novata

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
joana_boris
Membro Veterano
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

segunda set 03, 2012 3:40 pm

Boa tarde a todos :D

Sou nova aqui no forum dos repteis, só por vezes venho aqui dar uma vista de olhos porque gosto muito destes animais. Provavelmente não vão gostar muito deste tópico porque devem estar fartos de responder sempre às mesmas perguntas. Eu tenho procurado pesquisar quer aqui no forum, quer através do Google, mas não tem sido fácil porque por vezes encontro informações um bocado contraditorias, opiniões diferentes... :?

Para mim que sou completamente nova nestas andanças, não está nada fácil de "começar". Esta minha ideia de adquirir um réptil cresceu dentro de mim nos últimos anos e resolvi há pouco tempo dedicar-me à pesquisa mais a sério. Só ainda não consegui perceber completamente se tenho perfil de dona para estes animais :? Esta minha ideia a realizar-se, será ainda daqui a algum tempo, talvez um ano. Mas até lá vou pesquisando (o saber não ocupa lugar, não é)? E o que neste momento está memso difícil de compreender é se tenho "perfil" e "condições" para ter um réptil. Para isso conto com os vossos conselhos (se não estiverem já demasiado fartos de dar conselhos a pessoal completamente ignorante).

Para já acho importante referir que sou mais de lagartos do ue de cobras. Apaixonei-me pelos Dragões Barbudos e continuo a achá-los espetaculares. Pelo que tenho lido, não são uma espécie muito "complicada" para principiantes. Estou disposta a adquirir num criador, de preferência experiente e que demonstre ter boas condições e conhecimentos sobre a espécie.

Em relação ao resto, o que procuro neste momento é um animal que não seja muito dispendisoso, em termos de alimentação (não se acanhem em dizer-me para esquecer, caso seja realmente dispendioso, porque esta é uma condição obrigatoria para mim, neste momento). No que toca a material, não me importo de dispender uma quantia razoável de dinheiro logo de início, mas relativament a gastos mensais, não podem ser muito elevados. Procuro um animal que seja fácil de manusear (penso que é o caso do DB) mas que ao mesmo tempo não exija muito tempo e atenção (por exemplo, tenho quatro ratazanas domésticas que me ocupam mais ou menso uma hora diária obrigatoriamente para fazerem exercício e eu pretendia um animal que não tivesse necessidade de tanto tempo e atenção). Não tenho muito espaço excepto numa marquise, que é muito quente no Verão (não sei se influencia, este pormenor da temperatura). Como sou estudante universitária, vou passar alguns fins-de-semana fora de casa e, como tal, vou ter que deixar o animal sozinhos durante esse período de tempo (embora seja cerca de uma a suas vezes por mês). Tenho grande facilidade de o levar ao hospital veterinário. Outra questão prende-se com a alimentação. É necessário fazer criação do alimento em casa, ou pode ser comprado? SE for necessário fazer criação em casa também será mais um facto que me fará provavelmente dispender muito tempo e, nessse caso, também terei que desisitir.

Para já agradeço muito quem tiver paciência para ler este testamento. Gosto muito destes animais mas não quero cometer erros nem trazer um problema para casa. Para isso tenho que perceber se a "coisa" é para andar, ou se devo deixar de parte durante mais uns anos.

Comprimentos.
dare
Membro Veterano
Registado: sexta set 03, 2010 12:32 pm

segunda set 03, 2012 3:50 pm

Se nao queres grandes cargos mensais nao obtes pelo DB, ou entao meses antes de o ter, começa a fazer uma colonia de baratas e mais tarde de tenebrio, para teres sempre alimento, e os gastos sao muito poucos.
joana_boris
Membro Veterano

segunda set 03, 2012 4:02 pm

Obrigada pela resposta :D

Pois estava com um bocado de medo dessa hipótese de fazer criação de alimento em casa (para mim é um bicho de sete cabeças, neste momento). Descartando essa possbilidade (a de fazer criação de alimento em casa), em quanto ficaria os gastos mensais de um DB só da alimentação? Assim só para eu me assustar um bocadinho :lol:
Mrturtlebe
Membro
Registado: domingo jul 22, 2012 4:07 pm

