Na toca humida a humidade deve estar perto dos 65% (penso eu que nunca medi)Thorgarth Escreveu:Só a titulo de curiosidade que humidade achas que seria aconselhavel durante a muda?
Os Geckos precisam de Tapete?onde?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mar 17, 2008 8:40 pm
<p>2.2.0-Yi Yellow; Normal/Yi Yellow; Normal; SHTCTB (het raptor het eclipse)</p>
<p></p>
<p></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm
Gangster acredita que num espaço tão reduzido e abafado, com material humido a húmidade deve estar um "pouco" acima... Mas basta colocar lá uma sonda e tens uma leitura. eu nunca fiz nenhuma mas acradito que deve andar por volta dos 80%...gangstar Escreveu:Na toca humida a humidade deve estar perto dos 65% (penso eu que nunca medi)Thorgarth Escreveu:Só a titulo de curiosidade que humidade achas que seria aconselhavel durante a muda?
<p><a href="http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG">http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG</a>]</p>
se fores á pagina dois deste topico reparas la que eu pus o topico do pedroM10 la esta se nao leres para tras é obvio que vais andar a mandar umas frases pro tecto a ver se cola lolgangstar Escreveu:Vocês vão pelo que diz na net e depois não digam que se arrependem, a um topico sobre geckos que o PedroM10 fez que está excelente, e so ir aos inamoviveis que está lá, humidades a 70%, burrifar o terrario
quanto ao topico do pedro ás de me dizer la se refere humidades tipo eu procurei nao encontrei mas posso ser eu que esteja a ver mal!!!
nao leves a mal mas aqui nesta tua resposta estas a ser um bocado inconpreenssivo porque se nao vou pelo que diz na net entao vou onde?? nao sei se reparas-te eu deixei la as fontes onde fui buscar a informacao e outra coisa este forum é ONLINE = esta na internet...
um bocado de humildade em todos fica sempre bem... le bem o topico de inicio a fim e veras que dei prioridade aos topicos aqui postados nomeadamente o do pedro M10 e depois fui apenas esclarecer-me noutro site de internet!
saludos zwara.
PS con isto nao quero começar mais umas das infindaveis discussoes a que assisto por estes forum fora!! por isso nao vale a pena responderes com provocacoes nao vais la lol

zwara Escreveu:nao entendas isto como critica mas as vezes basta um pouco de pesquisa pelo forum e encontras o que pretendes le por favor isto com muita atencao se pretendes ter mesmo um gecko e cuidar bem dele pelo menos espero que assimiles toda esta informacao e se tiveres duvidas de alguma dela perguntes para que clarifiques tudo antes de ter o animal que tanto desejas e que vais fazer bem feliz
aqui fica o link consulta-o le muito bem ai diz muita cois mesmo muitae agradece ao autor dele por partilhar tanta info connosco
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=51886[/url]
como prova aqui fica o post onde citei o topico do pedroM10
e aproveito desde ja para lhe dar os parabens (ao pedro e ao mentor dele o gezzmo) esta optimo mesmo , parabens aos dois

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm
Vamos lá ver se deixamos de utilizar este tipo de argumentos de forma genérica.Nazgul90 Escreveu:Eu concordo com todas as opinioes,mas acho que a ceramica e melhor,porque na natureza o calor vem de cima (do sol),a menos que haja actividade vulcanica por baixo,o que aquece o solo por baixo.
O argumento da Lâmpada Vs tapede/cordão para os lagartos ou cobras não tem tanto a ver com essa situação ou factor antes com o facto da maior percepção dos lagartos ao calor que vem de cima. Não sei se é cientificamente correcto afirmar isso mas dou por acente que a sua percepção é mais apurada em relação ao calor que vem de cima, face ao das cobras que como rastejam junto ao solo, não havendo assim grande diferença na percepção da "temperatura do ar" e da temperatura do substrato.
É simplista e errado dizer que o calor vem de cima e não da terra... Sabem porque é que os lagartos gostam de escolher rochas como basking spots?!?!?! Já repararam que em determinadas situações a temperatura ao nivel do solo (temperatura de contacto) é BEM mais alta que a temperatura ambiente, não obstante a fonte térmica ser o sol (logo vir de cima)?
É óbvio que não é relevante a temperatura do solo em determinadas espécies ou em determinados habitats.... Uma espécie que habite uma floresta tropical húmida ainda que tenha uma temperatura relativa na casa dos 30º essa temperatura no solo irá ser mais baixa ou similar. Já uma espécie que viva numa zona árida e rochosa em África esses mesmos 30º em cima de uma rocha com exposição directa ao sol são capazes de não ser precisamente 30º....
