Thor, e agora deixando os estudos e o que a teoria nos diz de lado (atenção, para mim a teoria não existe sem a prática e viceversa), eu verifico isso nas minhas cobras quase diariamente. Diurnamente escolhem uma toca mais «fria», aquecem-se cá fora normalmente por volta das 11h/12h e vão depois para um toca mais temperada. Por volta das 19h, vejo-as a passear e a explorarem os respectivos terrários, hora que normalmente culmina com o decréscimo de luz e de temperatura (que eu baixo manualmente cerca de 1,5º a 2º). Cerca das 21h, quando eu diminuo a temperatura para 24º, elas normalmente não se situam na zona mais quente, mas sim na zona temperada, onde estão exactamente 20º...se preferissem uma zona mais quente, tinham a mesma á sua disposição.
No dia posterior às alimentar, normalmente só baixo a temperatura à noite, de forma a terem um maior número de horas com uma temperatura mais alta. Daí eu querer um cronotermostato

Depois de já ter algum tempo (principalmente uma) as cobras, são ambas saudáveis, com um desenvolvimento normal, alimentam-se das presas normais e evacuam nos períodos normais. Não observo sinais de stress e penso que serão o mais felizes quanto mais próximas da sua natureza estiverem (com as excepções que todos sabem).
Posso assim dizer, que não sou totalmente contra aos «melhoramentos» que cada criador possa fazer com o sentido de melhorar a qualidade de vida dos seus animais, aliás, acho que nem eu nem ninguém. Acho sim que devemos justificar muito bem essas modificações e não cair em facilitismos nem em clichés de criadores (que aqui não é o caso).