AlunoBioGeo Escreveu:Native Escreveu:korbe Escreveu:(...)
não esquecendo que a maioria das Teanurias não têm própriamente algo a que podemos chamar "bom feitío"..
e a exemplo das Teanurias, tens as Pituophis, que podem atingir os 1,80m's, existindo ainda exemplares que ultrapassam os 2,54m's.. e essas também não são pêra doce (e eu que o diga..

)
Mas eu prefiro umas dentadas de uma dessas com mau feitio que uma só dentada de um hamster indisposto ou um piriquito zangado

Nem mais, e essas que disseste podem ser potencialmente mais perigosas que as de uma cobra... Principalmente o primeiro

Isso costuma ser um argumento que tenho visto muito mas penso que não se deverá desvalorizar demasiado a dentada ou uma comportamento agressivo por parte das cobras. É bem verdade que na esmagadora maioria dos casos são dentadas defensivas, que mais não são do que um rápido ataque tipo abre e fecha (a boca claro está), que mal se nota, MAS tudo depende das espécies E da intenção. Mesmo estando a falar de colubridios levar uma dentada determinada de uma indigo não deve ser NADA bom, especialmente se ela fixar e não soltar. Pegando no meu caso posso dizer que até agora, e não contando com o meu lobo manso (mas pouco... que é um malamute do Alasca), as que mais dor provocaram foram mesmo as dentadas de um ouriço pigmeu africano e do meu Kiko (esquilo terreste de richardson), mas também não tive a sorte, até ao momento, de ter sido mordido apenas por duas vezes por cobras, e numa das vezes nem marca deixou (a outra, em Espanha, por uma BCI pequena deixou apenas duas gotinhas de sangue no dedo

).
Acima de tudo o que deve estar presente é que as cobras, como QUALQUER animal, podem ter comportamentos agressivos, na maioria dos casos apenas defensivos, e que podem magoar, MAS não são nem mais perigosas nem menos perigosas que a maioria dos animais que podemos ter em casa. Levar uma bicada de uma papagaio não é brincadeira por exemplo...
Na maioria dos casos o erro até é nosso, por inexperiência ou simplesmente descuido, até porque elas quando estão mais irritadas até que nos costumam avisar....

, ou mesmo por engano na hora da alimentação

.
O que não se pode fazer é diabolizar as cobras. É verdade que algumas espécies não são de todo aconselháveis para pessoas inexperientes, quer por serem mais agressivas, ou temperamento volátil, ou simplesmento pelo seu enorme tamanho, mas a verdade é que muitas cobras verdadeiramente grandes até que são muito calmas e pouco dadas a comportamentos agressivos.