Uromastyx e DB

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
andbela
Membro Veterano
Registado: sábado mar 10, 2012 9:14 pm
Localização: Cães | Gata | Porquinhos-da-Índia | Mandarins do Japão | Turtles | Dragão Barbudo

terça ago 20, 2013 10:45 am

Boas malta.

Não sou novo neste hobby, nem tão pouco no fórum, mas no outro dia surgiu-me uma ideia, e com isto uma dúvida.

Já li (muito por alto ainda) caresheets de Uromastyx e reparei que as temperaturas são muito similares às de um DB, tanto de dia com durante a noite, uvb é igual (10.0) e que são lagartixas bastante amigáveis também.

Estou com ideias de construir um terrário fixo num espaço que tenho em casa, uma coisa grande, mais de 2mx2m e de altura varia de 1,60 até 1,20 (tecto de sótão). A ideia ao início era juntar várias (2 ou 3) fêmeas DB no mesmo espaço, e já agora pergunto se tem algum inconveniente? Pelo que já pesquisei não há perigo :).

Depois disto, surgiu-me uma ideia 'porreira'. Juntar um Uromastyx e a minha DB no mesmo espaço. Temperaturas iguais, uvb igual, ambos desérticos, alimentação parecida.. Queria opiniões, o que acham? Seriam ambos fêmeas antes que me saísse dali uma mutação única :lol: Quero só dizer que sei bem que não se devem juntar espécies diferentes no mesmo espaço, mas sempre vi que era pelos cuidados, temperaturas, etc. que neste caso me parecem iguais.

Se forem dizer que não, digam o porquê sff :roll:
Titanum
Membro Veterano
Registado: sábado jan 07, 2012 10:51 pm

terça ago 20, 2013 11:54 am

Boas,

Também já vi uromastyx juntos com dragões, sempre fêmeas para não originar lutas territoriais.
O maior problema que reparei foi o dragão meter-se em cima do uromastyx no Basking spot, mas se meteres 2 talvez não seja problema. Se optares por fazer isso eu colocava 2 Uros e 2 Dragões... e tudo depende do espécime, pode dar-se bem ou não, se colocares os dois juntos desde juvenis a probabilidade de se aceitarem é maior sendo que ficam quase com o mesmo tamanho.
andbela
Membro Veterano
Localização: Cães | Gata | Porquinhos-da-Índia | Mandarins do Japão | Turtles | Dragão Barbudo

terça ago 20, 2013 2:15 pm

Obrigado Itanium.

Mas para já serão 2 DB's e um Uromastyx (tudo fêmea).. Pelo menos no início, achas que pode dar asneira ? Isto são planos para o próximo Verão também, mas já queria começar a tratar da informação e da construção :)
Titanum
Membro Veterano

terça ago 20, 2013 3:01 pm

Sendo assim, começava por juntar e comprar ao mesmo tempo o DB e o Uro, e colocava apenas a que já tens depois dos novos habitantes estarem estáveis e terem algum tamanho.
Enquanto forem juvenis não deve dar problema, se houver é quando atingirem 1 ano mas para isso juntas apenas os 2 que comprares e depois vais introduzindo a mais velha.
O Uromastyx é apenas herbívoro, logo tens de alimentar os DB à parte com proteína animal.

Para construção do terrário, aconselho-te a colocares dois Basking Spots e no mínimo 3 esconderijos, um Basking Spot a meia-altura para os Dragões e um baixo para o Uromastyx.

( Não sabia que tinhas uma fêmea... )
Alegrocp
Membro
Registado: sábado nov 17, 2012 1:05 pm

quarta ago 21, 2013 12:45 am

boas,
tudo bem com a informacao do tita, so um reparo o uro tambem pode ser alimentado com protaina animal ;)

Abraco
CP/KAYA
andbela
Membro Veterano

quarta ago 21, 2013 8:17 am

Yop, a Gex é fêmea :lol:

