Gecko Leopardo
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 22, 2009 12:24 pm
rglove eu coloquei-te a questão de qual será principal preocupação quando adquirimos um réptil?
Ora bem, eu posso-te dizer qual foi a minha principal preocupação e essa foi tentar recriar o meio natural do gecko para tentar dar-lhe melhor qualidade de vida.
Depois disto tu achas que estas a fazer o mais correcto para que o teu gecko tenha melhor qualidade de vida?
Já agora a titulo de curiosidade, a tua fêmea tem que idade? alguma vez cruzou com algum macho? alguma vez teve crias?
Ora bem, eu posso-te dizer qual foi a minha principal preocupação e essa foi tentar recriar o meio natural do gecko para tentar dar-lhe melhor qualidade de vida.
Depois disto tu achas que estas a fazer o mais correcto para que o teu gecko tenha melhor qualidade de vida?
Já agora a titulo de curiosidade, a tua fêmea tem que idade? alguma vez cruzou com algum macho? alguma vez teve crias?
Acho que estou a dar uma qualidade de vida muito boa a minha gecka.geckomorphs Escreveu:rglove eu coloquei-te a questão de qual será principal preocupação quando adquirimos um réptil?
É por causa do cálcio que dizes isso?
For young geckos dust the feeder insects every other feeding or place a small feeder dish with supplement in it (...)
in http://www.geocities.com/geckodistrict/leopard.html
Another way to give the extra powdered supplements to your gecko is to keep a small jar lid filled with vitamin-mineral powder at all times. The gecko knows how much its body needs, and it will lick up the powder accordingly.
in http://www.leopardgecko.com/emcare.html
Leopard Geckos cannot overdose on calcium but they can on vitamins.
in http://www.leopardgecko.co.uk/documents ... t/food.htm
É por causa dos tenébrios sempre disponíveis?
Mealworms can be left in a shallow dish. As mentioned above, your gecko should always have a fresh bowl of water and a shallow dish of calcium in their enclosure.
in http://www.tokoreptil.com/Lizard/leopard-gecko.html
É por causa da temperatura?
The ideal temperature range at which to keep a gecko
would be 25-29°C (77-84ºF) in the daytime, with a basking spot of 32-35°C (89-95ºF), and temperatures falling no lower
than 21°C (69ºF) at night.
in http://www.barrieranimalcareclinic.co.u ... Geckos.pdf
These lizards also are used to hotter temperatures, often between 85-95º F (29-35ºC) during the day and 68-75º F (20-24ºC) during the nighttime
in http://www.centralpets.com/animals/rept ... d2699.html
É por causa do panacur?
The proper way to treat reptiles with medication is to know the dosage required, weigh the patient, and calculate the amount of medication required. I treat my geckos prophylactically with Panacur once a year, using liquid Panacur that I ordered through a veterinarian.
in http://www.geckosetc.com/htm/health.htm
A minha gecka nunca criou e tem 10 meses.
<p>Cumprimentos, Ricardo</p>
<p>Cynops Orientalis 1.0.0, Eublepharis Macularius 1.2.0, Pogona Vitticeps 0.0.1</p>
<p>Cynops Orientalis 1.0.0, Eublepharis Macularius 1.2.0, Pogona Vitticeps 0.0.1</p>
-
- Membro Veterano
rglove se tu achas que estás a fazer o correcto quem sou eu para te contrariar, alias eu só te estou a tentar fazer ver que aquilo que fazes não é o mais correcto!
Senão vejamos, qual é a temperatura da área geográfica dos geckos?
Os geckos no seu ambiente natural retiram as vitaminas e cálcio de onde?
O panacur é usado em cavalos, ora logo devemos partir do principio que não devemos abusar do panacur porque pode trazer problemas graves aos geckos ou não?
Atenção eu só estou a tentar alertar para pormenores que acho que devias corrigir, não estou a dizer que sejas mau dono, ou coisa do género! Isto é apenas uma opinião minha, agora tu é que sabes se queres manter o animal como tens mantido ou se queres corrigir os aspectos para os quais te tenho tentado alertar.
O panacur é usado em cavalos, ora logo devemos partir do principio que não devemos abusar do panacur porque pode trazer problemas graves aos geckos ou não?
Atenção eu só estou a tentar alertar para pormenores que acho que devias corrigir, não estou a dizer que sejas mau dono, ou coisa do género! Isto é apenas uma opinião minha, agora tu é que sabes se queres manter o animal como tens mantido ou se queres corrigir os aspectos para os quais te tenho tentado alertar.