segunda set 03, 2012 6:31 pm

joana_boris Escreveu:Obrigada pela resposta :D

Pois estava com um bocado de medo dessa hipótese de fazer criação de alimento em casa (para mim é um bicho de sete cabeças, neste momento). Descartando essa possbilidade (a de fazer criação de alimento em casa), em quanto ficaria os gastos mensais de um DB só da alimentação? Assim só para eu me assustar um bocadinho :lol:
Bem isso pode depender de aonde compras o alimento, em alguns lugares é caro outros (como no meu caso) 100 grilos a 1.20€, como és universitária e passas fins de semana fora, poderias optar por um gecko leopardo é um animal nocturno,lindo, que dá imenso prazer de observar e pode ficar até 2 semanas sem comer (a cauda serve como reserva de carne) e não dá trabalho nenhum, um tapete de aquecimento uma uvb só para a iluminação e esta a andar...

Agora um dragão barbudo é mais ou menos 3x mais custozo que um gecko.

E também uma criação de tenébrio e grilos, a pequena escala não dá trabalho nenhum. (digo a pequena escala caso tenha um gecko agora um dragão barbudo a escala deve ser muito maior)

Eis um Tópico criado por min mesmo:

Como criar grilos a pequena escala:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=99517
O video por min tbm:

http://www.youtube.com/watch?v=kPJZQoNP-EA

Boa sorte para a escolha ;)
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

segunda set 03, 2012 6:44 pm

Mrturtlebe Escreveu:(a cauda serve como reserva de carne)
Reserva de gordura :wink: .
joana_boris
Membro Veterano

segunda set 03, 2012 6:45 pm

Muito obrigada Mrturtlebe pelos conselhos,

eu por acaso conheço uma rapariga que faz criação de geckos que por acaso é a mesma pessoa a quem eu comprei as minhas ratz (é aqui conhecido no forum), e tem bichinhos muito bonitos (plo menos para mim que sou leiga no assunto). Já tinha falado com ela sobre o meu gosto pelos DB e ela também me disse que os geckos eram melhor opção, mas que fazer, eu apaixonei-me pelo DB :lol: Não excluo a hipotese de vir a desenvolver mais gosto pelos geckos, apesar de tudo. :wink: Especialmente tendo em conta a facilidade de manutenção.

Um DB necessita então de comer todos os dias? A base de aliemntação são esses grilos do tópico e do vídeo? Pelo que li por aí dizem que cheiram muito mal, não há hipótese de substituir por baratas (pelo que li não cheram mal)? O alimento é fornecido vivo certo?

Obrigada desde já :)
Mrturtlebe
Membro
Registado: domingo jul 22, 2012 4:07 pm

segunda set 03, 2012 7:51 pm

de nada! bem, não importa o tipo de grilos o que importa é que sejam bem tratados e bem alimentados para que os nutrientes sejam, mais tarde passados aos répteis, só não pode é ser grilos selvagens pois estes normalmente têm bastantes vermes :S

Grilos domésticos e grilos brancos são, na minha opinião os melhores :)

A criação pode ser feita em caixas de arrumação de 50x50x50 ou muitas outras dimensões :)
Mais uma vez boa sorte para a escolha ;)
Litoss
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:35 pm

segunda set 03, 2012 8:07 pm

Os geckos têm a vantagem de poder deixar ficar comida para a semana por exemplo e não precisarem assim de que a alimentação seja feita diariamente. Quanto à reserva que têm na cauda, serve para que eles se aguentem sem comerem durante algum tempo é verdade mas não é aconselhável deixar o bicho à fome ainda para mais se é possível deixar-lhe comida para algum tempo :wink:
<p>&nbsp;"<strong>Quando agredida, a natureza n&atilde;o se defende. Apenas se vinga</strong>." ( Albert Einstein )&nbsp;</p>
joana_boris
Membro Veterano

segunda set 03, 2012 8:28 pm

Então pelo que vejo os DB fica fora de questão devido ao facto de não poder ficar sozinho durante os fins-de-semana certo? Tenho muita pena que assim seja, vai ter que ficar então um sonho a cumprir daqui a mais alguns anos. E eu que até já me estava a habituar à ideia de fazer criação de bicharada para ele comer :lol:

