Boas. Como o tópico já vai longo, vou responder apenas a alguns pontos que discordei ao longo da minha leitura, sem referir nomes.
- As lâmpadas de 5.0 ou de 2.0 dependem como já foi dito da distância das mesmas ao camaleão. Logo, não pode existir o chavão de ser sempre uma ou outra.
- As lâmpadas de cerâmica aquecem o terrário de uma forma muito mais uniforme que uma de spot. Por alguma razão é que uma propaga ondas de calor e outra é como o nome indica, spot, aquecendo apenas um spot. É inconveniente usar apenas uma lâmpada de spot para aquecer todo o terrário, pois para além de terem que gastar muito mais energia (a lâmpada spot demora muito a aquecer todo o terrário), estas lâmpadas normalmente já duram pouco, e com esse ritmo de utilização...e mais as borrifadelas, adeus. E num dia frio de Inverno, quero ver como aquecem tudo com uma lâmpada de spot, e mais estou a falar num terrário de vidro e não num flexarium...E a ideia de que as lâmpadas de cerâmica secam muito o ambiente, é uma meia verdade. Em parte secam uma percentagem, mas não é assim tanta como isso. Eu próprio uso lâmpadas de cerâmica e em dias de calor obtenho com 2/3 borrifos, uma humidade constante de 60-70%...
- Boca aberta em camaleões é tudo menos fome. Pode ser um mecanismo de perda de calor ou, pela descrição parece-me mais, um mecanismo de defesa (se o camaleão fizer barulho e tentar parecer maior do que aquilo que realmente é)
- Os flexariums são muito bons para a ventilação mas péssimos para manter temperaturas no Inverno. A não ser que tenham um sistema de aquecimento em vossa casa, que vos permitam ter facilmente 26-29º dentro do terrário. Recomendo um flexarium como terrário exterior para dias de Verão de forma a o camaleão poder apanhar Sol.
- É verdade que um calypt ou um furcifer preferem ventilação em detrimento de muita humidade, mas este conceito tem que ser muito balanceado.
- Não me pareceu ler em lado nenhum os tipos de plantas que devem e não devem constar (se naturais) no terrário. Se forem plantas artificiais, que tenham ramos grossos.
- A dona já sabe adequar o tamanho do alimento ao tamanho do camaleão? Lembre-se que há muitos tipos de alimento.
- A dona já sabe o que fazer na altura da muda de pele? O camaleão tem quanto tempo?
- As Night glow são muito boas para manter temperaturas nocturnas...mas também têm infravermelhos...(
http://www.exo-terra.com/en/products/lighting.php). Nada que uma lâmpada de cerâmica não substitua muito bem.
Acho que de momento, não me lembro de mais nada

<p>"South and North Korea, stop the fight. After all, you are all chinese..." </p>