Quanto ao panacur, eu não abuso. Ainda só utilizei uma vez, e com o veterinário. O panacur é usado para cavalos principalmente, mas numa ficha técnica dele, que encontrei na internet, dizia que também podia ser usado para outros animais, incluindo os répteis.geckomorphs Escreveu:rglove se tu achas que estás a fazer o correcto quem sou eu para te contrariar, alias eu só te estou a tentar fazer ver que aquilo que fazes não é o mais correcto!
Quanto às temperaturas no meio natural deles, encontrei isto: (é referente ao Paquistão)
Summer, which lasts for the months of April, May and June is the hottest with temperature reaching 42°C. The minimum temperature remains about 24°C. As deserts have extreme climate, winters here are really cold with average maximum temperature as 28°C and minimum temperature as 9°C.
in http://www.mapsofworld.com/pakistan/tou ... serts.html
Obrigado pela preocupação, mas se é pela temperatura n vejo motivo para tal, pois tem uma zona a 35/36, outra a 33, a 30 e a zona fria.
Acho que aqui toda a gente que desparasita os repteis usa panacur para alguns tipos de parasitas internos, claro tem de se ter uma tabela com a dosagem para repteis de acordo com o peso do animal...e se for feito por um vet entendido melhor 

-
- Membro Veterano
uma zona a 35/36, outra a 33, a 30 e a zona fria.
se tu achas que são as temperatura ideais para um gecko, não vou ser eu que te vou tentar fazem ver que estás errado!
se tu achas que são as temperatura ideais para um gecko, não vou ser eu que te vou tentar fazem ver que estás errado!
Ora aqui está um grande verdade, e partilho desta opinião....e se for feito por um vet entendido melhor
A temperatura está correcta, os geckos fazem a termoregulação, logo se está muito quente eles afastam-se.geckomorphs Escreveu:uma zona a 35/36, outra a 33, a 30 e a zona fria.
Ora aqui está um grande verdade, e partilho desta opinião....e se for feito por um vet entendido melhor
Não vejo mal em ter uma zona mais quente. Se me provasses que não se deve ter uma zona mais quente com dados verdadeiros que tenham acontecido a alguém, mudava de opinião, mas até agora ninguém me apresentou nada que provasse que a temperatura nao devia aumentar dos 32, até porque no paquistão, no verão, a temperatura chega aos 42ºC.
-
- Membro Veterano
rglove sabes com que dados eu provo que não estás correcto?
Ora os dados são os seguintes: 5anos a manter geckos, 2anos de criação,mais de 50 crias nascidas sem perder nenhuma e por ultimo, muita gente feliz com os meus animais!
Estes são os dados que provam que estás errado...Há, já ia esquecendo anda por ai muito user deste fórum que utilização as minhas dicas, a quem podes perguntar se as dicas tem resultado ou não!
Agora quanto a ti como já te tinha dito num tópico anterior estas no bom caminho...

Ora os dados são os seguintes: 5anos a manter geckos, 2anos de criação,mais de 50 crias nascidas sem perder nenhuma e por ultimo, muita gente feliz com os meus animais!
Estes são os dados que provam que estás errado...Há, já ia esquecendo anda por ai muito user deste fórum que utilização as minhas dicas, a quem podes perguntar se as dicas tem resultado ou não!
Agora quanto a ti como já te tinha dito num tópico anterior estas no bom caminho...

Só a indirecta LOLgeckomorphs Escreveu: 5anos a manter geckos, 2anos de criação,mais de 50 crias nascidas sem perder nenhuma
Há, já ia esquecendo anda por ai muito user deste fórum que utilização as minhas dicas, a quem podes perguntar se as dicas tem resultado ou não!
É verdade, pelo menos a mim já ajudaram muito ...
-
- Membro Júnior
- Registado: sábado jun 13, 2009 7:05 am
e vao dois.gekkos Escreveu:Só a indirecta LOLgeckomorphs Escreveu: 5anos a manter geckos, 2anos de criação,mais de 50 crias nascidas sem perder nenhuma
Há, já ia esquecendo anda por ai muito user deste fórum que utilização as minhas dicas, a quem podes perguntar se as dicas tem resultado ou não!
É verdade, pelo menos a mim já ajudaram muito ...

