Sempre às ordensVanesIsa Escreveu:Pois, eu normalmente procurava em português e poucas coisas encontrava, como é normal... Obrigada!

Moderador: mcerqueira
Sempre às ordensVanesIsa Escreveu:Pois, eu normalmente procurava em português e poucas coisas encontrava, como é normal... Obrigada!
AlunoBioGeo Escreveu:Sempre às ordensVanesIsa Escreveu:Pois, eu normalmente procurava em português e poucas coisas encontrava, como é normal... Obrigada!
Olha eu leio o autor hartmut Wilke há 15 anos que tenho o livro, era aqui que comentava com a Vanessa que o mesmo não foi actualizado, e ele refere na dieta carne de vaca s/ gordura e ração / gato, que tambem dou as minhas pontualmente, mas já não sei, acho que o Aluno tem razão e é muita proteina junta...Malva Escreveu:Olha eu sempre li que so se deve dar carne branca. =P
De facto bom este alerta, em especial o estudo sobre esta questão do piramidismo, que desconhecia, mas o estudo parece basicamente tirar duas conclusões, nãi se sabe a origem exacta da doença e questiona a validade de complementos-em esp. calcio- ok, porreiro, fica o aviso e vou reduzir a periodicidade com que la meto o calhau.AlunoBioGeo Escreveu:Sim é verdade;) Encontras boas imagens se usares os termos em inglês que são: Pyramiding turtleVanesIsa Escreveu:Já tenho pesquisado sobre o assunto, mas nunca encontrava imagens assim tão elucidativas... Pelo menos ajuda a prevenir!
O piramidismo está provado que é causado por excesso de ingestão de proteína (seja animal ou vegetal)... O artigo que forneci prova apenas que, uma alimentação rica em cálcio e/ou fósforo em Trachemys scripta elegans juvenis não é uma causa primária de piramidismo. Não rejeita mais nenhuma das outras causas que os artigos que mencionei acima sugerem.jorginho11 Escreveu:De facto bom este alerta, em especial o estudo sobre esta questão do piramidismo, que desconhecia, mas o estudo parece basicamente tirar duas conclusões, nãi se sabe a origem exacta da doença e questiona a validade de complementos-em esp. calcio- ok, porreiro, fica o aviso e vou reduzir a periodicidade com que la meto o calhau.AlunoBioGeo Escreveu:Sim é verdade;) Encontras boas imagens se usares os termos em inglês que são: Pyramiding turtleVanesIsa Escreveu:Já tenho pesquisado sobre o assunto, mas nunca encontrava imagens assim tão elucidativas... Pelo menos ajuda a prevenir!
O autor que referi,Hartmut Wilke, só conheço este, refere:alimentação de especies herbivoras 85 a 90% de prod. vegetais + variados possivel, 10 a 15% carne de vaca picada sem gordura...(?)
Conhcem outros autores?
Certo, mas uma boa alimentação deve ser equilibrada, não vamos exagerar p/ mais ou pecar p/ defeito, elas tambem precisam de proteinas, por isso nas minhas a base sera sempre o belo do stick, essas das crianças possivelmente tinham uma esperança de vida curtinha, curtinha, tenho a certeza nenhum de nóe quer isso p/ as nossas, por isso gostava de ler outros autores.chelonia Escreveu:jorginho a meu ver não nos podemos guir pela experiencia de T. elegans (faces rosadas) porque conheço tartarugas enormes que foram sempre tratadas por "crianças" que lhes davam gammarus e nem sol e aquecimento tinham, elas até se lhes dermos só carne elas vivem, com isto quero dizer que as elegans são extremamente adaptaveis.
mas cada qual sabe das suas tartarugas, eu cuido das minhas e os mais proximos sabem como elas se encontram
para quê arriscar em dar carne e granulado de gato/cão
sim, 17 anos que nas tartas é muito poucojorginho11 Escreveu:Certo, mas uma boa alimentação deve ser equilibrada, não vamos exagerar p/ mais ou pecar p/ defeito, elas tambem precisam de proteinas, por isso nas minhas a base sera sempre o belo do stick, essas das crianças possivelmente tinham uma esperança de vida curtinha, curtinha, tenho a certeza nenhum de nóe quer isso p/ as nossas, por isso gostava de ler outros autores.chelonia Escreveu:jorginho a meu ver não nos podemos guir pela experiencia de T. elegans (faces rosadas) porque conheço tartarugas enormes que foram sempre tratadas por "crianças" que lhes davam gammarus e nem sol e aquecimento tinham, elas até se lhes dermos só carne elas vivem, com isto quero dizer que as elegans são extremamente adaptaveis.
mas cada qual sabe das suas tartarugas, eu cuido das minhas e os mais proximos sabem como elas se encontram
Par quem não conhece o livro vou postar aqui uma passagem e depois dizem.me o que acham...
Sem duvida, tens algym post onde possa espreitar as tuas? cusco!chelonia Escreveu:sim, 17 anos que nas tartas é muito poucojorginho11 Escreveu:Certo, mas uma boa alimentação deve ser equilibrada, não vamos exagerar p/ mais ou pecar p/ defeito, elas tambem precisam de proteinas, por isso nas minhas a base sera sempre o belo do stick, essas das crianças possivelmente tinham uma esperança de vida curtinha, curtinha, tenho a certeza nenhum de nóe quer isso p/ as nossas, por isso gostava de ler outros autores.chelonia Escreveu:jorginho a meu ver não nos podemos guir pela experiencia de T. elegans (faces rosadas) porque conheço tartarugas enormes que foram sempre tratadas por "crianças" que lhes davam gammarus e nem sol e aquecimento tinham, elas até se lhes dermos só carne elas vivem, com isto quero dizer que as elegans são extremamente adaptaveis.
Par quem não conhece o livro vou postar aqui uma passagem e depois dizem.me o que acham...