Dundee, o Dragão Barbudo

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
OficialMM
Membro
Registado: terça out 05, 2010 8:42 pm

sexta dez 16, 2011 12:54 pm

VeraG Escreveu:Já agora, será que me podem responder ao seguinte:

Comprei umas quantas baratas adultas para fazer criação, contando que (tal como indica num tópico que li aqui na Arca), demorasse ainda algum tempo até haver resultados. Acontece que 3 dias depois tinha a passearem-se pela caixa as ditas baratinhas que o Dundee adora. Escusado será dizer que houve um autentio infanticidio, e ele comeu-as todas no mesmo dia.

A minhas questão é: elas reproduzem-se mesmo assim tão rápido, ou tive a sorte de ter uma barata que já vinha com bonus-extra?
Eu tenho criacao, no verao fazem criacao que e um espectaculo porque esta calor. No inverno fazem pouco porque a casa e fria mas se as tiveres num sitio ameno para ai uns 20 graus elas continuam acriar muito bem! Tenho imensas bebes que criei! Adultas tenho umas 130 femeas e 20 machos.
E aconselhavel teres pelo m,enos 1 macho por cada 10 femeas para evitar lutas de territorio entre eles por que eles matam-se.
Os meus pequenos ainda nao aprenderam a gostar de baratas mas tenebrios gostam muito assim como verduras!

Aqui está fotos da minha criação baratas, poderia ser uqase o dobro não fosse o ataque de formigas que tive no verão passado, aliás 2 ataques...
Imagem
Imagem
Imagem

Fotos tiradas durante a limpeza da casa delas...!
Última edição por OficialMM em sexta dez 16, 2011 4:40 pm, editado 1 vez no total.
VeraG
Membro Veterano
Registado: terça set 27, 2011 2:28 pm

sexta dez 16, 2011 3:05 pm

Obrigado pelas tuas respostas. Muitas das questões foram colocadas à já algum tempo pelo que as duvidas entretanto foram todas esclarecidas. A foto que comentaste, por exemplo, foi de quando ele fez um mês, e neste momento ele tem já 3 meses. (FAZ HOJE!!! :lol: )

Ele andou assustadiço durante uns tempos, e não creio que tenha algo a ver com administração de vitaminas ou cálcio, já que desde os 8 dias de vida que lhe damos. Agora já está habituado a nos, e fora as alturas de stress por causa das mudas de pele, até já dá sinal de querer sair do terrário - depois deixa-se agarrar e fica sossegado ao pé de nós, normalmente a apanhar sol.

Quanto às baratas, foi de facto a sorte de ter tido naquela primeira leva, uma barata a incubar. Eram apenas cerca de 10 machos e fémeas. Neste momento já estamos a formar colónia e temos cerca de 130 a 150, sendo que já houve pelo menos 3 grupos de ninfas a nascer desde então. Como a casa é climatizada (e eu muita friorenta), nem tenho aquecimento nas caixas das baratas e dos grilos. Como prova de que a temperatura não deve estar má, tenho o tenébrio a pupar à fartazana! lol

Quanto a veterinário, setubal é muito longe e tenho já a indicação de uma clinica boa em miraflores que para alem de ser perto da nossa localidade, tem serviço permante em urgências. Daqui a mais dois ou tres meses vai conhecer o sr. doutor. :)

De qq modo obrigada pelas tuas sugestões/opiniões ;)

Já agora, cá está ele (ou ela..ainda nao sabemos..lol)

Imagem
OficialMM
Membro

sexta dez 16, 2011 3:12 pm

VeraG Escreveu:Obrigado pelas tuas respostas. Muitas das questões foram colocadas à já algum tempo pelo que as duvidas entretanto foram todas esclarecidas. A foto que comentaste, por exemplo, foi de quando ele fez um mês, e neste momento ele tem já 3 meses. (FAZ HOJE!!! :lol: )

Ele andou assustadiço durante uns tempos, e não creio que tenha algo a ver com administração de vitaminas ou cálcio, já que desde os 8 dias de vida que lhe damos. Agora já está habituado a nos, e fora as alturas de stress por causa das mudas de pele, até já dá sinal de querer sair do terrário - depois deixa-se agarrar e fica sossegado ao pé de nós, normalmente a apanhar sol.

