AVISAN

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

quinta dez 11, 2008 12:11 pm

jpmf Escreveu:Thorgarth mas repara que se já deu a bronca que deu, porque houve alguém que disse que havia animais WC na feira, imagina se houvesse lá animais ilegais em Expo.

Houve alguém da Inspecção do ICNB que lhe complicou a imagem de marca da BIVVIT (uma regius para quem não sabe), imagina com elas lá.
Pois isso é mais uma das hipocrisias que ainda pairam sobre o hobby, pelo menos por cá, que lá fora não parece tão corrente.
Não vejo absolutamente problema nenhum em haver animais W(ild)C(aught) à venda, SE, e parto deste pressuposto quando faço esta afirmação, forem respeitadas as quotas impostas para as espécies, se for tido em conta o impacto dessa recolha no equilibrio existente, e se for respeitado o bem estar dos animais capturados. O que é condenável é a recolha ilegal e feita de forma abusiva, explorando sem escrúpulos e sem qualquer atenção ao seu impacto local, muitas vezes colocando em causa a sobrevivência de espécies na natureza, com o impacto que isso tem de uma forma muito mais abrangente.

Por outro lado também é preciso pensar no assunto antes de vir bradar aos céus Infiéis, hereges.... É verdade que no presente momento a maioria das espécies mais comuns tem já uma população mais do que viável nascida em cativeiro, MAS de onde acham que vieram as corn? Foram uma espécie criada in vitro?!?! Acham que mesmo com o incalculável número de exemplares nascidos em cativeiro não são introduzidos exemplares WC para renovar as linhas? Como acham que se conseguem criar determinadas morphs?!?! Quando de hoje para a amanha vier o Bob Clark anunciar a sua primeira fornada de retics pretas como acham que foi conseguido?!?!

O problema com exemplares WC, respeitados que estão os requisitos que acima explanei, é outro, e tem haver principalmente com os riscos inerentes a animais selvagens, nomeadamene maior dificuldade de adaptação, e sobretudo riscos em temos da saude do animal, muitas das vezes portador de diversos parasitas e elementos patogénicos variados.
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quinta dez 11, 2008 12:17 pm

Sobre a presença de " ilegais " na Avisan ( tirando especimes que por lá vi cujo nomes começam por " T " , " J " , " Ks", etc) ainda bem que não os havia lá. Ainda bem , na minha opinião , porque isso seria encarado como incentivo à sua posse.
Independentemente da responsabilidade que , decididamente, seria imputada à APT, nós os " portugas " sabemos e damos sempre a volta às voltas da lei. Quase sempre da maneira errada, diga-se.
E com os animais que podemos , à sombra da lei , ter em casa, não sabemos , tantas e tantas vezes dar-lhes as melhores condições , ou mesmo tantas vezes não sabemos sequer suprir as suas necessidades mais básicas, imagine-se com animais escondidos.....
Mesmo assim.....
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quinta dez 11, 2008 12:42 pm

Thorgarth Escreveu: Não vejo absolutamente problema nenhum em haver animais W(ild)C(aught) à venda,
Eu sei, só me estava a meter com o Zé :oops: :lol:
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Thorgarth
Membro Veterano

quinta dez 11, 2008 12:48 pm

texuga Escreveu:
Thorgarth Escreveu: Não vejo absolutamente problema nenhum em haver animais W(ild)C(aught) à venda,
Sim eu percebi mas acredito piamente no que o zé disse. Há muito boa gente que fica pior que estragado só de ouvir falar em WC, como se isso fosse, de forma intrínseca e irremediavelmente, um acto abominavel.
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

sexta dez 12, 2008 12:05 pm

Thorgarth Escreveu:
texuga Escreveu:
Sim eu percebi mas acredito piamente no que o zé disse. Há muito boa gente que fica pior que estragado só de ouvir falar em WC, como se isso fosse, de forma intrínseca e irremediavelmente, um acto abominavel.
A maioria das Dendrobates que eu tive eram WC e tinham papeis, logo legais.
PeaceandLove
Membro Veterano
Registado: sexta jul 07, 2006 8:47 pm
Chlamydosaurus kingii

sábado dez 13, 2008 1:02 am

Aqui deixo a minha parte das fotos!

