Terrário +Material+Cuidados Camaleao jovem

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

whitruss
Membro
Mensagens: 57
Registado: quinta jan 17, 2013 10:00 pm

quarta jan 30, 2013 7:46 pm

Boas! O meu nome é Rui e sou de Santa Maria da Feira, encontrei este forum quando andava a pesquisar sobre camaleões pois estou interessado em ter um. Decidi fazer este post pois quero construir um terrário para receber o meu bicho e assim aproveito para partilhar a minha experiência e receber um feedback de outros membros pois já que e para ser construído de raiz espero minimizar ao máximo os erros da minha inexperiência. Espero também abranger todos os assuntos relacionas com a contrução do terrário por si só assim como ao nível dos materiais decorações e afins de forma a facilitar o trabalho a quem vier depois de mim. :D

Animal: Quanto ao animal já fiz aqui um post de forma a obter algumas informações e já me foi possível encontrar algumas potenciais sugestões
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=

Terrário:
Depois da pesquisa que realizei decidi construir um terrário com as seguintes dimensões: 70cm (comprimento) x 60cm (profundidade) x (1.20m), dimensões adequadas a um espécime adulto.
O material escolhido será contraplacado marítimo para a base, parte traseira e laterais, ripas de pinho para o tecto, porta e parte frontal. Por fim será “forrado” na parte exterior com rede mosqueteira galvanizada ( resistente a humidade). Utilizando o Sketch8 fiz um esboço do terrário. : http://snag.gy/SZI77.jpg

As ripas de madeira serão lixadas e passarei um verniz de base aquosa não tóxico para a preparar melhor para as humidade que se vao fazer sentir. Creio que este e o método de tratamento da madeira para este tipo de projectos. O contraplacado marítimo acho eu que não deve precisar de tratamento. Será tudo aparafuso depois de ter feito um pré furo de forma a madeira não correr o risco de estalar.

Decoração:
Optei por escolher plantas naturais no terrário de forma a facilitar manter a humidade e sempre fica mais bonitinho. Creio ter espaço para 3 vasos no terrário e em principio vou colocar 3 destes 4 tipos de plantas que creio serem os mais indicados: Cheflera, Ficus (benjamina ou pumilo) e Hibiscus. Plantas essas que serão transplantas para um vaso novo com um substrato indicado e bem lavadinhas para não correr o risco de “terem” vestígios de químicos que lhes possam ter sido dados. A terra dos vasos será também escondida ou com uma rede por cima ou com pedras de forma aos insectos não se esconderem na terra nem o camaleão por la a língua.
Vou colocar também uns troncos fixos na parte traseira de forma a proporcionar um apoio seguro para o bicho, (as lâmpadas serão colocados por cima, exteriormente mas isso será discutido mais a frente) e provavelmente umas lianas falsas na vertical para lhe facilitar a locomoção dentro do terrário. Gostava também de colocar um vaso fixo no tecto com alguma espécie de lianas naturais mas parece-me ambicioso e não sei o peso que o tecto aguentará de qq forma aqui fica mais um skecth do terrário com as plantas e assim.: http://snag.gy/taWZI.jpg
O fundo do terrário será com papel de cozinha branco pelo menos no inicio para poder controlar a alimentação e hábitos de wc do bicho vai dar trabalho a limpar mas acho que seja melhor assim.

