Pintas pretas na iguana verde
Moderador: mcerqueira
Boas, adquiri uma iguana verde a umas semanas, já tinha lido bastante sobre elas, e continuo.Notei que as uns 2 dias começou a aparecer umas manchas pretas numa pata e no rabo,cerca de 5 machinhas no total, já andei a ver e dizem que pode ser um fungo devido a fezes,mas eu tiro sempre as fezes do terrário,também já li que é normal essas manchas.Alguém me poderá dar uma opinião?
Só mais uma coisinha,li que se deve por as iguanas em uma banheira para nadarem um pouco pelo menos uma vez por semana,é mesmo necessário ?
Cumprimentos
Só mais uma coisinha,li que se deve por as iguanas em uma banheira para nadarem um pouco pelo menos uma vez por semana,é mesmo necessário ?
Cumprimentos
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Existem muitos tipos de manchinhas pretas...se puderes meter uma foto...pode ajudar...ou levas a um vet para ser vista...quanto a banhos, é bom para ajudar nas mudas e para se habituar a defecar no banho em vez de o fazer dentro do terrario...é que daqui a uns anos ela faz grandes quantidades e é chato limpar...tens lampadas UVB, aquecimento e alimentação adequada?
Sim tenho isso tudo, mas a luz se não estou em erro é UVA,tenho duas umas para o dia e outra para a noite, e ainda uma luz infra vermelho,e ainda tenho um género de uma magueira de 4 m no fundo de terrario que é de aquecimento,não me recordo agora do nome próprio, desculpa a ignorância xD
A alimentação tem sido a base de uma farinha que me venderam na loja e dou lhe verduras todos os dias.
Ela mudou agora de pele, ainda está a mudar a das patas,e o fim do rabo,mas fez uma mudança rápida segundo um primo meu que já teve algumas.
Eu amanha postarei umas fotos das manchas,hoje já não dá
Se estiveres interessado podes ve la http://arcadenoe.sapo.pt/foto/liggy/487718
Obrigado pela atenção
A alimentação tem sido a base de uma farinha que me venderam na loja e dou lhe verduras todos os dias.
Ela mudou agora de pele, ainda está a mudar a das patas,e o fim do rabo,mas fez uma mudança rápida segundo um primo meu que já teve algumas.
Eu amanha postarei umas fotos das manchas,hoje já não dá
Se estiveres interessado podes ve la http://arcadenoe.sapo.pt/foto/liggy/487718
Obrigado pela atenção

-
- Membro Veterano
Dá uma salada variada...comida comercial nao presta...arranja uma lampada UVB ou ela vai crescer deformada ou vai morrer por falta de calcio, sem uvb nao consegue fixar o calcio e os ossos vao deformar e não vai crescer saudavel...e as iguanas vivem quase 20 anos se o teu primo teve varias e ja não tem, nao sei ate que ponto podes confiar nesses conhecimentos. A foto não dá para ver pintas nenhumas...tens de tirar uma mais ampliada das manchas. Esse substrato do terrario tambem é perigoso, elas são curiosas e podem ingerir e morrer obstruídas, nao uses substratos soltos, alem desse perigo, não é facil de limpar e geralmente cria acaros. Não precisas de lampada para noite, precisas de fonte de aquecimento de dia e noite ligada a termostato(pode ser a tua lampada IV mas seria melhor uma de ceramica que nao emite luz e assim nao incomoda de noite) o cabo de aquecimento num fundo não é adequado, elas devem receber o calor vindo de cima, uma lampada uvb 12 a 14 horas por dia, e um termometro digital que é mais fiável, para saberes se tens a temperaturas correctas. E esse terrario ja vai começando a ser pequeno para ela, tens de pensar em algo maior, em adulta precisa de algo com pelo menos dois metros de altura e um metro e meio de fundo e largo...isto é o minimo...
O Bond já disse basicamente tudo,só faltou alertar que a lampada uvb não deve ter nenhum vidro,plastico ou qualquer outra coisa entre ela e o animal para não cortar os uv que transmite.aconselho tambem arranjar outro terrario e um tronco mais largo.Estou tambem de acordo a não seguires conselhos de alguem que já teve (várias) iguanas e já não as tem sabe-se lá porque...
cumps
cumps
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda set 10, 2012 5:55 pm
Malys
Timmy
Odin
Sabble
Ergoth
Nefra
Aru
Geks
More to come
-Loading.....
Um exemplo de uma iguana que se habitua a defecar na banheira.
http://www.youtube.com/watch?v=52QZd0-6 ... e=g-user-u
-
- Membro Veterano
Que bom para quem habituou a essa rotina...uma poia dessas todos os dias no terrario é um grande piteu para limpartargonne Escreveu:Um exemplo de uma iguana que se habitua a defecar na banheira.

