Agressividade entre tartarugas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Eddy21
Membro Júnior
Mensagens: 17
Registado: terça ago 28, 2012 1:18 pm

quarta set 05, 2012 10:09 pm

Boas amigos.

Sou novo aqui, este é o meu primeiro topico e espero poder tirar algumas dúvidas que não tenho encontrado resposta.

A 2 meses a traz decidi comprar duas tartarugas, então meti-me a pesquisar e ver o que era necessário para ter as meninas no mínimo conforto possível.
A 4 semanas comprei uma tartaruga chinesa de três quilhas ainda bebe com 3,4cm de carapaça a qual dei o nome de Tita. Passado uma semana comprei outra da mesma espécie com 3,3 cm dei o nome de Eddy. Foi uma adaptação difícil para o Eddy pois demorou 13 dias a começar a comer! Enquanto o Eddy não comia não ouve problema entre as duas, mas depois do Eddy ter começado a comer, a Tita não achou piada nenhuma ter concorrência na comida. Cada vez que a Tita vê comida a primeira coisa a fazer é procurar o Eddy e trinca-lo! Ao princípio até achei engraçado mas agora já começou a passar dos limites. As trincas da Tita são cada vez mais violentas e frequentes. Agora basta o Eddy entrar na água que a Tita o trinca logo repetidamente até este fugir. O problema começa a ser serio porque o Eddy passa a vida na plataforma, até para dormir.
Eu sei que isso se deve a um comportamento territorial, mas com elas tão novas? Que posso fazer para que elas se dêem bem?


O aquaterrario é um aquário de 40x30x20 (CxAxL) tem um filtro, termóstato e lâmpada uv 5.0 a 20 cm da linha de água. Estou a fazer um plano para fazer uma aquaterrario já a titulo definitivo mas isso só para os próximos meses.
Bondage2010
Membro Veterano
Mensagens: 5838
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Localização: *********

quarta set 05, 2012 10:49 pm

Nunca vi á venda por cá Mauremys reevesii
Eddy21
Membro Júnior
Mensagens: 17
Registado: terça ago 28, 2012 1:18 pm

quarta set 05, 2012 11:25 pm

A muitas a venda agora vieram substituir as tartarugas de cabeça rosada pelo o que li algures..
mas não há muita informação sobre elas. Elas são mais conhecidas como Chinemys revesii.
Bondage2010
Membro Veterano
Mensagens: 5838
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Localização: *********

quarta set 05, 2012 11:31 pm

A que tem o nome comum de tartaruga chinesa de 3 quilhas é a Mauremys reevesii sendo esta, encontras mais informação procurando por esse nome
http://en.wikipedia.org/wiki/Chinese_pond_turtle
The Chinese pond turtle, Reeves' turtle, or Chinese three-keeled pond turtle (Mauremys reevesii)

Kingdom: Animalia
Phylum: Chordata
Class: Sauropsida
Order: Testudines
Suborder: Cryptodira
Superfamily: Testudinoidea
Family: Geoemydidae
Genus: Mauremys
Species: M. reevesii


Synonyms
Emys reevesii Gray, 1831
Clemmys (Clemmys) reevesii Fitzinger, 1835
Emys vulgaris picta Schlegel, 1844
Emys japonica Duméril & Bibron, 1851
Geoclemys reevesii Gray, 1856
Damonia reevesii Gray, 1869
Damonia unicolor Gray, 1873
Clemmys unicolor Sclater, 1873
Damonia reevesii var. unicolor Boulenger, 1889
Geoclemys [reevesii] reevesii Siebenrock, 1907
Geoclemys reevesii unicolor Siebenrock, 1907
Geoclemmys reevesi Vogt, 1924 (ex errore)
Geoclemys grangeri Schmidt, 1925
Geoclemys paracaretta Chang, 1929
Geoclemys reevesi grangeri Mell, 1929
Chinemys reevesi Smith, 1931
Geoclemys papacaretta Fang, 1934 (ex errore)
Emys reevesi Bourret, 1941
Chinemys reevesii Mertens & Wermuth, 1955
Chinemy reevesi Mao, 1971
Chinemys grangeri Pritchard, 1979
Chinemys pani Tao, 1988
Chinemys reevessi Obst, 1996 (ex errore)
Chinemys reveesii Fritz, 1996 (ex errore)
Mauremys reevesii Spinks, Shaffer, Iverson & McCord, 2004
Eddy21
Membro Júnior
Mensagens: 17
Registado: terça ago 28, 2012 1:18 pm

quinta set 06, 2012 12:03 am

Pois mas o meu problema é mesmo a agressividade entre elas, alguma coisa que se possa fazer? nao so nesta especie mas tambem nas outas.
Bondage2010
Membro Veterano
Mensagens: 5838
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Localização: *********

quinta set 06, 2012 12:04 am

Eddy21 Escreveu:Pois mas o meu problema é mesmo a agressividade entre elas, alguma coisa que se possa fazer? nao so nesta especie mas tambem nas outas.
mais espaço pode resolver ;)
FILIPERS
Membro
Mensagens: 159
Registado: quinta jul 07, 2011 8:05 pm
Localização: graptemys pseudogeographica pseudogeographica

quinta set 06, 2012 12:08 am

Eddy21, o melhor que podes fazer agora é separar as tartarugas, para o Eddy ter que dormir fora de água é porque o bicho está muito assustado.
Possa ser que depois de teres finalizado o novo aquaterrário as tartas se dêem melhor, pois vão ter mais espaço para cada uma.
Eddy21
Membro Júnior
Mensagens: 17
Registado: terça ago 28, 2012 1:18 pm

quinta set 06, 2012 8:44 pm

Bem o problema já foi resolvido!

