Manchas Brancas (Iguana)
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Júnior
- Registado: quarta jan 04, 2012 5:00 pm
Pessoal Bom dia,
Antes de ir com a Iguana ao Veterinário gostava de colocar uma questão.
A minha Iguana aparenta estar saudável, ainda por cima mudou de um terrário muito curto 50*30 para um com 1.50*1.00*40 ontem !!!
Ela ainda não tem 1 ano de vida...
No entanto à cerca de uma semana apareceram umas manchas brancas (falta de coloração) por cima dos olhos - no topo da cabeça.
Notam-se bastante mas não inchou nem nada do género, é como se naqueles pequenos espaços não tivesse coloração...
Vou tirar umas fotos para verem a diferença, no entanto se forem ao meu petsite vão ver o que estou a falar.
Acho algo estranho aquelas manchas, no entanto até tenho o hábito de passar a mão naquele local e ela não aparenta ter qualquer tipo de dor, o comportamento também está igual... é estranho na verdade até porque a cabeça naturalmente começa e ficar mais escura e aquelas manchas não ganham cor...
----2º outro assunto é:
Neste momento o terrário é muito maior e eu uso para aquecimento uma luz de cerâmica, no entanto não me parece que consiga aquecer o terrário só com a lampada, não será necessário um heat cable para a parede por exemplo?[/img]
Antes de ir com a Iguana ao Veterinário gostava de colocar uma questão.
A minha Iguana aparenta estar saudável, ainda por cima mudou de um terrário muito curto 50*30 para um com 1.50*1.00*40 ontem !!!
Ela ainda não tem 1 ano de vida...
No entanto à cerca de uma semana apareceram umas manchas brancas (falta de coloração) por cima dos olhos - no topo da cabeça.
Notam-se bastante mas não inchou nem nada do género, é como se naqueles pequenos espaços não tivesse coloração...
Vou tirar umas fotos para verem a diferença, no entanto se forem ao meu petsite vão ver o que estou a falar.
Acho algo estranho aquelas manchas, no entanto até tenho o hábito de passar a mão naquele local e ela não aparenta ter qualquer tipo de dor, o comportamento também está igual... é estranho na verdade até porque a cabeça naturalmente começa e ficar mais escura e aquelas manchas não ganham cor...
----2º outro assunto é:
Neste momento o terrário é muito maior e eu uso para aquecimento uma luz de cerâmica, no entanto não me parece que consiga aquecer o terrário só com a lampada, não será necessário um heat cable para a parede por exemplo?[/img]
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda set 10, 2012 5:55 pm
Malys
Timmy
Odin
Sabble
Ergoth
Nefra
Aru
Geks
More to come
-Loading.....
Pode por uma foto do terrario?
Não o aconselho a usar heat cables, podem ser prejudiciais para o seu animal.
Para uma iguana deves ter o seguinte.
Fonte de Uvb, de 5.0, 6.0
Lampada de calor / foco, onde ela possa apanhar "sol", as iguanas são lagartos arboriculas, e necessitam de calor vindo de cima.
A ceramica, usaria só para a noite, mas depende do terrario. ter em atenção que a iguana vai ter tendencia a aproximar-se da lampada, e se lhe conseguir tocar, pode provocar queimaduras sérias.
Um tapede de aquecimento na lateral do terrario tambem pode ajudar, mas sem ver o mesmo é dificil.
Que lampada de Uvb esta a utilizar neste momento? e a que distancia está do animal?
Aguardo as fotos da descoloração.
Não o aconselho a usar heat cables, podem ser prejudiciais para o seu animal.
