Preco (Madeira)
Moderador: mcerqueira
Miguel, as lojas não são nem nunca foram exemplo para nada. Os animais estão lá temporariamente e na maioria dos casos quem manda está a borrifar-se para a saúde e bem estar dos animais e quem lá trabalha anda num "deus me acuda" a ver se os animais não morrem das condições terríveis em que estão mas adiante...
Eu vou escrever mais uma vez a mesma coisa neste tópico pois pelos vistos 3 vezes não são suficientes: o pinho é seguro. Está claro isso?
Só há problemas quando é exposto a temperaturas elevadas pois liberta fenol (e não toxinas) que é altamente tóxico e mortal para os répteis. Isto não é novo nem é de agora. Se ninguém o tinha dito é porque não sabia (logo devia estar calado mas isso aparentemente é impossível para muitos) ou porque não fizeste a pergunta como deve ser, indicando para que animal e em que condições vai o terrário funcionar.
Quanto a trocar o fundo, isso é como tapar o sol com uma peneira. Volto a dizer que não é apenas o calor interno que interessa. Se o terrário estiver numa divisão onde a temperatura seja elevada, o resultado é o mesmo.
Ricardo
Eu vou escrever mais uma vez a mesma coisa neste tópico pois pelos vistos 3 vezes não são suficientes: o pinho é seguro. Está claro isso?
Só há problemas quando é exposto a temperaturas elevadas pois liberta fenol (e não toxinas) que é altamente tóxico e mortal para os répteis. Isto não é novo nem é de agora. Se ninguém o tinha dito é porque não sabia (logo devia estar calado mas isso aparentemente é impossível para muitos) ou porque não fizeste a pergunta como deve ser, indicando para que animal e em que condições vai o terrário funcionar.
Quanto a trocar o fundo, isso é como tapar o sol com uma peneira. Volto a dizer que não é apenas o calor interno que interessa. Se o terrário estiver numa divisão onde a temperatura seja elevada, o resultado é o mesmo.
Ricardo
<a href="http://repteis.info">http://repteis.info</a>
-
- Membro
- Registado: quarta out 31, 2007 8:44 am
Super Hypo Tangerine Carrot Tail (Paradox?!)
Ok ricardo, está esclarecido, mas tenho uma dúvida quando dizes temperaturas elevadas dizes apartir de que temperaturas mais ou menos?
<p> André Carvalho</p>
rbl Escreveu:Parece-me que essa ventilação será insuficiente para um camaleão...
Ricardo
A parte superior do terrario tambem ela sera toda em "rede"...!!!
Bem... ao fim de todo este tempo... o pinho nao e entao seguro... e e perfeitamente logico o que e dito... nao tenho nada contra... antes pelo contrario... ainda bem que sei antes de ter comecado a realiza-lo...
Ricardo... Penso que as duas laterais e o topo em rede sao suficientes para dar ventilacao... ja me disseram antes que sim... (e pessoal que so usa flexariums)
A parte isto... conseguem me dar uma ideia do preco que me ficaria a melamina???
<strong>Cumps, Kevin Pereira</strong>
Versão curta: quanto mais acima da temperatura ambiente, maior é a evaporação, logo maior é a quantidade de fenol libertada
Convém não esquecer que não estamos a falar de um interruptor. A libertação de fenol é contínua pois a madeira está continuamente a absorver humidade e a libertá-la. O problema são as concentrações e efeitos a longo prazo. A exposição prolongada a um produto tóxico reduz significativamente a esperança de vida de um animal.
Versão longa: não percebo puto de química mas da forma como me foi explicado julgo que não digo nenhuma asneira se disser que é mais uma combinação de factores e não um valor absoluto, ou seja, depende da qualidade da madeira + a sua porosidade + processo de secagem + temp. e humidade ambiente + oscilações de temp. e humidade + etc.
Continuando a falar de assuntos que pouco percebo, nos mamíferos exóticos há muita gente que não se aproxima de pinho e cedro (e muito menos de óleos derivados) porque os mamíferos absorvem facilmente o fenol por contacto.
E por esses foruns fora, muitos criadores de cobras também não usam substratos à base de pinho e cedro (mesmo em terrários secos) porque dizem que com as fezes e urina potencia-se a quantidade de fenol libertada, entre muitas outras coisas...
Não sei até que ponto são histerismos ou não. Não tenho nem cobras nem mam. exóticos por isso nunca me preocupei em investigar a fundo o assunto...
