O que é isto que estava na alface?!?
Moderador: mcerqueira
madpeter trata-se antes de mais de uma questão de bom senso e boa vontade para com a natureza... as leis existem, e não são cumpridas... mas isso não significa que andemos todos a cometer ilegalidades... neste caso aplicam-se os valores morais de cada pessoa... não acha?
-
- Membro
- Registado: sexta ago 25, 2006 9:06 am
- Localização: 2 Cynops orientalis,5 T. marmoratus e muitos ovos, 1 gato
Só uma coisa mafia_69, quantos bufos calamitas (e outros anfibios e repteis) é que ñ morrem todos os dias nas estradas portuguesas, agora o por o madpeter ter um calamita em casa, ñ vai causar um desequilibrio na populaçãode bufos calamitas, ñ estou a embirrar contigo nem com ninguem
é só um exemplo que estou a dar.

Experimente por exemplo, ler a Convenção de Berna, que foi assinada por PortugalHugoSantos17 Escreveu: Então pk é k mt gente mantem Mauremys leprosa, Emys orbicularis que são especies autóctones em cativeiro e as autoriedades ñ fazem nada,
no outro dia estava num site onde vi varias especies de triturus indigenas que ñ nessecitavam de CITES para mater em cativeiro, explica-me lá isto senhor

Como já disseram e bem, é proibido manter em captiveiro, seja capturado ou criado em, qualquer fauna indigena de Portugal. Não se trata de concordar, de prejudicar, de ajudar, de dar ou não condições ... é proibido por lei, as simple as that
nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 23, 2006 4:00 pm
- Localização: 2 porquinhos da india, 1 casal de Yorkshire terrier, peixes
Não só é uma questão de bom senso, como de respeito para com a natureza e para com o animal.
Madpeter, não acredito que não consigas encontrar umas horinhas num fds ou dia de folga para devolver o animal ao seu habitat natural.
Vejo um pouco de má fé da tua parte em relação a isso.
"Não faz mal ir de férias e trazer um para casa." Chegando a casa e não se sabe o que fazer ao animal, nem o que come, nem onde o pôr e acaba por morrer, porque aborrece ir ao algarve, ou pedir a alguém que lá, para o devolver ao seu habitat.
O madpeter pode até ter salvo o bichinho, mas o facto de dizer que não tem vida para procurar um habitat para o devolver á natureza, é de lamentar.
O discurso todo das pessoas que ateam fogo ás florestas e ninguém as apanha, bla bla, bla, creio que não tem nada a ver com o assunto.
Se arranjas os exemplos para justificar o facto de teres um animal colectado da natureza, mesmo não tendo a culpa, e que ninguém te pode fazer nada...não passam de exemplos infelizes.
Alguém que tenha um palminho de testa sabe diferenciar o que está certo e errado, o que se deve fazer e o que não se deve fazer.
Se vens a um forum expôr o que quer que seja vais ouvir criticas boas e más e vais ter sempre alguém que te chame a atenção para alguma ilegalidade que estejas a cometer.
Se és adulto para argumentares os teus pontos de vista, também tens que ser adulto para ouvires as opiniões das outras pessoas e tentar aprender algo com quem te quer ajudar.
Madpeter, não acredito que não consigas encontrar umas horinhas num fds ou dia de folga para devolver o animal ao seu habitat natural.
Vejo um pouco de má fé da tua parte em relação a isso.
Sim, morrem todos os anos animais na estrada, mas ás vezes é algo que não consegues evitar e há quem pare para os salvar, retirando-os da estrada para não serem atropelados.Só uma coisa mafia_69, quantos bufos calamitas (e outros anfibios e repteis) é que ñ morrem todos os dias nas estradas portuguesas
É com mentalidades assim que o camaleão do algarve está em vias de extinção.agora o por o madpeter ter um calamita em casa, ñ vai causar um desequilibrio na populaçãode bufos calamitas
"Não faz mal ir de férias e trazer um para casa." Chegando a casa e não se sabe o que fazer ao animal, nem o que come, nem onde o pôr e acaba por morrer, porque aborrece ir ao algarve, ou pedir a alguém que lá, para o devolver ao seu habitat.
O madpeter pode até ter salvo o bichinho, mas o facto de dizer que não tem vida para procurar um habitat para o devolver á natureza, é de lamentar.
Se o sapo tivesse o QI semelhante ao humano, de certeza que não vinha na alface.O sapo se tivesse QI semelhante ao humano e capacidades iguais de comunicação tinha era de me dizer o quão agradecido estava por estar vivo, por estar confortavel, por não estar esfomeado, por não ter ido parar ao lixo e sido triturado, por não ter sido esquartejado sem querer no processo de "cortamento" da alface!