Quanto às baratas, foi de facto a sorte de ter tido naquela primeira leva, uma barata a incubar. Eram apenas cerca de 10 machos e fémeas. Neste momento já estamos a formar colónia e temos cerca de 130 a 150, sendo que já houve pelo menos 3 grupos de ninfas a nascer desde então. Como a casa é climatizada (e eu muita friorenta), nem tenho aquecimento nas caixas das baratas e dos grilos. Como prova de que a temperatura não deve estar má, tenho o tenébrio a pupar à fartazana! lol

Quanto a veterinário, setubal é muito longe e tenho já a indicação de uma clinica boa em miraflores que para alem de ser perto da nossa localidade, tem serviço permante em urgências. Daqui a mais dois ou tres meses vai conhecer o sr. doutor. :)

de nada, sempre às ordens lol Esta veterinária também tem urgências!
realmente eu não olho para as datas disto e depois dá nisto! lol
Parabéns ao rapaz!
OficialMM
Membro

sexta dez 16, 2011 4:43 pm

VeraG Escreveu:Obrigado pelas tuas respostas. Muitas das questões foram colocadas à já algum tempo pelo que as duvidas entretanto foram todas esclarecidas. A foto que comentaste, por exemplo, foi de quando ele fez um mês, e neste momento ele tem já 3 meses. (FAZ HOJE!!! :lol: )

Já agora, cá está ele (ou ela..ainda nao sabemos..lol)

Imagem
Muito giro o rapaz, cheio d estilo!! lol
VeraG
Membro Veterano

sexta dez 16, 2011 5:34 pm

OficialMM Escreveu:Muito giro o rapaz, cheio d estilo!! lol
Ou rapariga! :P
burn3r
Membro
Registado: domingo out 31, 2010 3:11 pm

sexta dez 16, 2011 6:58 pm

ta a ficar grande eheheh era mesmo pequenino lool
VeraG
Membro Veterano

sexta dez 16, 2011 7:12 pm

burn3r Escreveu:ta a ficar grande eheheh era mesmo pequenino lool
Pois era... só me consigo lembrar quando vejo outros iguais a quando ele veio... e nem acredito que o Dundee foi lá para casa com aquele tamanho!!! eheheh Foi trabalhoso e motivo de grande ansiedade, sendo tão pequenino... mas foi uma prova superada e agr está um vivaço de primeira! Só quero é que ele cresça!!! =D
OficialMM
Membro

sexta dez 16, 2011 7:17 pm

VeraG Escreveu:
Pois era... só me consigo lembrar quando vejo outros iguais a quando ele veio... e nem acredito que o Dundee foi lá para casa com aquele tamanho!!! eheheh Foi trabalhoso e motivo de grande ansiedade, sendo tão pequenino... mas foi uma prova superada e agr está um vivaço de primeira! Só quero é que ele cresça!!! =D
Dá-lhe comida à brava e exercício que ele cresce muito rápido!
Nada melhor que o por a andar em casa!!
O meu adora isso!
VeraG
Membro Veterano

sexta dez 16, 2011 7:25 pm

OficialMM Escreveu:
VeraG Escreveu:
Dá-lhe comida à brava e exercício que ele cresce muito rápido!
Nada melhor que o por a andar em casa!!
O meu adora isso!
Pois mas ainda acho que ele é um pouco pequeno e apesar da casa estar climatizada tenho receio que ainda possa ter frio. Mas vou tirando-o de vez em quando, vai para o balcao da cozinha apanhar sol, ou para a zona zen da sala, pra cima dos puffs.. lol E sim, é um comilão. :P
VeraG
Membro Veterano

