Topo da cabeça da minha iguana esta marrom, parece uma casca

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Shiratori
Membro Júnior
Registado: segunda jul 01, 2013 8:01 pm

segunda jul 01, 2013 8:37 pm

Olá amigos, é meu primeiro post no forum, o qual me cadastrei hoje.
Tenho uma iguana há alguns meses. ela esta em um terrário de 100 x 50 x 60, lampada tubular uvb 5.0, lampada de aquecimento ( ceramica) 100w , pedra aquecida. Tenho folhagens artificiais, grama artificial, agua limpa diariamente. Ela come folhas escuras ( brocolis, couve, couve flor, agrião, etc ) tomates, banana poucas vezes, cenoura e complemento com ração. Diariamente coloco calcio (casca de ovo moída ) em sua alimentação.
Desde que eu peguei a iguana, noto que ela esta bem ativa, começando a se acostumar comigo, come na mão, deixa pegar, mesmo que as vezes com um pouco de "marra" e faço isso todos os dias, 2, 3 vezes ao dia. banho ela tomou apenas 2 em uma bacia com agua morna, mas não gosta muito, pois tenta sempre correr e se agarra em mim para não entrar na banheira.

Notei desde que ela veio para casa que ela tem apenas o topo da cabeça mais escuro. parece uma casca cinza ou marrom. Pensei que fosse normal e que trocaria a pele e isso sairia, voltando a ficar verde, mas não noto diferença nessa parte do corpo. Como eu lí aqui no forum um caso de morte deu uma, pois tinha essas peles secas na cabeça, me preocupei. Não esta parecida com a que vi aqui, pois a que vi estava com o corpo todo manchado e não abria os olhos. A minha parece bem, abre normalmente os olhos, se mostra bem energética, mas de qualquer forma me preocupa essa mancha mais escuta apenas no topo da cabeça. Alguem sabe se isso é normal para iguanas baby? ou se devo fazer algo com relação a isso??

um abraço a todos amigos
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

segunda jul 01, 2013 8:47 pm

pode colocar fotos do setup em que a mantem ?? Tomates, devia deixar de dar assim como a raçao ! tb para ja nao falar da casca de ovo moido, existem bem melhores complementos vitaminicos em que tb contem calcio do que essa casca de ovo moido....
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
Shiratori
Membro Júnior

segunda jul 01, 2013 9:00 pm

psylizart Escreveu:pode colocar fotos do setup em que a mantem ?? Tomates, devia deixar de dar assim como a raçao ! tb para ja nao falar da casca de ovo moido, existem bem melhores complementos vitaminicos em que tb contem calcio do que essa casca de ovo moido....
vou estudar como colocar foto aqui e tiro umas ainda hoje para enviar. Sobre a casca de ovo, estou dando pois ganhei de quem me vendeu a iguana, mas já estou a providenciar outras fontes de calcio e de vitaminas para ela.
Vou ver se consigo colocar a foto, mas apenas no topo da cabeça mesmo que aparece essa cor diferente, meio sem brilho.

assim que conseguir mando fotos e obrigado desde já.

sobre os tomates, não são bons para ela? Lí em uma cartilha e ele estava mencionado com um alimento que dá mais sabor nos vegetais dados a ela. Mas não é a base, apenas dou as vezes.

um abraço amigo[/img]
Shiratori
Membro Júnior

segunda jul 01, 2013 11:06 pm

Imagem
Shiratori
Membro Júnior

segunda jul 01, 2013 11:15 pm

lampada de aquecimento (cerâmica) 100w a direita da foto e reptgloo uvb 5.0 lado esquerdo da foto

Imagem
sara02
Membro
Registado: segunda ago 06, 2012 4:07 pm

terça jul 02, 2013 5:50 pm

Boas
em primeiro lugar o alimento que o psy mencionou nao é aconselhado como ele ja disse tam tambem nao deve ter pedra de aquecimento pode provocar queimaduras graves na iguana,a fonte de calor deve ser emitida de cima para baixo,2 lugar nao vejo qualquer termostato nem medidor de temperatura ou humidade, qual a temperatura e humidade que tens no terrario.
Cumps
Shiratori
Membro Júnior

terça jul 02, 2013 11:48 pm

sara02 Escreveu:Boas
em primeiro lugar o alimento que o psy mencionou nao é aconselhado como ele ja disse tam tambem nao deve ter pedra de aquecimento pode provocar queimaduras graves na iguana,a fonte de calor deve ser emitida de cima para baixo,2 lugar nao vejo qualquer termostato nem medidor de temperatura ou humidade, qual a temperatura e humidade que tens no terrario.
Cumps
olá amigo, como vai?

então, sobre a pedra, eu andei pesquisando e achei realmente muito material dizendo que não era interessante, pois podem causar queimaduras. Mas essa tem um sistema bem distribuído e durante o inverno esta me ajudando bastante e não vejo nenhum ponto da pedra onde exista superaquecimento. ela fica morna em total.

