Chameleon calyptratus- actualizaçoes

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
BeYou
Membro Veterano
Registado: quinta jan 22, 2009 3:12 am

domingo fev 15, 2009 11:17 pm

problema resolvido, enfiei-me no comboio e fui ao vasco da gama.. felismente a loja tava aberta e tinha o que eu queria :wink:
comprei uma sun glo de 150w e uma night glow de 75w! e as temperaturas agora estao optimas, tanto de dia como de noite :D
a humidade esta tambem sempre controladissima 8) tinha era medo que com uma lampada de ceramica nao se mantive-se tao certinha :roll:
vou ter de ter muito cuidado para que nao toque agua nas lampadas entao :wink:

os ramos que pus no terrario(sao de oliveira) estao a ficar com um fungo azulado a toda a volta.. sei que é da humidade.. é prejudicial ao animal?(so mesmo para confirmar) :roll:
que ramos(ou tratamento a estes) deva eu por para que isto nao aconteça?

cumps

cumps
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

segunda fev 16, 2009 2:23 am

Só tem uma sun e uma night glow? Os fungos podem ser altamente patogénicos especialmente em animais pequenos. Normalmente recomendam-se ramos tratados (aqui no forum existe um topico acerca disso) e de madeira resistente à humidade e não resinosa. Com esses fungos, eu subsituiria esses troncos.

Uma questão para o nosso amigo taelife ou se alguém quiser responder: Na caresheet está exposto que a humidade não é tão importante como a ventilação, daí tanta malha metálica em vez de acrilico...mas conseguem-se controlar bem a humidade e a temperatura só com duas porções de acrilico? tendo em conta que um terrário é um paralelipipedo...é que me parece pouco...duas paredes laterais de malha, uma de cada lado parece-me mais que suficiente para a ventilação, mas em camaleões, estou só aqui para aprender 8)
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
BeYou
Membro Veterano

segunda fev 16, 2009 2:38 am

boas
Psynapse Escreveu:Só tem uma sun e uma night glow?e uma uvb tambem :wink: Os fungos podem ser altamente patogénicos especialmente em animais pequenos. Normalmente recomendam-se ramos tratados (aqui no forum existe um topico acerca disso) e de madeira resistente à humidade e não resinosa. Com esses fungos, eu subsituiria esses troncos.bem calculava :? ja agora..como se chama o topico? nao achei nhenhum topico especifico :?

Uma questão para o nosso amigo taelife ou se alguém quiser responder: Na caresheet está exposto que a humidade não é tão importante como a ventilação, daí tanta malha metálica em vez de acrilico...mas conseguem-se controlar bem a humidade e a temperatura só com duas porções de acrilico? tendo em conta que um terrário é um paralelipipedo...é que me parece pouco...duas paredes laterais de malha, uma de cada lado parece-me mais que suficiente para a ventilação, mas em camaleões, estou só aqui para aprender 8) eu consigo responder :P para os camaleoes de yemen(nao estou familiarizado com outras especies) é essencial uma grande ventilaçao, pois eles facilmente criam graves problemas respiratorios com ar estagnado(ou semi).. e suportam 'razoavelmente bem' diferentes niveis de humidade(sendo melhor tendo um pouco menos que o aconselhavel do que ter humidade amais.. ter amais pode tambem causar variados problemes de respiraçao)
a humidade é relativamente facil de controlar sim.. como sabes existem inumeras maneiras de o fazer..
a temperatura, é que (falo por experiencia propria) se comporta de uma maneira bastante diferente dos terrarios 'convencionais'(os da exo por exemplo).. mas com alguns ajustes e atençao consegue-se estabilizar..
sim, duas faces em malha chegam perfeitamente.. nao chega por exemplo uma face e o topo(a 'fluente' de ar torna-se insuficiente)
acho que respondi a tudo :wink:
em relacçao a temperatura podes ler neste topico os problemas que tive, so hoje ficou tudo bom :roll:

cumps
BeYou
Membro Veterano

segunda fev 16, 2009 2:43 am

onde poderei comprar 'placas' de coco para uma lateral?