Ricardo
Convém não esquecer que não estamos a falar de um interruptor. A libertação de fenol é contínua pois a madeira está continuamente a absorver humidade e a libertá-la. O problema são as concentrações e efeitos a longo prazo. A exposição prolongada a um produto tóxico reduz significativamente a esperança de vida de um animal.
Versão longa: não percebo puto de química mas da forma como me foi explicado julgo que não digo nenhuma asneira se disser que é mais uma combinação de factores e não um valor absoluto, ou seja, depende da qualidade da madeira + a sua porosidade + processo de secagem + temp. e humidade ambiente + oscilações de temp. e humidade + etc.
Continuando a falar de assuntos que pouco percebo, nos mamíferos exóticos há muita gente que não se aproxima de pinho e cedro (e muito menos de óleos derivados) porque os mamíferos absorvem facilmente o fenol por contacto.
E por esses foruns fora, muitos criadores de cobras também não usam substratos à base de pinho e cedro (mesmo em terrários secos) porque dizem que com as fezes e urina potencia-se a quantidade de fenol libertada, entre muitas outras coisas...
Não sei até que ponto são histerismos ou não. Não tenho nem cobras nem mam. exóticos por isso nunca me preocupei em investigar a fundo o assunto...
Ricardo
Ricardo...sendo a parte superior tambem ela em rede... continuas a achar pouca ventilacao???
Ja agora... nao percebendo nada de madeira... sendo o pinho envernizado... continua ele a libertar fenol???
Ja agora... nao percebendo nada de madeira... sendo o pinho envernizado... continua ele a libertar fenol???
Para ventilares bem o terrário convém não ter apenas o topo em rede, senão o ar quase não circula. Tenta pôr 2 laterais e um topo em rede.
O truque é por o ar a entrar por baixo e sair por cima.
O truque é por o ar a entrar por baixo e sair por cima.
<a class="attribute-value" href="http://ciliatus-pt.blogspot.pt" target="_blank"><u><strong>ciliatus-pt.blogspot.pt</strong></u></a>
Não tenho nem nunca tive camaleões. O pessoal que conheço que tem calyptratus coloca 2 paredes de rede com 2 paredes de vidro/madeira/etc se não puder fazer tudo em rede.
Pelo teu desenho parece-me que junto à porta a ventilação será boa mas lá para trás nem por isso... Se é suficiente ou não, não sei.
Quanto ao pinho e verniz, não faço ideia! Estou como tu, não percebo nada de madeira =)
Ricardo
Pelo teu desenho parece-me que junto à porta a ventilação será boa mas lá para trás nem por isso... Se é suficiente ou não, não sei.
Quanto ao pinho e verniz, não faço ideia! Estou como tu, não percebo nada de madeira =)
Ricardo
Aconselharam me um verniz (Soloplast)... que era proprio... por nao ser toxico...!!! Agora tambem nao sei se "bloqueia" o fenol do pinho...!!!
Tou a ver que isto da madeira nao e tao simples quanto isto... e nao sou o unico com duvidas... :S
Tou a ver que isto da madeira nao e tao simples quanto isto... e nao sou o unico com duvidas... :S
Desculpa. Já são tantos posts e tópicos que esqueci-me...KevinP Escreveu:Armindo... le bem antes de responder... na pagina anterior ate imagens postei...!!!
O projecto tem duas laterais e o topo em rede!!!
Então em termos de ventilação parece-me que não está mal... agora não sei se a porta de vidro vai criar reflexos que o stressem.
Se fosse a ti tentava utilizar rede nessa porta também, melhorava ainda mais a ventilação e não corrias riscos com os reflexos.
<a class="attribute-value" href="http://ciliatus-pt.blogspot.pt" target="_blank"><u><strong>ciliatus-pt.blogspot.pt</strong></u></a>
Isso agora é uma parte mais prática que eu não tenho muita experiência, mas creio que se colocares uma lâmpada UVB no topo, mais uma de cerâmica, vais criar um foco de calor no topo do terrário e um gradiente até ao solo. Ou seja ele se quiser calor sobe, se quiser mais fresco desce um pouco.KevinP Escreveu:Mas podera ser dificil assim reagular a temperatura...!!!
Creio que o uso de flexarios (que tb são todos de rede) é prática comum entre criadores de camaleões do Yemen, por isso regular a temperatura pode ser mais difícil mas consegue-se.
Digo isto... porque coloquei a pergunta da circulacao de ar ha quem tem camaeloes... noutro forum... e que usam flexarios... e dizem que a nivel de circulacao ta bom... falaram foi nos stress.... mas tambem foi o que disseram... se o animal tiver um bom "habitat"... no interior... nao havera qualquer problema com o vidro...!!!