Aquecimento para iguanas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

PsyJimbo
Membro
Registado: quinta jun 13, 2013 2:22 am

domingo jun 16, 2013 5:19 pm

Boa tarde a todos, sou um estreante aqui no site e tambem na criaçao de repteis, tenho mais ou menos tudo pronto para receber a Shiva, mas gostava de ficar bem esclarecido antes a receber para poder tratar dela o melhor possivel. Tenho um terrario em vidro de 120x60x60, sei que daqui a uns tempos este vai se tornar pequeno para a iguana mas ja tenho umas ideias, para o fundo do terrarrio optei por comprar daqueles tampetes de relva artificial, tive cuidado na escolha do tipo para evitar que a iguana fica-se presa, tenho tambem uma lampada tubular de raios UVA e UVB, termometro/higrometro digital, ainda estou a pensar se sera mesmo necessario comprar um termostato, pois sao um pouco caros .

Mas o meu problema esta no aquecimento do terrario, eu ja tenho uma lampada de aquecimento de infravermelhos, nas definiçoes diz que nao afecta o ciclo nocturno da iguana que podera estar ligada durante a noite, mas tambem ja me disseram que era inutil. Gostava que me dessem uma ajuda para resolver o problema do aquecimento. Obrigado e um abraço ;) PLUR
whitruss
Membro
Registado: quinta jan 17, 2013 10:00 pm

segunda jun 17, 2013 1:51 am

boas
se os infra vermelhos afectam ou não o ciclo nocturno do animal não te sei dizer, mas podes sempre utilizar uma lâmpada de cerâmica que apenas emite calor e assim resolves o problema. tens e de trocar de lâmpada. mas de qq forma espera que alguém mais experiente tenha a oportunidade de responder a tua questão e te esclarecer melhor.
cumps.
targonne
Membro Veterano
Registado: segunda set 10, 2012 5:55 pm
Malys
Timmy
Odin
Sabble
Ergoth
Nefra
Aru
Geks
More to come
-Loading.....

segunda jun 17, 2013 1:22 pm

Olá,

Não te aconselho a utilização deste tipo de lampadas para uma iguana.

As "lampadas de infra-vermelhos" são lampadas que geram calor e uma luz vermelha que ajuda a visualização de animais nocturnos.

as iguanas nao conseguem descansar com esta luz ligada. e vais notar diferenças comportamentais.
Para manter a temperatura nocturna se necessario usa uma lampada de ceramica.

O termo-estato geralmente usa-se com lampadas de ceramica para "poupar energia" ou regular a temperatura do terrário. pode ou nao ser necessário dependendo do tipo de terrário e das temperaturas que tenhas nele.

Para uma iguana, deves utilizar uma lampada de foco de luz branca, que simule o sol em conjunçao com uma lampada que faça a emisão de uvb. (como a tubular que adquiriste.). tens que ter especial atencao as lampadas de uvb visto estas terem distancias ideais muito reduzidas. sendo o maximo sem reflector geralmente de 35 cm.

espero que tenha servido de ajuda, e se quiseres umas ideias para o terrário, dá uma vista de olhos aqui : [Editado pela moderação]

se puderes, poe umas fotos :D dele é a melhor maneira de te ajudar-mos.
PsyJimbo
Membro

segunda jun 17, 2013 1:27 pm

Sim nao tenho reflector, entao isso quer dizer que a iguana tem que estar a uns 35 cm da lampada mais ou menos ? O meu terrario é de 120x60x60, qual seria a melhor potencia para a lampada de ceramica ? Pois eu ainda estou em duvidas acerca do termostato, pois para comprar um como deve ser tenho de largar pelo menos uns 40 euros
targonne
Membro Veterano
Malys
Timmy
Odin
Sabble
Ergoth
Nefra
Aru
Geks
More to come
-Loading.....

terça jun 18, 2013 9:38 am

sim na zona de basking, 35cm no maximo.

n te consigo dizer a potencia, porque depende do teu terrario.

