Ajuda- É cágado ou tartaruga?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
cdavidsantos
Registado: domingo mai 23, 2004 3:40 pm

quarta out 16, 2013 3:39 pm

Boas tardes a todos,
no passado dia 15Out2013, quando regressava de passear os cães, uma das minhas cadelas começou a farejar um animal que estava na valeta e a tentar abocanhá-lo. Inicialmente, dada a distância a que me encontrava, pensei que fosse um rato (esta cadela caça e mata tudo o que encontra - ratos, coelhos, lagartos, cobras e até um furão)mas ao aproximar-me verifiquei que era um cágado ou tartaruga. Recolhi o animal e coloquei-o no jardim, à sombra de uma árvore e dentro de um alguidar plástico que continha algumas pedras e um pouco de água da torneira. Nessa tarde, fui com ele ao veterinário para saber quais os cuidados a ter com ele e qual a alimentação a dar-lhe. Por pesquisas que entretanto efectuei e pelas informações obtidas no veterinário e na loja de animais, penso que se trata de um cágado adulto que, dado o local onde moro, só pode ter sido intencionalmente abandonado junto ao meu portão, mas desconheço qual o seu sexo e qual a melhor forma de o alojar e tratar. Assim, agradeço a v/ajuda para os seguintes pontos:
1. Ele pode viver, ao ar livre, num pequeno lago (2x1mts)?
2. Se não tiver água corrente, qual a periodicidade para a mudar?
3. Os gatos, ou os ratos, podem constituir perigo para ele?
4. Quais as melhores condições para ele viver?
Anexo um conjunto de imagens onde podem constatar que neste momento está "preso" numa tartarugueira minuscula e que a banheira do bébé também não é solução.
Se pelas imagens conseguirem determinar o sexo, agradeço informação. Caso seja necessário entregar o animal às autoridades, a quem devo fazê-lo?
Com os melhores cumprimentos,
Carlos David

Imagem

Uploaded with ImageShack.us
Imagem

Imagem

Imagem

epicrates
Membro Veterano
Registado: segunda jul 18, 2011 10:39 pm

quarta out 16, 2013 6:12 pm

Olá, essa tartaruga não é nativa, é daquelas que se encontra a venda nas petshops.
Parece ser uma graptemys ouachitensis femea. Esse lago 2x1m é otimo para ela, o lago tem parte terreste acessivel para ela?
SofiaBola
Membro Júnior
Registado: quinta jul 08, 2010 1:02 pm

quarta out 23, 2013 2:14 pm

Boas

O lago deve ter pelo menos uns 60cm de profundidade.

Para hibernar também convém saber se está bem de saúde, se tem reservas suficientes, etc..

Se tiver possibilidades leve-a a um veterinário de exóticos, um "comum" de cães/gatos normalmente não percebe de tartarugas e um bom veterinário encaminha logo para um específico.. (Deduzi que o veterinário onde foi não é de exóticos por lhe ter dito ser um cágado, espécies nativas só temos duas e nada têm a ver com Graptemys)

As tartarugas gostam de águas paradas, pode fazer trocas parciais de vez em quando e quando achar que está mesmo muito sujo uma troca total.

Pode também ver este fórum: http://mundodastartarugas.forumpratodos.com/ que é mais específico para tartarugas e terá mais respostas mais rápido.

Espero ter ajudado, cumprimentos
0.1.0 Pseudemys concinna concinna - Honu -11/09/2010
2.0.0 Pseudemys concinna hieroglyphica - Cheyenne , Tekillo - 06/08/2007 , 10/12/2006
Daddycool
Membro Veterano
Registado: domingo set 19, 2010 3:59 pm

quarta out 30, 2013 1:24 am

Acho que é uma falsa corcunda do mississipi. E pelo aspecto parece uma fêmea.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”