Material:
A nível de termómetros e assim acho que precisarei de um termómetro com sonda para controlo da temperatura no basking spot, assim como pelo menos mais dois termómetros “normais”, analógicos ou digitais para a parte sup/média e inf/média para poder controlar o gradiente de temperatura do terrário.
A humidade será mantida através das borrifadelas provavelmente 3 a 4 x por dia e um ou dois dripper home made (garrafa ou garrafão virada ao contrario com um furinho a pingar para as folhas e depois para o sistema de drenagem (o meu grande problema de design ate agora, provavelmente terei de colocar um recipiente minimamente vedado no fundo para o bicho nao la ir e ir trocando )

Lâmpadas: (aqui umas boas dicas era fixe ;D também a pesquisa tenho de admitir não foi assim tanta neste tema)
Um lâmpada UVB 6.0 das compridas na longitudinal ou uma lâmpada uvb das compactas na mesma direção da de basking spot. Uma lâmpada de basking spot e uma lâmpada de cerâmica de 100w ou 150w (devido a altura do terrário não sei bem qual a mais indicada para ter as temperaturas desejadas) ligada a um termóstato (como já referi aqui ainda nao pesquisei muito e ainda nao sei quais serão as lâmpadas ou o setup mais indicado). As lampadas serao colocadas da parte de fora do terrário, estando a lâmpada de uvb e basking spot a 30cm do sitio onde o animal devera andar mais (os tais apoios na traseira) e a de cerâmica a uma distancia do tecto para a rede não aquecer e o bicho não se queimar se trepar a rede.
Sendo as 3 lâmpadas compacta deve sair qq coisa do género, sendo a vermelha a de baskingspot, a verde a de uvbs e a amarela a de cerâmica.
http://snag.gy/am860.jpg

Condições:
Com isto procuro proporcionar ao bicho uma temp. de 30/32º no baksing spot, na parte sup/media 29/32º, intermedio 22/26º e inferior 20/21º de noite espero manter a temp a 18/21º. De dia estarão as lâmpadas de uvb/spot (ligadas cerca de 12h)+ a de ceramica ligada ao termostato e de noite apenas a de cerâmica ligada ao termostato.

Alimentação: (jovem)
Creio ter visto que estes animais em pequenos comem muito e que convém que assim seja vi um plano também de alimentação que partilharei
2ºs, 4as e 6ºas uma taça com +/-20 tenebrios, 3ªs e 5ªs grilos +/- 15 a 20 (tudo micro) assim como alguns zophobas. Cálcio sempre polvilhado nos insectos (sem d3 ou sempre com d3?) e vitaminas 2 a 3 vezes por semana.

Espero não ter publicado nenhuma barbaridade e relembro que estamos aqui todos para aprender e partilhar ! Este e um projecto para mais um ou dois meses pelo que ainda tenho muito tempo pela frente para rectificar e modificar os meus planos. Agradeço desde ja a toda a gente que publicou e que me possibilitou fazer este apanhado e espero que esteja minimamente decente. Peço também desculpa pelo tamanho absurdo do post mas parecia-me despropositado abrir um tópico para cada coisa. Dentro em breve postarei novidades e um muito obrigado. Cumprimentos!
Bondage2010
Membro Veterano
Mensagens: 5838
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Localização: *********

quarta jan 30, 2013 8:19 pm

Vê qual a especie de camaleão que queres, alguns são mais sensiveis...no entanto um camaleão não é pera doce a nivel de cuidados para quem naõ tem experiencia com repteis ;) e nenhum é animal que goste o deva ser muito manuseado...são animas para observar e não incomodar...para o bem deles. Confesso, que não li tudo o que escreveste :oops: , mas pelo que li na diagonal, estás a fazer uma boa pesquisa, parabéns ;)
whitruss
Membro
Mensagens: 57
Registado: quinta jan 17, 2013 10:00 pm

quarta jan 30, 2013 8:34 pm

Pois eu esqueço-me sempre de especificar do que estou a falar :)
o camaleão em questão será o camaleão do yemem, o Calyptratus pois parece-me ser o que se encontra mais acessível em loja para aquisição assim como o mais indicado para quem nunca teve um . A pesquisa que realizei foi sempre direccionada para isso.
No entanto como já também referi o Furcifer Pardalis, o pantera é incrível e não me importava nada de mudar os planos e receber um, no entanto são animais com um custo inicial mais elevado e ate agora apenas encontrei um sitio que os venda.
Ando a procura de criadores de camaleões que me possam dar uma ajudinha nesse aspecto ;)
whitruss
Membro
Mensagens: 57
Registado: quinta jan 17, 2013 10:00 pm

