Bichos da Seda! :D

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
MrWoofWoof
Membro Veterano
Registado: segunda dez 14, 2009 8:31 pm
Localização: Rufus (Cão SRD), Farra (Periquito Australiano) e Alga(zarra) (Tartaruga de Faces Rosadas)

segunda abr 05, 2010 6:48 pm

Zahn Escreveu:O membro Raiquiis é que falou deles cá. Eu simplesmente disse que já não existem em estado selvagem quando alguém disse que em miúdo ia procura-los nas amoreiras.
LOOL, às vezes encontrava-se em amoreiras porque pais desesperados metiam-nas nas amoreiras pequenas. Cheguei a ver, em puto, alguns no chão e em folhas e ramos. :lol: De qualquer das formas, não se conseguem multiplicar:
- lagartas lentas, tendencialmente grandes, e de cor clara (atractivas aos predadores);
- as borboletas não voam (e são brancas :lol: );
- os ovos que possam ser colocados nas folhas acabam por não eclodir, porque as folhas das amoreiras são caducas e acabam por se degradar ou ser limpas pelas pessoas. 8)
MrWoofWoof
Membro Veterano
Localização: Rufus (Cão SRD), Farra (Periquito Australiano) e Alga(zarra) (Tartaruga de Faces Rosadas)

segunda abr 05, 2010 6:50 pm

Quando a folhas de amoreira, se não tiverem amoreiras na vossa zona, arranjem estacas que elas pegam bastante bem (tive uma taxa de sucesso de cerca de 25%, isto é, em 8 estacas sobreviveram no final 2).
Se tiverem numa marquise têm sempre folhas (nem que sejam poucas) e mais tarde, ainda podem fazer yamadori. :P
Raiquiis
Membro Veterano
Registado: sábado jan 02, 2010 6:15 pm

segunda abr 05, 2010 6:51 pm

MrWoofWoof Escreveu:Joao - como é que e manda estas criaturas por correio, numa caixinha? :oops:
Sim, numa caixinha. :)
ivonegodoia
Membro Veterano
Registado: quinta mar 18, 2010 11:20 am

segunda abr 05, 2010 9:11 pm

MrWoofWoof Escreveu:Quando a folhas de amoreira, se não tiverem amoreiras na vossa zona, arranjem estacas que elas pegam bastante bem (tive uma taxa de sucesso de cerca de 25%, isto é, em 8 estacas sobreviveram no final 2).
Se tiverem numa marquise têm sempre folhas (nem que sejam poucas) e mais tarde, ainda podem fazer yamadori. :P
mistura 3 partes de terra com 1 de areia, humido e enterra as estacas nao agora mas so em outubro ou novembro, vais ver que pegam todas, e mantem a terra humida ate o verao
as estacas têm de ser espetadas na hibernaçao das arvores
<p><strong>Eu gosto mesmo &eacute; de sentir a press&atilde;o!!!</strong></p>
<p><strong></strong></p>
<p><u></u></p>
PedroC10
Membro Veterano
Registado: quarta dez 31, 2008 9:12 am

segunda abr 05, 2010 9:16 pm

Alguem sabe como preparar alimentação artificial para eles? É que isto das amoreiras é tudo muito bonito, mas arranjar folhas o ano inteiro, mesmo que a guardar no frigorifico, é praticamente impossivel
http://faunaselvagem.blogs.sapo.pt/ Blog sobre animais selvagens e animais de companhia
ivonegodoia
Membro Veterano

segunda abr 05, 2010 9:58 pm

mas para isso tens de arranjar insectos que durem o ano todo
<p><strong></strong></p>
<p><u></u></p>
PedroC10
Membro Veterano

segunda abr 05, 2010 10:01 pm

Sim, mas parto do pressuposto que se consiga fazer eclodir ovos em diferentes alturas mediante subida da temperatura com cabos de aquecimento ou assim. Não sei se é possível, conservando os ovos em locais frescos, e fazendo eclodir a quantidade necessária ao longo de vários meses.
http://faunaselvagem.blogs.sapo.pt/ Blog sobre animais selvagens e animais de companhia
bpalhares
Membro Júnior
Registado: quinta jul 05, 2007 10:26 am

segunda abr 05, 2010 11:31 pm

Boas

Por acaso ninguem me consegue arranjar uns bichitos..... já à anos que ando à procura e nada....

Ah, sou da zona de Abrantes
MrWoofWoof
Membro Veterano

segunda abr 05, 2010 11:38 pm

PedroC10 Escreveu:Sim, mas parto do pressuposto que se consiga fazer eclodir ovos em diferentes alturas mediante subida da temperatura com cabos de aquecimento ou assim. Não sei se é possível, conservando os ovos em locais frescos, e fazendo eclodir a quantidade necessária ao longo de vários meses.
Isso é uma coisa a Googlar! A googlar já vi umas receitas com bichos-da-seda, aparentemente, deliciosas. :lol:
MrWoofWoof
Membro Veterano

segunda abr 05, 2010 11:40 pm

ivonegodoia Escreveu:
MrWoofWoof Escreveu:Quando a folhas de amoreira, se não tiverem amoreiras na vossa zona, arranjem estacas que elas pegam bastante bem (tive uma taxa de sucesso de cerca de 25%, isto é, em 8 estacas sobreviveram no final 2).
mistura 3 partes de terra com 1 de areia, humido e enterra as estacas nao agora mas so em outubro ou novembro, vais ver que pegam todas, e mantem a terra humida ate o verao
as estacas têm de ser espetadas na hibernaçao das arvores
Eu fi-lo em Agosto, daí a falta de sucesso. :P Isso resultou, também, em maus futuros bonsais, uma vez que as partes finais ficaram cortadas. Se fizer na época de hibernação, fica com os "finais" em condições.
PedroC10
Membro Veterano

segunda abr 05, 2010 11:40 pm

Quem encontrar alguma coisa, que vá postando por aqui, acho que é informação de interesse geral
MrWoofWoof
Membro Veterano

terça abr 06, 2010 12:23 am

Eu encontrei algo na zona Norte e na zona de Sintra, quem quiser contactos envie MP. :D
ivonegodoia
Membro Veterano

terça abr 06, 2010 12:42 am

isto tem alta exito em especies de folha caduca, assim que o tronco perca as folhas, qualquer ramo que se espete forma uma nova arvore
corta galhos de 50 cm retiras os gomos de metade para baixo, enterras e é esperar pela primavera
<p><strong></strong></p>
<p><u></u></p>
MrWoofWoof
Membro Veterano

terça abr 06, 2010 12:48 am

ivonegodoia Escreveu:isto tem alta exito em especies de folha caduca, assim que o tronco perca as folhas, qualquer ramo que se espete forma uma nova arvore
corta galhos de 50 cm retiras os gomos de metade para baixo, enterras e é esperar pela primavera
Com as minhas de Agosto, foi em cerca de duas semanas. Mas prefiro as de Inverno para yamadori, se bem que tenho que ir para outra espécie, as que arranjei são de folhas ovoladas e grandes.
ivonegodoia
Membro Veterano

terça abr 06, 2010 7:47 am

em agosto tambem consegues reproduzir com estaca, mas com muita sorte mesmo, e tens de as ter fechadas numa estufa por exemplo para nao desidratarem, o problema das estacas é as folhas retirarem muitas reservas das quais dereriam ser pa formar raizes, daí meter se as estacas so em outono inverno quando não ha folhas

se for plantas de folha perene tentas espetar as estacas na altura em que pararam o crescimento
<p><strong></strong></p>
<p><u></u></p>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”