Blaptica dubia - alimento vivo perfeito?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jun 06, 2008 2:45 pm
- Localização: BOLD STRIPED BANDIT DIABLO BLANCO SNOW GIANT SUNGLOW JUNGLE ECLIPSE EMERINE DESIGNERS
lol.. vi agora a cena das BATATAS. eheheheheheheheeheheheheheheheheheh LOOOL... eu passo aí em campo de besteiros amanha, para ver o teu DB e as tuas batatas....
boa sorte
boa sorte
Ricardo Leitão
Calsonic
Calsonic
pessoal desculpem estar a insistir, mas ainda ninguem me respondeuBrake Escreveu:estou a iniciar a minha colonia de baratas agora, vou utilizar uma pedra de aquecimento, visto que a minha caixa tem 30x30x20 cm gostaria de saber se alguem me sabe diser mais ou menos com qual a potencia da pedra que devo comprar.
P.S. Zonba se me diseres a potencia da tua pedra...ja ajuda
abraços
Brake
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 02, 2008 4:06 pm
dieta base- grilos baratas
goluseima- zophobas, tenebrio galeria, bixos da seda, etc
goluseima- zophobas, tenebrio galeria, bixos da seda, etc
<p>1.0.0 carcharodon carcharias</p>
<p>0.2.0 crocodylus porosus</p>
<p>0.0.1 physalia physalis</p>
<p>2.3.0 apis mellifera</p>
<p>0.2.0 crocodylus porosus</p>
<p>0.0.1 physalia physalis</p>
<p>2.3.0 apis mellifera</p>
Se vais comprar compra cabo ou tapete. Um dia mais tarde sempre te da pa alguma coisa... A pedra dá po lixo, a seguir...Brake Escreveu:pessoal desculpem estar a insistir, mas ainda ninguem me respondeuBrake Escreveu:estou a iniciar a minha colonia de baratas agora, vou utilizar uma pedra de aquecimento, visto que a minha caixa tem 30x30x20 cm gostaria de saber se alguem me sabe diser mais ou menos com qual a potencia da pedra que devo comprar.
P.S. Zonba se me diseres a potencia da tua pedra...ja ajuda
abraços
brigado P_R, mas nao vou comprar, eu agarro numa lampada normal, dessas pouco eficientes , envolvo-a com argila, e tá feita a minha pedra de aquecimento, por isso é que queria saber a potencia, pa saber que potencia tenho que por na lampada.
Brake
As pedras de aquecimento tem um termoestato incorporado!
Por isso, nao podes ir por aí. Qualquer coisa que nao passe dos 28ºc deve ter de ter uma potencia prai entre 8 e 18W... Mais que isso, provavelmente teras de colocar um termostato.
Se queres experiementar, começa por uma das lampadas menos potentes que encontres, tipo 25W...
Por isso, nao podes ir por aí. Qualquer coisa que nao passe dos 28ºc deve ter de ter uma potencia prai entre 8 e 18W... Mais que isso, provavelmente teras de colocar um termostato.
Se queres experiementar, começa por uma das lampadas menos potentes que encontres, tipo 25W...
pois,olha ja experimentei com 60 w (demais), agora reduzi pa 25 w , mesmo assim aquece mais do que o pretendido, consigo paí 45 graus em regime permanente (com 25 w), vou reduzir ainda mais, vou experimentar entao com 15 graus agora. P_R o termostato é um equipamento de segurança que claro conven ter, tens toda a razao, agora como estamos a falar em baixas potencias, se eu conseguir 35 graus em regime permanente, mesmo que haja algumas variaçoes de temperatura exterior ou outra eventualidade, penso que temos sempre uma margem de segurança rasoavel.
Brake
35ºC? tas a brincar certo?
LOL
Quando fizer calor, das baratas fritas aos teus animais... LOOL
Ja te disse, que para teres cerca de 28ºC, que é o desejável (ate 30ºC) tens de comprar uma lampada de cerca de 8 a 15W, e mesmo 15W vai ser demasiado, pois vai haver acumulaçao de calor e vai, com o tempo, acabar por exceder os 28 - 30ºC.
LOL
Ja te disse, que para teres cerca de 28ºC, que é o desejável (ate 30ºC) tens de comprar uma lampada de cerca de 8 a 15W, e mesmo 15W vai ser demasiado, pois vai haver acumulaçao de calor e vai, com o tempo, acabar por exceder os 28 - 30ºC.
segundo sei estas baratas so se reproduzer se a temperatura estiver nos 35º, por isso nao é assim tao descabido. a citaçao que está baixo está corrigida, onde eu digo que vou tentar utilizar 15 w,ou menos claro, pois atravez da experiencia, parece-me bem, e se estou em pleno verao e tenho 35º obvio que no inverno a temperatura vai baixar.P_R Escreveu:35ºC? tas a brincar certo?
LOL
Brake Escreveu:pois,olha ja experimentei com 60 w (demais), agora reduzi pa 25 w , mesmo assim aquece mais do que o pretendido, consigo paí 45 graus em regime permanente (com 25 w), vou reduzir ainda mais, vou experimentar entao com 15 w agora. .
Brake
Como sou um gajo fixola enta vou-te ensinar umas ***...
Em primeiro lugar, elas reproduzem-se ate em temperaturas de 22ºC, mas o ritmo a que se reproduzem é baixo.
A temperatura nas blapticas nunca deve exceder os 30ºC sob pena de acelarar demasiado o metabolismo das baratas. Esta deve-se situar nos 28ºC para ter uma margem de 4 graus de precaução (até 32ºC).
A esta temp. elas reproduzem-se no sei auge!
Portanto, os 35ºC é mesmo, meu amigo, descabido... Quando houver um pico de calor ou coisa que o valha, começas a assar baratas, principalmente as mais pequenitas.
Aconselho-te a ler um pouco mais, por exemplo aqui:
http://www.alanmommerency.be/caresheet_ ... dubia.html
Acho que esta muito boa e completa essa care sheet. Mantenho as minhas com base no que esta ai escrito
PS: nao te esqueças do gradiente termico!
Em primeiro lugar, elas reproduzem-se ate em temperaturas de 22ºC, mas o ritmo a que se reproduzem é baixo.
A temperatura nas blapticas nunca deve exceder os 30ºC sob pena de acelarar demasiado o metabolismo das baratas. Esta deve-se situar nos 28ºC para ter uma margem de 4 graus de precaução (até 32ºC).
A esta temp. elas reproduzem-se no sei auge!
Portanto, os 35ºC é mesmo, meu amigo, descabido... Quando houver um pico de calor ou coisa que o valha, começas a assar baratas, principalmente as mais pequenitas.
Aconselho-te a ler um pouco mais, por exemplo aqui:
http://www.alanmommerency.be/caresheet_ ... dubia.html
Acho que esta muito boa e completa essa care sheet. Mantenho as minhas com base no que esta ai escrito

PS: nao te esqueças do gradiente termico!