ALIMENTO COBRAS - CODORNIZES
Moderador: mcerqueira
Não querendo repetir as palavras do thor, penso que dar uma diversidade de alimentação é uma condição que todos procuram. Penso que aqui, antes de sequer pensar se as aves são potencialmente mais perigosas ou não que os roedores é perguntar: Será que a minha cobra no habitat dela come aves? Isto se quisermos mimetizar ao máximo o mesmo. É que nem todas as espécies comem aves.
http://www.rodentpro.com/qpage_articles_03.asp aqui podem observar que um pinto tem menos vitaminas, proteína, etc que uma ratazana de 30-40g. Já para não falar na sua digestibilidade, ou seja, mesmo que o pinto tivesse mais nutrientes, que não tem, não tem a mesma digestibilidade de um roedor, factor que acresce à questão inicial.
Quanto ao facto de as aves potenciarem mais doenças como a salmonelose, é observarmos que devido à sua condição de ave, a propagação é mais rápida, os próprios ovos podem estar infectados e poderem existir estirpes da mesma bactéria que afectam mais uns que outros, influenciando a sua morbilidade. Se a criação de aves for caseira e de qualidade, então aqui podemos estar mais descansados. No entanto, aves a nível nutricional não poderão ser a alimentação base. É um pouco como o melhoral, não faz bem nem faz mal.
http://www.rodentpro.com/qpage_articles_03.asp aqui podem observar que um pinto tem menos vitaminas, proteína, etc que uma ratazana de 30-40g. Já para não falar na sua digestibilidade, ou seja, mesmo que o pinto tivesse mais nutrientes, que não tem, não tem a mesma digestibilidade de um roedor, factor que acresce à questão inicial.
Quanto ao facto de as aves potenciarem mais doenças como a salmonelose, é observarmos que devido à sua condição de ave, a propagação é mais rápida, os próprios ovos podem estar infectados e poderem existir estirpes da mesma bactéria que afectam mais uns que outros, influenciando a sua morbilidade. Se a criação de aves for caseira e de qualidade, então aqui podemos estar mais descansados. No entanto, aves a nível nutricional não poderão ser a alimentação base. É um pouco como o melhoral, não faz bem nem faz mal.
<p>"South and North Korea, stop the fight. After all, you are all chinese..." </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
- Contacto:
YES MASTER....Psynapse Escreveu:Não querendo repetir as palavras do thor, penso que dar uma diversidade de alimentação é uma condição que todos procuram. Penso que aqui, antes de sequer pensar se as aves são potencialmente mais perigosas ou não que os roedores é perguntar: Será que a minha cobra no habitat dela come aves? Isto se quisermos mimetizar ao máximo o mesmo. É que nem todas as espécies comem aves.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm
Fábio na verdade um pinto de um dia, que terá uma média entre as 30g e os 35g, quando comparado com um ratz de peso similar vemos que tem mais proteína, um valor menor de gordura (que pode ser positivo ou negativo consoante o objectivo e necessidade do exemplar em questão). Onde claramente perde é no valor referente à vitamina A e E. Em relação aos minerais tem alguns mais mais elevados e outros parâmetros com valores mais baixos.
Rat
Rattus norvegicus 5 30.0 56.1 27.5 14.8 5.55ª Juvenile, 10-50 g
Chicken
Gallus gallus 66 25.6 64.9 22.4 6.4 5.80 One-day-old
Como atrás me referi à espécie da cobra estava obviamente a referir-me ao facto da espécie incluir aves na sua diente no habitat natural. Não quer dizer que não se possa dar aves a exemplares de espécies que usualmente não as predam no entantoesta é uma prática menos consistente. Por outro lado quando falas na menor digestibilidade das aves penso que essa afirmação deve ser conjugada com a adaptação do metabolismo da espécie à ingestão de aves. Assim de cabeça por exemplo posso dar o exemplo de uma localidade de BCI que a base da sua alimentação (numa esmagadora percentagem) são aves. Por outro lado tens N espécies que predam aves numa percentagem MUITO significativa, algumas das quais não ficam propriamente pequenas nem têm uma constituição "light".
Numa conversa recente que tive aliás constatei que a inclusão de aves na dieta de algumas espécies é uma pratica que é defendida por "keepers" bastante experientes...
