iniciante dragao barbudo

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
JorgeSerra23
Registado: domingo out 07, 2012 4:02 pm

domingo out 07, 2012 5:24 pm

Boas pessoal, sou novo aqui por estes foruns e uma das razoes que me levou a registar é porque estou interessado em adequirir um dragao mas primeiro queria esclarecer umas duvidas que tenho antes de me aventurar.

Eu estou a pensar montar um terrario mais ou menos com 1,10 x 60 x 40 de medida e as minhas duvidas sao relativamente em como manter a temperatura ideal dentro do mesmo.

Já pesquisei e li diferentes opinioes, sei que tem que ter uma basking spot numa das pontas do terrario, a minha primeira duvida é:

Para esse spot posso usar uma lampada de ceramica, ou e necessario uma lampada mesmo especial?

Outra questao é:

Para a zona fria como vou regular a temperatura ideal? Já li varias opiniões, uns dizem que nao precisa de mais nada que basta a lampada do basking spot, ja li também para meter uma segunda lampãda, mais fraca na zona fria de maneira a regular uma temperatura mais baixa, e li tambem que se pode usar uma manta de aquecimento (se nao me engano).

Basicamente, gostava de compreender como posso regular a temperatura ao longo do terrario (com as diferentes zonas que precisam) e que material necessito para ter uma boa solução, de preferencia o mais rentável. O terrario e suposto ser de madeira.

Agradeço desde já ajuda de todos.

Cumpts
zipy
Membro
Registado: segunda fev 21, 2011 12:05 am

domingo out 07, 2012 5:44 pm

Boas amigo,
Antes de tudo sabes que tens de arranjar o material necessário para ter um réptil saudável e em bem disposto lol.
Para a zona quente (spot) poderás utilizar lampada de cerâmica. Para a regulação de temperatura penso que basta pores o aqueçimento numa das pontas do teu terrário. A madeira também ajuda a isolar o calor nao havendo muitas perdas do mesmo ao longo do espaço.
Julgo que se comprares um termostato dá para regulares a temperatura que a lampada emite, ligando-a ao termostato. Tenho isto numa iguana, mas claro é diferente os experts que se cheguem a frente :)
Cumps
Litoss
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:35 pm

domingo out 07, 2012 5:58 pm

Lâmpada de cerâmica para aquecer o terrário, lâmpada de basking para um local mais especifico (não precisa de ser uma lâmpada basking spot mesmo basta uma que cumpra o objectivo) e lâmpada UVB também. Termostato para controlar as temperaturas e impedir que se atinjam níveis acima do desejado. Basta aquecer um lado do terrário que o outro torna-se mais fresco havendo assim o gradiente de temperatura.
<p>&nbsp;"<strong>Quando agredida, a natureza n&atilde;o se defende. Apenas se vinga</strong>." ( Albert Einstein )&nbsp;</p>
JorgeSerra23

domingo out 07, 2012 6:45 pm

Entao Litoss se me puderes explicar melhor, a lampada de ceramica fica ao lado da de basking, ou é melhor colocar as lampadas em pontas opostas??

e a lampada é melhor solução que qualquer outro tipo de fonte de calor?

Obrigado mais uma vez a todos
JorgeSerra23

domingo out 07, 2012 6:58 pm

e já agora justifica-se uma lampada UVB tubular ou basta uma compacta??
Litoss
Membro Veterano

domingo out 07, 2012 8:32 pm

JorgeSerra23 Escreveu:Entao Litoss se me puderes explicar melhor, a lampada de ceramica fica ao lado da de basking, ou é melhor colocar as lampadas em pontas opostas??

e a lampada é melhor solução que qualquer outro tipo de fonte de calor?

