Terrário (Iguana Verde)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Psique10
Membro
Registado: quinta jan 31, 2013 11:41 pm

sábado fev 02, 2013 9:28 pm

Boas, eu tenho um terrário para duas iguanas verdes. Mas quando o comprei reparei que as lampadas iam retirar um bocado de altura ao terrário, então decidi fazer uma caixa em madeira para cima (sim eu sei que a madeira absorve muito o calor) e é mesmo por isso que eu estou a colocar a minha dúvida. Não estou a conseguir controlar a temperatura de forma correta :(

O terrário era assim, (Como podem ver as lampadas ficavam muito próximas das iguanas e poderiam fazer queimaduras, então resolvi mudar):
Imagem

Ficando assim: (Também já colei folha de alumínio nas paredes da "caixa" a pensar que poderia ajudar a manter o terrário mais quente, mas não obtive sucesso)
Imagem
Imagem

O terrário tem 2 lâmpadas UVB 5.0, uma lampada de cerâmica (JBL ReptilHeat 150W), uma lampada solar (JBL ReptilBlue 100W) que estão situadas na parte de madeira.
Imagem
Visão superior.
Imagem
Visão inferior.

Tem ainda um tapete de aquecimento da exo terra.
Queria saber a vossa opinião/sugestão para poder colocar a temperatura desejada. Obrigado.
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

sábado fev 02, 2013 11:11 pm

esse terrario ja é pequeno para uma iguana, quanto mais para 2 !!
Trate mas é de fazer um terrario , para poder separar as iguanas...
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
Psique10
Membro

sábado fev 02, 2013 11:36 pm

psylizart Escreveu:esse terrario ja é pequeno para uma iguana, quanto mais para 2 !!
Trate mas é de fazer um terrario , para poder separar as iguanas...
A veterinária diz que por enquanto o terrário ainda serve. Eu sei que as iguanas são muito territoriais, mas não é preciso separar pelo menos para já.

Quanto ao terrário novo, estava a pensar em fazer um, é melhor fazer já um definitivo? com 2*2*2?? Que aconselha?
Paulo7
Membro Júnior
Registado: terça jan 08, 2013 10:23 pm

sábado fev 02, 2013 11:41 pm

2*2*2* para UMA iguana jovem-adulta penso ser bom(ja ouvi falar que iguanas pequenas em terrarios grandes stressam).Mas para duas iguanas e complicado...tem de ver a melhor solução, mas deixar 2 iguanas no mesmo terrario e das piores coisas que se pode fazer...

Cumps
Psique10
Membro

sábado fev 02, 2013 11:47 pm

Paulo7 Escreveu:2*2*2* para UMA iguana jovem-adulta penso ser bom(ja ouvi falar que iguanas pequenas em terrarios grandes stressam).Mas para duas iguanas e complicado...tem de ver a melhor solução, mas deixar 2 iguanas no mesmo terrario e das piores coisas que se pode fazer...

Cumps
Também já li sobre isso, pois eu ainda não consegui ver a melhor solução. Por isso é que estava a pedir alguma ajuda.
psylizart
Membro Veterano

domingo fev 03, 2013 12:33 am

por agora a melhor coisa que pode fazer, é arranjar um terrario igual ao que tem,mais uma lampada de ceramica e uma de uvb para equipar o novo terrario, para as mudar rapidamente. Mas digo lhe ja que esse terrario nao vai durar muito tempo.
<p>&nbsp;</p>
Psique10
Membro

domingo fev 03, 2013 12:36 am

psylizart Escreveu:por agora a melhor coisa que pode fazer, é arranjar um terrario igual ao que tem,mais uma lampada de ceramica e uma de uvb para equipar o novo terrario, para as mudar rapidamente. Mas digo lhe ja que esse terrario nao vai durar muito tempo.
Para as mudar rapidamente para um terrário novo (maior)? um terrário com 2*2*2 para as duas por enquanto serve? enquanto não atingirem a idade adulta.?
Psique10
Membro

domingo fev 03, 2013 12:50 am

Tenho uma arrecadação cá em casa que tem 1,50*1,40* 2,50 (C*L*A) estas dimensões eram boas para eles?
Psique10
Membro

domingo fev 03, 2013 7:03 pm

Bem parece que consegui colocar a temperatura no ponto (: Baixei um pouco as lampadas e ficou tudo direito...
pipokadi
Membro
Registado: quinta jan 31, 2013 3:24 pm

domingo fev 03, 2013 7:59 pm

compras te a iguana do lado esquerdo em Algés ?
psylizart
Membro Veterano

domingo fev 03, 2013 9:57 pm

Psique10 Escreveu:Tenho uma arrecadação cá em casa que tem 1,50*1,40* 2,50 (C*L*A) estas dimensões eram boas para eles?
eu sou apologista de se construir logo um terrario definitivo, desde que lhes for proporcionado todas as condiçoes necessarias. 2 hotspots, com 2 lampadas de ubv (uma para cada hotspot), bastantes esonderijos, e lampadas de ceramica, para aquecer a temp. ambiente !
Essas medidas eram boas para um terrario, se tiver 2 arrecadaçoes, era o ideal !!
<p>&nbsp;</p>
Psique10
Membro

domingo fev 03, 2013 10:44 pm

pipokadi Escreveu:compras te a iguana do lado esquerdo em Algés ?
Eu comprei as iguanas em Guimarães (Norte)
Psique10
Membro

domingo fev 03, 2013 10:49 pm

psylizart Escreveu:
Psique10 Escreveu:Tenho uma arrecadação cá em casa que tem 1,50*1,40* 2,50 (C*L*A) estas dimensões eram boas para eles?
eu sou apologista de se construir logo um terrario definitivo, desde que lhes for proporcionado todas as condiçoes necessarias. 2 hotspots, com 2 lampadas de ubv (uma para cada hotspot), bastantes esonderijos, e lampadas de ceramica, para aquecer a temp. ambiente !
Essas medidas eram boas para um terrario, se tiver 2 arrecadaçoes, era o ideal !!
Eu vou construir um terrário definitivo... 2*1,22*2,40 (C*L*A) já estive a fazer umas medições cá em casa para um local e vai ficar com essas dimensões. vou criar dois hotspots (Como tenho já duas lampadas uvb). Depois só tenho de fazer a decoração com os esconderijos e pronto... Que me dizem disto? Opiniões/Sugestões são aceites...

ah, e o terrário vai ser mais ou menos como este:
http://www.youtube.com/watch?NR=1&v=gvL ... =endscreen
Gasolinax
Membro
Registado: terça nov 20, 2012 11:07 pm

segunda fev 04, 2013 2:07 am

Acho que fazes muito bem em construir esse terrário, mas se fosse a ti tentaria fazer mais largo e metia uma divisão amovível, para poderes separar as iguanas, e se tiveres um macho e uma fêmea e quiseres fazer criação, na altura de acasalamento basta tirares a divisão e estão juntas para tal.
Isto é a minha opinião, mas para já devias separa-las nas fotos parece e repito parece que uma está muito magra pode ser devido ao stress causado pela outra iguana e não estar a comer, consequentemente pode morrer o que é uma pena.
psylizart
Membro Veterano

segunda fev 04, 2013 8:40 am

atençao , mas um terrario desse tamanho é so para uma iguana !!! As iguanas sao bastante territorias. O melhor a fazer é separa las.
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”