi que não era o animal mais adequado para me iniciar.

Cada um é como cada qual. Se quiserem comprar um gator, preparem-se. Se quiserem um Gecko, preparem-se. Uma retic? Preparem-se.
And on and on and on
[Sorry pelo big testament]