Novo Camaleão! Vejam a sua "nova casa", que tal? Ajudem aqui

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
f123456789
Membro
Registado: segunda jul 02, 2012 9:06 pm

sábado jul 07, 2012 12:03 pm

Ok ok ..
Ele ja esteve a comer agora mesmo um desses com calcio :)
E olha nao ha maneira para desparasitar em casa? algum produto?
E porque é que ele estaria com parasitas?
Como é que ele pode ficar parasitado?
yemen
Membro Veterano
Registado: domingo out 11, 2009 8:34 pm
Localização: Cães | Coelhos Anões | Chamaeleo Calyptratus | Pseudemys concinna hieroglyphica | Pogona vitticeps -

sábado jul 07, 2012 12:08 pm

qualquer animal tem que ser visto pelo VET, podes tu fazê-lo caso tu sejas Veterinário especializado em Répteis.
quando se adquiri um Réptil não se pode pensar em poupar , porque quem sofre é sempre os mesmos .
<strong>Quem n&atilde;o se torna em &aacute;rvore que produz fruto, tornar-se-&aacute; em galho para a fornalha. (D. L. Moody)</strong>
f123456789
Membro

sábado jul 07, 2012 12:25 pm

Não é uma questão de poupar, até queria levar ao veterinário mas é impossível xD

Mas ok ok vou aguardar para ver se ele fica bem. :)
yemen
Membro Veterano
Registado: domingo out 11, 2009 8:34 pm
Localização: Cães | Coelhos Anões | Chamaeleo Calyptratus | Pseudemys concinna hieroglyphica | Pogona vitticeps -

sábado jul 07, 2012 12:28 pm

impossível porquê ?
<strong>Quem n&atilde;o se torna em &aacute;rvore que produz fruto, tornar-se-&aacute; em galho para a fornalha. (D. L. Moody)</strong>
f123456789
Membro

sábado jul 07, 2012 12:35 pm

MP.... ja te digo.
vitor22
Membro Veterano
Registado: sexta jul 30, 2010 12:28 pm

sábado jul 07, 2012 1:00 pm

yemen Escreveu:- a uvb também não é lampada de aquecimento , mas sim para a pigmentação da pele do camaleão e não só
é normal que qualquer lampada neste momento aqueça qualquer coisa devido ao verão
A uvb, acho, que tambem ajuda a ficar com cores mais vivas, mas o principal objectivo é sintetizar o cálcio, com ajuda da formação da vitamina D3.

Enquanto, a lâmpada, de facto a aquece um pouco, visto que o seu rendimento não é 100%, há sempre a dissipação de energia, transformada em calor, mas deve ser apenas 1 ou 2%.
"A compaix&atilde;o para com os animais &eacute; das mais nobres virtudes da natureza humana." ( Charles Darwin )
Titanum
Membro Veterano
Registado: sábado jan 07, 2012 10:51 pm

sábado jul 07, 2012 7:07 pm

O teu camaleão etá absolutamente saudavel, as pintas brancas é da pigmentação, a desitratação vê-se pelos olhos, se tiverem escovados ai está senão otimo...
Os camaleoes expelem tudo junto, urina e fezes, tambem está normal.
A UVb não serve para aquecer mas sim para o camaleao absorver radiação solar, calcio, D3 e deu-me uma branca agora nao me lembro de mais.
Atenção se ele começar a ficar preto e deixar de dar atenção durante uns 3 ou 4 dias...

Em primeira vista não vejo nada de errado com o teu camaleao.

Dubias tens aqui varios topicos de como fazer criação, começas e das as mais pequenas de modo igual como darias os grilos...

o camaleão têm "espinhos" na parte de baixo da barriga e na orsal, quando for adulto isso irá aumentar...
Não tenho bem a certeza mas acho que o teu camaleao é macho.

