Regius-aquecimento

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Gyoshi
Membro Júnior
Registado: quarta abr 10, 2013 11:57 pm

sábado out 12, 2013 11:24 pm

Boas pessoal. Comprei uma regius há pouco tempo e como a maioria do pessoal do forum tem bem mais experiencia que eu gostava que me ajudassem numa duvida que tenho sobre o aquecimento. Uso cabo como aquecimento, onde comprei o cabo disseram me que podia usa-lo tanto dentro como fora do terrario. Eu estou a usa-lo dentro com substrato por cima. Mas recentemente conheci pessoas com o mesmo hobbie que nós que me disseram que devia usar o cabo fora do terrario, sendo que usando-o por dentro pode fazer mal ao animal, causando queimaduras e etc. Espero que me consigam dar uma ajuda :D
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

sábado out 12, 2013 11:36 pm

Se puseres o cabo por dentro do terrario tem que ter algo entre ele e o animal, para que a cobra nao tenha contato com ele, por exemplo uma placa de vidro ou acrilico. Por fora nao tens esse problema da cobra entrar em contato com o cabo
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
CH2O2
Membro Veterano
Registado: segunda jun 29, 2009 7:53 am

domingo out 13, 2013 4:38 am

Gyoshi Escreveu:Boas pessoal. Comprei uma regius há pouco tempo e como a maioria do pessoal do forum tem bem mais experiencia que eu gostava que me ajudassem numa duvida que tenho sobre o aquecimento. Uso cabo como aquecimento, onde comprei o cabo disseram me que podia usa-lo tanto dentro como fora do terrario. Eu estou a usa-lo dentro com substrato por cima. Mas recentemente conheci pessoas com o mesmo hobbie que nós que me disseram que devia usar o cabo fora do terrario, sendo que usando-o por dentro pode fazer mal ao animal, causando queimaduras e etc. Espero que me consigam dar uma ajuda :D
Depende do cabo. Eu tenho vários tipos de cabo. Os cabos vendidos nas lojas de artigos de electicidade costumam aquecer demasiado e podem causar queimaduras. Os cabos vendidos nas lojas de animais tendem a não aquecer tanto. Experimenta ligar o cabo e mante-lo na tua mão fechada durante alguns minutos. Se te queimares então a cobra também se vai queimar. O substrato não é suficiente para criar uma barreira de segurança entre o cabo e o animal porque a cobra é perfeitamente capaz de desalojar o substrato e chegar ao cabo. Uma quantidade demasiado espessa de substrato também vai "filtrar" a quantidade de calor que chega ao animal. Cuidado com os vidros como barreira entre o cabo e o animal, esta é uma técnica que funciona mas tens que testar antes de lá colocar o animal. No caso de um cabo que aqueça demasiado, por contacto térmico, o vidro também vai aquecer e a cobra queima-se na mesma. Experimenta colocar a mão no vidro quando o cabo estiver ligado por algumas horas e ficas logo a saber se é quente demais.

Muito importante, independentemente de qual o equipamento que escolhas para produzir calor no terrário, esse equipamento tem que estar ligado a um termostato. O termostato não é opcional, é obrigatório. As regius são sensíveis a temperaturas instáveis e sem termostato é impossivel regular a temperatura. Sem termostato vais ficar com uma cobra morta.

O equipamento e montagem do mesmo faz-se antes de comprar o animal e não depois, como parece que foi o caso. Mas enfim, todo cometemos erros, o importante é aprender com eles.
Boa sorte e mete fotos do bicho.
epicrates
Membro Veterano
Registado: segunda jul 18, 2011 10:39 pm