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Cumps
<p>1.1.3 Crotaphytus collaris</p>
<p>1.0.0 Chlamydosaurus kingii</p>
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

sábado dez 13, 2008 9:40 am

Belo Kingii que ai tens !!!!
Entao e aos lagartos de colar nao tiras te fotos ?

cumps
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
Bgamer
Membro
Registado: domingo ago 31, 2008 7:37 pm

sábado dez 13, 2008 10:06 am

PeaceandLove Escreveu:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Cumps
Sem ser as cobras e os guaxinins que são os outros bichos?
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

sábado dez 13, 2008 12:09 pm

São tartarugas carbonarias, 1 lontra, teiu (lagarto) e um kingii
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

sábado dez 13, 2008 12:26 pm

jpmf Escreveu:São tartarugas carbonarias, 1 lontra, teiu (lagarto) e um kingii
e um Wallaby ("canguru")
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
PeaceandLove
Membro Veterano
Registado: sexta jul 07, 2006 8:47 pm
Chlamydosaurus kingii

sábado dez 13, 2008 12:39 pm

Tirei, mas ficaram todas desfocadas...lol!
<p>1.1.3 Crotaphytus collaris</p>
<p>1.0.0 Chlamydosaurus kingii</p>
shanebeschen
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm

domingo dez 14, 2008 6:35 pm

Thorgarth Escreveu:Pois isso é mais uma das hipocrisias que ainda pairam sobre o hobby, pelo menos por cá, que lá fora não parece tão corrente.
Não vejo absolutamente problema nenhum em haver animais W(ild)C(aught) à venda, SE, e parto deste pressuposto quando faço esta afirmação, forem respeitadas as quotas impostas para as espécies, se for tido em conta o impacto dessa recolha no equilibrio existente, e se for respeitado o bem estar dos animais capturados. O que é condenável é a recolha ilegal e feita de forma abusiva, explorando sem escrúpulos e sem qualquer atenção ao seu impacto local, muitas vezes colocando em causa a sobrevivência de espécies na natureza, com o impacto que isso tem de uma forma muito mais abrangente.

Por outro lado também é preciso pensar no assunto antes de vir bradar aos céus Infiéis, hereges.... É verdade que no presente momento a maioria das espécies mais comuns tem já uma população mais do que viável nascida em cativeiro, MAS de onde acham que vieram as corn? Foram uma espécie criada in vitro?!?! Acham que mesmo com o incalculável número de exemplares nascidos em cativeiro não são introduzidos exemplares WC para renovar as linhas? Como acham que se conseguem criar determinadas morphs?!?! Quando de hoje para a amanha vier o Bob Clark anunciar a sua primeira fornada de retics pretas como acham que foi conseguido?!?!