Para uma iguana deves ter o seguinte.
Fonte de Uvb, de 5.0, 6.0
Lampada de calor / foco, onde ela possa apanhar "sol", as iguanas são lagartos arboriculas, e necessitam de calor vindo de cima.
A ceramica, usaria só para a noite, mas depende do terrario. ter em atenção que a iguana vai ter tendencia a aproximar-se da lampada, e se lhe conseguir tocar, pode provocar queimaduras sérias.
Um tapede de aquecimento na lateral do terrario tambem pode ajudar, mas sem ver o mesmo é dificil.
Que lampada de Uvb esta a utilizar neste momento? e a que distancia está do animal?
Aguardo as fotos da descoloração.
-
- Membro Júnior
Amanhã publicarei fotos do mesmo e da Iguana também...
Ela nunca teve a tendência de saltar para as luzes até hoje.
A de cerâmica está a 20/30 cm do local mais próximo onde ela costuma apanhar calor e sim no topo do terrário numa ponta.
Uso a tubular fluorescente normalmente utilizada.
Para a noite tenho uma night glo.
Falta me a rede de protecção para a lâmpada, no entanto o que estou a pensar é ter um spot de calor (infravermelho ou algo parecido) mais a de cerâmica única e exclusivamente para aquecer o terrário.
Parece me a melhor solução tendo em conta o tamanho do terrário.
Ela nunca teve a tendência de saltar para as luzes até hoje.
A de cerâmica está a 20/30 cm do local mais próximo onde ela costuma apanhar calor e sim no topo do terrário numa ponta.
Uso a tubular fluorescente normalmente utilizada.
Para a noite tenho uma night glo.
Falta me a rede de protecção para a lâmpada, no entanto o que estou a pensar é ter um spot de calor (infravermelho ou algo parecido) mais a de cerâmica única e exclusivamente para aquecer o terrário.
Parece me a melhor solução tendo em conta o tamanho do terrário.
-
- Membro Júnior
Repara que a questão nem se coloca nas condições actuais visto que só ontem à noite é que ela passou para o novo terrário, no anterior era tão curto que a luz nunca estava a mais de 20/30 cm da Iguana.(a UVB).
E a lampada não tem mais de 6 meses...
E a lampada não tem mais de 6 meses...
-
- Membro Júnior
http://imageshack.us/photo/my-images/84 ... 91132.jpg/
http://imageshack.us/photo/my-images/51 ... 91447.jpg/
http://imageshack.us/photo/my-images/25 ... 91514.jpg/
Este era o espaço onde ela estava até ontem, mas como vêm começou a ser curto para ela.
As manchas na cabeça já vêm do passado. Pode ter-se queimado mas duvido porque a mancha apareceu na esquerda e depois aos poucos apareceu também do lado direito.
Depois coloco do novo espaço vs a mancha que tento explicar...
http://imageshack.us/photo/my-images/51 ... 91447.jpg/
http://imageshack.us/photo/my-images/25 ... 91514.jpg/
Este era o espaço onde ela estava até ontem, mas como vêm começou a ser curto para ela.
As manchas na cabeça já vêm do passado. Pode ter-se queimado mas duvido porque a mancha apareceu na esquerda e depois aos poucos apareceu também do lado direito.
Depois coloco do novo espaço vs a mancha que tento explicar...
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Essas manchas não serão apenas as escamas a começar a entrar na muda? Costumam ficar esbranquiçadas opacas nessa altura e até pode demorar bastante a troca...tambem a cabeça muitas vezes tem um ar mais esbranquiçado leitoso...
-
- Membro Júnior
Aqui estão as condições dela...
Está a trocar a pele como podem ver mas aquelas manchas brancas estão a preocupar-me.