Tenho um termometro externo apenas no terrario, mas que me dá a temperatura interna, como era no aquario. mantenho ele em 29, pois dentro fica cerca de 2 graus d diferença. A noite cai um pouco, pois desligo a lampada uvb.

Estou aguardando meu termometro/higrometro chegar, pois encomendei na internet. No Brasil não temos nada muito acessivel em $$;

O intuíto do post foi mais uma preocupaçao momentânea e achei que com as fotos alguém poderia apenas me dizer o que poderia ser a pele mais marrom na cabeça, ou se é normal isso. Como não tive muitos comentários me dizendo se é normal, pesquisei e pelo que procurei em todos esses dias, acho que pode estar ligado a umidade do terrário, que é a única coisa que não tenho realmente controle. Então comecei de ontem pra cá a borrifar água 3x ao dia e dou 2 banhos mornos na minha ig agora, creio que isso ajude até chegar meus "medidores". creio q em menos de uma semana esteja chegando.

Então se alguém souber se é normal essa coloração no topo da cabeça e um pouco no dorso, me ajudariam muito. No mais em breve estarei levando ela a um vet para exames de rotina apenas, pois agora que ela esta se acostumando aqui em casa.

um abraço amigos. sucesso.!
PsyJimbo
Membro
Registado: quinta jun 13, 2013 2:22 am

quarta jul 03, 2013 12:24 am

Boas amigo, pa nao te posso dizer muito pois ainda nao tenho a minha tao esperada iguana, mas nos ultimos meses tenho estudado muito, pelo que vejo pela foto parece ser normal, as iguanas verdes quando vao crescendo vao ganhando uns tons acastanhados pelo corpo, pelo que vejo pode ser isso. Mas espera por respostas do pessoal mais experiente ;) PLUR
psylizart
Membro Veterano

quarta jul 03, 2013 8:01 pm

esse terrario é mt pequeno. Necessita de comprar um terrario bem maior e mais alto. Nao vejo nenhuma lampada de spot nem nenhuma de ceramica ligada a um termostato. Imagine que essa pedra de aquecimento tem um problema qualquer e começa a aquecer demasiado e "frita" a iguana, se tiver um termostato isso nao acontece,
<p>&nbsp;</p>
targonne
Membro Veterano
Registado: segunda set 10, 2012 5:55 pm
Malys
Timmy
Odin
Sabble
Ergoth
Nefra
Aru
Geks
More to come
-Loading.....

quinta jul 04, 2013 10:21 am

Eu dira que a pedra, nem com termo-estato.
A destribuição de calor pode n ser uniforme, e estar quentissima de um lado e morna no outro.

E concordo, um terrário adequado para uma iguana seria o ideal.

Pode colocar fotos das lampadas? e da sua posição?

A lampada de uvb esta do lado de fora do vidro?

Em relação a diferença de cor na cabeça tens 2 opções para o que pode ser:

1. Mudas mal feitas por falta de humidade no terrário e banhos. a pele ficou presa não saiu e com a formação das novas camadas ficou mais escura e acastanhada.

2. o que referi em cima,+ o facto de ela se estar a aproximar demasiado da ceramica, o que esta devagarinho a criar uma queimadura.

Com uma foto da posição das lampadas talvez de para ver melhor.
Shiratori
Membro Júnior

quinta jul 04, 2013 6:28 pm

psylizart Escreveu:esse terrario é mt pequeno. Necessita de comprar um terrario bem maior e mais alto. Nao vejo nenhuma lampada de spot nem nenhuma de ceramica ligada a um termostato. Imagine que essa pedra de aquecimento tem um problema qualquer e começa a aquecer demasiado e "frita" a iguana, se tiver um termostato isso nao acontece,
o terrário tem 100cm x 60cm x 40cm ela ainda é um bebe, tem apenas 4, 5 meses, mas já estou projetando um para quando ela estiver com 1 ano , 1 ano e meio. E eu mesmo farei, não será um aquário e sim um verdadeiro terrario.

A pedra eu vou tirar então, pois lí bastante coisas negativas e aqui vocês estão me mostrando que realmente não é interessante ela no terrário.

Sobre o termostato, estou esperando chegar meu higrometro/termometro para ver a necessidade, pois a lampada de ceramica que comprei é a mini de 100w e não esquenta tanto assim o ambiente dele. Mas caso precise eu vou instalar um dimmer que funciona como um termostato.

obrigado pelas opiniões, mas sobre a foto que postei da ig, vc viu o topo da cabeça dela? acha normal aquela cor marrom ou pode ser algo errado? é sobre isso o que mais preciso saber de momento.