O discurso todo das pessoas que ateam fogo ás florestas e ninguém as apanha, bla bla, bla, creio que não tem nada a ver com o assunto.
Se arranjas os exemplos para justificar o facto de teres um animal colectado da natureza, mesmo não tendo a culpa, e que ninguém te pode fazer nada...não passam de exemplos infelizes.
Alguém que tenha um palminho de testa sabe diferenciar o que está certo e errado, o que se deve fazer e o que não se deve fazer.
Se vens a um forum expôr o que quer que seja vais ouvir criticas boas e más e vais ter sempre alguém que te chame a atenção para alguma ilegalidade que estejas a cometer.
Se és adulto para argumentares os teus pontos de vista, também tens que ser adulto para ouvires as opiniões das outras pessoas e tentar aprender algo com quem te quer ajudar.
Ok... já sei que realmente por aqui toda e qualquer lei é uma treta...madpeter Escreveu: Ora mais um outro contra-caso dakeles..
Em primeiro lugar, obrigado pela detalhada explicação sobre o animal em causa..
Em segundo lugar, sem querer ofende-lo, o que transcreveu da legislação para aqui são as já conhecidas "tretas"..
Como sabe para alguém ser processado tem de haver a entidade "processante", essa entidade terá de se ocupar dos custos do processo até ao seu final e terá de no final ganhar a causa para ser ressarcido..
Ora não sei se se lembra, mas ISTO, é portugal.. onde libertam pessoas cujo adn comprova a relação entre suspeito e violador de mulheres, e onde essa análise demora meses e meses a ser feita e conhecida devido a burocracias que só ISTO tem..Este ISTO tem mtos exemplos já conhecidos, não vale nem a pena tocar neles até porque o local não o contempla!
Portanto indo por partes Ninguem tem autoridade para entrar na minha casa para declarar perante a lei que eu tenho um bufo, apesar das fotos, posso ter ido busca-las a qq outro lado ou outra pessoa, posso, mesmo que com um mandato, afirmar que o bufo acabou de aparecer na alface hoje, e lamentar não ter ido a correr nem me ter atirado pela janela para que o bufo chegasse à natureza no instante seguinte.
Posso também atira-lo pela janela, pela pia, esmaga-lo e deitar no lixo, porque até que se prove que eu o fiz, o "crime" prescreverá.. Para além de ser praticamente impossivel de provar, até porque ISTO é portugal, e o CSI Lisbon, ainda deve demorar até sair a serie..
Portanto a subjectividade é tanta que eu espero sinceramente que a transcrição não possua como objectivo acelerar-me ou alterar alguma coisa do que estou a fazer, porque eu não vou torturar o sapo, não o vou matar, esmagar nem atirar pela janela ou pia, mas se, hipotetica e estupidamente falando, se eu fosse realmente condenado por manter o sapo em casa TEMPO INDETERMINADO, pois já ficou claro que não quero ficar com ele, não haja a menor duvida que o resto da minha vida seria dedicada a tentar colocar o máximo de especies da fauna lusitana em extinção, e nao descansaria enquanto não matasse milhares e milhares de animais protegidos pela natureza.. e pk? não por ser um psicopata nem pk teria prazer com isso, mas pk eu ser condenado por uma coisa como estas seria a ultima gota para a oficialização de que este país é gerido por palhaços e palhaços esses que fazem as "leis"..
E os reincidentes nos ateamentos dos fogos? Já alguem teve a brilhante e simples ideia de não os soltar todos os anos para eles fazerem todos os anos a mesma coisa?? Isto quase que dava um slogan de sensibilização à população.. "Se lhe apareceu um bufo em casa, não fique com ele! Mas se tiver um fósforo à mão e tiver no meio duma mata densa, pegue-lhe fogo, afinal, é um bom entertenimento e e pró ano pode fazer a mesmissima coisa!"
E a natureza que refere é discutivel, pois há diversos sitios onde este animal pode subsistir e em diversos sitios teria escassez de alimento mesmo do estilo k refere...
Se realmente eu sofresse um ultimato para soltar o sapo ia directamente pela janela, pois eu não tenho vida para me andar a deslocar em busca de um habitat confortavel para um batráquio que me apareceu na alface!!
Infelizmente não tenho a vida que muitas pessoas têm que até se podiam dedicar de forma gratuita à recolha de bufos nas casas das pessoas para os porem na natureza..
o "solte lá o animal" nao se vai adiantar ou atrasar por ter lido o que li, e eu cumpro com o meu dever civico, apesar de isso não se verificar no sentido contrario, mas em coisas que realmente interessam..
Não ando aí a desrespeitar os outros no transito por exemplo, ainda por cima quando não tenho razão.. nao ando a apitar aos outros quando eles têm prioridade! que foi o k me fizeram hoje..