Lampada uvb a ser trocada brevemente.

cerâmica

Feito artesanalmente

Ela está aqui à 1 dia...
Para mim está linda e com as cores bem fortes...

Aguardo feedback sobre o tema das manchas ou outra coisa qualquer que vejam que poderei estar a fazer mal e consequentemente a prejudicar a saúde da Zilla !
Está a trocar a pele como podem ver mas aquelas manchas brancas estão a preocupar-me.

Lampada uvb a ser trocada brevemente.

cerâmica

Feito artesanalmente

Ela está aqui à 1 dia...
Para mim está linda e com as cores bem fortes...

Aguardo feedback sobre o tema das manchas ou outra coisa qualquer que vejam que poderei estar a fazer mal e consequentemente a prejudicar a saúde da Zilla !
-
- Membro Júnior
No terrário está a faltar fazer mais 2 buracos para a ventilação ser adequada e tirar aqueles fios ali de dentro o mais rapidamente possível...
A lâmpada de cerâmica também é para proteger com o material adequado, ainda estou a ver preços para proteger a Iguana da lâmpada...
A lâmpada de cerâmica também é para proteger com o material adequado, ainda estou a ver preços para proteger a Iguana da lâmpada...
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm
essas manchas parece me queimaduras. A lampada uvb convem usar a de 5.0 em vez de 8.0,ou podes usar durante 6 meses a de 5.0 e os outros 6 meses a de 8.00. Falta tb ai uma lampada de spot e junto a lamapda de spot colocas a de uvb , porque em principio sera onde ela ira passar mais tempo. Porque da maneira que voce tem o terrario agora ela dificilmente ira absorver os raios uvbs, porque parece me que a lampada esta a mais de 30 cm da iguana.
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p> </p>
<p> </p>
Sinceramente também me parecem ser marcas de queimaduras! Quantos Watts tem a lâmpada de cerâmica?
Aliás, segundo o que se vê numa das imagens, percebe-se que até o móvel está queimado na zona da lâmpada de cerâmica (pode ser coincidência e aquela marca já ali estava, não sei, não me interpretes mal
).
Aconselho-te a fazeres o que o psylizart disse... protegeres e até afastares mais a lâmpada de cerâmica. e na zona do basking, caso o faças não esqueças de proteger a lâmpada ou afastá-la de maneira a que não chegue a ela.
Fora isso está muito bonito o animal
EDIT:
http://www.iguanaden.org/health/burns.htm
http://www.anapsid.org/burns.html
Aliás, segundo o que se vê numa das imagens, percebe-se que até o móvel está queimado na zona da lâmpada de cerâmica (pode ser coincidência e aquela marca já ali estava, não sei, não me interpretes mal

Aconselho-te a fazeres o que o psylizart disse... protegeres e até afastares mais a lâmpada de cerâmica. e na zona do basking, caso o faças não esqueças de proteger a lâmpada ou afastá-la de maneira a que não chegue a ela.
Fora isso está muito bonito o animal

EDIT:
http://www.iguanaden.org/health/burns.htm
http://www.anapsid.org/burns.html
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda set 10, 2012 5:55 pm
Malys
Timmy
Odin
Sabble
Ergoth
Nefra
Aru
Geks
More to come
-Loading.....
Concordo parecem queimaduras, porque tb tens o mesmo aspecto nos primeiros espinhos.
Quando ela esta no topo daque tronco e se estica, aposto que fica a poucos cms da ceramica, e deve ter sido assim que fez isso.
Recomendo que afastes a ceramica ou baixes o tronco. E sinceramente náo gosto de proteções para ceramicas porque elas podem se pendurar nelas e queimarem-se a serio... se a ceramica estiver isolada e afastada ela não lhe consegue chegar, e o funcionamento da lampada não é afectado visto ser uma onda de calor.
E precisas de uma lampada de foco. perto do uvb.
Quando ela esta no topo daque tronco e se estica, aposto que fica a poucos cms da ceramica, e deve ter sido assim que fez isso.
Recomendo que afastes a ceramica ou baixes o tronco. E sinceramente náo gosto de proteções para ceramicas porque elas podem se pendurar nelas e queimarem-se a serio... se a ceramica estiver isolada e afastada ela não lhe consegue chegar, e o funcionamento da lampada não é afectado visto ser uma onda de calor.
E precisas de uma lampada de foco. perto do uvb.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Parece ou raspado( o meu em pequeno fez algo parecido no nariz a insistir tentar sair roçando com o "focinho na porta) ou queimadura mas não por contacto, apenas por aproximação do calor.
-
- Membro Júnior
Ela de facto gosta de raspar nos cantos, em especial do antigo terrário !!!
Aquela queimadura do terrário já estava quando o comprei.
Em relação à lâmpada uvb esta já estava montada e a minha intenção é trocá-la rapidamente até porque não sei quanto tempo tem...
Em tinha uma mais pequena e 5.0 no antigo terrário...
Das duas uma, ou é de ela roçar com a cabeça ou então queimou-se...
Objectivo: ---- como tinha dito antes, quero comprar uma spot light para aquele local (provavelmente infravermelha, e colocar a de cerâmica mais abaixo longe da Iguana e de forma a aquecer o terrário, ou seja ligada a um termoestato).
Aquela queimadura do terrário já estava quando o comprei.
Em relação à lâmpada uvb esta já estava montada e a minha intenção é trocá-la rapidamente até porque não sei quanto tempo tem...
Em tinha uma mais pequena e 5.0 no antigo terrário...
Das duas uma, ou é de ela roçar com a cabeça ou então queimou-se...
Objectivo: ---- como tinha dito antes, quero comprar uma spot light para aquele local (provavelmente infravermelha, e colocar a de cerâmica mais abaixo longe da Iguana e de forma a aquecer o terrário, ou seja ligada a um termoestato).