Logo posto uma foto com o detalhe de onde estao as lampadas

abraço
Shiratori
Membro Júnior

quinta jul 04, 2013 6:30 pm

PsyJimbo Escreveu:Boas amigo, pa nao te posso dizer muito pois ainda nao tenho a minha tao esperada iguana, mas nos ultimos meses tenho estudado muito, pelo que vejo pela foto parece ser normal, as iguanas verdes quando vao crescendo vao ganhando uns tons acastanhados pelo corpo, pelo que vejo pode ser isso. Mas espera por respostas do pessoal mais experiente ;) PLUR
então, ela é bem sadia, ativa e come bem. parece estar super normal, só me incomodei pq acho ela nova ainda e geralmente as mais novas tem a cabeça verde em fotos, etc..., mas pode ser uma muda de pele apenas. vamos aguardar mais opiniões e vlw por comentar. toda ajuda é valida,
Shiratori
Membro Júnior

quinta jul 04, 2013 7:17 pm

targonne Escreveu:Eu dira que a pedra, nem com termo-estato.
A destribuição de calor pode n ser uniforme, e estar quentissima de um lado e morna no outro.

E concordo, um terrário adequado para uma iguana seria o ideal.

Pode colocar fotos das lampadas? e da sua posição?

A lampada de uvb esta do lado de fora do vidro?

Em relação a diferença de cor na cabeça tens 2 opções para o que pode ser:

1. Mudas mal feitas por falta de humidade no terrário e banhos. a pele ficou presa não saiu e com a formação das novas camadas ficou mais escura e acastanhada.

2. o que referi em cima,+ o facto de ela se estar a aproximar demasiado da ceramica, o que esta devagarinho a criar uma queimadura.

Com uma foto da posição das lampadas talvez de para ver melhor.
Primeiramente obrigado por comentar amigo.

Sobre a pedra, vou retirar, pois mesmo ela distribuindo o calor de forma homogenea, pode ser que dê algum defeito ou pico de energia e pode realmente acontecer algo que eu nao queiro para minha ig. E como lí muitos comentários negativos a respeito, vou tirar e vender para alguem que tenha outro tipo de réptil.

O terrário estou projetando um para quando ela tiver 1 ano, 1 ano e meio. pois ela ainda é bebe e esta neste aquário que eu tinha. ele tem 100cm x 60 cm x 40 cm. 200 litros. Ainda é um bom espaço para ela, mas sei que irá precisar de um maior em breve e estou vendo isso.

Sobre a cor da cabeça, quando eu peguei ela, já estava assim, então não sei direito. Humidade estou borrifando água 3x ao dia no terrário, até que chegue meu higrometro/termometro que comprei via net. E a lampada de ceramica fica distante, cerca de 50 cm de altura.

Estou colocando a seguir as fotos para que possam ver o esquema de montagem e distribuição das lampadas. Espero que possam opinar novamente e me ajudar. Eu estudei muito antes de pegar a ig, mas sei que ainda vou aprender demais até acertar realmente algumas coisas.

um abraço a migo e espero sua opinião.
Shiratori
Membro Júnior

quinta jul 04, 2013 7:29 pm

Abaixo as fotos do terrário e como estão distribuídas as lâmpadas.

Medidas do terrário: 100cm comp. x 60cm altura x 40cm largura ( 200 litros )

Altura da lâmpada UVB 65 cm do solo, 15 cm do topo do tronco ( tem tampo de vidro nessa parte entre a lampada e o terrário )

Altura da lâmpada Cerâmica 100w mini - 65cm solo

1 Lampada tubular apenas de iluminação tropical

1 Spot com lampada comum vermelha 60w que aquece um pouco apenas e ligo a noite, junto com a cerâmica

Ligo a UVB 12 horas por dia, junto com a de iluminação tropical que dá o tom azul.
Ligo a cerâmica a noite junto do Spot com lampada vermelha e ligo a cerâmica junto da UVB nos dias mais frios que estamos no inverno agora.

Segue foto tb da minha ig sobre a pedra que vou me desfazer em breve, com a chegada do termometro e do higrometro, assim controlarei apenas com lampadas. Mas a foto dá para ver a cor dela bem viva , apenas no topo da cabela como falei um marrom mais opaco.

um abraço amigos e aguardo opiniões. sempre aprendendo.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

[/img]http://img543.imageshack.us/img543/2940/tqb2.jpg[/img]

[/img]http://img837.imageshack.us/img837/5862/ndkx.jpg[/img]

[/img]http://img837.imageshack.us/img837/5862/ndkx.jpg[/img]

[/img]http://img543.imageshack.us/img543/2940/tqb2.jpg[/img]
psylizart
Membro Veterano

quinta jul 04, 2013 8:12 pm

a lampada uvb so faz efeito se a iguana estiver a menos de 30 cm da lampada. Nao necessitas da outra lampada. Essa lampada mini de ceramica nao sei o seu funcionamento, mas uma normal de 100 wts chega perfeitamente para aquecer esse aquario. Que temperaturas tens dentro do aquario ? E no spot ?
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”