cumps
Psynapse
Membro Veterano

segunda fev 16, 2009 3:11 am

Acho que nas lojas de plantas e jardins encontra...o topico do tronco veja na construção de terrário passo a passo...não sei se está lá. Passa muito sucintamente por uma cozedura com hipoclorito de sódio bastante diluido seguido de uma sessão de estufa quente no forno.
Quanto à humidade, a minha maior dúvida com a rede é no nosso Verão...não sei se as borrifadelas chegam, e quanto aos sistemas mist, o reservatório da água também não é muito grande (os que conheço). Quanto à temperatura, no inverno se às vezes ja é dificil controlar a temperatura em todos os pontos dos terrários das minhas cobras, imagino num camaleão...com rede á mistura (a quantidade de rede está-me mesmo a meter confusão :? ).

E sim, depois de acabar a minha estufa para as plantas carnivoras, o meu projecto (apenas mental de momento) é mesmo um camaleão 8)

Cumps
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
BeYou
Membro Veterano

segunda fev 16, 2009 11:02 pm

Psynapse Escreveu:Acho que nas lojas de plantas e jardins encontra...o topico do tronco veja na construção de terrário passo a passo...não sei se está lá. Passa muito sucintamente por uma cozedura com hipoclorito de sódio bastante diluido seguido de uma sessão de estufa quente no forno.
Quanto à humidade, a minha maior dúvida com a rede é no nosso Verão...não sei se as borrifadelas chegam, e quanto aos sistemas mist, o reservatório da água também não é muito grande (os que conheço). Quanto à temperatura, no inverno se às vezes ja é dificil controlar a temperatura em todos os pontos dos terrários das minhas cobras, imagino num camaleão...com rede á mistura (a quantidade de rede está-me mesmo a meter confusão :? ).

E sim, depois de acabar a minha estufa para as plantas carnivoras, o meu projecto (apenas mental de momento) é mesmo um camaleão 8)

Cumps
obrigado :wink:
a minha principal duvida era que tipos de madeira... :roll:
como o meu terrario esta numa sala muito humida, nem o verao sera problema(quaze de certeza).. mas sim, numa divisao com niveis 'normais' creio que de verao 2 borrifadelas nao chegam.. mas sera melhor ser alguem que ja tenha tido um camaleao durante o verao tambem :lol: :lol:
por agora, as temperaturas tem estado 5*! :wink:

tenho um GRAVE problema! ele ontem so comeu um grilinho pequenino e ignorava os outros.. deixei-os dentro de um taparuer(nao e assim que se escreve :lol: ) alto dentro do terrario durante a noite para se ele quise-se comer..
quando la fui de manha, nao tinha comido nenhum...
e hoje nao chegou a comer mesmo nenhum tambem...... :cry:
ele recuzava, ignurava e fugia de todos os grilos... tanto pequenos como grandes... ate sai de la durante 2h para ver se ele comia.. e nada.... :cry:
a temperatura esta boa, a humidade tambem, esta tudo dentro dos conformes... o que se passará?
ajudem...
Psynapse
Membro Veterano

terça fev 17, 2009 12:26 am

Pode ainda estar em adaptação ao terrário. Pode ser pré-muda. Pode estar desidratado, pode ser tanta coisa. Tente aumentar-lhe ligeiramente a temperatura (pouco). Nos camaleões, à semelhança das cobras e outros répteis o seu apetite pode ser estimulado por um ligeiro acréscimo de temperatura no terrário. Ou então, como teve algum tempo com a tp baixa, deixe-o ambientar-se ao terrário com essa nova temperatura. Se tudo correr bem, daqui a 1/2 dias já come.
BeYou
Membro Veterano

quarta fev 18, 2009 11:15 pm

tinhas razao.. stressei sem grande motivo :oops:
ja comeu normalmente :wink:

obrigado pela ajuda de todos 8)