Como estou a pensar fazer uma cena em grande, esconderijos será o que não vai faltar. Vou usar aquele substrato tão falado por aqui, o Excavator, bem aplicado e assim sempre consigo criar um ambiente que seja favorável aos três. Ainda não pesquisei mesmo quase nada sobre Uromastyx, mas estava a pensar num spot grande para cada um dos bichos (Pedras é o que não me falta). Depois terei que ver a melhor maneira para o gradiente térmico e no fim é encher com troncos e uns cactos artificiais. À medida que for criando o projecto vou mostrando para irem criticando ;) !
Titanum Escreveu:um Basking Spot a meia-altura para os Dragões e um baixo para o Uromastyx.
A meia-altura para os DB's e baixo para o Uro, porquê? São mais terrestres os Uros?
Alegrocp Escreveu:boas,
tudo bem com a informacao do tita, so um reparo o uro tambem pode ser alimentado com protaina animal ;)

Abraco
Alegrocp, tudo o que li até agora, que foi bem pouco ainda, indica que os Uros são só herbívoros.

Só mais uma cena para já: Os Uros rondam que preços!? Já vi numa loja Espanhola e o mínimo que vi foi 1300€. Se for assim vou ter que desistir da ideia :s
Titanum
Membro Veterano

quarta ago 21, 2013 9:59 am

Os Uromastyx são estritamente herbívoros.
Tens diferentes tipos de Uromastyx, tens bastantes, os únicos que já vi foram os Mali, Ornata e Occelata.

U. philbyi (Arabian)
U. a. acanthimurus (Algerian)
U. flavociata (Banded)
U. flavofaciata nogorventris intergrade (Highland Banded)
U. flavofaciata maliensis intergrade (Lowland Banded)
U. afredschimidti (Ebony) - bastante raro
U. aegypticus (Egiptian)
U. hardwicki (Indian)
U. maliensis (Mali)
U. a. nigriventris (Moroccan)
U. benti (Orange Benti)
U. ornata (Ornate)
U. thomasi (Omani)
U. yemenensis (Rainbow)
U. geryi (Saharan)
U. mcfadyeni (Somali)
U. ocellata (Sudanese)

Como podes ver ainda há bastantes, mas em média todos para cima dos 100€, isto agora depende do Uro que seja.
Disse em média-altura porque os dragões barbudos gostam de estar em troncos, naturalmente habitam em restos de arvores entre outros sítios enquanto que o Uromastyx é terrestre.

O Excavator é difícil, bastante difícil de solidificar como toca e aguentar com o peso de 2/3 répteis ao mesmo tempo, eu juntei Excavator com cimento cola e mesmo assim ainda estou para ver se aguenta com o Blaz quando chegar ao tamanho adulto.
andbela
Membro Veterano

quarta ago 21, 2013 10:37 am

Titanum Escreveu:Como podes ver ainda há bastantes, mas em média todos para cima dos 100€, isto agora depende do Uro que seja.
Disse em média-altura porque os dragões barbudos gostam de estar em troncos, naturalmente habitam em restos de arvores entre outros sítios enquanto que o Uromastyx é terrestre.

O Excavator é difícil, bastante difícil de solidificar como toca e aguentar com o peso de 2/3 répteis ao mesmo tempo, eu juntei Excavator com cimento cola e mesmo assim ainda estou para ver se aguenta com o Blaz quando chegar ao tamanho adulto.
Perguntei porque onde vi Uromastyx, eles estavam em cima de pedras e troncos, sempre rasteiros mas com alguma altura :)!
Sim, mas se fizer tocas com o excavator, não vou apenas meter um balão e depois rebentar como eles mostram no vídeo :lol: vou criar uma estrutura para apoiar a toca, mas isso ainda está em fase de planeamento. Quando começar com a construção venho aqui postar e pedir opiniões ;)
Titanum
Membro Veterano

quarta ago 21, 2013 2:40 pm

Mas mesmo assim, spots em pedras é rasteiro, o que quis dizer com média altura foi tipo um tronco ou coisa parecida.

Eu coloquei uma caixa de cartão toda coberta por fita-cola... depois vi-me grego para tirar, mas por enquanto resiste, fiz a entrada com dois troncos e o Excavator à volta para dar um ar mais natural.

Nos vídeos é sempre a andar, esquecem-se é de meter um lagarto em cima da toca como sempre... boa sorte para esse futuro projeto :wink:
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”