Obrigado mais uma vez a todos
O lado quente deve ter a zona de basking e ser aquecido pela lampada de cerâmica, se estiverem separadas cria-se mais uma zona quente. Basicamente a lampada de cerâmica mantem digamos metade do terrário quente e nessa metade há uma zona com a temperatura máxima (basking spot).
Também pode ser usado um tapete de aquecimento em vez de uma lâmpada de cerâmica.. Mas a lâmpada é sempre uma boa opção.
JorgeSerra23 Escreveu:e já agora justifica-se uma lampada UVB tubular ou basta uma compacta??
Uma lampada compacta é suficiente. Tubular tem mais vantagens e é melhor para o animal porque abrange uma área maior, no entanto é mais dificil de montar e também mais cara. Embora seja melhor uma compacta também cumpre a função :wink:
<p>&nbsp;"<strong>Quando agredida, a natureza n&atilde;o se defende. Apenas se vinga</strong>." ( Albert Einstein )&nbsp;</p>
JorgeSerra23

domingo out 07, 2012 8:59 pm

isto esclareço umas duvidas ganho outras...

Entao a lampada de ceramica ficara numa extremidade do terrario juntamente com a lampada de basking?? e a que distancia deverao estar uma da outra???

e depois a lampada de UVB sendo compacta qual o melhor sitio para ficar?

e por fim, a lampada de ceramica mantem metade do terrario quente, a outra metade que certamente será a parte mais fria, nao precisa de nada para subir a temperatura??? nao corre o risco de ficar a uma temperatura mais baixa do que devia??
Litoss
Membro Veterano

domingo out 07, 2012 9:56 pm

JorgeSerra23 Escreveu:isto esclareço umas duvidas ganho outras...

Entao a lampada de ceramica ficara numa extremidade do terrario juntamente com a lampada de basking?? e a que distancia deverao estar uma da outra???

e depois a lampada de UVB sendo compacta qual o melhor sitio para ficar?

e por fim, a lampada de ceramica mantem metade do terrario quente, a outra metade que certamente será a parte mais fria, nao precisa de nada para subir a temperatura??? nao corre o risco de ficar a uma temperatura mais baixa do que devia??
Podes ter por exemplo a lampada de ceramica a uma certa altura a irradiar o calor e a de basking mais direccionada para um canto ou um local especifico porque a de basking serve para isso. A distancia não sei desde que fique mais ou menos equilibrado não há uma distancia especifica. A lampada UVB convem estar perto da zona onde ele passará maior parte do tempo e nunca a mais de 30 cms porque senão perde o efeito.
A outra metade fica mais fria, assim ele pode regular a temperatura como quiser, se quiser aquecer-se vai para uma zona senao muda para outra e vice-versa :wink:
JorgeSerra23

domingo out 07, 2012 10:13 pm

entao indo por logica, a lampada UVB podera ficar perto da de basking spot tendo em conta que deve ser la que passarao maior parte do tempo, e a lampada de ceramica mais perto do centro nao??

digo isto porque, a lampada basking spot fará calor a rondar os 40º, se colocar uma de ceramica mais para o meio talvez consiga ter a zona amena, e a outra ponta fica a fria, certo?

estará bem assim ou tou a dizer algo de errado??

desculpa la estar a ser chato com este assunto, mas queria ver se percebia isso bem
Litoss
Membro Veterano

segunda out 08, 2012 9:25 pm

JorgeSerra23 Escreveu:entao indo por logica, a lampada UVB podera ficar perto da de basking spot tendo em conta que deve ser la que passarao maior parte do tempo, e a lampada de ceramica mais perto do centro nao??

digo isto porque, a lampada basking spot fará calor a rondar os 40º, se colocar uma de ceramica mais para o meio talvez consiga ter a zona amena, e a outra ponta fica a fria, certo?

estará bem assim ou tou a dizer algo de errado??

desculpa la estar a ser chato com este assunto, mas queria ver se percebia isso bem
Sim pode ser algo semelhante a isso... :wink:
JorgeSerra23

segunda out 08, 2012 10:58 pm

ok ok obrigado
andreleitao
Membro Veterano
Registado: terça jan 24, 2012 8:20 pm

terça out 09, 2012 3:14 pm

essas medidas do terrário são 60 de altura e 40 de largura?
eu não tenho o meu setup como foi aí falado.
tenho de um lado uvb + ceramica + termostato e depois tenho uvb + hotspot do outro.
No lado frio tenho a ceramica só a controlar as temperaturas baixas. E tenho duas uvb porque só uma compacta parece-me pouco.
JorgeSerra23

terça out 09, 2012 8:52 pm

so agora vi o teu post mas ja te respondi entretanto
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”