iniciação em corn snake

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

sexta mar 06, 2009 10:36 pm

«Estamos a falar de animais que duram muitos anos na natureza, e que normalmente duram menos do que o cativeiro por questões de cadeia alimentar, doenças, etc. Sendo anos e anos de evolução e de «adaptação» não concordo quando dizes que a simples observação da natureza (que não é assim tão simples) não nos possa dar valor muito correctos (devendo esta ser observação ser muito transversal no tempo, como é óbvio). » Aqui sim, faltava um não. 8)

Thor, e agora deixando os estudos e o que a teoria nos diz de lado (atenção, para mim a teoria não existe sem a prática e viceversa), eu verifico isso nas minhas cobras quase diariamente. Diurnamente escolhem uma toca mais «fria», aquecem-se cá fora normalmente por volta das 11h/12h e vão depois para um toca mais temperada. Por volta das 19h, vejo-as a passear e a explorarem os respectivos terrários, hora que normalmente culmina com o decréscimo de luz e de temperatura (que eu baixo manualmente cerca de 1,5º a 2º). Cerca das 21h, quando eu diminuo a temperatura para 24º, elas normalmente não se situam na zona mais quente, mas sim na zona temperada, onde estão exactamente 20º...se preferissem uma zona mais quente, tinham a mesma á sua disposição.
No dia posterior às alimentar, normalmente só baixo a temperatura à noite, de forma a terem um maior número de horas com uma temperatura mais alta. Daí eu querer um cronotermostato 8) porque estas modificações têm de ser feitas por mim ou por alguém cá de casa.
Depois de já ter algum tempo (principalmente uma) as cobras, são ambas saudáveis, com um desenvolvimento normal, alimentam-se das presas normais e evacuam nos períodos normais. Não observo sinais de stress e penso que serão o mais felizes quanto mais próximas da sua natureza estiverem (com as excepções que todos sabem).

Posso assim dizer, que não sou totalmente contra aos «melhoramentos» que cada criador possa fazer com o sentido de melhorar a qualidade de vida dos seus animais, aliás, acho que nem eu nem ninguém. Acho sim que devemos justificar muito bem essas modificações e não cair em facilitismos nem em clichés de criadores (que aqui não é o caso).
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
gecofilo
Membro Veterano
Registado: quarta ago 13, 2008 5:49 pm

sábado mar 07, 2009 1:28 pm

Psynapse, só alguns pormenores já que introduziste algumas coisas novas.
Psynapse Escreveu:«Estamos a falar de animais que duram muitos anos na natureza, e que normalmente duram menos do que o cativeiro por questões de cadeia alimentar, doenças, etc. Sendo anos e anos de evolução e de «adaptação» não concordo quando dizes que a simples observação da natureza (que não é assim tão simples) não nos possa dar valor muito correctos (devendo esta ser observação ser muito transversal no tempo, como é óbvio). » Aqui sim, faltava um não. 8)
O que digo é que o que é melhor em cativeiro pode não ser o que se vê na natureza. E neste caso acredito mesmo que não seja. Não digo o que está a negrito na tua afirmação.

Outro pormenor, não sei da tua parte como foi, mas a minha argumentação não foi baseada em nenhuma teoria, mas sim em dados experimentais tirados da natureza e dados de experiências em cativeiro. Existe uma teoria sobre a termoregulação dos répteis, mas embora os conceito sejam iguais, tentei evitar ao máximo citar coisas teóricas. Não sei se interpretaste assim, mas essa afirmação pode deixar os possíveis leitores confusos, na minha opinião.
Psynapse Escreveu:Cerca das 21h, quando eu diminuo a temperatura para 24º, elas normalmente não se situam na zona mais quente, mas sim na zona temperada, onde estão exactamente 20º...se preferissem uma zona mais quente, tinham a mesma á sua disposição.
Ok, então porque ficas pelos 20ºC, é essa a temperatura na natureza? Porque não 15ºC? Qual é a temperatura na natureza?

:D
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

sábado mar 07, 2009 9:29 pm

Quando enviei a minha mensagem, devias estar a escrever a tua, porque apareceu a tua antes e ainda não a tinha lido 8)

Gostei também desta troca de ideias, porque para além de nos por a pensar e de trocar os nossos pontos de vista, permite-nos como disseste, evoluir e não sobrepôr a nossa ideia à dos outros como «melhor», que é muito observado por aqui. As vezes parece que se luta por um poder que não existe. Pura ilusão :!: Mesmo assim, gosto de vir cá, para poder ajudar e aprender.

Quando digo teoria, digo estudos, matérias bibliográficas, matéria não observável per si e quando aqui digo prática, aquilo que posso observar todos os dias por mim próprio (eu sei que não é esta a verdadeira divisão entre uma e outra, mas para o caso aplica-se). Portanto prática como «a minha experiência».

Realmente as temperaturas não são sempre 20º durante a noite. Longe disso, podem diferir dos 5º para os 22º (pelo menos em locais da california que eu observei). Mas eu nunca disse que deveríamos copiar todos os valores que observamos na natureza, senão teríamos a hibernação em todas as cobras de determinadas regiões. Mas 20º é uma temperatura tida como «normal» em alguns meses mais quentes do ano, coisa que 24º não. Esta aproximação à temperatura natural, tem esse mínimo devido ao cumprimento dos planos de alimentação de répteis em cativeiro, ou seja, a standartização para cada espécie quanto á alimentação leva a que haja uma amplitude térmica mais pequena que na natureza, permitindo que não haja hibernação, mas um comportamento activo normal, não stressante e com qualidade de vida (aqui medida pelos critérios de saúde animais e esperança média de vida). Tal não acontece com 24º nocturnos...Ainda assim se pode dizer: Mas 20º está mais próximo de 24º do que dos 15º...Aqui só posso exprimir que de tudo o que observei em termos de manutenção de répteis em cativeiro, de tudo o que me foi explicado por terceiros, e caresheets, exprimem esse valor como um mínimo, penso eu que derivado da observação dos animais no passado. Aquilo que não sei, não vou dizer que sei, mas especulo :wink:

Ainda assim, não sendo desfavorável, eu prefiro baixar a temperatura, pelo menos até poder observar algo concreto que me diga que não é bem assim.

Cumps
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
gecofilo
Membro Veterano
Registado: quarta ago 13, 2008 5:49 pm

segunda mar 09, 2009 12:04 am

Obrigado, Psynapse, pelos esclarecimentos. 8)

Eu detestava viver num "mundo de clones de ideias"!

Sabes, é a argumentar que nos apercebemos dos pontos fortes e fracos das nossas ideias e por isso acho que é muito bom porque nos permite evoluir muito mais depressa. Mas é preciso ser com uma pessoa que realmente tome atenção às nossas mensagens e pense nas coisas que dizemos, porque se não for assim fica muito frustante. Claro que acho que cumpres esse requisito.

:D
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”