sexta fev 01, 2013 6:07 pm

Boa tarde

Andei a informar-me acerca do preço e das características das madeiras e vi que a mais indicada seria o mdf hidrofugo. No entanto após contactar algumas empresas do ramo tive uma surpresa um pouco desagradável, aquilo é bem mais caro do que pensava :| e só vendem mesmo as placas por inteiro. O preço rondaria os 60e por 2.5mx1.85
alguém sabe de algum sitio onde o preço praticado seja mais razoável? ou um outro tipo de material diferente?
Já não me recordo bem do preço das placas de pinho mas com verniz e assim parece-me que deve ficar mais carote não?
whitruss
Membro
Mensagens: 57
Registado: quinta jan 17, 2013 10:00 pm

segunda fev 25, 2013 4:37 pm

Boas!
Após mais uma quanta pesquisa resolvi reformular o meu terrário por completo!

Acabei por fazer apenas em ripas de pinho e estava a pensar forrar com rede metalica galvanizada aos quadradinhos (0.5cm de comp cada quadrado acho eu, se encontrar mais pequenas compro essa. Desisti da ideia da rede mosqueteira pois aparentemente larga limalhas metálicas e vinca com muita facilidade).
Estou também a pensar fazer um fundo para o meu terrário em espuma ou esferovite (ainda estou a ponderar) e por isso a parte traseira em principio será tapada com uma placa de madeira fina de forma ao fundo ter onde "agarrar"(possivelmente contraplacado ou daqueles placas cm furinho pequeninos)

De momento já tenho o "esqueleto" do armário montado, faltando apenas a porta e o suporte para o recipiente de recolha de agua que deverá ser terminado esta semana.

Antes de colocar a rede tenho de envernizar e tenho uma pequena duvida.
Apenas preciso de passar um verniz de base aquosa não tóxico? (2-3 passadelas) O bondex é o mais indicado?

Isto e o que tenho feito até agora: http://snag.gy/mvTEL.jpg



Num pequeno off topic.
em termos de decoração vou colocar plantas naturais no entanto queria colocar la no meio um tronco de um sobreiro (acho eu) que encontrei aqui num mato perto de casa, de forma a proporcionar uma auto estrada de cima a baixo
Qual o tratamento indicado para este trabalho alguém sabe? O tronco teria cerca de 1.15m de altura e ocuparia cerca de 30cm lateralmente (os ramos laterais)
O tronco seria este: http://snag.gy/nhLUx.jpg
Titanum
Membro Veterano
Mensagens: 1600
Registado: sábado jan 07, 2012 10:51 pm

segunda fev 25, 2013 7:42 pm

Onde encontras-te esse tronco? eu vejo-me grego para encontrar troncos de sobreiro e nada... :|
zipy
Membro
Mensagens: 61
Registado: segunda fev 21, 2011 12:05 am

terça fev 26, 2013 12:27 am

Bem pelo menos és um dos que se informa assério para começar :)
Continua em pesquisa pois ja manunseio repteis a algum tempo e continuo a ler e a estudar eheh
Encontrei um calyptratus por 45 euros numa loja de animais, pareçia-me bem tratado, tava mesmo desejando de o levar para casa ! Mas como o meu King ja é dispendioso em material...lol
Boa sorte com o camaleão !
Eu ontem fui buscar uns troncos de oliveira bem porreiros ainda verdes, mas esses tambem sao altamente ! :wink:
Cumps
whitruss
Membro
Mensagens: 57
Registado: quinta jan 17, 2013 10:00 pm

