Brumação topico de interesse

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

targonne
Membro Veterano
Registado: segunda set 10, 2012 5:55 pm
Malys
Timmy
Odin
Sabble
Ergoth
Nefra
Aru
Geks
More to come
-Loading.....

terça dez 11, 2012 4:49 pm

Boa tarde,

Por estas alturas que começam a vir ao de cima questões sobre brumação, gostava de partilhar com vcs este artigo, que achei bastante interessante.

http://www.arcadia-reptile.com/wp-conte ... _Jan13.pdf

O que acham?

Notaram que este inverno os vossos animais entraram mais cedo em brumação?
Ou os que ainda n o fizeram, estão a notar perdas de apetite fora do normal?

/discuss
andbela
Membro Veterano
Registado: sábado mar 10, 2012 9:14 pm
Localização: Cães | Gata | Porquinhos-da-Índia | Mandarins do Japão | Turtles | Dragão Barbudo

terça dez 11, 2012 5:11 pm

Muito bom tópico e vai de encontro a várias questões que já tenho colocado e que tenho discutido neste/outros fóruns .

Este ano a minha DB entrou em brumação em finais de Setembro.. Não que eu esteja habituado a isso porque é o primeiro ano mas já notei que muitos outros DB's estão agora a entrar em brumação.. É normal entrar mais cedo ? Ou foi algo de mau que se passou ?
Já coloquei no meu tópico questões relativas a este tema mas como este é mais abrangente coloco-as aqui:
- Que ciclo de lâmpadas devo fazer durante a brumação ?
- Temperaturas devem-se manter ou baixar em alguma zona por exemplo ?
- Alimentação como faço ? (Visto que eles de vez em quando acordam para repor alimentos, certo ?)
- Como distinguir se a brumação chegou ao fim ou se apenas acordou para se alimentar ?
targonne
Membro Veterano
Malys
Timmy
Odin
Sabble
Ergoth
Nefra
Aru
Geks
More to come
-Loading.....

terça dez 11, 2012 5:24 pm

Durante a brumação do meu, eu mantenho o ciclo de luz de inverno que faço das 8h30 as 19h30. Ciclo de luz diaria. e tenho um tapete de aquecimento para a noite.

Durante o periodo de Brumação deixo o tapete sempre ligado, porque a odin não vai para o foco de luz, mas de vez em quando vai para cima do tapete dormir.

As temperaturas mantêm-se dentro dos possiveis mas é normal que a temperatura ambiente baixe alguns graus especialmente a noite, dependendo do tipo de terrario condições do espaço envolvente etc.

Ontem a hora de almoço fui alimentar o meu varano, e tinha uma taça com alguns pinkies e baratas, a Odin acordou e veio disparada para a porta do terrario, não comeu nenhuma barata, mas devorou 2 pinkies. ela muito raramente pega em pinkies por isso foi estranho.

Após comer foi para debaixo do foco ficou la uma hora e voltou para cima do tapete, onde ficou até agora.

Aos fins de semana dou-lhe um banho para ajudar na hidratação. e agora que ela comeu para ajuda-la a defecar se ainda não o tiver feito.

Quando eles voltam a correr por todo lado e a comer que nem desalmados é porque a primavera voltou, ou eles estão a sair de brumação :)
Oliveira6
Membro
Registado: quinta jul 02, 2009 1:35 pm

terça dez 11, 2012 5:51 pm

Mas mesmo com as temperaturas controladas eles entram em brumação?
Titanum
Membro Veterano
Registado: sábado jan 07, 2012 10:51 pm

terça dez 11, 2012 5:54 pm

Penso que não...
targonne
Membro Veterano
Malys
Timmy
Odin
Sabble
Ergoth
Nefra
Aru
Geks
More to come
-Loading.....

terça dez 11, 2012 6:01 pm

Eu diria que sim, porque a menos que tenhas um terrario estanque, os animais vão notar, a descida de temperatura normal, a alteração da duração do dia, e principalmente a diferença de pressão atmosferica, normal na passagem de estações.

