Reino: Animalia
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Classe: Reptilia
Ordem: Squamata
Família: Boidae
Género: Epicrates
Espécie: Epicrates cenchria cenchria
Nome comum: Boa Arco Íris do Brasil

Distribuição:
Espécie endémica da zona da América do Sul.
Tamanho em adulto:
Varia entre os 2,30m a 2,70m.
Descrição:
O nome «Arco Íris» é assim chamado por causa do brilho iridescente reflectidos por sulcos microscópicos nas suas escamas, que actuam como prismas para refractar a luz em arco-íris.
Longevidade:
Podem viver até 20 anos, sendo por isso aconselhável alguma "certeza" quando se adquirir uma.

Temperamento:
São animais que devem ser manuseados com delicadeza, pois podem reagir agressivamente em defesa quando manuseadas de modo mais brusco. Nem todas se deixam manusear facilmente, como tal, não é uma espécie boa para principiantes.
Terrário:
Sendo esta uma serpente semi-arborícola e de grandes dimensões, é aconselhável que o terrário tenha no mínimo 1,20m de comprimento por 0,60m de profundidade e 0,60m de altura, de modo a poder colocar troncos, bem firmes, para ela trepar.
Esta espécie necessita de humidades altas, cerca de 70% a 90% de humidade, sendo por isso muito importante que o terrário seja feito em material resistente a humidades altas. PVC ou vidro são uma boa opção.
São necessários ainda 2 esconderijos, um na zona quente e outro na zona fria. Uma taça de água, suficientemente grande para ela se colocar lá dentro, sempre com água fresca, é fundamental. O substrato deverá ser algo do género da fibra de coco, ou bark, pois ajudam a manter as humidades altas.
Em juvenis deverão ser mantidas em terrários mais pequenos, com papel de cozinha como substrato. Ao contrário de outras cobras que não exigem altas temperaturas, o substrato deve ser mudado periodicamente, pois a humidade faz com que o aparecimento de fungos como o bolor e bactérias, proliferem.

Aquecimento
O aquecimento do terrário deverá ser feito através de um tapete de aquecimento por baixo do mesmo, devido aos altos níveis de humidade, ou em alternativa, de um cabo de aquecimento ou ainda uma lâmpada de cerâmica. Estas últimas são menos aconselhadas, pois secam muito o ambiente e baixam os níveis de humidade do terrário. Deverão existir 2 zonas distintas de temperaturas. A mais quente deverá rondar os 32º - 33º e a mais fria os 25º - 27º. Durante a noite é normal que as temperaturas desçam um pouco mais, o que não é problemático.
Alimentação
Esta espécie de cobras em cativeiro alimenta-se sobretudo de roedores, e a maioria delas aceita roedores mortos.
Assim sendo, podemos adquirir ratos congelados em qualquer loja de animais exóticos ou empresa especializada e armazená-los no congelador em nossas casas.
Por norma as Boas Arco Íris alimentam-se bastante bem, são as chamadas «boa boca».
O tamanho das presas varia consoante o porte da cobra, sendo que a presa nunca deverá ser maior do que a parte mais larga do corpo da cobra.

Obrigado!