no passado dia 15Out2013, quando regressava de passear os cães, uma das minhas cadelas começou a farejar um animal que estava na valeta e a tentar abocanhá-lo. Inicialmente, dada a distância a que me encontrava, pensei que fosse um rato (esta cadela caça e mata tudo o que encontra - ratos, coelhos, lagartos, cobras e até um furão)mas ao aproximar-me verifiquei que era um cágado ou tartaruga. Recolhi o animal e coloquei-o no jardim, à sombra de uma árvore e dentro de um alguidar plástico que continha algumas pedras e um pouco de água da torneira. Nessa tarde, fui com ele ao veterinário para saber quais os cuidados a ter com ele e qual a alimentação a dar-lhe. Por pesquisas que entretanto efectuei e pelas informações obtidas no veterinário e na loja de animais, penso que se trata de um cágado adulto que, dado o local onde moro, só pode ter sido intencionalmente abandonado junto ao meu portão, mas desconheço qual o seu sexo e qual a melhor forma de o alojar e tratar. Assim, agradeço a v/ajuda para os seguintes pontos:
1. Ele pode viver, ao ar livre, num pequeno lago (2x1mts)?
2. Se não tiver água corrente, qual a periodicidade para a mudar?
3. Os gatos, ou os ratos, podem constituir perigo para ele?
4. Quais as melhores condições para ele viver?
Anexo um conjunto de imagens onde podem constatar que neste momento está "preso" numa tartarugueira minuscula e que a banheira do bébé também não é solução.
Se pelas imagens conseguirem determinar o sexo, agradeço informação. Caso seja necessário entregar o animal às autoridades, a quem devo fazê-lo?
Com os melhores cumprimentos,
Carlos David

Uploaded with ImageShack.us

Uploaded with ImageShack.us

Uploaded with ImageShack.us

Uploaded with ImageShack.us