ALIMENTO VIVO

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quinta fev 21, 2008 12:00 am

Excelente iniciativa Pedro!

Ainda hoje falava com o Paulo Santos sobre este assunto, e as pessoas não fazem mesmo ideia do que é criar alimento vivo que de uma semana para a outra "passam de escalão", isto é, numa semana por exemplo os grilos são pequenos, na outra são adultos e já não servem... este foi só um exemplo :wink:
Já nos congelados as coisas não são bem assim :P

Espero que a tua iniciativa tenha aderência à séria :wink: Eu não me vou inscrever, como sabes só quero "coisas" congeladas :lol: :lol: :wink:

Bjs para vocês :wink:

Xuga
gezzmo
Membro Veterano
Registado: domingo jan 04, 2004 12:16 pm

quinta fev 21, 2008 12:33 pm

É uma ideia bastante boa, resta saber se o pessoal adere, pode ser q esta iniciativa crie uma melhor gestao do alimento em nossa casa, talvez discipline aqueles q por distracçao ou qq outro motivo deixam o alimento acabar e dps se vêm aflitos a procura dele.
<p> </p>
<p> </p>
MarcoAL
Membro Júnior
Registado: segunda abr 24, 2006 1:48 pm

quinta fev 21, 2008 7:07 pm

Uma questão!

Porque não manter as vossas próprias criações de alimento vivo?

Devo dizer que não quero de maneira nenhuma prejudicar as pessoas que o comercializam, mas a verdade é que não temos oferta suficiente para a crescente procura que se tem verificado, e por vezes aquilo que a oferta existente nos proporciona ( loja perto de casa ), é um gasto de uns 20€ para 3 ou 4 dias de alimento para quem, como eu, mantém uma boa quantidade de residentes de sangue frio em sua casa.

Faço compras regulares de alimento vivo, por uma questão de variedade, mas a verdade é que sou completamente autónomo nesse aspecto, ou seja, se não comprar os meus amigos também não ficam "descalços" por um determinado periodo de tempo. Isto porque com algum conhecimento e organização, criar a grande maioria dos insectos usados na alimentação de répteis, anfibios e artropodes, não é nenhum bicho de sete cabeças.

Existe ainda outro aspecto positivo na criação.
Ver ao fim de algum tempo, dezenas e dezenas de grilos do tamanho das mais pequenas das formigas.
Assistir ao aparecimentos de várias réplicas minusculas de baratas argentinas.
etc...

Por fim mas não menos importante, criar insectos em casa garante uma alimentação variada aos nossos animais. o que nenhuma loja garante.

Pessoalmente tenho tido sucesso na criação de baratas argentinas (blaptica dubia) e americanas (shefordella), grilos (acheta e grylus), tenebrio e zophoba, moscas da fruta e minhocas da terra.

Se alguêm estiver interessado em dicas ou estiver a encontrar problemas relacionados com a criação de alguma destas espécies, pode entrar em contacto comigo que terei todo o gosto em ajudar

Abraço
gezzmo
Membro Veterano

quinta fev 21, 2008 8:32 pm

MarcoAL Escreveu:Uma questão!
é um gasto de uns 20€ para 3 ou 4 dias de alimento para quem, como eu, mantém uma boa quantidade de residentes de sangue frio em sua casa.
Abraço
deves comprar alimento banhado em ouro n? por exemplo 20€ de tenebrio é mt tenébrio, so te dura isso se tiveres por ex 10 dragoes adultos a comer só tenebrio.

eu tb crio algum alimento, mas é sempre preciso comprar, se por exemplo o meu dragao caisse na caixa das dubias, a colonia desaparecia em 3 tempos.
<p> </p>
<p> </p>
PaulloSantos
Membro Veterano
Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm

quinta fev 21, 2008 8:44 pm

Boas MarcoAL

Embora compreenda alguns aspectos da sua intervenção, no geral, não concordo com ela.

Por um lado, vejo as pessoas queixarem-se que não existe no mercado, produtores de alimento vivo para fazer face à procura, por outro vejo um incentivo à produção própria.

Em que ficamos ?

Ter produção própria, claro que não é tarefa impossivel, mas certamente que para alguns (muitos) é tarefa complicada, quer seja em termos de disponibilidade, condições ou até mesmo de disposição para tal.

É certo que podemos ser autónomos no que respeita à produção de alimento para os nosso répteis, é um facto. Mas podemos ser autónomos para muitas outras coisas na nossa vida.

Podemos tirar um curso de mecânica e reparar os nosso próprios automóveis.