A questão aqui tem a ver com o tipo de animal... Como pessoal mais entendido em geckos já disse é preferivel ter uma lâmpada (apesar de eu defender que ter TAMBÉM um tapete ou cabo fraquito em parte do terrario não se perde nada e durante a noite é porreiro). Assim como também não se deve colocar um tapete ou cabo por de baixo do terrario de uma espécie escavadora (por razões óbvias).
<p><a href="http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG">http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG</a>]</p>
só uma pequena dúvida, os grandes criadores que têm os geckos alojados em racks com caixas de plástico também as aquecem com lâmpadas de cerâmica?
cumps
cumps
<strong>BMPS
"O Homem tem feito na Terra um Inferno para os Animais." Arthur Schopenhauer</strong>
"O Homem tem feito na Terra um Inferno para os Animais." Arthur Schopenhauer</strong>
na minha modesta opiniao apesar de nao ser cientifica o que os animais precisam é de um ambiente com as condicoes favoraveis ao seu desenvolvimento no caso de um animal isolado opta-se pelo uso da lampada, cabo , tapete etc... porque é apenas para um so animal!!
mas para os criadores que tem grande quantidade de animais o pmais provavel é eles terem um compartimento onde alojam todos os animais entao esse compartimento (leia-se por exemplo um quarto) é que tem de estar climatizado para que dentro do quarto a temperatura media ronda a temperatura ideial para os animais que eles la tem dentro ... depois nao importa se estao em racks ou em terrarios porque havendo circulacao de ar dentro dos habitaculos dos animais isto faz com que o ar climatizado que esta no quarto passe para dentro das racks e terrarios em suma se dentro de um quarto mantiveres um bom clima para o animal dentro das racks tambem o teras!! claro que serao precisos alguns pequenos ajustes a nivel de humidades mas nas temperaturas se no quarto tiver uma media de 30º na rack irao estar na mesma 30º
corrijam se errei mas essa é a logica!
mas para os criadores que tem grande quantidade de animais o pmais provavel é eles terem um compartimento onde alojam todos os animais entao esse compartimento (leia-se por exemplo um quarto) é que tem de estar climatizado para que dentro do quarto a temperatura media ronda a temperatura ideial para os animais que eles la tem dentro ... depois nao importa se estao em racks ou em terrarios porque havendo circulacao de ar dentro dos habitaculos dos animais isto faz com que o ar climatizado que esta no quarto passe para dentro das racks e terrarios em suma se dentro de um quarto mantiveres um bom clima para o animal dentro das racks tambem o teras!! claro que serao precisos alguns pequenos ajustes a nivel de humidades mas nas temperaturas se no quarto tiver uma media de 30º na rack irao estar na mesma 30º
corrijam se errei mas essa é a logica!
-
- Membro Veterano
No rack (caixas de plastico) usam cabo, flex watt (acho que se escreve assim) no rack como o gezzmo tem ( terrarios) usam lampada!
Abraço
Abraço
<p>2.2.0-Yi Yellow; Normal/Yi Yellow; Normal; SHTCTB (het raptor het eclipse)</p>
<p></p>
<p></p>
-
- Membro Júnior
- Registado: terça jan 24, 2006 2:15 pm
Então todos concordamos que dependendo da situação se podem usar lampadas, tapetes ou cabos...
E sem influência na saúde ou aspecto do animal, já que alguns desses criadores têm espécimes bastante bonitos, e acredito que saudáveis.
cumps
E sem influência na saúde ou aspecto do animal, já que alguns desses criadores têm espécimes bastante bonitos, e acredito que saudáveis.
cumps
-
- Membro Veterano
Na minha opiniao deve-se usar lampada de ceramica nos terrarios, nos racks como o do gezzmo deve-se usar lampadas de ceramica e nos racks com caixas de arrumações deve-se usar flex watt!
E apenas a minha opinião
E apenas a minha opinião
<p></p>
<p></p>
Bolas! Que cambada de desmiolados! Párem de opinar sobre o que não sabem e de repetir os disparates que lêm na net como se fossem dados comprovados! Há uma brutalidade de péssimos conselhos que são perpetuados apenas pq vcs não têm consciência do que dizem e não páram para pensar!
Nazgul: Não precisas de utilizar lâmpadas de cerâmica ou IV, podes e deves usar um tapete ou cabo de aquecimento (eu prefiro cabos por serem mais versáteis).
Metes um termostato no cabo e regulas para a temperatura nocturna. Fica ligado sempre, 24h/dia.
De dia, como está mais calor é possível que a temperatura no lado quente suba o suficiente para o valor recomendado para a temperatura diurna, mas depende muito do local da casa onde está o terrário. Se isto não acontecer, basta meteres uma lampada spot de 40w a reforçar o lado quente. Com um reostato na lampada consegues regular a potência até que a temperatura no lado quente seja a que pretendes. Obviamente, esta lâmpada tem de estar num temporizador para que trabalhe só de dia.
