Manusear Camaleao

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
HMFA
Registado: quarta jan 09, 2013 11:02 pm

quarta jan 09, 2013 11:24 pm

Já faz cerca de um mês que tenho o meu camaleao, fêmea. Sei que sao autenticos 'gatinhos' uma vez que 100% confortaveis e a vontade no terrario e com o dono. Sendo assim, gostava de saber quais sao as hipoteses, ou passos, possíveis para iniciar uma relaçao mais proxima com o camaleao, sem correr quaisquer riscos. Todavia, sei que sao animais para serem apreciados visualmente e nao sao propriamente domesticaveis ou dados a carinhos, mas sei ser possivel sem que traga quaisquer tipo de danos ao animal, e é esta a informação que estou a tentar adquirir! obrigada!
Apalone
Membro Veterano
Registado: segunda set 15, 2008 5:46 pm

quinta jan 10, 2013 1:35 pm

Só em caso de necessidade manuseava o meu calyptratus. Abria a boca mas nunca mordeu, não sei se os outros tb são assim.
Armindo77
Membro Veterano
Registado: quinta set 06, 2007 4:21 pm

quinta jan 10, 2013 6:36 pm

Os camaleões são animais complicados para manusear porque são raríssimos os casos em que não stressam completamente quando nas nossas mãos. Se há animal que só deva ser manuseado em caso de necessidade (limpeza, mudança, doença,...) é o camaleão.
Dito isto, se queres mesmo manusear o camaleão, fáça-o com cuidado e tenha atenção a:

- Nunca o agarre! Principalmente por cima! A maioria dos ataques de predadores vem pelo ar e eles são especialmente esquisitos a movimentos vindos de cima. Tente coagi-lo a caminhar para a sua mão.

- Nunca o tenha muito tempo fora do terrário. Uns minutinhos e volta a pô-lo no seu habitat. Não faça isto também todos os dias. Uma vez por outra será menos mau. Evite manuseá-lo em divisões com muito barulho ou movimento.

- Cuidado para não o deixar cair, claro! Tenha sempre atenção aos seus movimentos e evite estar a muita altura do chão.

- Tente manuseá-lo de dia... os camaleões prezam a sua hora de dormir.

Claro que se espera que ele seja estilo "gatinho", desengane-se (nem sei onde terá ido buscar essa informação). Mesmo depois de anos de convivência com o dono, o camaleão, no máximo, vai tolerar um pouco de interacção de vez em quando, e muito a contra gosto. Ainda pra mais os calyptratus não têm exactamente "bom feitio"... :)

Boa sorte!
<a class="attribute-value" href="http://ciliatus-pt.blogspot.pt" target="_blank"><u><strong>ciliatus-pt.blogspot.pt</strong></u></a>
HMFA
Registado: quarta jan 09, 2013 11:02 pm

terça jan 15, 2013 12:47 am

Armindo77 Escreveu:Os camaleões são animais complicados para manusear porque são raríssimos os casos em que não stressam completamente quando nas nossas mãos. Se há animal que só deva ser manuseado em caso de necessidade (limpeza, mudança, doença,...) é o camaleão.
Dito isto, se queres mesmo manusear o camaleão, fáça-o com cuidado e tenha atenção a:

- Nunca o agarre! Principalmente por cima! A maioria dos ataques de predadores vem pelo ar e eles são especialmente esquisitos a movimentos vindos de cima. Tente coagi-lo a caminhar para a sua mão.

- Nunca o tenha muito tempo fora do terrário. Uns minutinhos e volta a pô-lo no seu habitat. Não faça isto também todos os dias. Uma vez por outra será menos mau. Evite manuseá-lo em divisões com muito barulho ou movimento.

- Cuidado para não o deixar cair, claro! Tenha sempre atenção aos seus movimentos e evite estar a muita altura do chão.

- Tente manuseá-lo de dia... os camaleões prezam a sua hora de dormir.

Claro que se espera que ele seja estilo "gatinho", desengane-se (nem sei onde terá ido buscar essa informação). Mesmo depois de anos de convivência com o dono, o camaleão, no máximo, vai tolerar um pouco de interacção de vez em quando, e muito a contra gosto. Ainda pra mais os calyptratus não têm exactamente "bom feitio"... :)

Boa sorte!

Agradeço a informação, nao quero de forma alguma prejudicar o meu calyptratus!! Obrigada!
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”