Rat
Rattus norvegicus 5 30.0 56.1 27.5 14.8 5.55ª Juvenile, 10-50 g
Chicken
Gallus gallus 66 25.6 64.9 22.4 6.4 5.80 One-day-old
Como atrás me referi à espécie da cobra estava obviamente a referir-me ao facto da espécie incluir aves na sua diente no habitat natural. Não quer dizer que não se possa dar aves a exemplares de espécies que usualmente não as predam no entantoesta é uma prática menos consistente. Por outro lado quando falas na menor digestibilidade das aves penso que essa afirmação deve ser conjugada com a adaptação do metabolismo da espécie à ingestão de aves. Assim de cabeça por exemplo posso dar o exemplo de uma localidade de BCI que a base da sua alimentação (numa esmagadora percentagem) são aves. Por outro lado tens N espécies que predam aves numa percentagem MUITO significativa, algumas das quais não ficam propriamente pequenas nem têm uma constituição "light".
Numa conversa recente que tive aliás constatei que a inclusão de aves na dieta de algumas espécies é uma pratica que é defendida por "keepers" bastante experientes...
<p><a href="http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG">http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG</a>]</p>
~jamerico Escreveu:[Editado pela moderação]
já tens mail e tudo
que maneira discreta de fazer publicidade ao negócio

Não li o topico todo, mas para quantos dias dá uma codorniz?
Satisfaz a cobra da mesma maneira que um rato ou tens que reforçar a dose?
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda ago 17, 2009 3:29 pm
- Localização: Pantherophis Guttatus; Lampropeltis Californiae; Lampropeltis Nigritus; M. Musculus; Rattus Norvegic
negocio ? lol para ja tenho trocado codornizes por ratos
assim nao pago ratos i posso variar a alimentaçao das cobras
tenho vendido codornizes para comprar ratos
tenho dado codornizes de 1 dia, pois o tamanho é igual ao primeiro pelo e com a californiana ela apos comer uma nao come mais nada por isso a dose é uma codorniz envez de um rato
mas as minhas nigritus sao maiores logo ja tou a deixar crescer mais as codornizes ate ficarem do tamanho de um rato adulto.
quando elas tivere fotos das codornizes em comparaçao com os ratos e deixo ficar aki
outra vantagem das codornizes é que ficam maiores k os ratos logo para cobras que um rato ja adulto nao chegue eu posso dar uma codorniz maior
ps. eu nao dou so codornizes as minhas cobras tenho intercalado ratos e codornizes
assim nao pago ratos i posso variar a alimentaçao das cobras
tenho vendido codornizes para comprar ratos
tenho dado codornizes de 1 dia, pois o tamanho é igual ao primeiro pelo e com a californiana ela apos comer uma nao come mais nada por isso a dose é uma codorniz envez de um rato
mas as minhas nigritus sao maiores logo ja tou a deixar crescer mais as codornizes ate ficarem do tamanho de um rato adulto.
quando elas tivere fotos das codornizes em comparaçao com os ratos e deixo ficar aki
outra vantagem das codornizes é que ficam maiores k os ratos logo para cobras que um rato ja adulto nao chegue eu posso dar uma codorniz maior
ps. eu nao dou so codornizes as minhas cobras tenho intercalado ratos e codornizes
Isto é o que dá quando se vê muito o Sobrevivência no Discovery Channel
Não sei bem mas acho que se lhe deres vivo estás a fazer com que ela tenha de se esforçar mais na digestão. Mas como eu não percebo muito de cobras é melhor esperar por pessoal mais "expert".

Não sei bem mas acho que se lhe deres vivo estás a fazer com que ela tenha de se esforçar mais na digestão. Mas como eu não percebo muito de cobras é melhor esperar por pessoal mais "expert".
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda ago 17, 2009 3:29 pm
- Localização: Pantherophis Guttatus; Lampropeltis Californiae; Lampropeltis Nigritus; M. Musculus; Rattus Norvegic
como ja diss no
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 9&start=15
elas a 1ª vez que comen codornizes devem comer vivas para se habituarem ao alimento
elas a 1ª vez que comen codornizes devem comer vivas para se habituarem ao alimento
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
- Contacto:
elas se tiverem de comer, tanto comem morto como vivo.jamerico Escreveu:como ja diss no
aliás muito de nós já notou alguma reticência das cobras quando trocamos de ratos para ratazanas e no entanto as cobras acabam por pegar.
Portanto isso de dar vivo, para as habituar ao gosto, para mim é treta.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm
sou da opinião do Jota, as cobras se pegarem no alimento tanto faz ser vivo ou morto, agora se lhes dás vivo corres sempre o risco de na proxima alimentação te rejeitar o morto.