É a melhor solução, e a mais barata, para o aquecimento dos gecko leopardo.
Quando é que se devem usar lâmpadas de cerâmica, IV, etc como forma principal de aquecimento do terrário de um gecko leopardo?
Quando usarem um substrato tipo areia ou argila em quantidade suficiente para impedir a passagem de calor de qualquer dispositivo colocado SOB o terrário.
O argumento do calor vir de cima é relevante apenas para as espécies diurnas que se aquecem ao sol, sobretudo se estivermos a falar de valores muito altos para o local de aquecimento.
Estas espécies medem o calor usando um orgâo no topo da cabeça e são practimente insensíveis na parte de baixo do corpo, razão pela qual se queimam horrivelmente quando as pedras de aquecimento e semelhantes atingem temperaturas altíssimas.
À noite o calor vem de baixo pois a terra liberta o calor acumulado durante o dia.
Quanto à humidade, não sei quem é o mentecapto do brasileiro que escreveu até 70% e para borrifar o terrário todos os dias mas é obviamente uma idiotice!
Esta espécie provém de uma região árida, logo a humidade deve ser baixa, mais baixa que a nossa humidade média. Mas não é preciso fazer 30 por 1 linha para baixar a humidade no terrário, é só preciso não facilitar a sua subida.
A primeira coisa a fazer é usar um substrato e decorações que não retenham a humidade, por isso nada de coco humus, terra, plantas vivas, etc.
Colocar um bebedouro que ofereça menor superfície de contacto entre o ar e a água, também ajuda a reduzir a evaporação e por último usar um abrigo húmido que contenha a (maiorparte da) humidade lá dentro.
Eu uso caixas de gelado onde faço uma abertura lateral colocada o mais perto possível da tampa. Com aberturas no topo há muita evaporação.
Querem borrifar o terrário uma vez por semana ou quinzena? Força! Um dia mais húmido não faz mal nenhum mas compreendam que mesmo que borrifem o terrário todos os dias, isto não substitui o abrigo húmido!
Ricardo
Nazgul: Não precisas de utilizar lâmpadas de cerâmica ou IV, podes e deves usar um tapete ou cabo de aquecimento (eu prefiro cabos por serem mais versáteis).
Metes um termostato no cabo e regulas para a temperatura nocturna. Fica ligado sempre, 24h/dia.
De dia, como está mais calor é possível que a temperatura no lado quente suba o suficiente para o valor recomendado para a temperatura diurna, mas depende muito do local da casa onde está o terrário. Se isto não acontecer, basta meteres uma lampada spot de 40w a reforçar o lado quente. Com um reostato na lampada consegues regular a potência até que a temperatura no lado quente seja a que pretendes. Obviamente, esta lâmpada tem de estar num temporizador para que trabalhe só de dia.
É a melhor solução, e a mais barata, para o aquecimento dos gecko leopardo.
Quando é que se devem usar lâmpadas de cerâmica, IV, etc como forma principal de aquecimento do terrário de um gecko leopardo?
Quando usarem um substrato tipo areia ou argila em quantidade suficiente para impedir a passagem de calor de qualquer dispositivo colocado SOB o terrário.
O argumento do calor vir de cima é relevante apenas para as espécies diurnas que se aquecem ao sol, sobretudo se estivermos a falar de valores muito altos para o local de aquecimento.
Estas espécies medem o calor usando um orgâo no topo da cabeça e são practimente insensíveis na parte de baixo do corpo, razão pela qual se queimam horrivelmente quando as pedras de aquecimento e semelhantes atingem temperaturas altíssimas.
À noite o calor vem de baixo pois a terra liberta o calor acumulado durante o dia.
Quanto à humidade, não sei quem é o mentecapto do brasileiro que escreveu até 70% e para borrifar o terrário todos os dias mas é obviamente uma idiotice!
Esta espécie provém de uma região árida, logo a humidade deve ser baixa, mais baixa que a nossa humidade média. Mas não é preciso fazer 30 por 1 linha para baixar a humidade no terrário, é só preciso não facilitar a sua subida.
A primeira coisa a fazer é usar um substrato e decorações que não retenham a humidade, por isso nada de coco humus, terra, plantas vivas, etc.
Colocar um bebedouro que ofereça menor superfície de contacto entre o ar e a água, também ajuda a reduzir a evaporação e por último usar um abrigo húmido que contenha a (maiorparte da) humidade lá dentro.
Eu uso caixas de gelado onde faço uma abertura lateral colocada o mais perto possível da tampa. Com aberturas no topo há muita evaporação.
Querem borrifar o terrário uma vez por semana ou quinzena? Força! Um dia mais húmido não faz mal nenhum mas compreendam que mesmo que borrifem o terrário todos os dias, isto não substitui o abrigo húmido!
Ricardo
<a href="http://repteis.info">http://repteis.info</a>