kitten Escreveu:Pois é, eu adoro brincar, mas não brinco nunca nem gozo com o trabalho dos outros.
Além da despesa e das noites sem dormir, a participação da APT na Avisan deu muito trabalho a realizar, muitas dores de cabeça, mas depois de tudo montado, um gozo muito grande, por ver que todos os esforços tiveram os resultados que estiveram à vista.
Quanto à exposição de espécies ilegais eu tambémm gostaria muito de tê-las lá visto, para informação e mostra de que a maior parte é tão inofensiva como uma corn, infelizmente e conhecendo o Zé Tuga, acho que o efeito iria ser o oposto do desejado, ou seja, teriamos provavelmente alguns puristas a atacar-nos por estarmos a incentivar a manutenção de espécies proibidas, ou alguns dos putos do costume a perguntar aqui onde comprar uma Boa ou uma Regius.
Quanto à falta de variedade nas espécies expostas, enfim..., as que estavam foram as que alguns (poucos) sócios se disponibilizaram a "emprestar" para a exposição.
Como já tive oportunidade de referir em posts anteriors eu compreendo as vossas precauções e preocupações, e também sei que temos que atacar este problema noutra frente. No entanto, se queremos mudar esta situação também temos que encarar determinadas espécies como iguais aàs restantes legais que por cá temos. Não faz sentido estar-mos a defender a legalização de x espécies e continuar a trata-las como se fossem diferentes, como se fossem algo que necessita de tratamento especial, devido a alguma característica intrínseca que as torna num objecto de culto só atingivel a quem reúne Y requisitos. NÃO, é preciso desmistificar esta realidade, e desmistificar não é necessáriamente incentivar à compra, bem pelo contrario. A informação e o conhecimento são uma poderosa ferramenta contra a compra impulsiva, os maus tratos e o abandono. A consciencialização é fundamental.
Por outro lado, e penso que a maioria aqui tem consciência disso, o nosso hobby vai muito para além dos users que temos aqui e noutros fóruns portugueses. Mais, muitas das pessoas com mais conhecimentos nestas áreas não anda mesmo por cá. Apesar de ser um mundo ainda pequeno é bem maior do que se poderá pensar.
Por outro lado também não devemos pensar nem tentar difundir a ideia de que todas as cobras são como a linear da Kitten. Que tem uma enorme paciência para nos aturar sem demonstrar qualquer agressividade. É importante transmitir uma ideia de segurança a terceriros MAS não se deve criar a ilusão que tudo é assim tão pacífico, e que apesar de terem uma boca com dentinhos afiados (algumas bem grandes

) não mordem, etc.
Também tenho algumas reservas sobre a legalização de determinadas espécies, mas pesada a nossa realidade face à dos outros países a verdade é que não somos assim tão diferentes. Sim é verdade que temos por cá muitas pessoas pouco conscientes, mas será que também não as existem lá por fora.... não acredito!!! Existem noticias de incidentes com espécies proíbidas por cá? Algo de minimamente relevante? Aliás vou mais longe... Existe relatos de incidente graves, e devido a negligência, com ofídios ou sáurios por cá? Claro que ninguém acredita que nunca tenha havido incidentes, mas que tenha conhecimento nada de relevante, e sobretudo nada com terceiros...
Qualquer acção com espécies actualmente ilegais deveria ser acompanhada de próximo pelo ICNB ou outra entidade competente, e até poderia (deveria) ser acompanhado de brochuras sobre a temática.
No que toca à disponibilidade e acesso fácil a determinadas espécie no estrangeiro isso reflecte apenas a forma como são encaradas essas espécies. Será que em Espanha, por exemplo, não haverá muita gente que também acha que cobras é só para malucos? Claro que sim. Eu acho o mesmo do tabaco... A questão é que quem legislou, e as entidades oficiais com competência na matéria têm uma sensibilidade e um conhecimento mais profundo da matéria. E o conhecimento permite, de uma forma mais avalizada e fundamentada, uma decisão mais correcta e consentânea com a realidade dos factos.
Se vendem corns e lampro em lojas de centros porque não regius? Se eu posso comprar um Old English Mastiff, que pode atingir o peso que atinge, porque não poder comprar uma BCI, ou BCC, ou BCA, uma curtus, uma viridis ou uma spilota? Podemos é questionar se essas lojas deveriam vender animais, se têm capacidade e o serviço qualidade? Ou se será prudente implementar restrinções à aquisição de determinadas espécies.
Acima de tudo, e essa é a minha opinião, qualquer decisão futura terá sempre que passar por troca de conhecimento, por uma discussão, sobre estes assuntos, e essa discussão passa também por uma discussão franca, aberta e pública.
Em relação à AVISAN, tenho que deixar o meu público agradecimento a quem possibilitou, a todos quanto visitaram a feira, de ver espéciems tão bonitos de répteis como os que estavam presentes. Para eles os meus agradecimentos.
PS: e já agora desculpem o testamento.