ALIMENTO COBRAS - CODORNIZES

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Bloqueado

devo dar as cobras uma alimentaçao variada?

SIM
34
77%
NAO
10
23%

Total de votos: 44
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

quarta nov 18, 2009 7:54 pm

Não querendo repetir as palavras do thor, penso que dar uma diversidade de alimentação é uma condição que todos procuram. Penso que aqui, antes de sequer pensar se as aves são potencialmente mais perigosas ou não que os roedores é perguntar: Será que a minha cobra no habitat dela come aves? Isto se quisermos mimetizar ao máximo o mesmo. É que nem todas as espécies comem aves.

http://www.rodentpro.com/qpage_articles_03.asp aqui podem observar que um pinto tem menos vitaminas, proteína, etc que uma ratazana de 30-40g. Já para não falar na sua digestibilidade, ou seja, mesmo que o pinto tivesse mais nutrientes, que não tem, não tem a mesma digestibilidade de um roedor, factor que acresce à questão inicial.

Quanto ao facto de as aves potenciarem mais doenças como a salmonelose, é observarmos que devido à sua condição de ave, a propagação é mais rápida, os próprios ovos podem estar infectados e poderem existir estirpes da mesma bactéria que afectam mais uns que outros, influenciando a sua morbilidade. Se a criação de aves for caseira e de qualidade, então aqui podemos estar mais descansados. No entanto, aves a nível nutricional não poderão ser a alimentação base. É um pouco como o melhoral, não faz bem nem faz mal.
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

quarta nov 18, 2009 9:10 pm

Psynapse Escreveu:Não querendo repetir as palavras do thor, penso que dar uma diversidade de alimentação é uma condição que todos procuram. Penso que aqui, antes de sequer pensar se as aves são potencialmente mais perigosas ou não que os roedores é perguntar: Será que a minha cobra no habitat dela come aves? Isto se quisermos mimetizar ao máximo o mesmo. É que nem todas as espécies comem aves.

http://www.rodentpro.com/qpage_articles_03.asp aqui podem observar que um pinto tem menos vitaminas, proteína, etc que uma ratazana de 30-40g. Já para não falar na sua digestibilidade, ou seja, mesmo que o pinto tivesse mais nutrientes, que não tem, não tem a mesma digestibilidade de um roedor, factor que acresce à questão inicial.

Quanto ao facto de as aves potenciarem mais doenças como a salmonelose, é observarmos que devido à sua condição de ave, a propagação é mais rápida, os próprios ovos podem estar infectados e poderem existir estirpes da mesma bactéria que afectam mais uns que outros, influenciando a sua morbilidade. Se a criação de aves for caseira e de qualidade, então aqui podemos estar mais descansados. No entanto, aves a nível nutricional não poderão ser a alimentação base. É um pouco como o melhoral, não faz bem nem faz mal.
YES MASTER....
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

quinta nov 19, 2009 1:02 am

Fábio na verdade um pinto de um dia, que terá uma média entre as 30g e os 35g, quando comparado com um ratz de peso similar vemos que tem mais proteína, um valor menor de gordura (que pode ser positivo ou negativo consoante o objectivo e necessidade do exemplar em questão). Onde claramente perde é no valor referente à vitamina A e E. Em relação aos minerais tem alguns mais mais elevados e outros parâmetros com valores mais baixos.

Rat
Rattus norvegicus 5 30.0 56.1 27.5 14.8 5.55ª Juvenile, 10-50 g

Chicken
Gallus gallus 66 25.6 64.9 22.4 6.4 5.80 One-day-old

Como atrás me referi à espécie da cobra estava obviamente a referir-me ao facto da espécie incluir aves na sua diente no habitat natural. Não quer dizer que não se possa dar aves a exemplares de espécies que usualmente não as predam no entantoesta é uma prática menos consistente. Por outro lado quando falas na menor digestibilidade das aves penso que essa afirmação deve ser conjugada com a adaptação do metabolismo da espécie à ingestão de aves. Assim de cabeça por exemplo posso dar o exemplo de uma localidade de BCI que a base da sua alimentação (numa esmagadora percentagem) são aves. Por outro lado tens N espécies que predam aves numa percentagem MUITO significativa, algumas das quais não ficam propriamente pequenas nem têm uma constituição "light".