terça fev 26, 2013 1:07 am

zipy Escreveu:Bem pelo menos és um dos que se informa assério para começar :)
Continua em pesquisa pois ja manunseio repteis a algum tempo e continuo a ler e a estudar eheh
Encontrei um calyptratus por 45 euros numa loja de animais, pareçia-me bem tratado, tava mesmo desejando de o levar para casa ! Mas como o meu King ja é dispendioso em material...lol
Boa sorte com o camaleão !
Eu ontem fui buscar uns troncos de oliveira bem porreiros ainda verdes, mas esses tambem sao altamente ! :wink:
Cumps
Obrigado!
Também encontrei recentemente uma loja que os vendia por volta desse preço, mas ainda me falta algum tempo ate o receber, de qq forma o que gostava mesmo era de um criador, sempre podia ter mais informações dos hábitos do bicho.

Bem realmente o teu King é um espetaculo! gostei bastante da foto dele na árvore com a trela hehe

Para os ramos de oliveira, que cuidados tiveste já agora?
cumps!
whitruss
Membro
Mensagens: 57
Registado: quinta jan 17, 2013 10:00 pm

terça fev 26, 2013 1:54 am

Quanto aos ramos, tenho a sorte de ter aqui a beira de casa um grande mato e com as chuvadas e assim caíram umas quantas árvores, hoje decidi passear e dar la uma saltada para ver o que encontrava e deparei-me com aquele monte de troncos já cortados, andavam em limpezas e aproveitei para trazer um para casa ao fim da tarde.
Amanha devo cortar-lo e assim para o enquadrar no terrário mas ainda não sei bem que tipo de tratamento lhe devo dar.

e aqui esta: http://snag.gy/5YFxY.jpg

Outra coisa, este tronco não deve tocar na parte superior do terrário pois não? corro o risco do camaleão trepar para la e ficar demasiado quente? ou com o posicionamento correcto (distancia da lâmpada ao topo da gaiola) não tenho problema?

Se quiseres posso sempre enviar um por correio :D
Titanum
Membro Veterano
Mensagens: 1600
Registado: sábado jan 07, 2012 10:51 pm

terça fev 26, 2013 12:11 pm

Enviar por correio? nem sei como se faz para enviar troncos por correio, visto que o que queria era algo similar ao teu...
targonne
Membro Veterano
Mensagens: 371
Registado: segunda set 10, 2012 5:55 pm
Localização: Cyan
Malys
Timmy
Odin
Sabble
Ergoth
Nefra
Aru
Geks
More to come
-Loading.....

terça fev 26, 2013 1:23 pm

Isso não é bem um tronco é metade de uma arvore :D

para um desse tamanho misturas lixivia diluida em agua 30 70, e lavas abundantemente.
depois deixas secar, lavas de novo. e vais começar a notar que os fungos começam a morrer. podes lavar coma solução várias vezes até veres que esta a fazer efeito. e no fim metes umas boas panelas de agua ao lume, e vais despejando agua a ferver para cima do tronco, ate teres feito a superficie toda. assim matas qualquer coisa que ainda lá esteja dentro.

deixas secar e podes utilizar.
Titanum
Membro Veterano
Mensagens: 1600
Registado: sábado jan 07, 2012 10:51 pm

terça fev 26, 2013 1:30 pm

Deve estar a uns 10/15 cm afastado da parte superior, para nao se queimar na dorsal e para se poder esticar á vontade, basta meter esse tronco de lado ou na diagonal no terrario e complementas com umas lianas.
diogocunha07
Membro Veterano
Mensagens: 403
Registado: sexta set 23, 2011 12:42 am

terça fev 26, 2013 7:33 pm

Por acaso por estes lados pouco se vê.. O que temos muito aqui é videira..

