Camaleão - Ajuda

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
BeYou
Membro Veterano
Registado: quinta jan 22, 2009 3:12 am

domingo mai 10, 2009 4:50 pm

é calor.. ja conseguiste arrefeccer o terrario?
eu aqui a ler isto, e agora que fui ver o meu camaleao, estava percisamente a fazer o mesmo.. olhei para o termometro e estava a 36º, o que é demasiado obviamente. por alguma razao o termostato passou para os 40º :o

vasco94 : um camaleao nao é um pacman e nao ataca as suas presas com uma dentada, mas sim com a lingua!(será que sabia isto :roll: ) logo seria muito estranho um camaleao habituar-se a receber comida cada vez que abre a boca como diz que alguns pac man fazem :wink:
vasco94
Membro Veterano
Registado: sexta mar 27, 2009 7:50 pm

domingo mai 10, 2009 6:41 pm

beyou era só um exemplo.....
<p><strong></strong></p>
vasco94
Membro Veterano

domingo mai 10, 2009 6:47 pm

eu não disse que o pac man abria a boca sempre que queria alimento eu disse que o pac man mete a cabeça fora do substracto pra ver se passa alguma comida por eles, e um camaleao não deita a lingua de fora com a boca fechda penso eu :o , sabes lá se ele tava a avistar alguma presa e ter a boca aberta pronta para caçar o insecto?
<p><strong></strong></p>
scjp
Membro
Registado: sábado mai 09, 2009 7:38 pm

domingo mai 10, 2009 6:55 pm

Boas
O camaleão já ñ tá a abrir a boca, abriu naquela altura 3 vezes.
Mudei o tronco para de baixo da lampada e a planta está a um canto assim fica com dois sitios um fresco e outro quentinho.

Depois quanto á temperatura surgiu-me mais uma duvida os termometros colocam-se dentro ou fora do terrário?

Eu tenho aqueles termometros em cirlculo e tenho-os fora do terrário colados no vidro.

Imagem
scjp
Membro

domingo mai 10, 2009 6:58 pm

Quanto ao novo terrário só o tenho lá para o final desta semana.
Depois se é em rede como é k faço para colocar os termometros?
gekkos
Membro Veterano
Registado: sábado jan 17, 2009 9:04 pm

domingo mai 10, 2009 6:59 pm

Tem de estar dentro do terrario, só mais uma pergunta, como controlas as temperaturas, tens termostatos?
scjp
Membro

domingo mai 10, 2009 7:12 pm

ainda ñ
só vou fazer isso quando tiver o novo terrário
mas ñ sei como isso se faz
Como é que vou ligar uma lampada a um termostato? :?
épa é k tão a falar com uma mulher e ñ com um homem...
vasco94
Membro Veterano

domingo mai 10, 2009 7:29 pm

é como se foces ligar a lampada á ficha da parede só que metes no terostacto
quando tu o tiveres logo percebes :D
<p><strong></strong></p>
scjp
Membro

domingo mai 10, 2009 7:38 pm

mas existe algum termostato para ligar as lampadas?
scjp
Membro

domingo mai 10, 2009 7:41 pm

acho que já entendi.... exite á venda termostatos digitais com saída para lampadas é isso?
gekkos
Membro Veterano
Registado: sábado jan 17, 2009 9:04 pm

domingo mai 10, 2009 7:46 pm

scjp Escreveu:acho que já entendi.... exite á venda termostatos digitais com saída para lampadas é isso?

Um analógico e mais barato, tens e de ser tu a fazer as instalacoes, mas e bem simples! Assim as temperaturas não vão ser as melhores para o teu camaleão, a sempre a opção de usar um dimmer, mas os termostatos são sempre mais fiáveis, o dimmer regula a intensidade de energia que passa ate a lâmpada, varias vezes ao dia terias de fazer acertos porque a temperatura exterior ia influenciar a interior.
scjp
Membro

domingo mai 10, 2009 8:15 pm

então digam-me como é k isso se faz porque tenho 4 termostatos em casa que eram de aquarios.
então e outra coisa o terrário vai ter 3 lampadas a tubolar uvb de 5.0, a night glo de luz azul para a noite e a spot k é a ke tenho. Tenho de fazer ligação a termostatos pa todas?
JaimeSousa
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2008 1:47 pm
0.0.1 pantherophis guttata

domingo mai 10, 2009 8:35 pm

Para a de spot, e se a night glo aquecer muito, o que dúvido, para a night glo tb
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

domingo mai 10, 2009 8:43 pm

Boas. Como o tópico já vai longo, vou responder apenas a alguns pontos que discordei ao longo da minha leitura, sem referir nomes.

- As lâmpadas de 5.0 ou de 2.0 dependem como já foi dito da distância das mesmas ao camaleão. Logo, não pode existir o chavão de ser sempre uma ou outra.