O sapo se tivesse QI semelhante ao humano e capacidades iguais de comunicação tinha era de me dizer o quão agradecido estava por estar vivo, por estar confortavel, por não estar esfomeado, por não ter ido parar ao lixo e sido triturado, por não ter sido esquartejado sem querer no processo de "cortamento" da alface!
Espero ter sido o explicito o suficiente para não ser mal interpretado e desde já peço as minhas desculpas pela forma espontanea como exponho o meu pensamento.
Cumprimentos.
E ISTO é portugal por isso mesmo!
A minha intenção foi meramente informativa. Pois se se tratasse de outra espécie com estatuto de conservação mais elevado, nem teria postado neste fórum e teria recorrido à actuação!!
Se o caro amigo quer realmente discutir civismo, ética ou autoridade legal (descanse que nenhum juiz irá passar um mandato de busca por causa de um sapo juvenil...), terá de abandonar as "tretas" referidas a bold. Com esse tipo de postura não há diálogo possivel!!
Agora para quem não entende a minha postura:
1- Estamos num fórum público da internet frequentado por milhares de pessoas.
2- O Sapo-corredor (Bufo calamita) tem sofrido grande regressão em várias zonas do país. Qualquer captura detenção ou abate, são mais factores a contribuir para o declíneo da espécie.
3- Nos anos 60 e 70, vivia na zona onde resido, rodeado de várias espécies de anfíbios. Actualmente por vários factores antropóficos, é praticamente um deserto herpetológico (onde a captura, abate (em grandes quantidades por envenenamento) e destruição de habitat foram as principais razões).
4- Desde 1989 que a Herpetofauna indígena portuguesa está protegida por lei, podendo responsabilizar quem lhe causa dano.
5- Estando nós num local referido no ponto 1, acho incorrecto a evolução deste tópico.
a) - Porque se toda a gente achar engraçado deter sapos em cativeiro, com este tópico ficará expert e vai de colectar na natureza á sucapa.
b) - Não são casos isolados que são relevantes, mas sim o efeito "massivo" que está descrito na alinea anterior e que este tópico gera um efeito potencial.
c) Não acho correcto fomentar situações ilegais, desprezando a própria lei, num fórum frequentado por milhares de utilizadores.
6- Devido à minha actividade profissional e sobretudo como cidadão consciente dos graves problemas que atravessa a nossa herpetofauna indigena, não posso compactuar com este tipo de situações.
7- Perante situações de dolo, sinto-me na obrigação, sempre que possivel, de fazer cumprir a lei, enquanto agente ao serviço do estado português, mas sobretudo como cidadão. Posso ter sorte nos meus intentos, ou não.
8- Situações de teimosia, cujo infractor esteja consciente da infracção, a legislação será sempre aplicada. No que me diz respeito, será sempre assim.
Espero ter sido explicito e não ser mal interpretado também.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Esta observação vale o que vale... mas infelizmente reflete uma grande parte da herpetofilia em Portugal, onde a ilegalidade, clandestinidade, falta de ética e desprezo pelas espécies é abundante.Dbs Escreveu: Ya mó assim é que é, o "fang" es tu que nos vais proibrir de termos os animais que queremos em casa com as tuas leis vai mas é po forum dos cães com os decretos leis.
É pena, pois sei que pelos menos alguns membros da comunidade herpetofila não pensam assim. É pena, pois este tipo de comentários coloca no mesmo saco quem leva isto a sério...
É pena, pois por causa desta ideia generalizada, as autoridades não vêm com bons olhos esta actividade, desconfiando sempre do mais cumpridor.
É pena, porque assim teremos sempre legislação mais apertada do que em outros países.
É pena que pague o justo pelo pecador...
è pena que a Herpetofilia seja tão mal vista pela comunidade científica e fiscalizadora.
É pena que por motivos como este, a diversidade herpetológica no mercado continue reduzida...
É pena que a Herpetofilia não seja uma actividade CREDÍVEL e seja vista como uma cambada de traficantes e infractores!!!
PS: Quanto à legislação, pois... as leis não são minhas, mas de um estado de direito!!
Por mim até podem matar o vizinho, ter práticas pedófilas ou violar a vossa mãe... não sou eu que vos vou proibir com as "minhas" leis...

<p>Francisco Barros</p>
-
- Membro
- Registado: quinta set 07, 2006 2:38 am
K exagerados... eu penso k o madpeter tem toda a razao, alias ele n andou a apanhar o animal. o animal veio parar as suas maos e ele apenas o acolheu e salvou, se fosse outro talvez esborraxava o com uma vassoura e ia po lixo, como muitas vezes os meus pais fazem com as osgas (pk dizem ser nojentas e n sei ke).
