Gex [Dragão Barbudo]

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
andbela
Membro Veterano
Registado: sábado mar 10, 2012 9:14 pm
Localização: Cães | Gata | Porquinhos-da-Índia | Mandarins do Japão | Turtles | Dragão Barbudo

segunda mai 28, 2012 2:38 pm

Mais uma vez obrigado Titanum :) ! Vou tentar dar-lhe como estás a dizer, mas ele parece que cada vez está mais assustado não sei porque :s ! Quanto aos vegetais é que é mais complicado, não consigo que ele os coma, nem misturados com os tenébrios nem nada.

Outra coisa, não sei se viste o setup do meu terrário, mas tenho lá aquelas tigelas para comida, mas não consigo que ele lá vá comer, se lá deixar os grilos será que ele acaba por lá ir ou tenho que o 'ensinar' que ali está o comer? (É que eles do comedouro onde eu tenho dado fogem e tenho que andar sempre a caçá-los) Se tiver que o ensinar, sabem-me explicar como ?
VeraG
Membro Veterano
Registado: terça set 27, 2011 2:28 pm

segunda mai 28, 2012 6:10 pm

andbela Escreveu:Mais uma vez obrigado Titanum :) ! Vou tentar dar-lhe como estás a dizer, mas ele parece que cada vez está mais assustado não sei porque :s ! Quanto aos vegetais é que é mais complicado, não consigo que ele os coma, nem misturados com os tenébrios nem nada.

Outra coisa, não sei se viste o setup do meu terrário, mas tenho lá aquelas tigelas para comida, mas não consigo que ele lá vá comer, se lá deixar os grilos será que ele acaba por lá ir ou tenho que o 'ensinar' que ali está o comer? (É que eles do comedouro onde eu tenho dado fogem e tenho que andar sempre a caçá-los) Se tiver que o ensinar, sabem-me explicar como ?

Sempre li, em vários lugares, dito por vários users e também pelo Vet do meu, que eles comem até ficarem satisfeitos. Acho que não é relevante preocupares-te agora se ele como em demasia porque agora é quando mais precisa. É normal que nao coma já muitos vegetais, eles vão regulando e adaptando-se - com o tempo vai passar a comer mais vegetais. Mas para isso é importante que ele os tenha sempre disponiveis e em bom estado.

E a pança é normal :P Começa a "desaparecer" quando ele começar a ficar mais corpulento.

As taças "pegaram" rápidamente aqui em casa, nas primeiras vezes coloquei-o perto delas e incentivei a ver que estava lá o alimento. É uma questão de ires tentando fazer isso até que ele associe. Ajuda se os grilos ou as baratas estiverem agitados lá dentro, porque o movimento vai atraí-lo, ou então podes tu dar uma mexidelas aos bicharocos com a pinça quando ele estiver perto.

A foto do banho está demais... parece mesmo que estava a preparar-se pra ir pro forno lol
0.0.1 Pogona Vitticeps
PauloPica
Membro Veterano
Registado: segunda mai 21, 2012 10:10 am

segunda mai 28, 2012 6:57 pm

o meu tambem e pequenino os grilos ele come fora do meu prato mas tenebrios so os come se tiverem no prato bem podem passar por cima dele que nao come nada, ainda agora comeu um do pratinho, agarei nele metio ao pe do prato e ele viu e comeu
andbela
Membro Veterano
Localização: Cães | Gata | Porquinhos-da-Índia | Mandarins do Japão | Turtles | Dragão Barbudo

segunda mai 28, 2012 8:02 pm

Obrigado também Vera :)!
Uma outra coisa: ele anda muito assustado comigo o que me admira até porque a semana passada subiu-me para a mão e esteve comigo na cama a ver televisão .. Agora não me deixa sequer aproximar, começa logo a correr. Porque será que acontece isto ? Outra coisa, como eu o tenho no quarto, muitas vezes vou para me deitar e acendo a luz por pouco tempo, será que tenho que mudar este tipo de hábitos ou convém tê-los para ele se habituar ? É que eu acho estranho porque sempre dormiu muito ao 'descoberto' e nestes últimos dias tem dormido muito escondido :x
Titanum
Membro Veterano
Registado: sábado jan 07, 2012 10:51 pm

