Sou nova aqui no forum dos repteis, só por vezes venho aqui dar uma vista de olhos porque gosto muito destes animais. Provavelmente não vão gostar muito deste tópico porque devem estar fartos de responder sempre às mesmas perguntas. Eu tenho procurado pesquisar quer aqui no forum, quer através do Google, mas não tem sido fácil porque por vezes encontro informações um bocado contraditorias, opiniões diferentes...

Para mim que sou completamente nova nestas andanças, não está nada fácil de "começar". Esta minha ideia de adquirir um réptil cresceu dentro de mim nos últimos anos e resolvi há pouco tempo dedicar-me à pesquisa mais a sério. Só ainda não consegui perceber completamente se tenho perfil de dona para estes animais

Para já acho importante referir que sou mais de lagartos do ue de cobras. Apaixonei-me pelos Dragões Barbudos e continuo a achá-los espetaculares. Pelo que tenho lido, não são uma espécie muito "complicada" para principiantes. Estou disposta a adquirir num criador, de preferência experiente e que demonstre ter boas condições e conhecimentos sobre a espécie.
Em relação ao resto, o que procuro neste momento é um animal que não seja muito dispendisoso, em termos de alimentação (não se acanhem em dizer-me para esquecer, caso seja realmente dispendioso, porque esta é uma condição obrigatoria para mim, neste momento). No que toca a material, não me importo de dispender uma quantia razoável de dinheiro logo de início, mas relativament a gastos mensais, não podem ser muito elevados. Procuro um animal que seja fácil de manusear (penso que é o caso do DB) mas que ao mesmo tempo não exija muito tempo e atenção (por exemplo, tenho quatro ratazanas domésticas que me ocupam mais ou menso uma hora diária obrigatoriamente para fazerem exercício e eu pretendia um animal que não tivesse necessidade de tanto tempo e atenção). Não tenho muito espaço excepto numa marquise, que é muito quente no Verão (não sei se influencia, este pormenor da temperatura). Como sou estudante universitária, vou passar alguns fins-de-semana fora de casa e, como tal, vou ter que deixar o animal sozinhos durante esse período de tempo (embora seja cerca de uma a suas vezes por mês). Tenho grande facilidade de o levar ao hospital veterinário. Outra questão prende-se com a alimentação. É necessário fazer criação do alimento em casa, ou pode ser comprado? SE for necessário fazer criação em casa também será mais um facto que me fará provavelmente dispender muito tempo e, nessse caso, também terei que desisitir.
Para já agradeço muito quem tiver paciência para ler este testamento. Gosto muito destes animais mas não quero cometer erros nem trazer um problema para casa. Para isso tenho que perceber se a "coisa" é para andar, ou se devo deixar de parte durante mais uns anos.
Comprimentos.