substrato para Db!!!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

gangstar
Membro Veterano
Registado: segunda mar 17, 2008 8:40 pm

domingo jul 20, 2008 11:46 am

Brake Escreveu:é isto? isto conheço, e isso nao se degrada com a agua?
Degrada, mas para terrarios deserticos é bem fixe, falo por mim, fiz uns apoios para o tronco do meu DB e até agora está bom, ja tenho ai uns 3 meses a vontade! Também fiz uma toca para geckos!
Para terrarios humidos e simples, compras verniz não toxico e esta feito!Abraço
<p>2.2.0-Yi Yellow; Normal/Yi Yellow; Normal; SHTCTB (het raptor het eclipse)</p>
<p></p>
Brake
Membro Veterano
Registado: sexta jun 13, 2008 1:31 pm

domingo jul 20, 2008 11:53 am

pois verniz...entao e dis-me uma coisa, se eu fiser um bebedouro ou um comedouro com a argila revestida com verniz, aguenta-se bem?
Brake
gangstar
Membro Veterano
Registado: segunda mar 17, 2008 8:40 pm

domingo jul 20, 2008 12:09 pm

yah na boa, mas é preciso muita atenção ao tipo de verniz!
Abraço
<p>2.2.0-Yi Yellow; Normal/Yi Yellow; Normal; SHTCTB (het raptor het eclipse)</p>
<p></p>
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

domingo jul 20, 2008 1:19 pm

Verniz só conheço um, o verniz de água da Dyrup, de qualquer modo não necessitas de fazer o bebedouro e o comedouro em argila, podes colocar um recipiente em plástico e aplicá-lo na argila antes de estar seca.

É isso mesmo P_R obrigada.

Eu 2ª. feira já vos mostro como é que fica :wink:
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
PedroM10
Membro Veterano
Registado: terça jul 10, 2007 10:46 pm

domingo jul 20, 2008 2:16 pm

ahaha..

Está a querer parecer que vou fazer como tu kitten. Kuando tiveres isso acabado mostra ai umas fotos para ver o efeito, já ando a ficar com umas ideias fixes para aplicar esse barro.
0.2 Eublepharis macularius &nbsp;(Hi Yellow/Super hypo tangerine carrot tail (baldy)) 1.0 Mesocricetus auratus (Light grey long haired)
kitten
Membro Veterano

domingo jul 20, 2008 2:35 pm

Sim, mas eu para já só irei fazer a base do terrário, não sei até que ponto para fazer fundos ou laterais será resistente, mas nada como experimentar, eu até tenho cá os "tecs" da minha filha trabalhar a pasta de moldar :wink:
Madalena Marques
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

domingo jul 20, 2008 8:11 pm

Ditados há muitos cá pelo nosso país.... uns metem burros ao barulho outros porcos, e uma substancia segregada pelas ostras. :o

Em qualquer caso em relação a substratos para DBs areia, argila (com uma camada de pó de argila misturada com areia para a camada superior), ou mesmo um substrato com húmus misturado com uma percentagem muito alta de areia e terriço de folhas para simular o chão dos bosques arídos onde também habitam são uma boa opção, se bem que esta eu deixava para quando fossem já granditos.

Quanto ao resto são quase mitos urbanos...
kitten
Membro Veterano

domingo jul 20, 2008 8:18 pm

Thorgarth Escreveu:Ditados há muitos cá pelo nosso país.... uns metem burros ao barulho outros porcos, e uma substancia segregada pelas ostras. :o

Em qualquer caso em relação a substratos para DBs areia, argila (com uma camada de pó de argila misturada com areia para a camada superior), ou mesmo um substrato com húmus misturado com uma percentagem muito alta de areia e terriço de folhas para simular o chão dos bosques arídos onde também habitam são uma boa opção, se bem que esta eu deixava para quando fossem já granditos.