segunda mai 28, 2012 9:58 pm

andbela Escreveu:Obrigado também Vera :)!
Uma outra coisa: ele anda muito assustado comigo o que me admira até porque a semana passada subiu-me para a mão e esteve comigo na cama a ver televisão .. Agora não me deixa sequer aproximar, começa logo a correr. Porque será que acontece isto ? Outra coisa, como eu o tenho no quarto, muitas vezes vou para me deitar e acendo a luz por pouco tempo, será que tenho que mudar este tipo de hábitos ou convém tê-los para ele se habituar ? É que eu acho estranho porque sempre dormiu muito ao 'descoberto' e nestes últimos dias tem dormido muito escondido :x
O que a Vera disse é importante.
Quanto ao teu Db, ainda é novo, mas podes fazer o seguinte: abres o terrario e deixas a mão lá dentro (perdes algum tempo com isto, mas compensa), nao a mexes para mostrares ao teu reptil que nao é um predador... vais aproximando lentamente dele. se ele fugir deixas tar e tentas no proximo dia e assim sucessivamente (experiencia propria, mas com outro réptil ^^). Nao metas o dragão em frente a TV. Nao mudes os teus hábitos, tens que ter em conta a idade do teu DB, ainda é muito novo, habituar-se-á...

Quanto a comida, eu disse numeros para dar uma ideia, podes fornecer sempre mais. Tenta meter uma taça de metal ou aluminio, os grilos nao sobem isso (penso eu 8) ) e deixas tar que ele vai lá, se nao for, metes na frente dele, deixa-lo comer um e vais afastando até deixares a taça no sitio e ele lá ao pé.
andbela
Membro Veterano

segunda mai 28, 2012 11:28 pm

Muito obrigado aos dois pela paciência que têm tido :D ! Vou seguir as vossas dicas e daqui a uns tempos volto a postar novidades, se entretanto não aparecerem dúvidas :twisted: eheh
VeraG
Membro Veterano

terça mai 29, 2012 12:38 am

Sim, quanto ao estar assustadiço, tb aconteceu com o Dundee, passar a ficar mais stressado passado uma ou duas semanas. Possivelmente eles ja começam a ambientar-se ao terrário e a dar mais importancia (leia-se no sentido de ameaça) a factores externos. Pode também significar que ele esta perto de fazer uma muda, ja que eles ficam mais stressados nessas alturas.

Se verificares na "Historia da vida" do Dundee,relatei exactamente o mesmo em relação a ele ficar mais stressado ja depois de estar instalado. O truque para chegar ao Pachá paxorrento que ele é, foi simplesmente paciencia e respeito, o que se traduz em assegurar tudo o que eles precisam para estarem saudáveis e se sentirem seguros, com uma dose q.b. de manipulação que tenha como interrupção imediata o ponto em que se verifique que eles começam a stressar.
0.0.1 Pogona Vitticeps
andbela
Membro Veterano

terça mai 29, 2012 12:55 am

Titanum Escreveu:Nao metas o dragão em frente a TV.
Não era ele que estava a ver TV, era eu .. ele andava pela minha barriga e cara a inspeccionar o território. :lol: Não insisti para ele sair do terrário atenção, ele começou-me a subir o braço quando me aproximei e aproveitei para experimentar estar com ele um pouco fora do terrário. Mas sem abusos de tempo e sem risco de fuga claro, fechei o quarto todo :)

Vera, por curiosidade, quando dizes que o Dundee está habituado a ti, quer dizer exactamente o quê? Como nunca lidei com répteis não sei bem o que é ele estar habituado.. Por exemplo: Já não foge de ti quando te aproximas, vem ter contigo quando abres o terrário, não é assustadiço cada vez que fazes um movimento brusco, fica sossegado ao teu colo.. Essas coisas assim?
PauloPica
Membro Veterano

terça mai 29, 2012 10:21 pm

.desculpa envadir assim o teu topico e que o meu db nunca fugio de mim desde o primeiro dia, eu nao sabia que nao lhe devia pegar nos primeiros dias , por isso eu peguei lhe e tive com ele fora do terrario e nunca saltou para fugir ou algo o genero so olhava para mim e metia a cabeça de lado. que esta comigo que sempre que meto a mao dentro do terrario ele nunca foge de mim, sera que nao tem reaçao ou tem algum problema? podiam explicar mais ou menos o que e um reptil stressado?
VeraG
Membro Veterano

terça mai 29, 2012 11:16 pm

andbela Escreveu:
Titanum Escreveu:Nao metas o dragão em frente a TV.
Não era ele que estava a ver TV, era eu .. ele andava pela minha barriga e cara a inspeccionar o território. :lol: Não insisti para ele sair do terrário atenção, ele começou-me a subir o braço quando me aproximei e aproveitei para experimentar estar com ele um pouco fora do terrário. Mas sem abusos de tempo e sem risco de fuga claro, fechei o quarto todo :)

