Iguana - Verde Ajuda

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
pipokadi
Membro
Registado: quinta jan 31, 2013 3:24 pm

quinta jan 31, 2013 3:37 pm

Boas eu tenho uma iguana com 7 meses vai fazer 8 comprei ela com 4 meses tudo bem
, o problema e que ela cada dia que passa fica com mais medo de mim eu já nem lhe toco com medo que ela possa morrer de stress ela mal eu faco um movimento fica logo a olhar com medo que lhe toque e ergue o papo quando aproximo a mão do vidro eu dou-lhe a ração e dou-lhe vegetais e frutas ela a umas semanas não tem andado a comer muito eu deixo a comida na parte fria do terrário e ela não vai comer tenho de lhe por a comida na parte superior onde esta a lampada para ela ir la comer , eu sei que a iguana e um réptil e não se deve tratar como um animal de estimação ou um cão , mas custa me ver ela solitária e não poder dar um carinho sem ela ficar nervosa e dar me para traz , eu na 1 semana que ela veio só mexi nela para limpar o terrário de resto deixei ela a sua vontade ...
Desde o 1 dia que ela queria fugir ... custa-me ver o animal fechado sempre eu queria que ele andasse a vontade... alguém me pode ajudar, outra coisa tem aparecido umas crostas na boca já tive a pesquisar e dizem que e "estomatitis" se for isso eu não sei onde a levo para ser curada eu moro em lisboa queria saber se um veterinário normal cuida de iguanas também
Última edição por pipokadi em sábado fev 09, 2013 9:21 pm, editado 1 vez no total.
targonne
Membro Veterano
Registado: segunda set 10, 2012 5:55 pm
Malys
Timmy
Odin
Sabble
Ergoth
Nefra
Aru
Geks
More to come
-Loading.....

quinta jan 31, 2013 3:45 pm

Olá,

Podes por umas fotos dela?
e do terrario onde ela esta?

O instinto natural das iguanas é fugir de humanos, só com muita paciencia e amor é que consegues fazer com que ela, se habitue a ti. pelo meio vais viver um periodo de frustração em que ela ou tenta fugir, ou tenta atacar.

Antes do mais precisamos de ter a certeza que o espaço em que ela esta é em condições e que ela esta saudavél.

As perguntas do custume. para além das fotos.

Temperaturas de dia?
de noite?
nivel de humidade?
uvb qual e a que distancia?
medidas do terrario?
que alimentos usas?

O tamanho e peso dela?

Depois disso podemos falar em tecnicas de manuseamento, e algumas dicas para melhorares a interação.
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

quinta jan 31, 2013 4:04 pm

pipokadi Escreveu:(...)alguém me pode ajudar, outra coisa tem aparecido umas crostas na boca já tive a pesquisar e dizem que e "estomatitis" se for isso eu não sei onde a levo para ser curada eu moro em lisboa queria saber se um veterinário normal cuida de iguanas também
Pessoal de Lisboa...vets de repeis ;)
targonne
Membro Veterano
Malys
Timmy
Odin
Sabble
Ergoth
Nefra
Aru
Geks
More to come
-Loading.....

quinta jan 31, 2013 4:12 pm

Clinica Vanessa carvalho,

http://www.facebook.com/clinicavetvanessa.carvalho

Tens outras, mas já n vou a algum tempo, a uma em telheiras muito boa tambem mas não me recordo do nome.
pipokadi
Membro

quinta jan 31, 2013 4:20 pm

Temperaturas de dia? agora esta nos 28 graus porque a lampada já ta a perde potencia
de noite? de noite eu deixo ligado porque aqui faz muito frio 28 graus
nivel de humidade? não sei como mete umidade no terrário
uvb qual e a que distancia? 10 cm da parte de cima e uns 30 na parte de baixo
que alimentos usas? alface 2 tipos , cenoura maça uva pera e ração da exo terra juvenil , mas ela não gosta...

http://i48.tinypic.com/ixbi34.jpg
http://i45.tinypic.com/cjfx4.jpg
http://i48.tinypic.com/2edca6e.jpg
obrigado pela resposta rapida
Última edição por pipokadi em quinta jan 31, 2013 5:45 pm, editado 1 vez no total.
targonne
Membro Veterano
Malys
Timmy
Odin
Sabble
Ergoth
Nefra
Aru
Geks
More to come
-Loading.....

quinta jan 31, 2013 4:47 pm

Durante o dia tens que tentar aumentar a temperatura um bocado. 30 a 35 graus seria o indicado. tenta com uma lampada um bocadinho mais potente.

á noite tens que desligar a luz, e ou arranjas um tapete de aquecimento, ou uma lampada de ceramica. porque elas precisam de fazer ciclo diario e nocturno para conseguerem regular o organismo e descansar.
Mas a temperatura não pode baixar dos 22.

Deves usar um pulverisador para gerar humidade, de manha com agua morna, pulverisas o terrario, e a agua a evaporar gera humidade.

Não consegui ver uma lampada de uvb??? é Imprescindivel para teres uma iguana.
Os problemas gerados por falta de UVB são inumeros e estão bem documentados. podes pesquisar por MBD e vê o ressultado de falta de uvb para o teu animal.

Deves deixar, de lhe dar alface, porque a alface não lhes traz nenhum beneficio.