Hoje de manha quando acordei la estava o Eddy fora da agua e com o rabo encolhido, quando foi ver o porque dele encolher o rabo, metade já não la estava!
Tive de os separar, coloquei o Eddy naquela tartarugueira fantástica da palmeira... entretanto la foi eu comprar mais um aquário desta vez um pouco maior(52x26X32), amanha vou comprar mais um filtro e mais uma lâmpada etc etc etc.

Resultado: a Tita que se porta mal esta num novo aquário e não se importou muito já comeu la a sua 1 refeição la (o seu 1 pedaço de salmão), o Eddy voltou para a sua casa, mas ainda esta assustado pois adormeceu na plataforma, mas parece-me bem pois ele também comeu hoje o seu 1 pedaço de salmão, e eu fiquei com menos espaço na sala e mais espaço na conta bancaria :-)

Só mais uma duvida, parece que o rabo do Eddy não infeccionou, mas a algo que possa fazer para reduzir esse risco? e já agora agradecia se alguém soubesse algo mais sobre esta espécie...
Titanum
Membro Veterano
Mensagens: 1600
Registado: sábado jan 07, 2012 10:51 pm

quinta set 06, 2012 9:36 pm

Eddy21 Escreveu:Bem o problema já foi resolvido!

Hoje de manha quando acordei la estava o Eddy fora da agua e com o rabo encolhido, quando foi ver o porque dele encolher o rabo, metade já não la estava!
Tive de os separar, coloquei o Eddy naquela tartarugueira fantástica da palmeira... entretanto la foi eu comprar mais um aquário desta vez um pouco maior(52x26X32), amanha vou comprar mais um filtro e mais uma lâmpada etc etc etc.

Resultado: a Tita que se porta mal esta num novo aquário e não se importou muito já comeu la a sua 1 refeição la (o seu 1 pedaço de salmão), o Eddy voltou para a sua casa, mas ainda esta assustado pois adormeceu na plataforma, mas parece-me bem pois ele também comeu hoje o seu 1 pedaço de salmão, e eu fiquei com menos espaço na sala e mais espaço na conta bancaria :-)

Só mais uma duvida, parece que o rabo do Eddy não infeccionou, mas a algo que possa fazer para reduzir esse risco? e já agora agradecia se alguém soubesse algo mais sobre esta espécie...
Penso que o melhor será levar mesmo a um Vet. Quanto á especie meta o nome e procure em páginas estrangeiras.
Eddy21
Membro Júnior
Mensagens: 17
Registado: terça ago 28, 2012 1:18 pm

quinta set 06, 2012 10:58 pm

hoje enquanto procurava o aquario vi o dono da loja a dar neos mortos as tartarugas que la estavam! as tartarugas pareciam contentes mas nao fara mal comer neos mortos as tartas?
psylizart
Membro Veterano
Mensagens: 1765
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm
Localização: com escamas ; penas ; picos.

sexta set 07, 2012 8:20 am

fazer mal, porque ?? é peixe !! so faz mal se o peixe ja tiver estragado...
elas ate agradecem
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
saba
Membro Júnior
Mensagens: 30
Registado: sexta jan 31, 2003 5:27 pm

sexta set 07, 2012 9:29 am

Bom dia,
Já tive assim um caso de agressividade entre tartarugas e aconselho vivamente a separá-las.
No meu caso tinha 3 tartarugas juntas e uma delas ficou sem cauda e outra moreu mesmo :cry: nunca me tinha acontecido tal coisa, mas neste caso aconteceu. Fiquei horrorizada!!
Eddy21
Membro Júnior
Mensagens: 17
Registado: terça ago 28, 2012 1:18 pm

sexta set 07, 2012 8:01 pm

psylizart estava a perguntar isso porque penso fazer o mesmo, mas com peixes vivos para lhes dar trabalho :-)

Saba 2 perguntas. A cauda da 2 tartaruga voltou a crescer? E depois de algum tempo tentaste junta-las de novo? queria saber isso pois mais tarde quando forem adultas quero tentar junta-las! não posso ter 2 aquários de 1 metro em casa...
Eddy21
Membro Júnior
Mensagens: 17
Registado: terça ago 28, 2012 1:18 pm

sexta set 07, 2012 9:15 pm

já agora aproveito e vai mais uma pergunta. Quando comprei as duas tartarugas deram-me o talão com o código para o registo... como registrar a tartaruga e onde?
Bondage2010
Membro Veterano
Mensagens: 5838
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Localização: *********

sexta set 07, 2012 9:53 pm

Eddy21 Escreveu:já agora aproveito e vai mais uma pergunta. Quando comprei as duas tartarugas deram-me o talão com o código para o registo... como registrar a tartaruga e onde?
ICNB, mas é melhor ligares para lá, e perguntar tudo o que precisas para fazer o registo, se essa especie precisa de registo e preços.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”