Vera, por curiosidade, quando dizes que o Dundee está habituado a ti, quer dizer exactamente o quê? Como nunca lidei com répteis não sei bem o que é ele estar habituado.. Por exemplo: Já não foge de ti quando te aproximas, vem ter contigo quando abres o terrário, não é assustadiço cada vez que fazes um movimento brusco, fica sossegado ao teu colo.. Essas coisas assim?
ele segue-nos pelo terrário, principalmente quando quer sair. já aconteceu ter saltado das maos de um estranho para as minhas a umas semanas atras, o que também aconteceu quando ele era ainda "bebé", mas ter saltado das mãos do "pai" para as minhas, porque na altura eu manipulava-o mais do que o meu marido.
Também nao sabia se era possivel esse reconhecimento, mas foi uma das questoes que coloquei ao vet e ele assegurou que sim, os DBs reconhecem perfeitamente o((s) tratador(es).
0.0.1 Pogona Vitticeps
VeraG
Membro Veterano

terça mai 29, 2012 11:23 pm

PauloPica Escreveu:.desculpa envadir assim o teu topico e que o meu db nunca fugio de mim desde o primeiro dia, eu nao sabia que nao lhe devia pegar nos primeiros dias , por isso eu peguei lhe e tive com ele fora do terrario e nunca saltou para fugir ou algo o genero so olhava para mim e metia a cabeça de lado. que esta comigo que sempre que meto a mao dentro do terrario ele nunca foge de mim, sera que nao tem reaçao ou tem algum problema? podiam explicar mais ou menos o que e um reptil stressado?
stressado é o contrario do que descreves: não se deixa agarrar, tenta saltar-te das maos e afastar-se de ti e em caso mais extremo usa as "armas" de presuasão de que dispoe, ou seja, expoe a barba, incha-se, ou até pode arfar (ate tinhamos um video bem ilustrativo desse comportamento, postado a uns dias por um user que achava que estava a tratar muito bem o seu dragão, o qual "amava muito"...enfim...)

O teu DB podia ja estar acostumado a ser manipulado (quando vêm de lojas, ja com alguns meses, pode acontecer porque nas lojas por vezes manipulam-nos com frequencia), e daí nao reagir mal. Uma vez que dizes que ele te observa, parece que também nao se comporta com apatia, mantendo o alerta, portanto não descreves nada de anormal ou que te deva deixar preocupado, penso. Mas deixo em aberto as opinioes/sugestoes de outros users que possam discordar.
0.0.1 Pogona Vitticeps
PauloPica
Membro Veterano

quarta mai 30, 2012 7:11 am

obrigado vera ele veio para mim com um mes e meio, veio com 12 cm incluindo cauda
andbela
Membro Veterano

quarta mai 30, 2012 4:07 pm

E vou disparar mais uma :lol: !
Sempre ouvi dizer que se deve limpar o terrário pelo menos todas as semanas, e o Gex já lá anda à uma semana e meia e eu ainda não limpei, não que aquilo esteja muito sujo, mas preferia mudar o papel pelo menos .. Agora a questão é , devo forçar e pegar no Gex para o tirar do terrário ou é preferível esperar que ele se habitue e aí então limpar ? Tenho tirado sempre as caganitas dele mal dou com elas .. É só mesmo por higiene mais nada, porque aquilo não está assim tão sujo.
PauloPica Escreveu:.desculpa envadir assim o teu topico
Estás à vontade :D
dare
Membro Veterano
Registado: sexta set 03, 2010 12:32 pm

quarta mai 30, 2012 5:30 pm

O animal pode estar stressado e estar quieto, depende muito.

ha cobras que quando estão stressadas ficam como uma bola.
andbela
Membro Veterano

domingo jun 03, 2012 8:09 pm

E venho só dizer que o rapaz esteve durante o dia de hoje a fazer a primeira (acho eu) muda :D ! Queria perguntar se durante esta altura devia dar-lhe banhos ou se a pele sai por si? Como vos tenho dito, ainda hesita um bocado quando me chego ao pé dele e não sei se convém estar a stressá-lo para lhe dar um banho ..

De resto, tudo às mil maravilhas, é activo quando lhe apetece caçar grilos, é pachorrento durante as horas de 'banhos de sol' e cada vez tem comido mais :).
Pus hoje um planta natural no terrário, não vos sei dizer o que é mas sei que aguenta as temperaturas e humidades dum terrário deste tipo e não precisa de muita água. Mais tarde vou-lhe pôr mais algumas é só para ver se tanto a planta como o Gex reagem bem.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”