Lampada UVB

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Zilla
Membro
Registado: quinta fev 21, 2008 10:30 pm
Localização: Um cao rafeiro , Cadela rafeira e filhota rafeirinha tambem , uma iguana e umas quantas galinhas

quinta mar 20, 2008 1:32 pm

Pedromanu Escreveu:pessoal tou com uma dúvida, na caixa da minha lâmpada diz:

- Efectivo acima dos 30cm ( será que já é moderna? xD )

agr desculpem a minha ignorancia, mas a distancia e da parte seca ate ao bocal da lâmpada ou ate a parte inferior da mesma?
:?

Oh P_R ... fds.. para nao haver enganos é que eu COLOQUEI LA A IMAGEM E DESCRIÇAO DA LAMPADA.. nao???

Quanto eu sei, todas as lampadas de UVB e UVA, nao fogem muito desta imagem que coloquei aqui da caixa da lampada.. todas têm capas mt identicas.. e nada melhor que ler as informaçoes da lampada..

Eu fui ao horto desconhecendo as lampadas .. e nao peguei numa a sorte pq era mais barata.. se ia la para comprar para a iguana , tinha de ler minimamente a caixa... Nao acredito que haja quem va a um horto ou assim comprar uma lampada para reptil e traga para plantas..
Porque se eu vou comprar uma lampada é porque me informaram minimamente q precisaria duma lampada assim e assado..
Mas n falo mais disto para nao me voltarem a chamar d...

Porque quanto ao substracto eu concordei ..

As provocaçoes vou fazer de conta que nao as li caro P_R..

:arrow:
Última edição por Zilla em quinta mar 20, 2008 1:49 pm, editado 2 vezes no total.
NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

quinta mar 20, 2008 1:36 pm

agr desculpem a minha ignorancia, mas a distancia e da parte seca ate ao bocal da lâmpada ou ate a parte inferior da mesma?
É da zona seca até à lampada, à parte inferior da mesma...

Qual é essa lampada?

Não vale a pena "arriscar" na minha opinião, mete a 20 cm que é o melhor...

Ainda assim diz que lampada é para "investigar" =)
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

quinta mar 20, 2008 1:54 pm

Zilla... Tu és IMPRESSIONANTE!

So ves aquilo que queres ver... Olha o que eu escrevi:
P_R Escreveu:Qual é a parte que nao percebes-te que um trauseunte pode comprar uma lampada UV inadequada num horto?

PS: Eu sei que recomendas-te uma correcta mas... RECOMENDAR nao significa que a pessoa va escolher essa, e ao descolar-se a um horto, pode cair na asneira de trazer uma mais barata e ser para plantas e nao repteis, entendido?? Dai ter alertado para o facto de que nem TODAS servem... Ta ruim...
Tu és mesmo incrivel... Qual é a merrda pa parte que tu nao percebes-te??? ate me fazes perder a paciencia, dass...
~
Eu por acaso disse que recomendas-te mal? Eu por acaso disse que nao se deve comprar produtos em hortos? Eu por acaso disse que NAO TINHAS RAZAO??
Eu so chamei a atençao porque podemos comprar produtos inadequados num horto, onde ha uma gama de escolha muito mais abrangente que uma pet shop....

Alias, nem respondo mais a comentarios teus... Arranjas sempre forma de inventar qualquer merrda para ficar por cima na conversa. Se isso te faz feliz, porreiro, és o maior, agora nao me chateies mais que eu tenho mais onde perder o tempo senao em conversas estupidas como esta...

Ganhas-te, leva lá a trotinete...

Quanto ao que realmente interessa, nhamnham, a tua concepçao faria muito sentido (eu percebo onde queres chegar), mas como a 30 cm a radiaçao é quase nula, até podia ser uma 100.0 que a mais que essa distancia nao cumpriria a sua funçao, percebes?