Não quer dizer que todos brumem, mas alguns sim.
pedrorafael6
Membro Veterano
Registado: quarta mar 04, 2009 8:37 pm

terça dez 11, 2012 7:06 pm

Desde que tenho repteis nunca nenhum deles entrou em brumação mas para que isso aconteça tenho o máximo cuidado com as temperaturas. Os terrarios/aquaterrários não sofrem alteração de temperatura nas diferentes estações do ano. E uma questão de lidar com os termostatos e ir controlando diariamente as temperaturas.
<p><strong><u>Viver</u> &eacute; uma raridade. A maioria das pessoas apenas <u>existe</u></strong></p>
<p>&nbsp;</p>
andbela
Membro Veterano
Localização: Cães | Gata | Porquinhos-da-Índia | Mandarins do Japão | Turtles | Dragão Barbudo

terça dez 11, 2012 7:25 pm

Olha mas no meu caso por exemplo é um bocado impossível, a zona quente do terrário está sempre a boas temperaturas mas o meio/zona frio baixam um bom bocado agora por esta altura e não tenho maneira de as controlar, a minha casa é mesmo muito fria .. No entanto, já li vários artigos a dizer que é natural que eles nesta altura entrem em brumação porque faz parte da natureza deles. Isto falando em DB's que é o único reptil que tenho.
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

terça dez 11, 2012 7:30 pm

Cá em casa ninguém "bruma", a regius nos primeiros 4 anos de idade brumava, depois deixou...agora alterações dessas só a tarta que é do contra, "estiva", e agora é que anda toda activa.
vitor22
Membro Veterano
Registado: sexta jul 30, 2010 12:28 pm

terça dez 11, 2012 7:34 pm

Porque é que vocês querem que os vossos animais brumem?

Tiveram os cuidados necessários para entrarem em brumação?
Fora a um vet para despistar qualquer doença, parasita, etc?
Foram pesados?

Brumação é muito parecido com a hibernação, só que, os repteis não baixam completamente o ritmo, mas eles não se alimentam na mesma.

Podem comer menos, mas não significa que estão a brumar.

Se as temperaturas forem controladas eles não brumam, é só aumentar um pouco a temperatura, se necessário, mais nada.

O que pode diferir do Inverno e do Verão, são as horas de luz, mais nada.

Ah, só se tenta brumar se o nosso desejo for criar, se não, não vejo a necessidade
"A compaix&atilde;o para com os animais &eacute; das mais nobres virtudes da natureza humana." ( Charles Darwin )
andbela
Membro Veterano

terça dez 11, 2012 9:17 pm

Eu falo por mim, eu não quis que ele brumasse, ele pura e simplesmente brumou é diferente .. E sim, no caso do meu foi tudo e mais alguma coisa despistada até que finalmente cheguei a conclusão que ele queria brumar e deixei-o em paz. Continua com o mesmo peso desde finais de Setembro, continua a dormir e de vez em quando lá vem cá fora para ver o que se passa e volta a dormir. Por vezes até no banho semanal que lhe dou ele está a dormir .. Não vejo o porquê de querer que ele brume, mas também não vejo o porquê de tentar evitar à força toda que ele o faça se ele quiser brumar só isso. E como eu, há muita gente que passou por isso e para isso é que este tópico serve, nada mais :)
targonne
Membro Veterano
Malys
Timmy
Odin
Sabble
Ergoth
Nefra
Aru
Geks
More to come
-Loading.....

terça dez 11, 2012 10:19 pm

Bem a minha ideia quando publiquei o artigo era de saber se de facto concordam que este ano a mais animais a fazerem-no mais cedo se calhar que o habitual. ou se não notaram diferença.

de qualquer forma, como disse a odin acordou quanto tava a dar de comer ao savanah, e comeu 2 pinkies eu filmei o primeiro.

Subscrevam comentem e partilhem :D

http://www.youtube.com/watch?v=4tkm2jpFmwQ
Titanum
Membro Veterano
Registado: sábado jan 07, 2012 10:51 pm

terça dez 11, 2012 10:44 pm

Independentemente do que foi dito, eu não aconsselho brumação nos primeiros estágios de vida.
andbela
Membro Veterano

quarta dez 12, 2012 12:37 am

Tudo bem Titanum, mas se ela bruma por ela própria o que posso fazer ? Posso controlar o peso e despistar doenças que foi o que fiz e depois deixá-la à vontade .. Se estiver a fazer alguma coisa mal diz-me por favor :)
andbela
Membro Veterano

quarta dez 12, 2012 12:39 am

Tudo bem Titanum, mas se ela bruma por ela própria o que posso fazer ? Posso controlar o peso e despistar doenças que foi o que fiz e depois deixá-la à vontade .. Se estiver a fazer alguma coisa mal diz-me por favor :)
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”