O problema com exemplares WC, respeitados que estão os requisitos que acima explanei, é outro, e tem haver principalmente com os riscos inerentes a animais selvagens, nomeadamene maior dificuldade de adaptação, e sobretudo riscos em temos da saude do animal, muitas das vezes portador de diversos parasitas e elementos patogénicos variados.
Nao ves problema absolutamente nenhum no mercado de animais selvagens mas depois colocas tantos entraves e obstaculos q a primeira afirmaçao deixa de fazer sentido.
Nao vejo problema absolutamente nenhum em fazer uma omolete, desde q tenha ovos e onde e como aquece-los . :lol:
Hipocritas sempre houve e sempre haverá e "lá fora" , no mundo civilizado o problema mantem-se, apenas se mostra por outros meios.
As quotas estabelecidas para cada país anualmente n remetem propria e linearmente para uma parcela da populaçao existente , sao tidos todos os cuidados para manter o equilibrio da populaçao.
Qt ao respeito pelo bem estar dos animais capturados isso é tao subjectivo q n vou comentar.
Normalmente quem faz a captura tem fome e filhos para alimentar, ou esta inserido numa cultura e/ou tradiçao e n será propriamente altura de pensar em escrupulos.
Penso q se forem criadas alternativas a quem geralmente faz captura, apenas alguns ocidentais, e estes sim, sem escrupulos, e merecedores de pena pesada, se vao manter na captura.
Os exemplos q usas de captura, acontecem e aceitam-se pq se tratam de condiçoes particulares , nomeadamente de investigaçao, com fins meritorios e irrepreensiveis.
Os animais de cativeiro tambem desenvolvem parasitas e agentes patogenicos n precisam de ter sido capturados para serem portadores do q quer q seja.
Animais capturados nao, pq n se deve satisfazer o capricho do ze ou da maria-Animais capturados so devem ser colocados em cativeiro em situaçoes particulares e cedidos a pessoas especiais.Um animal q nasce numa jaula n sabe mais nada a n ser a jaula, e ao longo de geraçoes a sua genetica está alterada de forma q se for colocado na natureza fica prejudicado.O inverso é valido da mesma forma.
Já me morreram animais tao somente por os tirar dum terrario e os colocar no exterior limitado-o contrario tb ja ocorreu.
Por mais q isto possa parecer critico concordo contigo no geral.
Thorgarth
Membro Veterano

segunda dez 15, 2008 9:19 am

shanebeschen Escreveu:
Thorgarth Escreveu:Pois isso é mais uma das hipocrisias que ainda pairam sobre o hobby, pelo menos por cá, que lá fora não parece tão corrente.

Nao ves problema absolutamente nenhum no mercado de animais selvagens mas depois colocas tantos entraves e obstaculos q a primeira afirmaçao deixa de fazer sentido.Nao vejo problema absolutamente nenhum em fazer uma omolete, desde q tenha ovos e onde e como aquece-los . :lol:
Hipocritas sempre houve e sempre haverá e "lá fora" , no mundo civilizado o problema mantem-se, apenas se mostra por outros meios.
As quotas estabelecidas para cada país anualmente n remetem propria e linearmente para uma parcela da populaçao existente , sao tidos todos os cuidados para manter o equilibrio da populaçao.
Qt ao respeito pelo bem estar dos animais capturados isso é tao subjectivo q n vou comentar.
Normalmente quem faz a captura tem fome e filhos para alimentar, ou esta inserido numa cultura e/ou tradiçao e n será propriamente altura de pensar em escrupulos.
Penso q se forem criadas alternativas a quem geralmente faz captura, apenas alguns ocidentais, e estes sim, sem escrupulos, e merecedores de pena pesada, se vao manter na captura.
Os exemplos q usas de captura, acontecem e aceitam-se pq se tratam de condiçoes particulares , nomeadamente de investigaçao, com fins meritorios e irrepreensiveis.
Os animais de cativeiro tambem desenvolvem parasitas e agentes patogenicos n precisam de ter sido capturados para serem portadores do q quer q seja.
Animais capturados nao, pq n se deve satisfazer o capricho do ze ou da maria-Animais capturados so devem ser colocados em cativeiro em situaçoes particulares e cedidos a pessoas especiais.Um animal q nasce numa jaula n sabe mais nada a n ser a jaula, e ao longo de geraçoes a sua genetica está alterada de forma q se for colocado na natureza fica prejudicado.O inverso é valido da mesma forma.
Já me morreram animais tao somente por os tirar dum terrario e os colocar no exterior limitado-o contrario tb ja ocorreu.
Por mais q isto possa parecer critico concordo contigo no geral.
De facto a tua última frase parece estar um pouco em contradição com a tua primeira sobre a minha suposta contradição....