Se tiveres mais alguma duvida já sabes, nao exites...
Titanum
Membro Veterano

sábado jul 07, 2012 7:15 pm

Existem duas coisas cruciais para a pigmentação do camaleao, a luz UVB e o stress, quando este tem stress a mais irá ficar mais escuro até atingir o preto, ai tens de o deixar sozinho imediatamente. Em estado de alarme, pode mostrar umas pintas pretas ou azuis (no meu), nada de mais. Se estiver confortavel ira mostrar esse verde alface, quando for adulto irá ter umas listas amarelas.... esse branco pode ser da pigmentação ou pele de muda que não tenha saido, é aumentares a humidade bodrrifando-o com agua morna (se for).
O teu camaleao nunca irá ficar vermelho ou todo azul... mitos são mitos.
f123456789
Membro

sábado jul 07, 2012 7:34 pm

Titanum Escreveu:O teu camaleão etá absolutamente saudavel, as pintas brancas é da pigmentação, a desitratação vê-se pelos olhos, se tiverem escovados ai está senão otimo...
Os camaleoes expelem tudo junto, urina e fezes, tambem está normal.
A UVb não serve para aquecer mas sim para o camaleao absorver radiação solar, calcio, D3 e deu-me uma branca agora nao me lembro de mais.
Atenção se ele começar a ficar preto e deixar de dar atenção durante uns 3 ou 4 dias...

Em primeira vista não vejo nada de errado com o teu camaleao.

Dubias tens aqui varios topicos de como fazer criação, começas e das as mais pequenas de modo igual como darias os grilos...

o camaleão têm "espinhos" na parte de baixo da barriga e na orsal, quando for adulto isso irá aumentar...
Não tenho bem a certeza mas acho que o teu camaleao é macho.

Se tiveres mais alguma duvida já sabes, nao exites...
Fogo obrigado Titanium, nao imaginas a felicidade que me deu ouvir isso de um expert :D saber que ele esta bem e parece te normal, é muito bom!
E sim ele tem esses "espinhos" :)
Mas fixe ainda bem que é um macho, porque vi que as femeas é preciso mais cuidados, pois nao podem ter tanto calor senao reproduzem sozinhas ovolus que depois nao sao expelidos e pode causar a morte.. (tbm me ando a informar).
E sim pode ser da muda, porque tinha quando chegou um pedaço parecia pele na cabeça..
E ele tem estado sempre sempre verde :D Apenas ha as vezes umas partes tipo castanhas tipo umas bolas, mas deve ser nrmal, esquece. xD

E obrigadao mesmo por teres lido e dado atençao a responder ;)
Respondeste a tudo o que precisava e mesmo que estava por responder..
Olha fiz aquilo que disseste da caixa com tenebrios, e ele vai lá a descer, come um ou dois, volta para cima e tal, e depois mais tarde desce :)

Mais uma vez muito muito obrigado Titanium :D
Titanum
Membro Veterano

sábado jul 07, 2012 7:38 pm

expert? :lol: ainda me falta para tal... mas agradeço o elogio
Titanum
Membro Veterano

sábado jul 07, 2012 7:50 pm

Fazer exercicio é bom :) pois, as femeas precisam de mais humidade, expelem os ovos mesmo sem serem fecundados e depois fazem tuneis para tal mas senão depositarem ficam com os ovos retidos e morrem disso, bastante complicado...

Para termos a certeza vê o seguinte: se o teu camaleao tem , nas patas traseiras uma espécie de esporo... nesta idade só existem duas maneiras, ver isso ou a cor, femeas normalmente são mais acastanhadas equanto que os machos têm uma coloração mais verde. Os outros modos só em adultos.
f123456789
Membro

sábado jul 07, 2012 8:22 pm

Titanum Escreveu:expert? :lol: ainda me falta para tal... mas agradeço o elogio
Yeh, tens respondido a todas as minhas questoes e bem! xD

Mas olha o que é esse tipo "esporo"?
E pelas fotos pareco te macho, pelo o seu verde foi? :o
Mas vejo isso amanha, o menino ja esta a dormir.. Desde que eu o tenho, ele tem andado pela sua casinha, normal para puder reconhecer e tal, por ser novo.. mas sempre que chega mais ou menos 8/9, ele comeca a ficar com a cauda toda toda enrolada e esconde-se... entao ai apercebi-me que essa era a hora de escuro para ele.. E entao faço 12 horas de uvb desde as 9 da manha ate as 9 da tarde, e depois ponho a tal night heat que da um ar fixe e tambem aquece bue e ele fica sempre com os olhos fechados e bem, logo nao perturba nada, e ja vi em bue care sheets que uma lampada para a noite é adequada como necessario. Fiz bem certo fazer estas horas pelas as atitudes dele?
Assim nao se tem de habituar muito a estar diferente.. o que me preocupa um pedaco, para ser sincero, é que ele nao se poe tipo encostado á lampada nem perto, como é suposto fazerem.. tipo nao se poe muito tempo no seu "sol".. penso que é stress de um lugar novo e tambem porque ele nao gosta muito quando borrifo a agua :X Faz barulho, mesmo que nao calhe nele ele apercebe-se e tenta se esconder, vou ver se faço amanha o dripper :)
Que achas de fazer o dripper como o bondage e o yemen disseram? mais atras, falaram de um tubo dos hospitais que é tubo para intravenosos.. :o
Titanum
Membro Veterano