Podemos tirar um curso de electricidade/electrónica e reparar os nossos próprios electrodomésticos

Podemos também, tirar um curso de medicina e poupar imenso em despesas de saúde.

Enfim, podemos fazer um sem numero de coisas de modo a assegurar a nossa autonomia, mas para para que tal aconteça, é necessário que tenhamos condições para isso.

Como sempre ouvi dizer "cada macaco no seu galho". A mim, cabe-me tratar o melhor possível dos meus animais, a outros, caberá a função de me fornecerem instrumentos para eu poder realizar essa tarefa com sucesso.

Não me entenda mal, até porque, como lhe disse inicialmente, compreendo-o e até admito que em alguns casos, a sua ideia pode até aplicar-se, mas atenção, é em alguns casos, e não em todos ou na maior parte dos casos.

Muitos de nós, construímos os nossos próprios terrários, a mas grande maioria, compra-os.

Muitos de nós, já criamos alimento vivo, mas a grande maioria compra-o.

Sinceramente, acho que estas linhas de pensamento, apenas empurram as poucas empresas de alimento vivo que surgiram ou pensam surgir no mercado Português, a procurarem outros mercados, nomeadamente o Espanhol, onde as coisas funcionam de forma muito diferente, levando-nos depois a nós, a queixarmo-nos de não existir quem possa fazer face às nossas necessidades.
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados, mas o facto &eacute; que h&aacute; t&oacute;t&oacute;s que merecem ser enganados por aqueles t&oacute;t&oacute;s que aparecem aqui propositadamente para enganar outros t&oacute;t&oacute;s" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
saravasco
Membro Veterano
Registado: sexta out 19, 2007 10:51 pm

quinta fev 21, 2008 9:18 pm

gezzmo Escreveu:
MarcoAL Escreveu:Uma questão!
é um gasto de uns 20€ para 3 ou 4 dias de alimento para quem, como eu, mantém uma boa quantidade de residentes de sangue frio em sua casa.
Abraço
deves comprar alimento banhado em ouro n? por exemplo 20€ de tenebrio é mt tenébrio, so te dura isso se tiveres por ex 10 dragoes adultos a comer só tenebrio.
Relativamente a questão de criar, é preciso realmente pensar que nem todos tem tempo, espaço ou sequer jeito para isso. Por isso mesmo, ter uma empresa unicamente de alimento vivo, onde se pode confiar num alimento de qualidade é essencial.

Relativamente ao preço, apesar de estar totalmente fora disso, tenho ideia que portes elevam (e refiro me a empresa aqui citada) bastante o preço da encomenda. Refiro me a qualquer coisa como 12 euros (para a minha zona de residência).

O que pretendo com isto não é criticar nem nada que se pareça, porque os portes não são culpa da empresa! Mas como nunca encomendei alimento vivo, não tenho ainda noção das quantidades que se gasta, e que se encomenda de cada vez, e gostaria de saber se esses portes pesam muito no preço ou não.

Mais uma vez é uma duvida pessoal e para recolher opiniões, e não uma critica!
jmangelico
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 6:14 pm

quinta fev 21, 2008 10:08 pm

Mais uma vez vou expressar a minha opinião relativamente a questões que aqui se estão a confundir ou mesmo a fugir ao tópico. Um dos fundamentos empresariais é 'há mercado para tudo', ou seja, basicamente há clientes para praticamente qualquer que seja o negócio, obviamente com mais ou menos saída consoante o interesse e utilidade do produto ou serviço. Quero com isto explicar que apesar de haver pessoas que criam alimento para os seus animais haverá sempre um nicho de clientes para a empresa em questão ou outra qualquer do sector. Para quem cria o alimento, o importante é a poupança, o controlo pessoal da qualidade e o prazer, para quem compra, o importante é a comodidade, a opção de variar ou simplesmente a impossibilidade de produzir, há até quem alie o criar com o comprar. Os porquês destas opções são pessoais e irrelevantes, o importante da questão é que há procura e portanto há também resposta, há um mercado implantado.
Em resumo, não vale a pena tornar isto um ataque 'produção autónoma do alimento' versus 'compra de alimento-vivo', uma vez que há vantagens em ambas e, como tal, apologistas quer duma opção quer da outra.
<p>
</p>
Sadyk
Membro Veterano
Registado: quarta dez 05, 2007 10:59 pm

