Olá. Eu tinha uma tartaruga, e quando fiz 7 anos, recebi outra (até agora estamos a falar só de tartarugas falsas mapas...), a mais antiga, a primeira de que falamos aqui, morreu há uns tempos... eu vi uma coisa avermelhada a sair-lhe algo num sitio perto do anús, a princípio pensei que era bom sinal, pois tinham acasalado (dando umas "chapadinhas" uma à outra, para quem não sabe como é...) e tinha-as colocado num tanque com terra, para que a minha linda tartaruga pusesse os seus ovinhos, mas começaram a hibernar... entretanto, passados uns tempos, a fêmea morreu (

, snif, snif), para prevenir, colocamos o macho (Jaime) em água morninha e colocamos soro naqueles pequenos olhinhos, pois não tinham vontade de abrir... portanto a questão deste tópico é: Hoje comprei uma tartaruga hiéroglifíca bebé (com menos de um ano) para fazer companhia ao Jaime... contaram-me que como tinha menos de um ano não deveria hibernar... e também não convinha hiberná-la... tembém disseram que como tem menos de um ano ainda não se poderia saber o sexo (porém já tem nome: Chelly!

). Portanto, lá no fundo, no fundo, a questão do tópico é: Existe mais alguma coisa que eu deva saber acerca do pequeno réptil??? Agradecimentos!!!