Duvida no Aquecimento

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Gasolinax
Membro
Registado: terça nov 20, 2012 11:07 pm

segunda jan 14, 2013 11:28 pm

Boas pessoal. Estou com um problema, não consigo subir a temperatura do terrário para 30 graus, fica sempre nos 28/28.5 graus e tem dias que nem a isso chega.

O terrário está assim composto:

Imagem

As lâmpadas que tenho são: 1 EXO TERRA REPTI GLO 5.0 Compacta (Mas já encomendei uma tubular de 120 cm, só estou a espera que chegue para aplica-la), 1 LÂMPADA CERÂMICA DE AQUECIMENTO de 100W , e 1 LAMPADA DE AQUECIMENTO INFRAVERMELHO PARA RÉPTEIS de 35W.

Depois tenho um Termóstato Prodigy F ligado a lâmpada de cerâmica de aquecimento, e para medir as temperaturas tenho um termómetro digital com sonda da TRIXIE.

Durante a noite tudo bem consigo ter uma temperatura de 25 graus agora durante o dia posso mudar o termostato para o máximo que nunca passa da temperatura já referida anteriormente, 28.5 graus.Eu penso que se deve a estar-mos no inverno e não ter o terrário numa divisão quente.

Estou a pensar comprar uma lâmpada destas para solucionar o problema http://www.pet4you.net/repteis/equipame ... -lamp.html , talvez a de 150W. Depois ligar esta lâmpada e a de cerâmica ao termostato, regular para os 30graus e ver se já consigo atingir a temperatura pretendida. Queria saber o que acham da ideia, se estou a fazer bem ou devo fazer outra coisa.

E já agora gostaria que me dissessem onde devo colocar a sonda do termostato.

Cumprimentos
targonne
Membro Veterano
Registado: segunda set 10, 2012 5:55 pm
Malys
Timmy
Odin
Sabble
Ergoth
Nefra
Aru
Geks
More to come
-Loading.....

terça jan 15, 2013 11:20 am

poe 1 ou 2 destas e ficas com as temps e os niveis de uvb um espetaculo.

é o que vou encomendar para o terrario novo do cyan.

Elas só gr estão a chegar ao nosso mercado, mas este tipo de lampadas já é usado a muito tempo e são espetaculares.

http://www.mascote.pt/repteis/iluminaca ... curio.html

http://www.mascote.pt/repteis/iluminaca ... -100w.html

eu vou encomendar de 160w, porque o terrario novo vai ser maior. mas vê começa por uma e ve como as temperaturas ficam.

Btw, o terrario esta um espetaculo :D adoro os troncos o que são?
vitor22
Membro Veterano
Registado: sexta jul 30, 2010 12:28 pm

terça jan 15, 2013 12:52 pm

Tens a certeza que essas lâmpadas aquecem e ao mesmo tempo fornecem uvb?

Eu acho estranho, mas o chineses inventam tudo
"A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana." ( Charles Darwin )
Gasolinax
Membro

terça jan 15, 2013 1:17 pm

Obrigado pela dica :)
Btw? O que isso quer dizer?
Os troncos são de sobreiro.
Cumps
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

terça jan 15, 2013 1:20 pm

btw = by the way = ja agora. 8) :wink:
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
targonne
Membro Veterano
Malys
Timmy
Odin
Sabble
Ergoth
Nefra
Aru
Geks
More to come
-Loading.....

terça jan 15, 2013 2:50 pm

sim são lampadas de mercury vapor, e produzem calor e uvb. já se usam a muito tempo na europa e EUA, mas eram mais lampadas para ZOOs e afins. pk são mais caras...

agora estão a começar a ser fabricadas por marcas mais correntes, gostava muito de poder por as maos nas da arcadia ou da zoo med, mas encontrar isso cá e muito dificil...

por isso essas vão ter de servir. a onda de uvb nestas lampadas ´bem superior aos tubos, e são usadas para terrarios grandes.
Gasolinax
Membro

terça jan 15, 2013 7:03 pm

ah já percebi, obrigado pelo elogio do terrário.

pois eu já ouvi falar muito bem dessas lâmpadas, e realmente são bem melhores, mas já tinha feito a encomenda do tubo, agora só quando renovar as lâmpadas novamente é que compro dessas, para já encomendei uma spot lamp de 150W fica mais barato e pode ser que assim já consiga os 30 graus.

Mas quando tiveres essas lâmpadas se puderes diz qual quer coisa, para saber as temperaturas que elas dão e luz, para quando renovar as minhas saber quantas e quais comprar.

