brigado pelo artigo ja o li todo e á uma frase que fica, "keeping temperature between 20 and 24 degrees", tu dises que é um pouco mais, e eu digo-te que conheço quem as tenha a 35º a produzir com exelentes resultados, P_R nao sou gajo de andar paí a mandar bitotes pó ar, se falei em 35º é porque sei aquilo que estou a diser.P_R Escreveu:Como sou um gajo fixola enta vou-te ensinar umas ***...
Em primeiro lugar, elas reproduzem-se ate em temperaturas de 22ºC, mas o ritmo a que se reproduzem é baixo.
A temperatura nas blapticas nunca deve exceder os 30ºC sob pena de acelarar demasiado o metabolismo das baratas. Esta deve-se situar nos 28ºC para ter uma margem de 4 graus de precaução (até 32ºC).
A esta temp. elas reproduzem-se no sei auge!
Portanto, os 35ºC é mesmo, meu amigo, descabido... Quando houver um pico de calor ou coisa que o valha, começas a assar baratas, principalmente as mais pequenitas.
Aconselho-te a ler um pouco mais, por exemplo aqui:
http://www.alanmommerency.be/caresheet_ ... dubia.html
Acho que esta muito boa e completa essa care sheet. Mantenho as minhas com base no que esta ai escrito
PS: nao te esqueças do gradiente termico!
Blaptica dubia - alimento vivo perfeito?
Moderador: mcerqueira
Brake
So les o que te convem, mas eu faço questão de citar o que esta la escrito:
Eu digo-te que 35ºC é demasiada temperatura! E basta pensar 2 segundos. Isso é uma temperatura de um clima árido. E sabes onde esta especie habita??
Agora se sabes e conheces tanta gente que reproduz, faz la a tua maneira...
Se tu sabes tanto e tens tanta experiencia de causa, para que vens aqui fazer perguntas?? Força nisso, amigo!Temperature : (...) A hot zone and cooler zone should be provided by keeping the heat source (heat lamp or heat tape) on one side of the cage only. The hot side of the cage should be 85-90F. (...)
I have experience with my colony in using no extra heat source. The roaches don't seem to have a problem with that. (i use an additional heater in the room where they are kept, keeping temperature between 20 and 24 degrees)
Eu digo-te que 35ºC é demasiada temperatura! E basta pensar 2 segundos. Isso é uma temperatura de um clima árido. E sabes onde esta especie habita??
calma amigo, atençao que eu nunca disse que tinha experiencia, porque se tivesse acredita que nao te estava aqui a fazer perder o teu tempo, conheço quem mantenha a temperatura que referi, alias fui aconselhado tambem a manter essa temperatura, por isso obviamente é que a referi, nao foi á toa, ou porque me lembrei de inventar esse valor.P_R Escreveu:So les o que te convem, mas eu faço questão de citar o que esta la escrito:
Se tu sabes tanto e tens tanta experiencia de causa, para que vens aqui fazer perguntas?? Força nisso, amigo!Temperature : (...) A hot zone and cooler zone should be provided by keeping the heat source (heat lamp or heat tape) on one side of the cage only. The hot side of the cage should be 85-90F. (...)
I have experience with my colony in using no extra heat source. The roaches don't seem to have a problem with that. (i use an additional heater in the room where they are kept, keeping temperature between 20 and 24 degrees)
Pela logica nao é uma temperatura sem sentido, vamos focar-nos no exemplo do user que abriu este topico, tu que como sei és um gajo da termodinamica, vamos supor que a pedra de aquecimento dela é de 15 w, as dimensoes da caixa ja as tens, arbitrando uma temperatura anbiente de 25-28º, faz as contas e ve qual a temperatura que consegues dentro da caixa

De qualquer maneira peço ainda desculpa pela minha teimosia, mas faz parte da minha maneira de aprender.
Brake
ok, depois se tiveres umas toneladas a mais, manda pa minha casa, ainda te compro a 2,5 euros o quilo.Nazgul93 Escreveu:compra 100,dentro de poucos meses tens as toneladasTMGutter Escreveu:Essas baratas todas, passados qantos meses ?
Qal foi a qantidade inical de baratas ?
Brake
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 02, 2008 4:06 pm
eu tenho as minhas petrto dos 30 graus e ainda nao estao adultas ja passaram cerca de 5 meses, so agora estao a aparecer as asas nos machos
<p>1.0.0 carcharodon carcharias</p>
<p>0.2.0 crocodylus porosus</p>
<p>0.0.1 physalia physalis</p>
<p>2.3.0 apis mellifera</p>
<p>0.2.0 crocodylus porosus</p>
<p>0.0.1 physalia physalis</p>
<p>2.3.0 apis mellifera</p>
Quais sao as consequencias da acelaraçao do metabollismo nas dubia?P_R Escreveu:Como sou um gajo fixola enta vou-te ensinar umas ***...
Em primeiro lugar, elas reproduzem-se ate em temperaturas de 22ºC, mas o ritmo a que se reproduzem é baixo.
A temperatura nas blapticas nunca deve exceder os 30ºC sob pena de acelarar demasiado o metabolismo das baratas. Esta deve-se situar nos 28ºC para ter uma margem de 4 graus de precaução (até 32ºC).
A esta temp. elas reproduzem-se no sei auge!
Portanto, os 35ºC é mesmo, meu amigo, descabido... Quando houver um pico de calor ou coisa que o valha, começas a assar baratas, principalmente as mais pequenitas.
Aconselho-te a ler um pouco mais, por exemplo aqui:
http://www.alanmommerency.be/caresheet_ ... dubia.html
Acho que esta muito boa e completa essa care sheet. Mantenho as minhas com base no que esta ai escrito
PS: nao te esqueças do gradiente termico!
A coveira sabe que é antigo o tópico. Tantos tópicos que se criam para não dizer nada ou para se dizer coisas que já estão na secção de dicas e conselhos uteis.
Agradeço só que não desvirtuem bons tópicos como este e muitos outros com perguntas e comentários que não têm nada a haver.
Aproveitem e leiam Wink
ass.: a coveira
Agradeço só que não desvirtuem bons tópicos como este e muitos outros com perguntas e comentários que não têm nada a haver.
Aproveitem e leiam Wink
ass.: a coveira
-
- Registado: segunda mar 28, 2011 11:02 pm
Bela forma de poupar dinheiro e ter sempre alimento para os nossos répteis....
Muito obrigada esta informação foi muito importante
Muito obrigada esta informação foi muito importante

-
- Membro Júnior
- Registado: quinta jan 31, 2013 7:56 pm
- Localização: Corn Snake Sunglow Pin Striped Fêmea e Hypo Full Striped Macho!!
Agora com o mais novo Pogona...
Bom dia;
Estou com a criação a mil aqui...rsrs
Só tenho dúvida como limpar a caixa!!
Está com mais de 3 CM de cocô!!
Como faço?? Tens que retirar uma a uma??
Estou com a criação a mil aqui...rsrs
Só tenho dúvida como limpar a caixa!!
Está com mais de 3 CM de cocô!!
Como faço?? Tens que retirar uma a uma??
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Elas costumam andar agarradas ás caixas de ovos, é só ir levantando as caixas e limpado...de preferência antes de chegar aos 3 cm de caca, semanalmente seria o ideal.