Geckonidae
Compreendo, mas já alguma vez experimentaste por um spot a 35 graus?geckomorphs Escreveu:rglove sabes com que dados eu provo que não estás correcto?
Continuo a não perceber o problema de ter um spot a 35 graus, quando tenho temperaturas mais baixas no resto do terrário. Se me apresentares dados científicos de que não é correcto ter um spot a 35 graus eu mudo de ideias. Até agora ninguém me apresentou isso, pelo contrário, até me apresentaram um artigo com as vantagens disso.
Quanto a isto, nem comento. Trato dos meus geckos como acho que é melhor. Sigo os conselhos de pessoas experientes, que criam há mais de 10 anos e que mantem mais de 300 geckos e que têm muito conhecimento na área.Agora quanto a ti como já te tinha dito num tópico anterior estas no bom caminho...![]()
O pessoal dos geckos anda muito stressado como sempre
Acho que não é necessário estar a puxar das divisas para fazermos ver a nossa opinião. Só fica mal.
Realmente quanto ás temperaturas, parecem-me ser altas demais. Temos sempre que verificar quando vamos ver a informação das tps de determinado país, em que estação do ano estamos e se são diurnas ou nocturnas (caso dos geckos, as temperaturas nocturnas parecem-me ser mais fiáveis).
É porém, uma condição sine qua non, que todos nós mantemos os nossos répteis a uma temperatura ligeiramente acima das da natureza (caso da temperatura nocturna em ofídios, geckos, etc) especialmente em animais nocturnos. Estas acções foram desenvolvidas pela facilidade em manter animais em cativeiro a uma temperatura mais quente, visto desenvolverem-se melhor e estando mais resilientes à maior parte das doenças. No entanto, e como alguns users já disseram, até a temperatura tem um limite, dentro do «ligeiramente superior», pois tal causa um desenvolvimento maior e um encurtamento proporcional da sua esperança média de vida: ritmos de crescimento celular aumentados, frequências cardíacas aumentadas, etc. Portanto, o uso de uma temperatura adequada é vital para a sobrevida do gecko, bem como o switch da temperatura diurna para nocturna (aqui as opiniões dividem-se mais ainda).
Quanto ao uso dos racks/caixas de arrumação, sou completamente a favor. Só são piores aos nossos olhos pelo estético, pois normalmente são mais espaçosos, mais baratos, permitem prolongar o calor, já que o plástico dissipa pior o calor que o vidro e melhor que tudo a meu ver: os animais sentem-se muito mais seguros, porque a visibilidade no plástico é pior que no vidro (para nós e para eles) sentindo-se menos observados, resultando em níveis de stress mais baixos. Claro está, que como também já disseram, a ventilação terá que ser assegurada por rede na tampa e furos dos lados no rack/respiradores. Desde que passei dos terrários para os racks grandes transparentes, não quero outra coisa

Realmente quanto ás temperaturas, parecem-me ser altas demais. Temos sempre que verificar quando vamos ver a informação das tps de determinado país, em que estação do ano estamos e se são diurnas ou nocturnas (caso dos geckos, as temperaturas nocturnas parecem-me ser mais fiáveis).
É porém, uma condição sine qua non, que todos nós mantemos os nossos répteis a uma temperatura ligeiramente acima das da natureza (caso da temperatura nocturna em ofídios, geckos, etc) especialmente em animais nocturnos. Estas acções foram desenvolvidas pela facilidade em manter animais em cativeiro a uma temperatura mais quente, visto desenvolverem-se melhor e estando mais resilientes à maior parte das doenças. No entanto, e como alguns users já disseram, até a temperatura tem um limite, dentro do «ligeiramente superior», pois tal causa um desenvolvimento maior e um encurtamento proporcional da sua esperança média de vida: ritmos de crescimento celular aumentados, frequências cardíacas aumentadas, etc. Portanto, o uso de uma temperatura adequada é vital para a sobrevida do gecko, bem como o switch da temperatura diurna para nocturna (aqui as opiniões dividem-se mais ainda).