Quanto aos geckos, como já disse, acho-os animais bonitos. Mas ainda não me "apaixonei" por eles, pelo que preciso de descubrir um pouco mais sobre eles antes de trazer um para casa. Em relação ao DB são igualmente sociáveis ou gostam mais de estar na sua? Eu também gosto do DB por ter aquele porte mais grandalhão :) Mas os geckos têm aquelas cores bonitas...
Litoss
Membro Veterano

segunda set 03, 2012 9:33 pm

joana_boris Escreveu:Então pelo que vejo os DB fica fora de questão devido ao facto de não poder ficar sozinho durante os fins-de-semana certo? Tenho muita pena que assim seja, vai ter que ficar então um sonho a cumprir daqui a mais alguns anos. E eu que até já me estava a habituar à ideia de fazer criação de bicharada para ele comer :lol:

Quanto aos geckos, como já disse, acho-os animais bonitos. Mas ainda não me "apaixonei" por eles, pelo que preciso de descubrir um pouco mais sobre eles antes de trazer um para casa. Em relação ao DB são igualmente sociáveis ou gostam mais de estar na sua? Eu também gosto do DB por ter aquele porte mais grandalhão :) Mas os geckos têm aquelas cores bonitas...
Os geckos são também na maioria calmos e aceitam o manuseamento, não crescem tanto como um DB é verdade, mas lá comem menos, etc :)
<p>&nbsp;"<strong>Quando agredida, a natureza n&atilde;o se defende. Apenas se vinga</strong>." ( Albert Einstein )&nbsp;</p>
andbela
Membro Veterano
Registado: sábado mar 10, 2012 9:14 pm
Localização: Cães | Gata | Porquinhos-da-Índia | Mandarins do Japão | Turtles | Dragão Barbudo

segunda set 03, 2012 9:34 pm

Olha Joana eu tenho um DB há pouco tempo e posso-te dizer que tenho mais ou menos as mesmas condições que tu (li o tópico por alto, mas também sou estudante, não tenho hipótese de ter grande dispesa mensal, etc) e tenho o meu Gex saudável e gordinho e sem muita despesa mensal .
1º - A parte de ser estudante não é tão linear quanto isso, por exemplo eu estudo em Viseu e venho todos os fins de semana a Aveiro, deixo-lhe alimento para 2 dias (baratas e tenébrio) e um pouco de couve . Nunca tive problema e ele às vezes nem come tudo. O que é certo é que também tenho um colega dos açores que passa todos os fins de semana e em caso de urgência ele está lá .. Mas não é nada que não se consiga fazer ;)
2º - Gastos mensais sim, são altos .. Mas se começares criação de dubias e tenébrio 1/2 meses antes de comprares o bichinho não há problema. Eu tenho criação agora, mas até estar estabelecida houve uns meses que cheguei aos 40€ de alimento vivo, agora como tenho criação é 0€ :). Com electricidade gastas por volta dos 5/10€ por mês. Com o terrário, e condições para o alimento vivo eu gastei 275€ aprox. ..
3º - Não é um animal dificil nem trabalhoso de manter .. Se realmente gostas de DB's o que tens que fazer diariamente com ele é gratificante para ti e não 'trabalho' (apesar de que tratar de insectos de 2 em 2 dias é chato :b)

PS: Se um DB ficar um dia sem comer também não é tão grave quanto isso, tal como os geckos eles têm as reservas de gordura na cauda ;)
Espero ter ajudado
joana_boris
Membro Veterano

segunda set 03, 2012 10:32 pm

olá andbela, obrigada pelo testemunho.

Realmente nada como ouvir de quem passa por uma situação idêntica. No meu caso sou de Leiria mas estudo em Lisboa, não venho todos os fins-de-semana a casa porque não sinto necessidade disso. Chego a vir uma só vez por mês. Como é que fazes por exemplo durante as férias e épocas de exma em que vens mais tempo para casa? trazes o bichinho contigo no carro? Eu trago as minhas ratz nessas situações (nos fins-de-semana também ficam sozinhas), mas elas não necessitam de uma lampada para lhes manter a temperatura corporal, simplesmente ar condicionado quando faz calor a mais.