Se vires neste link, http://www.exo-terra.com/en/products/li ... _bulbs.php, pode ver que a quantidade de raios emitidos é a mesma nas lampadas, so que umas emitem, por exemplo, 80% de UVA e 20% de UVB e outras emitem o inverso (mero exemplo). Sendo assim, a mais que essa distancia, o racio continua a ser o mesmo (continua a chegar 80% de UVA e 20% de UVB), mas a quantidade destes raios é quase nula ;)
johnnyodc
Membro Veterano
Registado: terça out 09, 2007 1:38 pm

quinta mar 20, 2008 2:04 pm

Ganhas-te, leva lá a trotinete...
:lol:
<p>Johnny</p>
<p>Nao sou ginecologista, mas posso dar uma vista de olhos. . .xD</p>
Pedromanu
Membro
Registado: quinta fev 21, 2008 8:12 pm

quinta mar 20, 2008 6:57 pm

NhamNham Escreveu:

Qual é essa lampada?

é uma Reptil Glo 5.0 UVB da Exoterra xD

e diz la que é efectiva acima dos 30 cm :P
Taelife
Membro Veterano
Registado: sexta dez 14, 2007 12:08 pm

quinta mar 20, 2008 8:11 pm

Pedromanu Escreveu:
NhamNham Escreveu:

Qual é essa lampada?

é uma Reptil Glo 5.0 UVB da Exoterra xD

e diz la que é efectiva acima dos 30 cm :P
como alguém me disse (sorry, n me recordo), as lampadas não chegam aos trinta centimetros e simplesmente param. não, ha uma gradação subtil para o desaparecimento dos raios, acima dos 30 centimetros. no entanto, a radiação que se quer para o réptil estará lá a menos de 30 centimetros da lampada ;)

por isso.. sao todas efectiuvas acima dos 30, nao querendo issodizer que são boas acima dos 30 ;)
0.1.0 Chamaeleo Calyptratus
shanebeschen
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm

quinta mar 20, 2008 8:24 pm

Eu interpreto por "efectivo" como cumpridor do objectivo de erradiar uma determinada percentagem de uv a uma determinada distancia .
Nao é pelo facto de continuar a emanar uv a 100cm q se pode considerar efectivo .
Efectivo ou golpe de marketing n sei nem me interessa , eu uso entre os 15 e os 25cm dependendo na necessidade de uv do animal em questao .
O sol tb emite uv a qq distancia q a terra esteja mas so se torna efectivo em determinados contextos qd a terra lhe esta a uma certa distancia .
NhamNham
Membro Veterano
Registado: quarta mai 16, 2007 1:59 pm

quinta mar 20, 2008 10:15 pm

P_R Escreveu: Quanto ao que realmente interessa, nhamnham, a tua concepçao faria muito sentido (eu percebo onde queres chegar), mas como a 30 cm a radiaçao é quase nula, até podia ser uma 100.0 que a mais que essa distancia nao cumpriria a sua funçao, percebes?

Se vires neste link, http://www.exo-terra.com/en/products/li ... _bulbs.php, pode ver que a quantidade de raios emitidos é a mesma nas lampadas, so que umas emitem, por exemplo, 80% de UVA e 20% de UVB e outras emitem o inverso (mero exemplo). Sendo assim, a mais que essa distancia, o racio continua a ser o mesmo (continua a chegar 80% de UVA e 20% de UVB), mas a quantidade destes raios é quase nula ;)
Se é como disses, percebido... é fácil perceber :lol:

O erro estaria na forma com se interpreta essa percentagem de emissão de UVB, que foi interpretada como uma lampada de cerâmica por exemplo, fazendo a mesma associação...
O que está pelos visto errado...

