Que dizem disto- Mistura para répteis

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Stark
Membro
Registado: sexta jun 19, 2009 11:30 pm

segunda ago 03, 2009 3:00 pm

NhamNham Escreveu:Faz sentido o que estou a escrever ou está me a escapar algo?
Se estiver, também me está a escapar a mim, pois tenho as mesmas dúvidas :?
C.R.
gekkos
Membro Veterano
Registado: sábado jan 17, 2009 9:04 pm

segunda ago 03, 2009 5:07 pm

Este tópico não está a ter o debate que gostava, sinceramente gostava de ouvir a opinião de todos aqueles que já cá andam a muito tempo que sempre ou quase sempre disseram que a areia era prejudicial a vida dos nossos animais, neste caso dos geckos leopardo!
Pelo que começa a parecer a areia não é prejudicial aos nossos animais, mas muito pelo contrario parece trazer benefícios!
Gostava de ler as vossas respostas!
Stark
Membro

segunda ago 03, 2009 5:43 pm

gekkos Escreveu:Pelo que começa a parecer a areia não é prejudicial aos nossos animais, mas muito pelo contrario parece trazer benefícios!
Atenção que embora os maiores criadores, ao que parece, defendam esse complemento estranho com areia, continuam a afirmar que esta, como substrato, é perigosa!

O que nos está a escapar é a parte da argumentação de que os geckos leopardo na natureza regulam a quantidade de areia ingerida (enquanto esta é prejudicial aos animais em cativeiro). :|
C.R.
gekkos
Membro Veterano
Registado: sábado jan 17, 2009 9:04 pm

segunda ago 03, 2009 5:45 pm

Stark Escreveu:
gekkos Escreveu:Pelo que começa a parecer a areia não é prejudicial aos nossos animais, mas muito pelo contrario parece trazer benefícios!
Atenção que embora os maiores criadores, ao que parece, defendam esse complemento estranho com areia, continuam a afirmar que esta, como substrato, é perigosa!

O que nos está a escapar é a parte da argumentação de que os geckos leopardo na natureza regulam a quantidade de areia ingerida (enquanto esta é prejudicial aos animais em cativeiro). :|
Se regulam a quantidade de areia que ingerem na natureza também o fazem no terrário!
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

segunda ago 03, 2009 5:46 pm

Em relação à temática da areia a minha posição é relativamente simples.

Entendo que é um substrato perfeitamente adequado para determinado tipo de répteis, que na natureza têm ou podem ter contacto com este meio. É um elemento que comporta um certo risco, especialmente em exemplares novos, mas entendo que o risco é mínimo, especialmente se tomadas algumas medidas, posição acolhida por alguns Vets que conheço.

Riscos mínimos não quer dizer riscos nulos, ergo existe sempre o potencial para a produção de danos.

Por outro lado esta nova vertente, introdução de areia em misturas a dar a répteis, até prova em contrario, não é minimamente credivel.

Quando defendo que a utilização de areia comporta apenas riscos mínimos estou-me a referir ao facto de que potenciais ingestões de areia sejam ocasionais e não intencionais. A ingestão de areia de forma continuada potencia e aumenta o risco de danos, embora aqui se tenha que examinar a quantidade ingerida em cada toma e a capacidade do organismo expurgar tal quantidade.
Ianarosh
Membro Veterano
Registado: sábado jul 04, 2009 6:05 pm

segunda ago 03, 2009 5:56 pm

Como todos sabem nao sou muito informado sobre a especie e este assunto mas acho que é importante ponderam qual a diferença entre os repteis em cativeiro e os que estão a solta.

Os geckos sao de um sitio que têm SÓ areia? ou sao de partes com areia e outras partes de terra? e que se for o caso fora dos terrarios eles podem ir ate a areia para ingerir os ditos minerais mas nao estão sempre la certo? No caso do terrario eles estariam SOMENTE em areia o que faria com que eles ingerissem quer queiram quer nao, pelo que li isso acontece porque os geckos usam a lingua para "cheirar" os alimentos e no caso do terrario eles ingerem a areia involuntariamente e provavelmente esse é o problema.

Também temos que ver os que são criados em cativeiro nao devem ter tanto aquele instinto como os a solta nao? :o

isto sou eu a supor claro
Stark
Membro

segunda ago 03, 2009 6:09 pm

Vou postar isto caso um novo user que por acaso esteja a pensar adquirir um gecko leopardo (ou outro réptil cujo substrato não deva ser a areia) venha ler este tópico e o aproveite para tomar más decisões por achar que os terrários com areia ficam muito mais giros:

http://homepage.mac.com/i/hpti/1/wimg/S ... ml?lang=en (tentei em firefox e não "abriu" correctamente, portanto aconselho o uso de IE para o visionamento do slideshow).

Entretanto gostava que o debate continuasse e fosse enriquecendo, pois esta "novidade" apresentada e os argumentos utilizados pelos criadores, estão a deixar-me um bocado à nora...

