Dúvida sobre hibernação das tartarugas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
mimcbd
Registado: segunda jul 30, 2012 2:50 pm

domingo nov 25, 2012 2:08 pm

Olá a todos!
Eu tenho 2 tartarugas adultas. Todos os invernos ponho um aparelho para aquecer água para não deixá-las hibernar... Este ano vou deixá-las hibernar, potanto não vou usar esse aparelho. É a primeira vez...

Alguém me pode dizer se é preciso fazer alguma coisa para elas hibernarem?
Agradeço muito se me puderam ajudar...
Cumprimentos :wink:
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

domingo nov 25, 2012 2:21 pm

Não é aconselhável deixar as tartarugas hibernar.

O ideal é ter sempre um aquecedor para a água a uma temperatura adequada. Se já o tem, porque retirou ?
mimcbd

domingo nov 25, 2012 2:42 pm

Olá.
As minhas tartarugas estão muito grandes, e daqui a pouco não as posso ter em casa comigo :( . Por isso, se deixá-las hibernar, elas crescem menos rapidamente...
Mas obrigada pela dica, vou usá-la.
Nitara
Membro Veterano
Registado: segunda dez 27, 2010 5:15 pm

domingo nov 25, 2012 6:46 pm

mimcbd Escreveu:Olá.
As minhas tartarugas estão muito grandes, e daqui a pouco não as posso ter em casa comigo :( . Por isso, se deixá-las hibernar, elas crescem menos rapidamente...
Mas obrigada pela dica, vou usá-la.
O facto de elas crescerem rapidamente ( e também de uma forma saudável, como é óbvio ) indica que estão bem tratadas, pois uma tartaruga ( ou, regra geral, outro animal qualquer ) que se desenvolva lentamente não está bem tratada.

O crescimento deve ser encarado como algo bom, sinónimo de boa manutenção, saúde e é também uma forma de '' recomepensa ''. É muito gratificante ver a evolução do nosso animal que antes era pequenino e agora se tornou num valentão grande :D .
Nunca de forma nenhuma deve ser visto como uma coisa que nos impede de ter um animal.
Desculpe que lhe diga e espero que não leve a mal ( pois não é essa a intenção ), mas devia ter-se informado melhor sobre o tamanho que as tartarugas podem atingir e se conseguia dar-lhes uma boa casa com as medidas adequadas no futuro. Dessa forma já não tinha este problema. Se porventura sabia que não as conseguiria manter, não deveria ter comprado.

Não condicione o desenvolvimento das suas pequenitas. Muitas vezes, morrem mesmo devido à hibernação.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo nov 25, 2012 7:33 pm

Por isso, se deixá-las hibernar, elas crescem menos rapidamente...
Isto é falso.
Essas espécies de tartarugas não hibernam no seu habitat natural onde as temperaturas são tépidas todo o ano. A hibernação é um mecanismo extremo de sobrevivência a que o animal recorre para não morrer quando a temperatura cai de forma anormal, portanto não as sujeite a isso....

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

FILIPERS
Membro
Registado: quinta jul 07, 2011 8:05 pm

domingo nov 25, 2012 8:49 pm

Se essas tartas forem das mais comuns há venda nas lojas de animais (graptemys, pseudemys, trachemys), podes deixá las hibernar , tendo em conta que já são adultas e que estão bem alimentadas. Só nos primeiros anos de vida é que não é aconselhável a hibernação.

Dinodane, estas espécies de tarta hibernam no seu habitat natural, são tartas que vêm da américa do norte, cujo clima é semelhante ao nosso. Agora há espécies de tartas que não hibernam no seu habitat natural, como as trachemys dorbignyi, que vêm do Brasil, lá as temperaturas não descem tanto e as tartas não chegam a hibernar. Se essas tartas forem mantidas em cativeiro aí sim a hibernação não é aconselhável.

É verdade que todos os anos milhares de tartas morrem devido há hibernação, mas praticamente todas essas tartas eram tartas ainda muito jovens, no seu 1º ano de vida. A minha graptemys tem 4 anos e já lá vai o seu 3º Inverno consecutivo a hibernar, só não hibernou nos 2 primeiros anos de vida porque ainda era muito jovem. E actualmente ela encontra se saudável.

Aliás há até profissionais que consideram a hibernação benéfica para as tartas. Desde que esta se encontre saudável e tenha alguma idade.
vitor22
Membro Veterano
Registado: sexta jul 30, 2010 12:28 pm

domingo nov 25, 2012 8:54 pm

Exacto, estas tartarugas hibernam, e como foi ainda dito o clima é semelhante ao nosso, por isso é que há todos estes problemas das tartarugas especies nao indigenas.

Pelo que sei(teoria apenas) é que as tartarugas ao hibernarem duram mais anos, pois podem "descansar" o metabolismo no Inverno.

Portanto, se tens uma tartaruga saudavel e com idade para isso não vejo porque não. Tens de ter é cuidado, como ver o peso, ver se está tudo bem, etc e descer as temperaturas gradualmente e deixar de alimentar gradualmente e vai correr tudo bem.
"A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana." ( Charles Darwin )
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

domingo nov 25, 2012 9:11 pm

Para isso temos de saber o que a usuaria considera enorme, de que se especie se fala, quais as condições em que as tem mantido...só falou de aquecimento...não falou de qualquer lampada UVB nem que tipo de alimentação...para não arriscar, era bom que dissesse a espécie, a medida do palastrão e como as tem cuidado.
alin
Membro Júnior
Registado: terça nov 27, 2012 3:24 pm

terça nov 27, 2012 3:41 pm

Olá. Eu tenho uma tartaruga há 20 anos, agora no jardim com um lago e uma zona protegida para ela não fugir. Há 20 anos eu não tinha internet, as informações eram muito poucas, e não sabia como cuidar o animal. Sei agora que não devia ter adquirido um animal assim, mas naquela altura nem sequer pensei nisso! Comprei um livro para me informar e cuidei dela o melhor que pude. Está de muita boa saúde, nunca esteve doente, hibernou durante os primeiros 10 a 15 anos, agora limita-se a deixar de comer no Inverno. Leio muita coisa que não corresponde a minha experiência! O facto é que ela está bem grande, vivaça, creio que é um macho, sózinho e observei-a durante estes anos com muito carinho e dedicação. Tive muitas dúvidas na sua criação, principalmente no ínicio quando tinha apenas 3 cm, agora com experiencia já nem me preocupo se ela não come, pois fica praticamente sem comer 3 meses seguidos, para depois desatar a comer como uma desalmada no inicio da Primavera. No entanto mesmo sem comer ela anda por todo o habitat, entra e sai da água com mais lentidão do que o normal, mas não hiberna verdadeiramente. Tem 20cm e manda dizer que é feliz!
mimcbd

quarta mar 20, 2013 11:34 am

Olá!

Muito obrigada pelas respostas que deram. Ajudaram-me imenso.

As minhas tartarugas hibernaram e passados uns meses saíram da hibernação e estão saudáveis e ativas.

Cumprimentos a todos :D
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”