Quanto ao uso dos racks/caixas de arrumação, sou completamente a favor. Só são piores aos nossos olhos pelo estético, pois normalmente são mais espaçosos, mais baratos, permitem prolongar o calor, já que o plástico dissipa pior o calor que o vidro e melhor que tudo a meu ver: os animais sentem-se muito mais seguros, porque a visibilidade no plástico é pior que no vidro (para nós e para eles) sentindo-se menos observados, resultando em níveis de stress mais baixos. Claro está, que como também já disseram, a ventilação terá que ser assegurada por rede na tampa e furos dos lados no rack/respiradores. Desde que passei dos terrários para os racks grandes transparentes, não quero outra coisa

<p>"South and North Korea, stop the fight. After all, you are all chinese..." </p>
"...Se me apresentares dados científicos..."
eu acho que nenhuma das care sheets que apresentas para justificar os teus "actos" tem valor cientifico, o que está aqui em questão é a experiencia.
voces estão a entrar numa discução escusada. um defende uma coisa, um defende outra e limitam-se a dizer por A + B que a sua é q está certa porque isto isto e aquilo...
até podem ter os dois razão, nem todos os geckos sao iguais.
para mim a do morphs é a mais correcta, na do rglove so acho q a temperatura minima devia ser menos de 33º...
easy ppl
eu acho que nenhuma das care sheets que apresentas para justificar os teus "actos" tem valor cientifico, o que está aqui em questão é a experiencia.
voces estão a entrar numa discução escusada. um defende uma coisa, um defende outra e limitam-se a dizer por A + B que a sua é q está certa porque isto isto e aquilo...
até podem ter os dois razão, nem todos os geckos sao iguais.
para mim a do morphs é a mais correcta, na do rglove so acho q a temperatura minima devia ser menos de 33º...
easy ppl
Obrigado. A tua resposta foi bastante esclarecedora.Psynapse Escreveu:O pessoal dos geckos anda muito stressado como sempreAcho que não é necessário estar a puxar das divisas para fazermos ver a nossa opinião. Só fica mal.
Acho que isto das temperaturas é um bom caso a debater.
Isto não é para alimentar esta discussão nem para querer mostrar que tenho razão (até porque se calhar não tenho):
Leiam este tópico:
http://www.geckoforums.net/showthread.php?t=35652
Essa gecka tinha acabado de criar e tem um aspecto espectacular, mas como aqui o que interessa não é a parte da criação, seleccionei este post que me pareceu mais esclarecedor:
http://www.geckoforums.net/showpost.php ... stcount=18
Gostava que cá estivesse o gecophilo para discutir isto também. Gostava de ouvir também a opinião dele...
-
- Membro Veterano
Eu no meu ver não existe um discussão, existe sim duas maneiras de ver as coisas de maneira diferente.Quanto ao puxar pelas divisas não era essa a minha intenção, ate porque o meu objectivo era mostrar ao rglove que está enganado.
Senao vejamos, ele defende que devemos ter um sport a 35 graus para que o gecko aumente a quantidade de alimento ingerido, ora desde logo há uma aceleração do sistema digestivo que pode trazer graves problemas e caso concreto do rglove que fornece tenebrios ao gecko o risco de problemas intestinais e os males que dai podem surgir, isto só falando dos problemas digestivos porque é lógico se a temperatura é aumentada mais do que os 32graus vão surgir problemas a nível de desidratação do animal que podem levar falta de apetite a rejeição do alimento e em casos mais graves até a morte.Agora quanto aos conselhos do ron tremper temos de ter em atenção porque sem duvidas ele é o supra sumo dos geckos, mas ele sabe bem que o tenebrio faz mal e não é por isso que ele diz que deve ter cuidado, ate pelo contrario ele diz que alimenta os geckos só a tenebrio, mas ele alguma vez disse quantos geckos já lhe morreram devido ao tenebrio?
Senao vejamos, ele defende que devemos ter um sport a 35 graus para que o gecko aumente a quantidade de alimento ingerido, ora desde logo há uma aceleração do sistema digestivo que pode trazer graves problemas e caso concreto do rglove que fornece tenebrios ao gecko o risco de problemas intestinais e os males que dai podem surgir, isto só falando dos problemas digestivos porque é lógico se a temperatura é aumentada mais do que os 32graus vão surgir problemas a nível de desidratação do animal que podem levar falta de apetite a rejeição do alimento e em casos mais graves até a morte.Agora quanto aos conselhos do ron tremper temos de ter em atenção porque sem duvidas ele é o supra sumo dos geckos, mas ele sabe bem que o tenebrio faz mal e não é por isso que ele diz que deve ter cuidado, ate pelo contrario ele diz que alimenta os geckos só a tenebrio, mas ele alguma vez disse quantos geckos já lhe morreram devido ao tenebrio?