terça dez 27, 2011 5:17 pm

Olá amigos,

Como mãe orgulhosa que sou, venho novamente partilhar algumas fotos do nosso aspirante a matulão. O Dundee está com três meses e meio e passou o primeiro Natal rodeado de família que ainda não o conhecia. Sendo o primeiro réptil que algum de nós alguma vez teve, suscitou curiosidade em pequenos e graúdos. Acredito que tal contemplação, com algumas pessoas a olhar para o terrário, tenha contribuído para vermos o espectáculo que foi, pela primeira vez, ele projectar a barba.
Com o sol que tem estado, todos os dias sai um pouco do terrário para apanhar sol à janela - coisa que adora. Come cada vez melhor os legumes, e já percebi que o verde é mesmo a cor preferida para o alimento. Já me perguntaram até se ele não está a ficar gordo... e eis que coloco a questão... os repteis podem sofrer de algum tipo de obesidade? Devo ficar preocupada? Ou apenas estou a criar um pançudo saudável e bem alimentado?

Aqui ficam as ultima fotos para o book do nosso poser...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
OficialMM
Membro

terça dez 27, 2011 5:45 pm

Está muito bem alimentado! :)
Já sabes se é ele ou ela?! lol
Aqui fica a minha menina ainda pequenina!

Imagem

E mais uma: Imagem
Imagem

E agora o meu rapaz:Imagem
OficialMM
Membro

terça dez 27, 2011 5:49 pm

Ele ou ela está muito bem alimentado! bom trabalho! :)

Aqui fica a minha menina ainda pequenina!
Imagem

Imagem

E agora o meu rapaz:Imagem
VeraG
Membro Veterano

sexta fev 03, 2012 4:26 pm

Já algum tempo que não postava novidades do Dundee.

Já com 4 meses e a ficar um matulão, foi pela primeira vez ao veterinário, para fazer um check up e verificar um bocado de pele do rabo que estava a demorar a sair (mas que entretanto já se soltou também). E já não há mais duvidas!!! É mesmo UM DUNDEE!!!! E rapagão que já conta com 138gr e que cresce a olhos vistos (a contar pelo tamanho dos pais vai continuar a crescer ainda um bom bocado).

No veterinário elogiaram o nosso menino bonito, que está muito saudável. Fez-nos alguma confusão o modo como foi manipulado, principalmente quando o vet recolheu uma amostra de fezes para análise. :o
Mas portou-se sempre muito bem!

Daqui a uns dias posto mais umas fotos do nosso top model. ;)
0.0.1 Pogona Vitticeps
VeraG
Membro Veterano

terça abr 17, 2012 6:12 pm

Nos ultimos 2 ou 3 dias o Dundee tem vindo a ficar estranho. De manhã quando vou vê-lo está dentro da toca... e ali fica praticamente todo o dia enroscado se não insistir com ele para sair - mas mesmo nesse caso pouco depois volta para lá.
Comecei por pensar que fosse do tempo ter estado mais encoberto, já que ele ficava sempre mais excitado quando via muito sol a bater na janela. Mas o sol voltou e ele continuou murcho, a comer pouco e nunca por sua iniciativa.
Este f.d.s. não encontrei fezes no terrário o que me deixou ainda mais alarmada, o que deu direito a um mega banho. Foram cerca de 45 minutos até que largasse as fezes e foram mesmo bastantes. Esperei que fosse esse o motivo da apatia e que hoje estivesse mais arrebitado, mas voltou a estar toda a manhã na toca e so comeu à mão...
Não esperei mais e liguei ao Vet... depois de cerca de 20 minutos de chamada, concluímos que as condições em que ele está não têm qualquer aspecto que possa justificar esta mudança de comportamento, por isso amanhã tem consulta marcada para despistar qualquer problema maior.
Espero que não seja nada de grave... a mãe galinha está com uma neura daquelas...
0.0.1 Pogona Vitticeps
Titanum
Membro Veterano
Registado: sábado jan 07, 2012 10:51 pm

terça abr 17, 2012 6:20 pm

Tem comido vegetais? Nao ingeriu nenhuma madeirinha do substrato? A temperatura está alta o suficiebte? Precisa de mudar a luz UVB?

Certas perguntas que podem conter a resposta... :wink:
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”