Quanto ao resto são quase mitos urbanos...
Não seja por isso, eu sou apologista de chamar os bois pelos nomes, ou seja, "burro velho não aprende línguas e o outro atirar pérolas a porcos. Nem um nem outro a mim servem, é que sou velha mas continuo a adorar aprender, aliás aprendo diariamente, logo a questão das pérolas e dos porcos a mim também não se coloca, é que eu sou daquelas a quem as pedras não caem em saco rôto.

Aliás no caso dessa sua resposta há um ditado que se aplica na perfeição, Não há pior cego do que aquele que não quer ver.

Mas adiante, mito urbano ou não, é-me absolutamente indiferente, continuo a preservar mais o bem estar dos meus animais em deterimento da beleza, como tal uso papel de cozinha.
Vou experimentar a argila porque me dá a sensação de ser inócua como tal nada como testar.
Madalena Marques
jmangelico
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 6:14 pm

domingo jul 20, 2008 10:29 pm

Thorgarth Escreveu:Quanto ao resto são quase mitos urbanos...
Wrong!

Imagem
General substrates that you want to avoid putting in your reptile's enclosure include:
* Calcium based sand
* Vita sand
* Play sand
* Dirt
* Bark
* Woodchips
* Walnut shells
* Corn cob
Remember that the majority of reptiles that are sold as dessert species are not dessert in the terms of naturally housed on sand in the wild.

in http://www.petadvice.com.au/reptile-impaction/
Impaction

Bearded dragon impaction is probably the most feared health risk for dragon owners. This is probably one of the most talked about subject that I have seen, related to bearded dragon health. Fear of impaction is the very reason the subject of bearded dragon substrate is so controversial.

in http://www.ukbeardeddragons.co.uk/health.htm
Dangerous Substrates

Another major contributor to impaction is the ingestion of substrate. Many particulate substrates can pose a risk. In many cases, Calci-Sand has been reported to have caused impaction. However, it is not alone; any type of pellets (such as Rabbit Pellets), pebble-like substrates, and several dried plant-based substrates are also known to present a high risk. Play sand can also cause impaction if it is ingested on a regular basis, or if a great deal of it is ingested at one time.

The packaging of many substrates claim that they are completely digestible. However, please be very wary of claims from the manufacturers of these products. Unlike products for human consumption or use, the safety of products used for our pets is under no such regulation.

Before trusting a substrate, do some research to discover what those with lots of personal experience think about it. Many calcium-based substrates (including, but not limited to Calci-Sand) not only claim that their substrate is digestible, but also claim that it is beneficial for your bearded dragon's health if they do ingest it, because it is a source of calcium for them. However, a bearded dragon may be inclined to eat more of this substrate than is good for them, if they feel a need for additional calcium in their diet. And they are NOT digestible, as they claim. Combine the difficulty of digestion with the increased likelihood of ingestion, and you may have yourself a very sick bearded dragon.

in http://www.beardeddragon.org/articles/impaction/
Não são simplesmente mitos urbanos, já segui de perto um caso de impactação num dragão juvenil que ia morrendo devido a substrato solto e acredita, é um risco real, principalmente em indivíduos jovens. Mesmo em adultos, não deixa de ser um risco.
<p>
</p>
ruibd
Membro
Registado: quarta jan 09, 2008 9:36 pm

domingo jul 20, 2008 10:42 pm

kitten faz lá isso na segunda e põe umas fotos :D vais ser a nossa cobaia :lol: :lol:

Já ando à muiito tempo à procura de um substrato decente para os meus DB´s...
1.1.0 Pogona vitticeps
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

domingo jul 20, 2008 10:55 pm

jmangelico Escreveu:
Thorgarth Escreveu:Quanto ao resto são quase mitos urbanos...
Wrong!