Eu evito isso pk n gosto de matar nem k matem os animais seja um gafanhoto, seja uma osga, seja um rato ou uma rã.. mas existe kem o faça sem problemas.
eu se tivesse o sapo aki ia fazer os possiveis pa k ele pudesse sobreviver longe d predadores visto ser um animal fragilizado pla "longa viagem" k devera ter feito ate aparecer na salada pronta a servir..
o pior era alimentar o animal, ja k essa etapa esta ultrapassada, penso k o madpeter como ser racional devera tomar a melhor opcçao, k pode n ser a melhor opcçao pra muitos outros.
talvez se se metessem no lugar dele, ate fariam o mesmo. pensem bem.
abraços [[]]
Eu evito isso pk n gosto de matar nem k matem os animais seja um gafanhoto, seja uma osga, seja um rato ou uma rã.. mas existe kem o faça sem problemas.
eu se tivesse o sapo aki ia fazer os possiveis pa k ele pudesse sobreviver longe d predadores visto ser um animal fragilizado pla "longa viagem" k devera ter feito ate aparecer na salada pronta a servir..
o pior era alimentar o animal, ja k essa etapa esta ultrapassada, penso k o madpeter como ser racional devera tomar a melhor opcçao, k pode n ser a melhor opcçao pra muitos outros.
abraços [[]]
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
- Contacto:
É por muita gente achar um exagero, que a nossa fauna está cada vez mais pobre, ele salvou o animal, mas continua a mante-lo em cativeiro....já apresentou varias razões para isso, mas eu pessoalmente não concordo...dudesquilo Escreveu: K exagerados... eu penso k o madpeter tem toda a razao, alias ele n andou a apanhar o animal. o animal veio parar as suas maos e ele apenas o acolheu e salvou, (....)
o pior era alimentar o animal, ja k essa etapa esta ultrapassada, (...)
abraços [[]]
Achas que a etapa da alimentação está ultrapassada?? Achas que está a ter a dieta mais adequada, e na quantidade certa ou apenas a tentar sobreviver.
Não estou a julgar o Madpeter pela sua opção, mas são este tipo de situações que descredibilizam, quem gosta e respeita os repteis e anfibios, sendo colocados no mesmo saco e com toda a razão...
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jul 24, 2004 8:48 pm
- Contacto:
Repetido 

Última edição por coldblood em sexta set 08, 2006 8:36 am, editado 1 vez no total.
Tao e soltares o sapo? axo q este tem sido um tópico um bocado fora do contexto do forum... ao axares o animal tinhas simplesmente uma coisa a fazer... soltar num sitio adequado... ja q andaste a pesquisar o comportamento do animal era simples fazeres a sua "devolução" á natureza... em vez disso vens para aqui arranjar discordias e picardias (q é isso mesmo q tem acontecido neste tópico), n se trata só de leis... mas sim de fazer o correcto! para q queres ter o animal num terrario? se tens tanto gosto em ter um sapo solta esse e compra um animal n nativo da nossa fauna! Isto aparece aqui com cada um... 

<a href="http://www.reptilherp.com">www.reptilherp.com</a> tentar fazer a diferença...
-
- Membro
- Registado: sexta ago 25, 2006 9:06 am
- Localização: 2 Cynops orientalis,5 T. marmoratus e muitos ovos, 1 gato
Já agora Silly_Bublle ñ é camaleão do algarve pk este camaleão tb vive em espanha, na turquia, no sudoeste da asia e no norte de africa, e o nome mais apropriado é camaleão mediterraneo (chamaeleo chamaeleon).
-
- Membro
- Registado: quinta set 07, 2006 2:38 am
coldblood: tb tens razao no k dizes, mas na minha opiniao penso k ele faz o k kiser e axar melhor, n ha-de ser por isso k vai haver problemas..
eu tenho um cágado... ja o tnho a alguns anos, alguem mo deu, e agora...
eu tenho um cágado... ja o tnho a alguns anos, alguem mo deu, e agora...
es um valente por teres um cagado, se calhar ate o puseste no aquario do peixinho vermelho q ja morreu, deixas no canto escuro do quarto e dás fiambre e queijo pare ele comer???
ja que es tao corajoso para admitir q tens um cagado, pq n metes ai a tua morada, pode ser q o ICN passe por ai.
ja que es tao corajoso para admitir q tens um cagado, pq n metes ai a tua morada, pode ser q o ICN passe por ai.
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
dudesquilo, os teus posts demonstram que és um puto com mania... não gostas de fazer o que te dizem porque é fixe não cumprir... e o cágado nem se queixa né? até parece tar bem de saúde...
epá ganhem juízo nessas cabeças de m*rda!!
epá ganhem juízo nessas cabeças de m*rda!!