Alguém pode dar uma dica onde colocar a sonda do termostato?

CUmps
vitor22
Membro Veterano

terça jan 15, 2013 7:21 pm

E para controlar as temperaturas, não vai ser dificil? Já que se lhe ligares um termostato vai fundir rapidamente. Como é que costumam fazer?
E temos de ter 2 lâmpadas, já que a noite tem de estar desligada e precisa de aquecimento.

-----------

A sonda tenta meter por baixo la lâmpada.
"A compaix&atilde;o para com os animais &eacute; das mais nobres virtudes da natureza humana." ( Charles Darwin )
epicrates
Membro Veterano
Registado: segunda jul 18, 2011 10:39 pm

terça jan 15, 2013 7:49 pm

Atenção que essas lampadas emitem UVB10.0.

Esse terrário parece ser todo em vidro, já pensaste em isolar com placas de esferovite?
Gasolinax
Membro

terça jan 15, 2013 10:55 pm

Durante a noite consigo ter a temperatura certa apenas com a lâmpada de cerâmica, durante o dia é que não daí precisar da lâmpada de spot para durante o dia aquecer mais o terrário.

Epicrates quando falas em UVB 10.0 falas das de mercúrio certo?Se forrar com esferovite consigo ter temperaturas melhores ?

Cumps
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

terça jan 15, 2013 11:16 pm

Gasolinax Escreveu:Se forrar com esferovite consigo ter temperaturas melhores ?
Cumps
sim, o esferovite ajuda a manter o calor dentro do terrario. O vidro nao é um bom isolante do calor.

Existem aquelas placas de roofmate azuis... que da para isso.
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
Gasolinax
Membro

terça jan 15, 2013 11:51 pm

não sabia disso, assim q puder já vou comprar disso, obrigado pela dica.

Cumps
targonne
Membro Veterano
Malys
Timmy
Odin
Sabble
Ergoth
Nefra
Aru
Geks
More to come
-Loading.....

quarta jan 16, 2013 10:44 am

A exposição ao uvb 10.0 não faz mal a iguana, o que vai acontecer é que ele se achar que já tem uvb suficiente, vai para outro lado.

Como utilizam o esferovite? tenho tençoes de fazer umas paredes falsas para o odin, mas nunca pensei nisso para as iguana por causa das garras.
com a malys n tinha problema, mas o cyan com o peso n sei se não rasgava o gesso e a esferovite.
epicrates
Membro Veterano
Registado: segunda jul 18, 2011 10:39 pm

quarta jan 16, 2013 8:03 pm

targonne Escreveu:A exposição ao uvb 10.0 não faz mal a iguana, o que vai acontecer é que ele se achar que já tem uvb suficiente, vai para outro lado.

Como utilizam o esferovite? tenho tençoes de fazer umas paredes falsas para o odin, mas nunca pensei nisso para as iguana por causa das garras.
com a malys n tinha problema, mas o cyan com o peso n sei se não rasgava o gesso e a esferovite.
Estás enganado, por algum motivo existem vários rácios de emissão de UVB. As lampadas UVB10.0 podem ser usadas para animais que supostamente só necessitam de UVB5.0 se forem tomadas algumas precauções.
Quando se refere que a distância das lampadas UVB não devem distanciar mais de 30cm do animal por algum motivo é. O que acontece é que quanto maior for a distancia menor é o rácio UVB.
Neste momento não tenho é forma de fazer uns scans a umas imagens de uns catalogos de uma marca de material para répteis que demonstra isso.

Quanto ao esferovite, eu referia-me apenas como forma de isolamento pura e bruta sem qualquer intenção estética, nestes meses mais frios ou seja colocado por fora,
vitor22
Membro Veterano

quarta jan 16, 2013 10:12 pm

Pessoalmente nunca verifiquei se fazia mal ou não uso de 10.0 a 5.0, porque nunca o fiz. Sei que existem marcas que o 5.0 é muito fraco e tem de se usar 10.0.
Tenho lido que o excesso de uvb faz pior do que não o ter.

O animal consegue saber que já tem uvb suficiente? Acho que não, o que ele sabe, é que a temperatura do corpo atingiu o ideal para(por exemplo) digerir alimentação, por isso te mos o cuidado de meter o hotspot perto da uvb. Noto também se estiver a uvb num sitio e o hot noutro raramente está na uvb.
"A compaix&atilde;o para com os animais &eacute; das mais nobres virtudes da natureza humana." ( Charles Darwin )
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”