Quanto ao aliemnto vivo, também usas grilos? Já li em tantos lados dizerem que cheiram mal e fazem barulho, neste momento também está a ser uma preocupação para mim. Não se pode substituir por baratas (peço desculpa pela pergunta descabida).
Litoss
Membro Veterano

segunda set 03, 2012 11:01 pm

joana_boris Escreveu:olá andbela, obrigada pelo testemunho.

Realmente nada como ouvir de quem passa por uma situação idêntica. No meu caso sou de Leiria mas estudo em Lisboa, não venho todos os fins-de-semana a casa porque não sinto necessidade disso. Chego a vir uma só vez por mês. Como é que fazes por exemplo durante as férias e épocas de exma em que vens mais tempo para casa? trazes o bichinho contigo no carro? Eu trago as minhas ratz nessas situações (nos fins-de-semana também ficam sozinhas), mas elas não necessitam de uma lampada para lhes manter a temperatura corporal, simplesmente ar condicionado quando faz calor a mais.

Quanto ao aliemnto vivo, também usas grilos? Já li em tantos lados dizerem que cheiram mal e fazem barulho, neste momento também está a ser uma preocupação para mim. Não se pode substituir por baratas (peço desculpa pela pergunta descabida).
A base penso que deve ser grilos, depois pode-se também dar baratas e outros para variar porque nunca se deve alimentar sempre com o mesmo, no entanto se for para criação basta apenas fazer do alimento base como por exemplo os grilos. No entanto há varios grilos diferentes, alguns não fazem barulho, outros sim, caso seja para criar é só ver qual a espécie mais adequada :wink:
joana_boris
Membro Veterano

terça set 04, 2012 9:47 am

Muito obrigada, vocês estão a ser fantásticos com os conselhos, já estou bem mais elucidadada.

Quanto à questão que eu já coloquei, acham que estes animais aguentam viagens de carro que duram mais ou menos uma hora e meia? É que independentemente da escolha recair sobre o DB (cada vez gosto mais destes animais e a minha mãe que tem pavor a répteis conseguiu dizer que não eram assim tão maus, o que é um grande elogio vindo dela, acreditem :lol: ) ou sobre o gecko leopardo, vou ter que os trazer para Leiria de carros durante as férias de Natal, Páscoa, épocas de exames e Verão, tal como faço com as minhas ratazanas. O que me dizem?
Litoss
Membro Veterano

terça set 04, 2012 11:04 am

joana_boris Escreveu:Muito obrigada, vocês estão a ser fantásticos com os conselhos, já estou bem mais elucidadada.

Quanto à questão que eu já coloquei, acham que estes animais aguentam viagens de carro que duram mais ou menos uma hora e meia? É que independentemente da escolha recair sobre o DB (cada vez gosto mais destes animais e a minha mãe que tem pavor a répteis conseguiu dizer que não eram assim tão maus, o que é um grande elogio vindo dela, acreditem :lol: ) ou sobre o gecko leopardo, vou ter que os trazer para Leiria de carros durante as férias de Natal, Páscoa, épocas de exames e Verão, tal como faço com as minhas ratazanas. O que me dizem?
Se não for feito muitas vezes, sendo assim só de tempos a tempos, a viagem é possível, não é muito longa e como não é sempre não é um stress constante para o animal. Agora, um DB especialmente requere um terrário grande, com vários equipamentos montados, e a não ser que se tenha 2 terrários, um em cada sítio, é preciso levar também o terrário na viagem, desmontá-lo, montar de novo, o que pode dar algum trabalho.. De qualquer forma o animal nunca deve ir dentro do terrário porque pode se magoar como é óbvio, deve ir num recipiente mais pequeno mais seguro e que acabe por não stressar tanto. No inverno para viajar convem recorrer ao ar condicionado ou algo semelhante para manter o veiculo quente, não precisa de estar a 30º para uma viagem curta mas convém que se mantenham temperaturas minimas ou no veiculo ou no recipiente em que o animal é transportado..
Alguns animais stressam mais do que outros e a viagem e mudança de sitio pode por vezes levar a que fique algum tempo sem comer ou tenha alguma reacção mais adversa.. No entanto como já referi se não for algo muito seguido não deve ser impossível.
Se for por períodos de uma semana por exemplo há a possibiidade de deixar alguma comida e se preciso fazer a meio da semana uma ida lá para reforçar pode em algumas ocasiões ser mais vantajoso que a troca de locais, digo eu..
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”