Imagem
General substrates that you want to avoid putting in your reptile's enclosure include:
* Calcium based sand
* Vita sand
* Play sand
* Dirt
* Bark
* Woodchips
* Walnut shells
* Corn cob
Remember that the majority of reptiles that are sold as dessert species are not dessert in the terms of naturally housed on sand in the wild.

in http://www.petadvice.com.au/reptile-impaction/
Impaction

Bearded dragon impaction is probably the most feared health risk for dragon owners. This is probably one of the most talked about subject that I have seen, related to bearded dragon health. Fear of impaction is the very reason the subject of bearded dragon substrate is so controversial.

in http://www.ukbeardeddragons.co.uk/health.htm
Dangerous Substrates

Another major contributor to impaction is the ingestion of substrate. Many particulate substrates can pose a risk. In many cases, Calci-Sand has been reported to have caused impaction. However, it is not alone; any type of pellets (such as Rabbit Pellets), pebble-like substrates, and several dried plant-based substrates are also known to present a high risk. Play sand can also cause impaction if it is ingested on a regular basis, or if a great deal of it is ingested at one time.

The packaging of many substrates claim that they are completely digestible. However, please be very wary of claims from the manufacturers of these products. Unlike products for human consumption or use, the safety of products used for our pets is under no such regulation.

Before trusting a substrate, do some research to discover what those with lots of personal experience think about it. Many calcium-based substrates (including, but not limited to Calci-Sand) not only claim that their substrate is digestible, but also claim that it is beneficial for your bearded dragon's health if they do ingest it, because it is a source of calcium for them. However, a bearded dragon may be inclined to eat more of this substrate than is good for them, if they feel a need for additional calcium in their diet. And they are NOT digestible, as they claim. Combine the difficulty of digestion with the increased likelihood of ingestion, and you may have yourself a very sick bearded dragon.

in http://www.beardeddragon.org/articles/impaction/
Não são simplesmente mitos urbanos, já segui de perto um caso de impactação num dragão juvenil que ia morrendo devido a substrato solto e acredita, é um risco real, principalmente em indivíduos jovens. Mesmo em adultos, não deixa de ser um risco.
O amigo angelico, ainda te das ao trabalho??

Provavelmente ele vai-te responder que ja conhece e que a probabilidade é baixa, e que na natureza habitam o "Great Sandy Desert"... pepepepepe....

Sao como o S. Tomé que so acredita quando ve. O pior é que quando virem, pode ser tarde...

Acho que todos devemos ponderar e avaliar aquilo que nos dizem, e nao fazer exactamente aquilo que nos dizem sem primeiro reflectir. E o amigo Thorgarth tem muito esse habito, o problema é que quase sempre reflete e conclui para o torto. Veja-se o caso das leis, o caso da lampro, etc.
Achas que vale a pena dizer mais uma vez aquilo que foi dito ja mil e uma vezes? Eu ca acho que nao, mas isso sou eu...
tlopes

segunda jul 21, 2008 10:21 am

O tópico foi editado. Por favor consultar as regras de utilização do fórum.

Melhores cumprimentos,
kitten
Membro Veterano

quarta jul 23, 2008 10:37 am

1ª. experiencia, para um terrário de fundo 50*50

Imagem

ainda não está seco nem invernizado.
Madalena Marques
Armindo77
Membro Veterano
Registado: quinta set 06, 2007 4:21 pm

quarta jul 23, 2008 10:56 am

Fixe!

As possibilidades parecem imensas! Será que tem consistência para fazer tocas para geckos, por exemplo? E laterais?

Obrigado!
<a class="attribute-value" href="http://ciliatus-pt.blogspot.pt" target="_blank"><u><strong>ciliatus-pt.blogspot.pt</strong></u></a>
kitten
Membro Veterano

quarta jul 23, 2008 3:37 pm

Se reparares há 2 tipos de massa ali. A mais escura é argila de modelagem, a mais clara é Terracota - massa de modelar.

A argila dá para fazer tocas, até porque é mais rija, mais dificil de modelar, a terracota é mais mole, para fazer uma toca só forrando uma cx. plástica por exemplo.

Para os laterais não faço uma ideia, é bem provavel que dê desde que se faça como eu fiz, fora do terrário em cima duma base e depois de seca e envernizada ser colada. Nada como experimentar.
Madalena Marques
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”