sexta fev 22, 2008 12:21 am

jmangelico Escreveu:Mais uma vez vou expressar a minha opinião relativamente a questões que aqui se estão a confundir ou mesmo a fugir ao tópico. Um dos fundamentos empresariais é 'há mercado para tudo', ou seja, basicamente há clientes para praticamente qualquer que seja o negócio, obviamente com mais ou menos saída consoante o interesse e utilidade do produto ou serviço. Quero com isto explicar que apesar de haver pessoas que criam alimento para os seus animais haverá sempre um nicho de clientes para a empresa em questão ou outra qualquer do sector. Para quem cria o alimento, o importante é a poupança, o controlo pessoal da qualidade e o prazer, para quem compra, o importante é a comodidade, a opção de variar ou simplesmente a impossibilidade de produzir, há até quem alie o criar com o comprar. Os porquês destas opções são pessoais e irrelevantes, o importante da questão é que há procura e portanto há também resposta, há um mercado implantado.
Em resumo, não vale a pena tornar isto um ataque 'produção autónoma do alimento' versus 'compra de alimento-vivo', uma vez que há vantagens em ambas e, como tal, apologistas quer duma opção quer da outra.
E' por isso que vale a pena esperar por as tuas respostas... tudo dito... lol.

Abraço
MarcoAL
Membro Júnior
Registado: segunda abr 24, 2006 1:48 pm

sexta fev 22, 2008 1:05 am

Banhado em ouro?!
Comprei há pouco tempo 200gr de tenebrio e outras tantas de zophoba e 2 caixinhas minúsculas (dose) de grilos numa loja na margem sul e ficaram lá os 20€, talvez o ouro tenha ido no saco que deitei no lixo. É preciso referir que eu especifiquei que me referia a lojas perto de casa, a que muitas pessoas têm de recorrer.

Experimenta dar a quantidade de alimento que aqui referi a 3 litorias, 2 barbudos, 3 caudicintus, 5 leopardos, 5 Tokais, um parsonii, um (removido
seguindo concelho de membro do forum), um tupinambis, 3 ceratophrys, 2 râs touro, 1 uromastyx e 7 tarantulas, todos adultos á excepção do (removido seguindo concelho de membro do forum) , isto para referir apenas os animais cá de casa que comem os referidos insectos, e diz-me com quanto ficas ao fim de 4 dias.

A parte em que referes o facto de 20€ ser muito em tenebrio é por si só um péssimo suporte á tua resposta, por vários motivos, nenhum animal pode/deve viver só ou maioritariamente de tenebrio, além de que não está nem perto de ser um dos alimentos ideias para qualquer réptil ou anfibio.Referiste o tenebrio que é o alimento mais barato. Mas a variedade paga-se.

Tenho 27 anos e tenho répteis e anfibios desde os 16, no tempo em que em Portugal só se encontravam tartarugas de faces rosadas e uma iguana a cada 200km, e quando havia um cynops orientallis ou uma tartaruga de carapaça mole numa loja toda a gente apontava e dizia "que coisa esquisita é aquela?"
Já sou de um tempo muito anterior a terem virado moda.

Quanto aos outros membros do fórum que responderam directamente ao meu post, embora não concorde com uma parte do que disseram, é absolutamente compreensivel que todos tenhamos opiniões variadas, todos temos direito a ela e se formos contra-argumentar cada vez que o outro acrescenta algo, torna-se um ciclo vicioso e acabamos fora do tema inicial. Só me resta agradecer as respostas porque discordam mas vêm acrescentar algo.

Só quero esclarecer que a minha ideia era colocar as pessoas frente á possibilidade de criar o próprio alimento e ajudar quem possa já ter tentado fazê-lo sem sucesso. E nunca aqui ataquei quem quer que seja que comercializa alimento vivo, fui bem claro quando disse que eu próprio compro regularmente. E também sou apologista do "cada macaco no seu galho" mas não sou extremista, e como tal gosto de fazer tudo aquilo que o tempo livre me permite e que sei fazer sem a necessidade de tirar um curso.

Aplaudo quem toma a iniciativa de produzir alimento vivo, acho que é de pessoas corajosas e com paixão pelo hobby, mas apartir do momento em que o mercado que temos apenas disponibiliza tenebrio, zophoba e grilos (ainda que apenas "temporariamente") dou-me por feliz pelo trabalho minimo que tenho para manter em casa uma certa variedade de espécies para manter a rotina alimentar dos animais que dependem dos cuidados que eu lhes proporciono. E o meu objectivo era que outras pessoas e os seus respectivos animais pudessem beneficiar do mesmo. É preciso que se note que existem riscos inerentes ao uso elevado de tenebrio, nomeadamente a nivel digestivo dos animais e por outro lado a zophoba é um alimento demasiado "gordo" para dar regularmente, logo a única alternativa para alimentação regular seriam os grilos, acho pouco.