cumps
Apalone
Membro Veterano
Registado: segunda set 15, 2008 5:46 pm

segunda fev 23, 2009 9:53 pm

BeYou Escreveu:onde poderei comprar 'placas' de coco para uma lateral?
cumps
Tenho a pancada que as placas de coco com os dejectos deles e restos de comida acabam por acomodar muitas bactérias, sendo pouco higiénico, mas é apenas uma impressão.
Continua a comer bem? Este é o meu, já fez um ano. Às vezes vai passear p'ra varanda, subir os cortinados e dar cabo das plantas. Não morde mas as unhas deixam marca. :D
Imagem
BeYou
Membro Veterano

quinta fev 26, 2009 11:48 pm

Apalone Escreveu:Tenho a pancada que as placas de coco com os dejectos deles e restos de comida acabam por acomodar muitas bactérias, sendo pouco higiénico, mas é apenas uma impressão.
Continua a comer bem? Este é o meu, já fez um ano. Às vezes vai passear p'ra varanda, subir os cortinados e dar cabo das plantas. Não morde mas as unhas deixam marca. :D
Imagem
ja desisti dessa ideia :lol:
infelismente nao.. e tao estranho.. ele so tem comido entre um ou 3 grilos.. e depois ja nao quer mais...
farta-se é de beber agua! quando estou a borrifar o terrario, ele poem-se na vertical com a cabeça para baixo e veijo a gota, que escorre pelo seu corpo e que fica pendurada na ponta da boca, a ser engolida! entao agora para alem do terrario, ja o molho directamente(com cuidado) e ele faz sempre o mesmo 8)

parabens pelo teu camaleao, lindissimo! :twisted:
ele nao stressa nem se 'assanha' muito quando o pegas?

agora pus um ramo de sobreiro, espero que nao crie fungos :)

cumps
Apalone
Membro Veterano
Registado: segunda set 15, 2008 5:46 pm

sexta fev 27, 2009 1:03 am

Tem grilos lá dentro que não me deixam dormir, tb anda a comer pouco, mas todos os dias vejo-o a comer pelo menos dois grilos e dia sim dia não uma zoophoba mas tenho de diminuir porque acho que tem muita gordura, mas com o calor devem estar a aparecer os gafanhotos, custam é 0,40eur cada, mas o meu adora.
Ela arranha o vidro, eu abro e ele sai, é ele que agarra a mão sendo fácil transportar. Para voltar é que às vezes é o cabo dos trabalhos, agarra-se bem às plantas. :x
BeYou
Membro Veterano

sábado fev 28, 2009 4:31 pm

o meu anda é pequeno, e segundo todas as caree sheets e etc, os camaleoes mais novos comem em maior quantidade que os adultos.. :?
tenho visto na net muitos criadoros e donos de camaleoes que os alimentam quaze exclusivamente com tenebrios :roll:
que estranho(mas bom) ele fazer isso pelo que percebi pede (tipo cao) para sair :lol:
como é o terrario?

cumps
BeYou
Membro Veterano

sábado fev 28, 2009 5:39 pm

boas
tenho mais uma duvida(comigo é só duvidas :twisted: )
hoje reparei que o 'casca' esta a iniciar a muda de pele, ja tem um pouco de pele branca e 'rachada'...lol
sei que vou percisar de ter coidados extra durante toda a muda.. mas nao sai quais em concreto :? alguem me pode esclarecer?
quanto tempo durara este periodo de muda?

cumps
BeYou
Membro Veterano

sábado fev 28, 2009 9:33 pm

nao ha ninguem que me consiga exclarecer?
eu aumentei a humidade de todo o terrario.. fiz bem?

ele cresce com a muda, mais ou menos como as cobras? ou estou redondamente enganado? :roll:

paz
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

sábado fev 28, 2009 10:10 pm

BeYou Escreveu:nao ha ninguem que me consiga exclarecer?
eu aumentei a humidade de todo o terrario.. fiz bem?

ele cresce com a muda, mais ou menos como as cobras? ou estou redondamente enganado? :roll:

paz
boas fizeste bem ter aumentado a humidade. Penso que sim os repteis têm a necessidade de mudar de pele precisamente porque o corpo cresce e a "casaca" já não serve.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”