domingo out 13, 2013 9:36 pm

CH2O2 Escreveu:
Gyoshi Escreveu:Boas pessoal. Comprei uma regius há pouco tempo e como a maioria do pessoal do forum tem bem mais experiencia que eu gostava que me ajudassem numa duvida que tenho sobre o aquecimento. Uso cabo como aquecimento, onde comprei o cabo disseram me que podia usa-lo tanto dentro como fora do terrario. Eu estou a usa-lo dentro com substrato por cima. Mas recentemente conheci pessoas com o mesmo hobbie que nós que me disseram que devia usar o cabo fora do terrario, sendo que usando-o por dentro pode fazer mal ao animal, causando queimaduras e etc. Espero que me consigam dar uma ajuda :D
Depende do cabo. Eu tenho vários tipos de cabo. Os cabos vendidos nas lojas de artigos de electicidade costumam aquecer demasiado e podem causar queimaduras. Os cabos vendidos nas lojas de animais tendem a não aquecer tanto. Experimenta ligar o cabo e mante-lo na tua mão fechada durante alguns minutos. Se te queimares então a cobra também se vai queimar. O substrato não é suficiente para criar uma barreira de segurança entre o cabo e o animal porque a cobra é perfeitamente capaz de desalojar o substrato e chegar ao cabo. Uma quantidade demasiado espessa de substrato também vai "filtrar" a quantidade de calor que chega ao animal. Cuidado com os vidros como barreira entre o cabo e o animal, esta é uma técnica que funciona mas tens que testar antes de lá colocar o animal. No caso de um cabo que aqueça demasiado, por contacto térmico, o vidro também vai aquecer e a cobra queima-se na mesma. Experimenta colocar a mão no vidro quando o cabo estiver ligado por algumas horas e ficas logo a saber se é quente demais.

Muito importante, independentemente de qual o equipamento que escolhas para produzir calor no terrário, esse equipamento tem que estar ligado a um termostato. O termostato não é opcional, é obrigatório. As regius são sensíveis a temperaturas instáveis e sem termostato é impossivel regular a temperatura. Sem termostato vais ficar com uma cobra morta.

O equipamento e montagem do mesmo faz-se antes de comprar o animal e não depois, como parece que foi o caso. Mas enfim, todo cometemos erros, o importante é aprender com eles.
Boa sorte e mete fotos do bicho.

Atenção, os cabos exoterra realmente aquecem pouco, mas tens outras marcas para reptéis onde os cabos aquecem bem. Já vi pessoalmente cabos da trixie sem estarem ligados a termostatos a chegarem acima dos 70º e conheço casos onde racharam o vidro de fundo do terrário.
Gyoshi
Membro Júnior
Registado: quarta abr 10, 2013 11:57 pm

quarta out 30, 2013 3:54 pm

Antes de mais obrigado pelas dicas, o cabo está por fora e o hotspot fica entre os 28ºC e os 30ºC. E só para esclarecer, o equipamento ja estava todo montado quando a cobra chegou a casa, só que quem me vendeu o equipamento "vendeu-me" também a ideia de que era melhor usar lâmpada como aquecimento, mas passados poucos dias vi que o animal não gostava da luz, então comprei o cabo, mas nunca lhe faltou nada :D assim que conseguir (ainda hoje) posto fotos do rapaz
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

quinta out 31, 2013 12:50 am

Gyoshi Escreveu:Antes de mais obrigado pelas dicas, o cabo está por fora e o hotspot fica entre os 28ºC e os 30ºC. E só para esclarecer, o equipamento ja estava todo montado quando a cobra chegou a casa, só que quem me vendeu o equipamento "vendeu-me" também a ideia de que era melhor usar lâmpada como aquecimento, mas passados poucos dias vi que o animal não gostava da luz, então comprei o cabo, mas nunca lhe faltou nada :D assim que conseguir (ainda hoje) posto fotos do rapaz
Deve-se ter esquecido de referir lampada mas de ceramica, na minha opinião os boideos por terem mais espessura beneficiam melhor de um ambiente aquecido por lampada de ceramica do que por tapete, pois aquece apenas o ventre e por serem corpolentos o dorso não chega a ter a temperatura necessaria, a minha velha regius começou a comer muito melhor e sem pausas no inverno quando aos dois anos de idade mudei de aquecimento do ventre, por cabo ou tapete para lapada de ceramica (protegida por uma rede e ligada obviamente a um termostato)
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”