Boas antes de mais obrigado pelos esclarecimentos 
está aqui a fota das pintas pretas http://arcadenoe.sapo.pt/foto/_/487745 , ela não as tinha antes
Hoje já vou comprar uma Lampada UVB não fazia ideia que as lampadas UVA não davam :s
Que substrato sugerem?folhas de jornal por exemplo? eu realmente já notei que o substrato não é a melhor coisa não.Em relação ao cabo de aquecimento acham que devo tirar ? ela recebe calor de cima, neste momento da IV e da UVA que vou substituir ainda hoje por UVB.
O terrário já está pensado, só ando a arranjar o material pois fica muito caro comprar um.
Obrigado pelas respostas
São uns bacanos voces xD

está aqui a fota das pintas pretas http://arcadenoe.sapo.pt/foto/_/487745 , ela não as tinha antes

Hoje já vou comprar uma Lampada UVB não fazia ideia que as lampadas UVA não davam :s
Que substrato sugerem?folhas de jornal por exemplo? eu realmente já notei que o substrato não é a melhor coisa não.Em relação ao cabo de aquecimento acham que devo tirar ? ela recebe calor de cima, neste momento da IV e da UVA que vou substituir ainda hoje por UVB.
O terrário já está pensado, só ando a arranjar o material pois fica muito caro comprar um.
Obrigado pelas respostas