- As lâmpadas de cerâmica aquecem o terrário de uma forma muito mais uniforme que uma de spot. Por alguma razão é que uma propaga ondas de calor e outra é como o nome indica, spot, aquecendo apenas um spot. É inconveniente usar apenas uma lâmpada de spot para aquecer todo o terrário, pois para além de terem que gastar muito mais energia (a lâmpada spot demora muito a aquecer todo o terrário), estas lâmpadas normalmente já duram pouco, e com esse ritmo de utilização...e mais as borrifadelas, adeus. E num dia frio de Inverno, quero ver como aquecem tudo com uma lâmpada de spot, e mais estou a falar num terrário de vidro e não num flexarium...E a ideia de que as lâmpadas de cerâmica secam muito o ambiente, é uma meia verdade. Em parte secam uma percentagem, mas não é assim tanta como isso. Eu próprio uso lâmpadas de cerâmica e em dias de calor obtenho com 2/3 borrifos, uma humidade constante de 60-70%...

- Boca aberta em camaleões é tudo menos fome. Pode ser um mecanismo de perda de calor ou, pela descrição parece-me mais, um mecanismo de defesa (se o camaleão fizer barulho e tentar parecer maior do que aquilo que realmente é)

- Os flexariums são muito bons para a ventilação mas péssimos para manter temperaturas no Inverno. A não ser que tenham um sistema de aquecimento em vossa casa, que vos permitam ter facilmente 26-29º dentro do terrário. Recomendo um flexarium como terrário exterior para dias de Verão de forma a o camaleão poder apanhar Sol.

- É verdade que um calypt ou um furcifer preferem ventilação em detrimento de muita humidade, mas este conceito tem que ser muito balanceado.

- Não me pareceu ler em lado nenhum os tipos de plantas que devem e não devem constar (se naturais) no terrário. Se forem plantas artificiais, que tenham ramos grossos.

- A dona já sabe adequar o tamanho do alimento ao tamanho do camaleão? Lembre-se que há muitos tipos de alimento.

- A dona já sabe o que fazer na altura da muda de pele? O camaleão tem quanto tempo?

- As Night glow são muito boas para manter temperaturas nocturnas...mas também têm infravermelhos...(http://www.exo-terra.com/en/products/lighting.php). Nada que uma lâmpada de cerâmica não substitua muito bem.

Acho que de momento, não me lembro de mais nada 8)
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
scjp
Membro

domingo mai 10, 2009 9:29 pm

Psynapse Escreveu:Boas. Como o tópico já vai longo, vou responder apenas a alguns pontos que discordei ao longo da minha leitura, sem referir nomes.

- As lâmpadas de 5.0 ou de 2.0 dependem como já foi dito da distância das mesmas ao camaleão. Logo, não pode existir o chavão de ser sempre uma ou outra.

- As lâmpadas de cerâmica aquecem o terrário de uma forma muito mais uniforme que uma de spot. Por alguma razão é que uma propaga ondas de calor e outra é como o nome indica, spot, aquecendo apenas um spot. É inconveniente usar apenas uma lâmpada de spot para aquecer todo o terrário, pois para além de terem que gastar muito mais energia (a lâmpada spot demora muito a aquecer todo o terrário), estas lâmpadas normalmente já duram pouco, e com esse ritmo de utilização...e mais as borrifadelas, adeus. E num dia frio de Inverno, quero ver como aquecem tudo com uma lâmpada de spot, e mais estou a falar num terrário de vidro e não num flexarium...E a ideia de que as lâmpadas de cerâmica secam muito o ambiente, é uma meia verdade. Em parte secam uma percentagem, mas não é assim tanta como isso. Eu próprio uso lâmpadas de cerâmica e em dias de calor obtenho com 2/3 borrifos, uma humidade constante de 60-70%...

- Boca aberta em camaleões é tudo menos fome. Pode ser um mecanismo de perda de calor ou, pela descrição parece-me mais, um mecanismo de defesa (se o camaleão fizer barulho e tentar parecer maior do que aquilo que realmente é)

- Os flexariums são muito bons para a ventilação mas péssimos para manter temperaturas no Inverno. A não ser que tenham um sistema de aquecimento em vossa casa, que vos permitam ter facilmente 26-29º dentro do terrário. Recomendo um flexarium como terrário exterior para dias de Verão de forma a o camaleão poder apanhar Sol.

- É verdade que um calypt ou um furcifer preferem ventilação em detrimento de muita humidade, mas este conceito tem que ser muito balanceado.

- Não me pareceu ler em lado nenhum os tipos de plantas que devem e não devem constar (se naturais) no terrário. Se forem plantas artificiais, que tenham ramos grossos.

- A dona já sabe adequar o tamanho do alimento ao tamanho do camaleão? Lembre-se que há muitos tipos de alimento.

- A dona já sabe o que fazer na altura da muda de pele? O camaleão tem quanto tempo?

- As Night glow são muito boas para manter temperaturas nocturnas...mas também têm infravermelhos...(http://www.exo-terra.com/en/products/lighting.php). Nada que uma lâmpada de cerâmica não substitua muito bem.

Acho que de momento, não me lembro de mais nada 8)
enviei-lhe mp
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”