Numa conversa recente que tive aliás constatei que a inclusão de aves na dieta de algumas espécies é uma pratica que é defendida por "keepers" bastante experientes...
jamerico
Membro Veterano
Registado: segunda ago 17, 2009 3:29 pm
Localização: Pantherophis Guttatus; Lampropeltis Californiae; Lampropeltis Nigritus; M. Musculus; Rattus Norvegic

quinta nov 19, 2009 11:26 pm

tou a gostar deste topico
tou fez me aprender bastante
jamerico
Membro Veterano
Localização: Pantherophis Guttatus; Lampropeltis Californiae; Lampropeltis Nigritus; M. Musculus; Rattus Norvegic

segunda nov 23, 2009 12:43 am

[Editado pela moderação - não é permitido publicidade no fórum]
jamerico
Membro Veterano

sábado jan 02, 2010 1:02 pm

video de uma das minhas nigritus a comer uma codorniz

http://www.youtube.com/watch?v=Tie5jKyJO4U
jamerico
Membro Veterano

sábado jan 02, 2010 1:02 pm

video de uma das minhas nigritus a comer uma codorniz

http://www.youtube.com/watch?v=Tie5jKyJO4U
TiagoF2
Membro
Registado: sexta jan 01, 2010 9:02 pm

sábado jan 02, 2010 1:35 pm

jamerico Escreveu:[Editado pela moderação]
~

já tens mail e tudo
que maneira discreta de fazer publicidade ao negócio :twisted:

Não li o topico todo, mas para quantos dias dá uma codorniz?
Satisfaz a cobra da mesma maneira que um rato ou tens que reforçar a dose?
jamerico
Membro Veterano

sábado jan 02, 2010 2:42 pm

negocio ? lol para ja tenho trocado codornizes por ratos
assim nao pago ratos i posso variar a alimentaçao das cobras
tenho vendido codornizes para comprar ratos
tenho dado codornizes de 1 dia, pois o tamanho é igual ao primeiro pelo e com a californiana ela apos comer uma nao come mais nada por isso a dose é uma codorniz envez de um rato
mas as minhas nigritus sao maiores logo ja tou a deixar crescer mais as codornizes ate ficarem do tamanho de um rato adulto.
quando elas tivere fotos das codornizes em comparaçao com os ratos e deixo ficar aki
outra vantagem das codornizes é que ficam maiores k os ratos logo para cobras que um rato ja adulto nao chegue eu posso dar uma codorniz maior

ps. eu nao dou so codornizes as minhas cobras tenho intercalado ratos e codornizes
pavlo
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 12:50 am

sábado jan 02, 2010 3:28 pm

Para mim é um pouco brutal dares as codornas vivas, já era altura de arranjares forma de as oferecer às cobras de uma forma menos gore..............
Dia 30 de Janeiro entrada gratuita aproveitem

http://www.ratsnakefoundation.org/
jamerico
Membro Veterano

sábado jan 02, 2010 3:33 pm

elas para a 1ª codorniz que comen é viva depois ja podem ser congeladas
Allistor
Membro Veterano
Registado: quarta dez 02, 2009 2:42 pm

sábado jan 02, 2010 3:41 pm

Isto é o que dá quando se vê muito o Sobrevivência no Discovery Channel :lol:

Não sei bem mas acho que se lhe deres vivo estás a fazer com que ela tenha de se esforçar mais na digestão. Mas como eu não percebo muito de cobras é melhor esperar por pessoal mais "expert".
jamerico
Membro Veterano

sábado jan 02, 2010 3:48 pm

como ja diss no
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 9&start=15
elas a 1ª vez que comen codornizes devem comer vivas para se habituarem ao alimento
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

sábado jan 02, 2010 9:07 pm

jamerico Escreveu:como ja diss no
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... 9&start=15
elas a 1ª vez que comen codornizes devem comer vivas para se habituarem ao alimento
elas se tiverem de comer, tanto comem morto como vivo.

aliás muito de nós já notou alguma reticência das cobras quando trocamos de ratos para ratazanas e no entanto as cobras acabam por pegar.
Portanto isso de dar vivo, para as habituar ao gosto, para mim é treta.
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

sábado jan 02, 2010 9:13 pm

sou da opinião do Jota, as cobras se pegarem no alimento tanto faz ser vivo ou morto, agora se lhes dás vivo corres sempre o risco de na proxima alimentação te rejeitar o morto.
Bloqueado

Voltar para “Répteis e Anfíbios”