Tenho terrarios com varias potencias depende do material, fluxo de ar etc etc...

75w é sempre utilizavel para o verao. mas para o inverno pode ser pouco.
PsyJimbo
Membro

terça jun 18, 2013 12:28 pm

E achas que precisarei mesmo do termostato para controlar a temperatura ? Durante o dia sempre posso indo ver a temperatura, mas é mais dificil durante a noite. Falas-te tambem na lampada branca, a minha tubular emita UVA e UVB, nao chega esta ?
targonne
Membro Veterano
Malys
Timmy
Odin
Sabble
Ergoth
Nefra
Aru
Geks
More to come
-Loading.....

terça jun 18, 2013 12:36 pm

Continuas a precisar de uma fonte de calor, eu uso lampadas de cor branca de foco.

O termo-estato é aconselhavel. dáte um maior controlo na temperatura, e ajuda te a poupar na conta de electrecidade lá de casa.
PsyJimbo
Membro

terça jun 18, 2013 2:48 pm

Entao e a fonte de calor nao se proporcionara atraves da lampada de ceramica ? Esta pode estar ligado durante o dia e noite certo ? E o termostato como funciona ? Eu estou a pensar em comprar um desdes, deixo os link ai em baixo, eu tenho um casquilho destes para a lampada de ceramica, como funcionam ?

Termostato: http://www.pet4you.net/repteis/equipame ... gital.html

Casquilho: http://www.pet4you.net/repteis/equipame ... uptor.html
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

terça jun 18, 2013 4:28 pm

A lampada de ceramica ligada ao termostato vai proporcionar a temperatura ambiente(diurna e nocturna), entretanto em conjunto com a lampada de uvb só ligadas a um temporizador (durante umas 12 horas de Inverno e 12 de Verão), uma lampada vulgar de filamentos/spot, que emite luz e calor na zona de digestão, e preguiça da iguana, esta nesse ponto chamada "hot spot" a temperatura deve estar entre 30º e 35º e ela, ao procurar essa temperatura nesse local, vai beneficiar dos raios uvb emitidos pela lampada uvb que deve ser colocada proxima da spot.
PsyJimbo
Membro

terça jun 18, 2013 4:35 pm

Bondage2010 a lampada tubular de UVA e UVB de 30W que eu tenho nao fara todo esse processo ? Entao para alem da lampada tubular e a de ceramica, tenho que usar mais alguma ?
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

quarta jun 19, 2013 9:24 am

á pessoas que usam , mais uma lampada , que é chamada lampada de spot.. que é colocada junto da lampada uvb
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
targonne
Membro Veterano
Malys
Timmy
Odin
Sabble
Ergoth
Nefra
Aru
Geks
More to come
-Loading.....

quarta jun 19, 2013 10:48 am

Vais necessitar, de ter sempre 2 lampadas obrigatorias.

1 de spot.
1 de uvb.

Facultativo, e dependente da temperatura ambiente, diurna e nocturna...

1 de ceramica.
PsyJimbo
Membro

quarta jun 19, 2013 11:43 am

Ou sou eu que nao percebo por ter pouca experiençia ou vosses nao entenderam a minha pergunta. Sao precisos raios UVA e UVB no terrario certo, eu tenho a lampada tubular que emite esses mesmos raios, nao tem a mesma funçao da lampada a spot ?
Titanum
Membro Veterano
Registado: sábado jan 07, 2012 10:51 pm

quarta jun 19, 2013 1:04 pm

A lâmpada de spot serve para aquecer, precisas de um foco no terrário onde a temperatura esteja mais alta.
PsyJimbo
Membro

quarta jun 19, 2013 1:18 pm

Titanum Escreveu:A lâmpada de spot serve para aquecer, precisas de um foco no terrário onde a temperatura esteja mais alta.
A lampada spot para aquecer, entao e a lampada de ceramica ? É que ja li tanta coisa diferente que nao sei por onde pegar ja
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”