Fora o acima mencionado, gosto do terrario, em baixo aquela "caixa" é um esconderijo? parece ter uma porta de farrapos da relva artificial?
pipokadi
Membro

quinta jan 31, 2013 4:59 pm

mas a lampada que ela ta a apanhar sol e UVB , comprei na loja de animais , sim e uma toca ela vai pa la todas as noites , como eu nao tenho tapete dicho a luz ligada , e por isso que fiz a toca , ela ja sabe as 10s e tal da noite ela vai la para baixo e entra ,dpois só volta de manha...
targonne
Membro Veterano
Malys
Timmy
Odin
Sabble
Ergoth
Nefra
Aru
Geks
More to come
-Loading.....

quinta jan 31, 2013 5:09 pm

Qual é o modelo e marca da lampada?

Imagina que o sol nunca se punha, podias fechar os estores e tentar dormir, mas não era a mesma coisa...
Deve ser como ela se sente :)
Mas a ideia da toca esta gira.
pipokadi
Membro

quinta jan 31, 2013 5:23 pm

a lampada era da exo terra , de 100 W dava 30 e poucos % de uvb e outros % uv qualquer coisa acho que era assim já não tenho a caixa, foi a mais cara para (iguanas) que la tinham , eu sei ta mal mas eu só deixo a luz ligada 24h agora no inverno esta muito frio aqui eu moro num 4 andar levo com o vento todo , então deixo de lhe dar alface , e passo a dar o que ?
targonne
Membro Veterano
Malys
Timmy
Odin
Sabble
Ergoth
Nefra
Aru
Geks
More to come
-Loading.....

quinta jan 31, 2013 5:34 pm

no casquilho da lampada esta lá escrito os watts e o modelo.

Em vez de alface, a lista e longa da uma olhada aqui, o que diz staple podes lhe dar diariamente.
~
http://www.greenigsociety.org/foodchart.htm
Bondage2010
Membro Veterano

quinta jan 31, 2013 5:34 pm

A resposta á falta de apetite e agressividade, pode estar no facto de ela estar em stress, elas mesmo de olhos fechado, conseguem aperceberem-se da luz, daí ser fundamente estar escuro durante cerca de 12 horas, se reparares no meio da cabeça em cima, está uma escama de cor diferente que é o olho parietal, funciona como uma celula fotoelectrica que lhes indica mesmo de olhos fechados que o dia está a nascer.
Imagem
Quanto á alimentação tens aqui uma lista do que podes dar diariamente, ocasionalmente e o que não deves dar ou apenas raramente. No entanto uma boa salada deve ser variada, composta maioritariamente por folhas verdes escuras, dois ou 3 legumes e muito pouca fruta e deves ir rodando os alimentos, quanto mais variares melhor..
http://www.greenigsociety.org/foodchart.htm

Tambem deves retirar esse substrato solto, que ela pode engolir e não conseguir expelir e levar á morte.
pipokadi
Membro

quinta jan 31, 2013 5:39 pm

sim já sabia disso , mas o problema e que se eu desligar a luz o terrário fica abaixo dos 20 graus muito a baixo e não tenho nada com que aquecer a iguana , e a questão das crostas no canto da boca ? o que devo fazer ...

ela não e agressiva mas tem tanto medo de mim que nem sei o que fazer eu to agora no pc sentado mal me virei para ver ela ela paro o que estava a fazer para olhar pa mim assustada :(
Bondage2010
Membro Veterano

quinta jan 31, 2013 5:44 pm

Deves ir ao vet rapido, o stress influencia o sistema imunitário dos repteis e elva á perda de apetite, ela deve estar exausta de não poder descansar à muito tempo, logo luz durante a noite só a vai enfraquecer e stressar mais, deves arranjar uma lampada de ceramica controlada por um termostato o mais rapido possivel, mudar a alimentação, retirar o substrato.
Cada dia que passa mais dificil e caro será de recuperar.
Já viste que tipo de lampada tens, verifica isso e posta aqui.
E acima de tudo devias ter lido um pouco mais sobre os cuidados antes de a teres, adquirires todo o material e só depois o animal. Existe muita informação na internet, hoje em dia não cuidar bem por falta de informação não é desculpa.
pipokadi
Membro

quinta jan 31, 2013 5:51 pm

Eu informei-me antes de comprar a iguana eu acho que não fiz nada de mal vou levar ela ao vet amanha , e comprar a lampada , e essa ja posso deichar a noite toda ligada e desligo a de uv
targonne
Membro Veterano
Malys
Timmy
Odin
Sabble
Ergoth
Nefra
Aru
Geks
More to come
-Loading.....

quinta jan 31, 2013 5:57 pm

A lampada que tens pelas fotos não produz uvb.

A lampada de ceramica podes te-la sempre ligada ao termoestato e usala-la 24 horas no inverno. no verão so deves precisar a noite e só se as temps forem muito frias onde estas.

´No caso de comprares a lampada de ceramica antes do termo-estato, lembra te que se lhe tocares vais te queimar. o mesmo vai acontecer ao animal, logo tens que a deixar a uma temperatura segura para ele, e claro esta para que não aja risco de incendio.

E deves verificar a temperatura do terrario e do spot directo da lampada 3 vezes no minimo depois de ela estar a funcionar com o terrario fechado durante pelo menos 15 minutos.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”