Ajuda quanto a uma tartaruga/ cágado

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

terça jun 03, 2008 5:18 pm

ruanda Escreveu:
Native Escreveu:Para grande surpesa de todos é um mauremys leprosa 8) 8)

.
Eu pelo menos estou estupefacto!!!
:D :D
8) 8)
FlorbelaM
Membro Júnior
Registado: domingo jun 01, 2008 10:31 am

terça jun 03, 2008 11:32 pm

Eu já me tinha convencido que seria melhor liberta-lo, mas como pedi informação ao ICN que me ficaram de dar uma resposta agora encontro-me à espera até para saber o melhor sitio aqui na zona onde o largar porque eles devem saber, pois sei que nos rios aqui próximos os agricultores costumam apanha-los quando criam barreiras para quebrar o curso de água mas só agora percebi ser esta espécie, inclusive conheço uma pessoa que tem dois, mas que se encontram num jardim com areia e água. Quando o libertar quero que fique longe de qualquer perigo.
Já agora conto-vos uma situação com a qual me deparei e que achei de certa forma engraçada. Eu tenho o cágado numa piscina de criança com água, onde no meio tenho rochas para que ele possa estar fora de água sempre que quiser. Ontem tentei perceber o que comia, tentei dar-lhe camarão e ração das minhas tartarugas e nada.....caracóis...couves...espinafre.....inclusive sardinha e nada... Hoje de manha encontrei vestígios de um pássaro, um pardal de telhado dentro da água o que me deixou seriamente a pensar sobre como o caçou, mas realmente ele precisa e vai ser libertado porque provou ser deveras um grande predador selvagem só me resta receber resposta da parte do ICN porque já agora quero aguardar pela sua resposta pois podem até dar-me alguma sugestão sobre o melhor sitio para colocar o animal e onde eu tenha a certeza que não fica em perigo.
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

terça jun 03, 2008 11:34 pm

FlorbelaM Escreveu:Eu já me tinha convencido que seria melhor liberta-lo, mas como pedi informação ao ICN que me ficaram de dar uma resposta agora encontro-me à espera até para saber o melhor sitio aqui na zona onde o largar porque eles devem saber, pois sei que nos rios aqui próximos os agricultores costumam apanha-los quando criam barreiras para quebrar o curso de água mas só agora percebi ser esta espécie, inclusive conheço uma pessoa que tem dois, mas que se encontram num jardim com areia e água. Quando o libertar quero que fique longe de qualquer perigo.
Já agora conto-vos uma situação com a qual me deparei e que achei de certa forma engraçada. Eu tenho o cágado numa piscina de criança com água, onde no meio tenho rochas para que ele possa estar fora de água sempre que quiser. Ontem tentei perceber o que comia, tentei dar-lhe camarão e ração das minhas tartarugas e nada.....caracóis...couves...espinafre.....inclusive sardinha e nada... Hoje de manha encontrei vestígios de um pássaro, um pardal de telhado dentro da água o que me deixou seriamente a pensar sobre como o caçou, mas realmente ele precisa e vai ser libertado porque provou ser deveras um grande predador selvagem só me resta receber resposta da parte do ICN porque já agora quero aguardar pela sua resposta pois podem até dar-me alguma sugestão sobre o melhor sitio para colocar o animal e onde eu tenha a certeza que não fica em perigo.
O meu avô tinha um na casa da quinta onde guardava as batatas para caçar os ratos...
FlorbelaM
Membro Júnior

terça jun 03, 2008 11:46 pm

achei bastante engraçado porque parece um animal muito calmo e indefeso, assim se vê como nos enganamos :D
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quarta jun 04, 2008 1:32 am

Só não percebo uma coisa...

A espécie está mais que identificada. Para quê estar à espera de resposta do ICNB ( suponho que a mensagem foi enviada para os serviços centrais que têm em mãos 1001 coisas prioritárias... ), que demorará provávelmente bastante tempo a chegar, para libertar o animal?...
Não existe por essas bandas uma barragem ou represa onde libertar o animal, longe dos perigos mencionados??

Eu por vezes tenho alguma dificuldade em perceber alguns "amigos da fauna"... :roll:
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Sadyk
Membro Veterano
Registado: quarta dez 05, 2007 10:59 pm

quarta jun 04, 2008 1:57 am

fang Escreveu:Só não percebo uma coisa...

A espécie está mais que identificada. Para quê estar à espera de resposta do ICNB ( suponho que a mensagem foi enviada para os serviços centrais que têm em mãos 1001 coisas prioritárias... ), que demorará provávelmente bastante tempo a chegar, para libertar o animal?...
Não existe por essas bandas uma barragem ou represa onde libertar o animal, longe dos perigos mencionados??

Eu por vezes tenho alguma dificuldade em perceber alguns "amigos da fauna"... :roll:
Subscrevo... não é por teres comunicado à ICN que até obteres uma resposa para a libertação da mesma, esta fica legal...

Cumprimentos
ruanda
Membro Veterano
Registado: terça ago 28, 2007 12:43 pm

quarta jun 04, 2008 5:35 pm

Florbela, fizeste o pedido como? Por mail?
Eu em Outubro passado fiz um pedido de esclarecimento ao ICN por mail que me respondeu 2 dias depois.
Se fizeres uma insistência (insistência no assunto do mail, ou fax...) e disseres que é urgente, pode ser que tenhas mais sorte... :wink:
FlorbelaM
Membro Júnior

quarta jun 04, 2008 9:22 pm

Obrigado pela dica.
Eu fiz o pedido por mail. Foi o veterinário que me deu o contacto de telemóvel de um elemento do ICN. Liguei-lhe e ele mesmo pediu para lhe mandar as fotos por mail. Como não consegui enviar porque ele devia ter o mail sub-carregado voltei a contactá-lo e ele deu-me um novo mail que aceitou o meu e-mail.
FlorbelaM
Membro Júnior

sábado jun 07, 2008 7:05 pm

Boa tarde:
Ainda não obti respostas do INCB, no entanto baseando-me nos vossos conselhos e nas pesquisas que realizei, voltei a entregar o cágado à natureza.
Procurei um local de dificil ecesso por parte dos carros, no meio do campo, onde existe um charco de água, eucaliptais e também campos de vegetação densa, ele pareceu-me feliz e espero que desta vez se mantelha longe das estradas, pelo menos ficou bem longe. Na zona existem caminhos de chão que só passam tractores, motas os motos 4, pois é mesmo uma zona de campo.
Beijos a todos e obrigado pela vossa participação e ajuda

Florbela Margarida
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”