sábado jul 07, 2012 8:47 pm

eu fiz isso do tubo quando ele era mais pequeno, resulta tens é de meter num ponto alto a pingar para uma folha. Tive uma altura em que ele não bebia de lado nenhum logo resolvi o problema dando-lhe a seringa, felizmente isso passou rapido e vai a cascata agora :lol: (desde pequeno que é acompanhado por cascata)
Sim fazes bem, ele ainda deve ter os horarios do criador, é bom para ele não setressar.
Na questão solar (lampada UVB certo?) não ha problema ele apanha mesmo estando imovel, é mais comum nos selvagens eles se estenderem para apanhar pois nem sempre o sol está disponivel, o meu faz breves "leques" tipo 20 seg ou coisa parecida nada mais... o teu ainda é pequeno, não é comum estender-se como os adultos pois a area de absorção ainda é pequena. Tens é de colocar o calcio bem para não ficar com problemas de ossos, boa sorte :)

Respondo por experiencia propria e como é obvio tenho algum estudo acerca de camaleoes, mas longe ainda de expert :wink:

Não sei se disse, mas tambem podes dar fruta se quiseres...

Macho se tiver isto:
http://www.google.pt/imgres?q=Male+yeme ... :104,i:120
f123456789
Membro

sábado jul 07, 2012 9:02 pm

Ah serio tambem comem fruta?
Quais sao os tipos de fruta que posso dar? :o
Por acaso nao sabia XD

AH SIM o meu faz esse tipo leque xD Ele mete-se todo tipo com o corpo parece uma folha de papel na vertical né?
Tipo quando vi pensei logo que era para apanhar mais radiação da uvb (e sim é uma uvb 6.0) e pronto é. xD

Mas isso do tubo e a seringa ajuda-me lá.. como posso fazer isso?
Tipo, onde tem á venda?
É que eu ja lhe vi a beber umas gotas, nas folhas, mas pode nao ser o suficiente.. quero mesmo fazer tipo algo com essas gotas a cair da melhor maneira.. como posso fazer? vou ver se passo a fazer isso amanha.

E ve uma coisa, na alimentacao.. tipo disseste 3 dias por semana deixar os tenebrios na caixa por semana.. fiz como mandaste, tipo disseste que concordavas se fizesse segunda, quarta e sexta.. mas e os outros dias? dou nubias? ou ele nao come tanto quando é pequeno?
Titanum
Membro Veterano

sábado jul 07, 2012 9:32 pm

Quando são pequenos é a alrtura da vida de um réptil onde consome mais alimento, chegando a comer até a semana toda. EU disse os tenébrios porque eles aguentam dentro do terrario e os grilos não.
Eu tenho um Sub-Adulto ainda não é, meto os tenebrios no recipiente e deixo lá 2 dias sem mexer, a verdade é que quando vou ver não esta la nenhum sobrevivente... no resto dos dias dou grilos, ele por vezes não come, dou mesmo para estar alimento sempre disponivel, troco os grilos., coloco estes dentro da caixa e tiro outros e assim adiante.

Do tubo foi um vet que me deu... nem sei onde comprar sinceramente.

Ele por vezes come maçã, banana e pêra, foi os unicos que experimentei... Essa planta que tens é boa, metes o tubo desde o topo até ficar cerca de um dedo de distancia de uma folha superior, deixas cair as gotas na folha normalmente, ele vê e vai lá sem problemas. A seringa é encheres de agua e deixares cair gota a gota perto da boca dele, com o meu resultou.

Eu dou tenébrios dias seguidos, o resto é grilos... eu disse esse esquema de horario onde? nubias (baratas) e grilos é praticamente a mesma coisa sem ser a imagem...
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”