Só eu tenho uns 30 troncos a secar :lol:
Diogo Cunha
zipy
Membro
Mensagens: 61
Registado: segunda fev 21, 2011 12:05 am

quarta fev 27, 2013 1:02 am

O King, a conta desta coleira andava com um bico da crista meio chocho :s Vou comprar uma em pele para nao fazer o mesmo novamente... Aquelas fotos sao do ano passado e de áh dois anos, tenho de renovar lol
Em questão ao tratamento eu por acaso fui buscar lixivia do intermarche (a marca deles) para diluir com a agua como ja a malta disse. Mas primeiro descasquei um pouco o tronco para ver como estava e de certa forma estava saudavel lol. E depois ainda vou por em ultimo o desinfectante e deixa-lo abrigado ate secar para depois por dentro do terrario de verão !
Boa continuação :wink:
whitruss
Membro
Mensagens: 57
Registado: quinta jan 17, 2013 10:00 pm

quinta fev 28, 2013 9:06 pm

Boas! e Obrigado pelas dicas :)

Venho dar noticias do meu projecto, apesar de não ter avançado muito mais encontro-me com algumas duvidas.
Andava com problemas para colocar o tronco (já depois de aparado) pois é muito pesado e como tem uma inclinação para a frente estava-me a ser impossível colocar-lo no meio do terrário pois não me deixava espaço suficiente para vasos.
A solução que encontrei foi colocar-lo mais no canto traseiro e prender a parte superior do tronco (+/- a 16cm do topo, será aqui que irá incidir mais a luz de basking spot e a uvb) e desta forma tenho a possibilidade de colocar na mesma 2 ou 3 vasos no fundo.

Vai ser qq coisa do género (a trave colocada de momento é apenas temporária, não esta fixada aos poste e está do lado de fora, vou tirar esta e colocar outra entre os postes do lado interno e só depois e que irei fixar), vou também colocar mais uma trave no fundo de forma a apoiar melhor o tronco e muito provavelmente fixar-lo ao fundo. Aquele vaso ali e só para dar uma ideia, de futuro quero um mais pequeno com uma planta com muitas folhas! http://snag.gy/VyIEf.jpg

Ah! Ainda vou colocar mais um ou dois troncos, mais finos a fugir para a lateral

Do ponto de vista funcional e estético não me parece que tenha ficado muito mal, mas levantou-me duas questão que acho pertinentes.

Sendo que o irei fixar (na tal trave colocada horizontalmente na parte traseira, e sendo que em principio a parte traseira será em rede, ele vai conseguir chegar a rede sem problema e trepar para o tecto, isso é mau certo? Estava a pensar fazer um fundo em espuma,(nem que seja apenas na parte media/superior) provavelmente será a melhor ideia não?

Outra duvida é, o tronco apenas esta fixado com um parafuso, irei ter problemas por ter colocado madeira contra madeira?humidades, apodrecimento ou assim? a trave será envernizada como o resto de terrário mas o que me suscita duvidas e o tronco de sobreiro la ao lado.
http://snag.gy/GqKqs.jpg


Em relação a desinfecção do tronco fiz confusão e asneira.
Ia apenas utilizar agua, mas fervi agua e coloquei um tronco pequeno la dentro e deixar estar uns bons dez minutos, deixei secar desde ontem mas não ficou la com muito bom aspecto, os líquenes ficaram escuros. Interpretei mal as instruções mas por isso e que se fazem experiências! Quanto ao banho em lixívia tb exagerei, dei-lhe um banho de +/-6h, e tb não ficou la muito bem.. amanha volto a carga e vou fazer em condições, ferver a agua e despejar para um recipiente com um pouco de madeira la dentro depois de o lavar na solução de lixivia. (esta lavagem é colocar os paus la dentro e deixar ficar qt tempo?

Dentro em breves espero acabar o terrário pelo menos! Se fizer fundo falso será esse o passo seguinte, se a traseira for em rede, a que me devo dedicar depois? luzes ou plantas?
Obrigado e cumps!

Ah! madeira pelo correio realmente era brincadeira :lol: parece-me mais viável ver tarifários numa transportadora. :)
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”