Aproveitava também para lembrar que os geckos leopardos embora animais desérticos, são típicos de desertos rochosos, ou seja, são geralmente encontrados sobre pedra e não sobre areia!
C.R.
PedroC10
Membro Veterano
Registado: quarta dez 31, 2008 9:12 am

segunda ago 03, 2009 7:08 pm

Concordo totalmente com o Thorgarth, apesar da argumentação utilizada pelos criadores, a mim não me convence a usar a areia nos meus suplementos.

A única dúvida que me surgiu, e já falei isso com o gekkos mesmo para ele perguntar ao Albert, foi o que faz com que os geckos na natureza se controlem e em cativeiro não o façam. Continuo sem perceber o porque, apesar de já compreender o porque de usarem a areia nos suplementos (o que não quer dizer que ache bem, como já referi é uma prática que para já não tem a minha compreensão)..

Já não era sem tempo de ver uma discussão em condições por aqui.
http://faunaselvagem.blogs.sapo.pt/ Blog sobre animais selvagens e animais de companhia
rglove
Membro Veterano
Registado: quarta out 29, 2008 4:44 pm

segunda ago 03, 2009 10:31 pm

gekkos Escreveu:
PedroC10 Escreveu:
NhamNham Escreveu:A minha dúvida agora é mesmo só, "até que ponto isso é verdade e está comprovado?"

E se realmente for, há alguma razão para se defender o não uso de areia como substrato?

Sim porque se eles tiverem noção dos limites de areia a ingerir, qual o contra?
Aqui é que eu coloco a questão. Muitos desses criadores desaconselham a usar areia como substrato, mas se os geckos sabem na natureza até onde podem ir, então porque não o fazem em catieiro, existindo tantos casos de compactação?

Fiz esta pergunta ao Alberto (A&M Geckos)
"In the wild they have a much larger variety of insect and food items which give the geckos most of the nutrients they need, in captivity they are only feed 1-2 kind of insects, like crickets and mealworms the most, this is why in captivity we need also to add calcium and vitamins to their diet to assure they get it all, in the wild they do get all those nutrients from the food items they find so they just take a small amount of sand when they need to add a little minerals to the diet and it also helps cleaning up the digestive system.
Alberto
"
Penso (vaga ideia) que em cativeiro acontecem casos de impactação porque, como disse o Alberto na Natureza recebem mais vitaminas e nutrientes, pois ingerem mais variedade de alimentos, logo "necessitam" de menos areia para ingerir os nutrientes necessários. Como em cativeiro eles apenas (normalmente) se alimentam de 2 variedades de alimentos precisam de ingerir mais quantidade de areia para receber o resto das vitaminas e minerais da areia. Logo se tiverem areia como substrato irao ingerir mais areia do que no estado natural, daí a impactação.

Não sei se estou certo, mas foi o que percebi...
<p>Cumprimentos, Ricardo</p>
<p>Cynops Orientalis 1.0.0, Eublepharis Macularius 1.2.0, Pogona Vitticeps 0.0.1</p>
Nazgul93
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:12 pm

segunda ago 03, 2009 10:36 pm

rglove Escreveu:
gekkos Escreveu:
PedroC10 Escreveu:
NhamNham Escreveu:A minha dúvida agora é mesmo só, "até que ponto isso é verdade e está comprovado?"

E se realmente for, há alguma razão para se defender o não uso de areia como substrato?

Aqui é que eu coloco a questão. Muitos desses criadores desaconselham a usar areia como substrato, mas se os geckos sabem na natureza até onde podem ir, então porque não o fazem em catieiro, existindo tantos casos de compactação?

"In the wild they have a much larger variety of insect and food items which give the geckos most of the nutrients they need, in captivity they are only feed 1-2 kind of insects, like crickets and mealworms the most, this is why in captivity we need also to add calcium and vitamins to their diet to assure they get it all, in the wild they do get all those nutrients from the food items they find so they just take a small amount of sand when they need to add a little minerals to the diet and it also helps cleaning up the digestive system.
Alberto
"
Penso (vaga ideia) que em cativeiro acontecem casos de impactação porque, como disse o Alberto na Natureza recebem mais vitaminas e nutrientes, pois ingerem mais variedade de alimentos, logo "necessitam" de menos areia para ingerir os nutrientes necessários. Como em cativeiro eles apenas (normalmente) se alimentam de 2 variedades de alimentos precisam de ingerir mais quantidade de areia para receber o resto das vitaminas e minerais da areia. Logo se tiverem areia como substrato irao ingerir mais areia do que no estado natural, daí a impactação.