Ok :wink:
scoobydooo
Membro Júnior
Registado: segunda mar 03, 2008 12:24 pm

sábado abr 05, 2008 10:45 pm

ui ui!! :?

ontem fui comprar uma lampada, mas acho que me enganei...
em vez de comprar a repti glo comprei a sun glo.

ainda não tinha vindo cá desde que colocaram aquela foto da repti glo :(

será que serve para o mesmo efeito ou é completamente inapropriada?

a designação é:
- sun glo daylight 50w
- amplo espectro de luz diurna para terrários
- cria um angulo de calor termo regulador
- aumenta a temperatura ambiental no terráio
- estimula o comportamento natural dos animais graças a irradiação dos raios uva
- pode combinar-se com night glo e heat glo

obrigada!
Blood_TAster
Membro Veterano
Registado: domingo jul 30, 2006 6:53 pm

domingo abr 06, 2008 3:30 am

Hum... acho que não, uma vez que pela descrição que deste, essa apenas irradia UVA e não UVB... Essa podes usar é tipo, para fazer o basking spot... digo eu... :roll:

Tens de comprar uma UVB mesmo, pois irradia UVA+UVB. :wink:
<p><strong>Est&aacute; a pensar comprar um c&atilde;o/gato? V&aacute; a um canil e adopte um...</strong></p>
<p><strong>Detesto testes em animais..s&atilde;o est&uacute;pidos..pois fazem com eles que fiquem nervosos e depois eles d&atilde;o as respostas todas erradas.</strong></p>
scoobydooo
Membro Júnior
Registado: segunda mar 03, 2008 12:24 pm

domingo abr 06, 2008 8:14 am

hum...

por acaso a caixa também diz basking spot lamp, mas o que é isso exactamente? :?

será que na loja não trocam? (comprei na ornimundo) - ou até dão jeito as duas?

obrigada!!!
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

domingo abr 06, 2008 9:19 am

Podes conjugar as duas, colocas uma perto da outra e ele vai procurar esse foco de calor para para fazer a digestão e assim recebe os ultravioletas da ubv.
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
Cartoon99
Registado: quarta jan 06, 2010 1:10 pm

quarta jan 06, 2010 1:26 pm

boas, sou novo nisto :P

tou a montar o meu aquaterrario para duas pequenas tartarugas, falta-m apenas a lampada, gostava de saber se tambem arranjaram o casquilho para a lampada :P

e tenho outra pergunta... sendo que apenas um fundo do aquario se encontra com agua, o resto do aquario fica embaciado isso deve-se a que?

se ajudar tambem sou da maia LOL

desclpem la se tou a dizer alguma asneira mas sou novo nas andanças das tartaruguinhas ;P

Abraço :) :)
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

quarta jan 06, 2010 1:37 pm

Cartoon99 Escreveu:boas, sou novo nisto :P

tou a montar o meu aquaterrario para duas pequenas tartarugas, falta-m apenas a lampada, gostava de saber se tambem arranjaram o casquilho para a lampada :P

e tenho outra pergunta... sendo que apenas um fundo do aquario se encontra com agua, o resto do aquario fica embaciado isso deve-se a que?

se ajudar tambem sou da maia LOL

desclpem la se tou a dizer alguma asneira mas sou novo nas andanças das tartaruguinhas ;P

Abraço :) :)
Este tópico tem quase 2 anos...

Se usares uma lâmpada normal para dar luz, qualquer casquilho serve. Eu nas tartarugas terrestres uso um foco com a Lâmpada de UV, normalíssimo.

Se o vidro fica embaciado é da evaporação da água e da diferença de temperatura entre o interior e o exterior do aquaterrario (passa-se o mesmo com os vidros dos carros, ou das janelas das nossas casas, por exemplo)
Cartoon99
Registado: quarta jan 06, 2010 1:10 pm

quarta jan 06, 2010 1:44 pm

pois eu reparei mas talvez tivesse ajuda na mesma :P eu qeria por uma uvb mas penso q a rosca seja a mesma, onde arranjo esse suporte?

quanto ao embaciamento eu sei.. mas o q farei para resolver isso?

obrigada pela resposta :)
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”