Absolutamente impensável é alguêm abdicar de criar o seu próprio alimento vivo apenas para que não desencoraje uma empresa de o comercializar em Portugal. São as empresas que têm de ir de encontro ás necessidades dos clientes e não os clientes que se devem limitar a adquirir aquilo que uma empresa disponibiliza.

Para terminar vou apenas referir o essencial, aquilo a que me deveria ter limitado no primeiro post.

Criar insectos é fácil, economicamente acessivel, requer pouco tempo, e para quem tem verdadeira paixão pelo hobby torna-se uma experiência bastante enriquecedora.

Abraço a todos
gezzmo
Membro Veterano

sexta fev 22, 2008 2:42 am

MarcoAL Escreveu: Comprei há pouco tempo 200gr de tenebrio e outras tantas de zophoba e 2 caixinhas minúsculas (dose) de grilos numa loja na margem sul e ficaram lá os 20€
vais as lojas estas a espera de q?? milagres?? mas ja q crias assim tanto alimento qual a necessidade de la ires para comprar isso?
MarcoAL Escreveu: Experimenta dar a quantidade de alimento que aqui referi a 3 litorias, 2 barbudos, 3 caudicintus, 5 leopardos, 5 Tokais, um parsonii, um (removido
seguindo concelho de membro do forum), um tupinambis, 3 ceratophrys, 2 râs touro, 1 uromastyx e 7 tarantulas, todos adultos á excepção do (removido seguindo concelho de membro do forum) , isto para referir apenas os animais cá de casa que comem os referidos insectos, e diz-me com quanto ficas ao fim de 4 dias.
tens ai animais q comem quase 1 grilo por mes, e outro vegetariano...
mas olha q eu tb tenho q alimentar bastantes, a volta de 20 leos, 1 DB, 1 Vittatus, tartarugas.
MarcoAL Escreveu: nenhum animal pode/deve viver só ou maioritariamente de tenebrio, além de que não está nem perto de ser um dos alimentos ideias para qualquer réptil ou anfibio.
vai dizer isso ao Ron Tremper, e olha q qd tu nasceste ja ele criava geckos ;)
MarcoAL Escreveu: Tenho 27 anos e tenho répteis e anfibios desde os 16, no tempo em que em Portugal só se encontravam tartarugas de faces rosadas e uma iguana a cada 200km, e quando havia um cynops orientallis ou uma tartaruga de carapaça mole numa loja toda a gente apontava e dizia "que coisa esquisita é aquela?"
Já sou de um tempo muito anterior a terem virado moda.
és muito pouco mais velho q eu, e tb comecei nessa altura com as famosas tartarugas, q por sinal ainda estao ca em casa....[/quote]
MarcoAL Escreveu: mas apartir do momento em que o mercado que temos apenas disponibiliza tenebrio, zophoba e grilos (ainda que apenas "temporariamente")
não tens andando atento, ou entao vais as lojas erradas, ja encontras bem mais q isso...

parece q ficaste um pouco ofendido c a minha observaçao, mas a intensao n foi essa, sabes mt bem q 20€ (sem ser em lojas de esquina) em alimento vivo para um consumidor comum dá e sobra para um bom tempo, n estou a desencorajar ninguem, eu proprio crio algum alimento, a unica coisa q disse é q inevitalvelmente temos q recorrer a um fornecedor para nos abastecermos e repor o stock, ate tu o fizeste qd foste a tal loja. agora temos q ver a rentabilidade da criaçao, se por ex tiver uma cobra, vou criar alimento para q? tenho mais despesa com gaiolas e comida pos ratos, n vale a pena, se por acaso tiver uma tarantula, se calhar ate rende ter uma colonia de baratas ou o q quer q seja, o q é certo é q mais tarde ou mais cedo tens q comprar alimento, e qt mais animais tens, maior a prioricidade com q o fazes, pq o q se cria n chega...

tenho dito, pah e nada de mal entendidos, n estou aqui para julgar ninguem, nem para criar atritos ;)
<p> </p>
<p> </p>
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

sexta fev 22, 2008 9:03 am

MarcoAl, pelos vistos partilhamos as mesmas paixões por anfíbios, embora eu me vire mais para os "micro-anfíbios" (Dendrobates e afins), embora tenha anfíbios de maior poarte, como 2 pachys labiatum e 1 Ambystoma mavortium.
Eu também crio o meu alimento, mas por vezes tenho de recorrer quer a lojas quer a empresas, mas aprendi a gostar de criar alimento para os meus animais.
negritus
Membro
Registado: sábado fev 23, 2008 2:14 pm

domingo fev 24, 2008 2:43 pm

o site quje falam vendem ratos vivos
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”