São uns bacanos voces xD
Última edição por Gasolinax em quarta nov 21, 2012 2:58 pm, editado 2 vezes no total.
Podes colocar papel de jornal,cozinha ou um tapete de relva artificial que será a melhor opção,deves retirar o cabo pois as iguanas recebem o calor apenas vindo de cima.sim os terrarios são caros e não encontras com a media desejada.Deves colocar no terrario:1 lampada uvb 5.0 compacta ou tobular,1 iv (infravermelhos)que já tens (12h ligadas 12h desligadas) e 1 de ceramica ligada ao termostato regulado para 30º/31º de dia 25º/26ºnoite.Boa alimentação,banhos diarios,burrifar o terrario e muito carinho tens uma Iguana feliz.As pintas que falas não parece ser nada.
boa sorte
cumps
boa sorte
cumps
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda set 10, 2012 5:55 pm
Malys
Timmy
Odin
Sabble
Ergoth
Nefra
Aru
Geks
More to come
-Loading.....
Concordo,
O tapete de relva artificial é super pratico, pois podes sempre tira-lo para lavar, outros tipos de substrato podem trazer-te problemas, as minhas iguanas especialmente o cyan tentam comer tudo, e podes ter problemas de impactação.
Relativamente a defecação com o cyan tenho imensa sorte porque ele aprendeu a ir ou a caixa dele ou na banheira, e n faz em mais lado nenhum o que é um espetáculo.
Para as lampadas, as minhas nunca gostaram de infra-vermelhos e sempre notei que não dormiam tão bem.
Uma ceramica no inverno sim, se garantires uma distancia segura da iguana. Lampadas de ceramica podem fazer queimaduras gigantescas nos animais se eles conseguirem chegar ate elas.
O cabo de aquecimento se o quiseres usar, eu sugeria coloca-lo por baixo do terrario, não vai aquecer muito mas qualquer aumento de temperatura com agua vai ajudar a criar humidade. e no Inverno pode ajudar a manter uma temperatura contante.
O tapete de relva artificial é super pratico, pois podes sempre tira-lo para lavar, outros tipos de substrato podem trazer-te problemas, as minhas iguanas especialmente o cyan tentam comer tudo, e podes ter problemas de impactação.
Relativamente a defecação com o cyan tenho imensa sorte porque ele aprendeu a ir ou a caixa dele ou na banheira, e n faz em mais lado nenhum o que é um espetáculo.
Para as lampadas, as minhas nunca gostaram de infra-vermelhos e sempre notei que não dormiam tão bem.
Uma ceramica no inverno sim, se garantires uma distancia segura da iguana. Lampadas de ceramica podem fazer queimaduras gigantescas nos animais se eles conseguirem chegar ate elas.
O cabo de aquecimento se o quiseres usar, eu sugeria coloca-lo por baixo do terrario, não vai aquecer muito mas qualquer aumento de temperatura com agua vai ajudar a criar humidade. e no Inverno pode ajudar a manter uma temperatura contante.
se optar pelo tapete de relva artificial deve ter 2,enquanto lava e seca 1 pode sempre colocar o outro.A lampada de ceramica deve estar protegida por uma rede de ferro,a lamapada iv so deve estar ligada quando a uvb está para á noite não pertubar o sono a lampada iv será para criar um hot spot ou seja um lugar ainda mais quente que o ambiente coloque a iv perto da uvb ao centro e a de ceramica num canto,assim deve estar 30º/31º no ambiente e
32º/33º hot spot.
cumps
32º/33º hot spot.
cumps
Já fui comprar 1 lampada uvb 5.0 compacta, já está a funcionar,vou ver se arranjo então 2 tapetes de relva artificial para por no chão.
Já lhe dei um banhinho hoje esteve calma e sempre no mesmo sitio.
Eu neste momento não tenho nenhuma lampada de ceramica mas tenho uma lampada UVA para a noite, que quase não dá luz mas dá algum calor, e o cabo de aquecimento,é a unica maneira de fazer calor durante a noite tendo em conta que se deve desligar o a lampada IV, acham que é uma boa opção durante a noite? o cabo de aquecimento também me dá bastante jeito para criar humidade.
targonne como o cyan se habitou a ir a caixa ? fizes te alguma coisa ou aprendeu sozinho ?
Em relação as manchas acham que posso ficar descansado?
Obrigado pelos esclarecimento e ideias
Cumps
Já lhe dei um banhinho hoje esteve calma e sempre no mesmo sitio.
Eu neste momento não tenho nenhuma lampada de ceramica mas tenho uma lampada UVA para a noite, que quase não dá luz mas dá algum calor, e o cabo de aquecimento,é a unica maneira de fazer calor durante a noite tendo em conta que se deve desligar o a lampada IV, acham que é uma boa opção durante a noite? o cabo de aquecimento também me dá bastante jeito para criar humidade.
targonne como o cyan se habitou a ir a caixa ? fizes te alguma coisa ou aprendeu sozinho ?

Cumps
para luz uvb e a iv deves de ligar a um relogio daqueles que ligas a tomada(loja dos chineses
)e metes para 12h.se só tens essa fonte de calor, tens de usar o cabo mas tens de ter um termostato para regular a temperatura.se a iguana se habituar a fetar num lugar ela vai sempre fazer lá o banho é o melhor para isso e para a muda de pele,a minha faz no banho todas as manhas.não deve ter nada entre a uvb e o animal

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm
durante a noite convem estar escuro !! e o calor que a uva produz, mais vale a pena teres ela desligada.Gasolinax Escreveu:Eu neste momento não tenho nenhuma lampada de ceramica mas tenho uma lampada UVA para a noite, que quase não dá luz mas dá algum calor, e o cabo de aquecimento,é a unica maneira de fazer calor durante a noite tendo em conta que se deve desligar o a lampada IV, acham que é uma boa opção durante a noite? o cabo de aquecimento também me dá bastante jeito para criar humidade.
Cumps
Enquanto nao arranjar uma lampada de ceramica, o melhor que pode fazer é tirar o cabo de aquecimento de baixo e colocar em cima , no teto ou na parede.
em relaçao as iguanas fazerem as necessidades na banheira ou so num sitio especifico, como sao animais de rotina, é habitua los sempre a fazer a mesma hora e no mesmo sitio.
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p> </p>
<p> </p>
Então sugerem que só tenha o cabo de aquecimento ligado para já?até arranjar uma lampada de ceramica,tenho medo é que só o cabo não de a temperatura suficiente
vou passar nos chineses pa ver se têm disso e até pode ser que tenham termostato xD
Cumps

vou passar nos chineses pa ver se têm disso e até pode ser que tenham termostato xD
Cumps