Aceitar uma realidade necessária não é o mesmo que defender abusos ou violência contra um ecosistema e as suas partes integrantes. Seria eu hipocrita se não reconhecesse que em muitos casos não são respeitados quaisquer principios na obtenção desses animais, mas esse é um problema que deve ser combatido, e não por si só levaar a uma condenação da obtenção de animais selvagens. O problemas serão os métodos utilizádos.
Como disse se é verdade que em muitas espécies existe já uma população mais do que viável em cativeiro para a sua reprodução e manutenção a verdade é que em muitas outras espécies isso não se verifica. Como também disse mesmo para algumas das espécies mais comuns a busca por outras morphs origina a necessidade de sangue fresco e genes diferentes. Aliás a introdução de snague novo em linhas já estabelecidas muitas vezes baseia-se em exemplares selvagens.

Em relação à saude dos animais CB e WC or farmed, pois bem, parece-me não haver grandes dúvidas. Não quer dizer com isto que os nascidos em cativeiro não possam apanha ou ser vitimas de agentes patogénicos mas convenhamos a incidência e MUITO menor, não achas?

Dizer animais capturados não é negar a realidade que tens hoje em casa. É o mesmo que dizer "capturar animais é uma vergonha, não é correcto e coloca em causa o ecosistema, BEM mas já que foram é melhor aproveitar. É pá essa corn é muito bonita, e é nascida em cativeiro não é, então não há problema....bem sei que para esta ter sido nascida em cativeiro tiveram que capturar muitas no passado mas é a vida!"....

E quem diz corn, que já dificilmente é visto como uma espécie exótica, diz outras espécies essas sim, que ainda dependem em muito de introdução de sangue novo nas linhas captivas. O problema que se tem que combater é mesmo o da sobre-captura e despovoamento dos seus ecosistemas, como está a acontecer por exemplo com algumas espécies de boideos e pytons, nomeadamente de subespécies encontradas em zonas muito circunscritas, como pequenas ilhas.... Isso sim é preocupante e tem que ser travado.
trustz
Membro Veterano
Registado: sexta jun 06, 2008 2:45 pm
Localização: BOLD STRIPED BANDIT DIABLO BLANCO SNOW GIANT SUNGLOW JUNGLE ECLIPSE EMERINE DESIGNERS

segunda dez 15, 2008 10:41 am

Thorgarth Escreveu:

bem sei que para esta ter sido nascida em cativeiro tiveram que capturar muitas no passado mas é a vida!"....
Não Li todas as mensagens anteriores, mas em relação a este tema tenho uma posição..
Algumas das pessoas que "perdem" algum tempo a reflectir sobre a temática dos animais retirados da natureza, não pensam que para terem o animalzinho que têm em casa, outros foram retirados da vida selvagem.
Se fossem todos radicalizar a situação de uma forma extrema, entrava-se num ciclo vicioso do genero, capturaram 5, reproduziram para 50, esses 50 vieram dos individuos capturados e reproduziram mais 500 etc etc.. então não quero nenhum animal porque vem de exemplares capturados e eu sou contra a captura de animais selvagens.

Thorgarth Escreveu:
problema que se tem que combater é mesmo o da sobre-captura e despovoamento dos seus ecosistemas, Isso sim é preocupante e tem que ser travado.
Assumo uma posição, que nao é completamente contra a captura de animais para produçao em cativeiro, porém, acho muito mal, a captura excessiva com ou sem fins lucrativos. Concordando plenamente contigo Thorgarth Dou prioridade às populações selvagens.
Última edição por trustz em segunda dez 15, 2008 10:44 am, editado 2 vezes no total.
Ricardo Leitão
Calsonic
shanebeschen
Membro Veterano
Registado: terça mar 20, 2007 7:17 pm

segunda dez 15, 2008 11:40 am

Thorgarth n fazer sentido n tem de passar necessariamente por ser contraditorio.o q realcei foi q colocaste tantos entraves(e ainda bem q tens consciencia deles) que a primeira afirmaçao deixa de ter valor.isto ate tem um nome qq como figura de estilo mas n sei ou n me lembro.
Concordo na generalidade contigo pq fiz a minha propria interpretaçao ao q escreveste sem dar tanta importancia às palavras.
De resto n vou comentar o q escreveste pq n fiz nenhum tipo de acusaçao e a minha presença aqui decisivamente n passa por salganhadas :)
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”