É de salientar que muitos deles só usam tenebrio como base, e nao mais que 2 tipos de alimento. O que me intriga mais ainda.
Como disse no inicio, até prova contraria, eu não pretendo dar areia nem usar como substracto (em nenhum animal, menos artropodes), só quando vir um estudo fidedigno que comprove que o uso é realmente benéfico.
Última edição por Nazgul93 em segunda ago 03, 2009 10:40 pm, editado 1 vez no total.
<strong>

__"Dias de luta, Dias de gl&oacute;ria"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
rglove
Membro Veterano
Registado: quarta out 29, 2008 4:44 pm

segunda ago 03, 2009 10:39 pm

Nazgul93 Escreveu:
rglove Escreveu:
gekkos Escreveu:
PedroC10 Escreveu:

Alberto
"

É de saleintar que muitos deles só usam tenebrio como base, e nao mais que 2 tipos de alimento. O que me intriga mais ainda.
Como disse no inicio, até prova contraria, eu não pretendo dar areia nem usar como substracto (em nenhum animal, menos artropodes), só quando vir um estudo fidedigno que comprove que o uso é realmente benéfico.
Pois, a alimentação base dos meus é tenébrio, mas complemento com baratas e grilos, precisamente porque não me agrada a ideia de tenébrios só.
Também não penso usar areia como substrato.
<p>Cumprimentos, Ricardo</p>
<p>Cynops Orientalis 1.0.0, Eublepharis Macularius 1.2.0, Pogona Vitticeps 0.0.1</p>
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

terça ago 04, 2009 6:38 am

gekkos Escreveu:
chelonia Escreveu:ha pessoas que têm sorte, até ao dia...
Bem realmente é preciso sorte, mais de 30 anos e alguns milhares de geckos, realmente é preciso sorte 8)
De geckos não entendo nada...mas no site eles só têm relatos dos "Best of" deles a partir de 2005, não sei realmente os criam á mais de 30 anos nem sei se outro qualquer criador já o faz desde essa altura com geckos ou com qualquer reptil,(a não ser iguana farms na America do Sul para consumo de carne de iguana) também não sei quanto tempo vive cada adulto criado e mantido por eles, visto que os geckos começam a procriar bastante jovens é facil utilizar fases recentes pelo menos para algumas posturas para tirar o pretendido desse cruzamento mesmo que não vivam mais de alguns anitos, eu acredito mais em quem tem poucos a viver muitos anos do que em quem tem centenas de forma comercial e não mostra os velhotes que tem nem fala deles. Também não faço a minima de quanto é a esperança normal de vida de um gecko saudável em cativeiro.
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
PedroC10
Membro Veterano
Registado: quarta dez 31, 2008 9:12 am

terça ago 04, 2009 8:04 am

Um gecko saudável em cativeiro pode passar facilmente os 20 anos..

Quanto à questão da areia para lhe dar as vitaminas e minerais que não ingerem na alimentação variada, com isso não concordo , para isso temos os complementos vitaminicos, cada vez mais completos.
http://faunaselvagem.blogs.sapo.pt/ Blog sobre animais selvagens e animais de companhia
Stark
Membro

terça ago 04, 2009 12:04 pm

PedroC10 Escreveu:Quanto à questão da areia para lhe dar as vitaminas e minerais que não ingerem na alimentação variada, com isso não concordo, para isso temos os complementos vitaminicos, cada vez mais completos.
Por isso mesmo é que fiquei sem compreender o uso desta mistura. Até parece que o interesse principal é o de facilitar a digestão :o

Depois de ponderar um bocado, isto parece que se resume a:

- facilitar a digestão (enfim :roll: até prova em contrário, vou achar isto absurdo, pois não compensa minimamente o risco, e considerar que facilita é a impactação)

- tornar o complemento alimentar mais apetecível para os animais (o que também acho duvidoso, e que por si só não chega como explicação)

- fornecer-lhes minerais extra (que podem ser fornecidos por uma alimentação variada e com suplementos alimentares).

Agora, também não me acredito que os criadores utilizem a mistura só por teimosia e não os considero com falta de conhecimento nem experiência para cometerem um erro que parece tão básico :|

Uma das argumentações é a de que como é em quantidades tão pequenas, até faz bem. Eu da parte do fazer bem suspeito, agora que pode estar a ser fornecida uma quantidade inferior à que os animais conseguem excretar, até é possível..
Mas é preciso não esquecer que é fornecida de uma forma continuada (o que implica que se houver um pequeno problema no processamento do alimento por parte do animal, é impactação quase pela certa).

Será que isto se trata apenas de uma manobra de minimização de custos?

Dar um suplemento mais barato, mas que faz o mesmo, embora o risco associado seja maior?

Não me surpreendia...
C.R.
Ianarosh
Membro Veterano
Registado: sábado jul 04, 2009 6:05 pm

terça ago 04, 2009 12:25 pm

Stark Escreveu: Será que isto se trata apenas de uma manobra de minimização de custos?

Dar um suplemento mais barato, mas que faz o mesmo, embora o risco associado seja maior?

Não me surpreendia...
É claramente isso se nao optavam por suplementos e nao por areia para os ditos minerais, eles como criam milhares, utilizam coisas para caes e gatos como vimos no video que provavelmente deve ser bem mais barato que para repteis e usam a areia para isso tb.

E no poupar que ta o ganho e nao sao animais deles e para venda portanto devem estar-se pouco borrifando para problemas. Ate aposto que vêm com a tipica idea de "ah morre 10 mas tenho ali 9,989 pa vender" :roll:
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”